Sapiens

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1911 encontrados | exibindo 1 a 16

Gustavo Rodrigues 04/11/2020

Por que nós?
Esse livro é espetacular! Traz, de uma forma muito clara, várias ideias e conceitos no que diz respeito à evolução humana (e ascensão do Homo Sapiens), seu desenvolvimento e suas implicações na sociedade atual. A capacidade que o autor tem de olhar para os eventos históricos com uma visão macro e indicar os reflexos de tais acontecimentos no desenvolvimento da espécie humana é absurda!

O livro parte da premissa que nós, Homo Sapiens, somos superiores. Mas por que somos superiores, já que antigamente existiam várias espécies diferentes de humanos? Por que conseguimos perpetuar nossa espécie até os dias de hoje enquanto, por vários motivos, o restante das espécies humanas foram extintas? Se todas as espécies humanas eram bípedes, peludas, com cérebros grandes, além de outras características iguais, por que o Homo Sapiens conseguiu se destacar?

A partir disso o autor vai apresentando fatos, com embasamento científico, que ajudam a responder todas essas perguntas. Porém, muitas vezes as respostas podem não agradar a todos, já que nossa espécie fez muitas coisas controvérsias ao longo da história.

Basicamente o autor divide a evolução humana em 3 revoluções que foram de suma importância: revolução cognitiva, revolução agrícola e revolução cientifica. Com isso, ele vai desenvolvendo suas teorias e mostrando como cada revolução influenciou na evolução do Homo Sapiens, como também mostra o que tais revoluções deixaram para nós nos dias de hoje.

É um livro pra quem quer entender mais sobre a evolução da nossa espécie, mas não da forma ?engessada? que é explicada nos colégios, e sim de uma forma muito mais abrangente, levando em consideração bilhões de anos, inúmeras descobertas cientificas e fatos históricos.
Isadora.Souza 08/11/2020minha estante
Eu já deixei esse livro separado pra ser minha próxima leitura!

Gustavo Rodrigues 08/11/2020minha estante
Muito bem!! Aproveita, é um livrão

Ranna.Nery 11/11/2020minha estante
Ganhei esse livro de presente da minha psicóloga, e depois dessa resenha eu ja vou colocar como próxima leitura

Durval 22/01/2021minha estante
Esse livro me fez refletir muito sobre a história de nossa moral e do que consideramos de nos mesmos

Karmen 05/02/2021minha estante
Para ler os livros neste aplicativo temos q comprar?

Liof 28/08/2021minha estante
Incrível, nas minhas aulas de História me fez virar um craque!! Kakakakak, fora isso me deu uma visão de mundo diferente, é um livro espetacular, recomendo!!

Elizabeth.Kappel 09/12/2021minha estante
Na lista dos 10 livros que todo mundo deveria ler

Hoctavium 01/01/2022minha estante
Esse livro é uma das maiores lições de humildade que já vi. Aprender sobre nosso passado quando não existiam separações e todos somente eram seres vivos sobrevivendo. Sempre esquecemos que somos ''irmãos'' para além de nação, fé, fenótipo. Ler esse livro cria uma espécie de espelho de si mesmo onde a humanidade toda é refletida. Além de compreender a importância do passado para entender o presente, ter a noção de que não nascemos do nada, que somos produtos de empenho e esforço de outros que vieram anteriormente. Como você disse, não é um livro escrito de forma ''engessada'', ele é muito leve e a linguagem do autor facilita e muito um assunto um tanto quanto distante nosso.

JU 14/01/2022minha estante
Estou lendo, já passei da revolução agrícola.... tudo poderia ser muito diferente

RenA4 12/08/2022minha estante
Estou adorando ler esse livro

Daniel.Malaquias 13/03/2023minha estante
É uma descoberta e tanto o que esse livro trás.

Neli 10/04/2023minha estante
Somos predadores implacáveis !!!!

Felipe_K 04/08/2020

Sapiens
Adorei ter lido Sapiens. Há muito tempo via ele em estantes e talvez até soubesse q fosse popular mas sempre achei q fosse aquelas historinhas pra agradar e vender do q conteúdo bom e agradável. Sempre fui fascinado em história, quase cheguei a estudar em uma federal por conta disso e a maneira leve q o autor contou e se expressou foi tão inteligente e clara como se tivesse conversando com alguém. Ele soube explorar assuntos importantes e despertar interesse o q hoje é algo difícil em meio a tanta coisa e informação acontecendo ao mesmo tempo. Adorei e recomendo muito de coração.
Jamile.Almeida 04/08/2020minha estante
Ele tem uma escrita clara e soube usar a importância da linearidade do tempo para que entendamos como chegamos até aqui.

Felipe_K 04/08/2020minha estante
Acho que apenas por ser clara faz com q seja agradável. É estressante ler algo em q vc precisa ficar pesquisando pra entender. Talvez, pela matéria de história e pela formação em Oxford, saber se expressar seja um requisito fundamental.

Jamile.Almeida 04/08/2020minha estante
Sem dúvidas! Me decepcionei um pouco com ele qnd soube q autorizou a censura na tradução russa de um dos seus livros, mas ele é fantástico, a gente acaba perdoando.

Lilly 05/08/2020minha estante
Concordo!! O livro é maravilhoso, justamente pq além de rico em informações, qualquer leigo em história pode entender, como eu. (Já não digo o mesmo da Era das Revoluções do Eric Robsbawn que estou lendo. Tenho a impressão de que precisa se um pré-requisito que não tenho. Me perco com os termos e alusões a detalhes que não estão no meu background... É uma leitura extensa da qual estou retendo pouco)

Rose.Agra 05/08/2020minha estante
Estou com ele há um tempão e sem coragem de ler. Mas sua opinião me animou.

LUISY 06/08/2020minha estante
tenho muita vontade de ler ele! preciso comprar logo.

Cristinacob 24/09/2020minha estante
Olha só! Com seu comentário será o próximo à entrar na minha lista de compras. Obrigada

Tiago.Gomes 13/10/2020minha estante
Eu fiquei passado com o tamanho da erudição deste escritor e sua critica social no te

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Sapiens: uma breve história da humanidade, Yuval Noah Harari - Nota 10/10
Não há dúvidas de que Sapiens é um dos livros mais comentados atualmente. Costumo ter certa relutância em ler esses livros, porque geralmente todo esse alvoroço tem como principal causa não a qualidade da obra em si, mas muito mais uma jogada de marketing para gerar vendas (plenamente compreensível). Mas recebi tantas mensagens de pessoas recomendando esse livro - e pessoas com um gosto literário parecido com o meu - que resolvi encarar a leitura. No final, fiquei muito satisfeito por ter tomado essa decisão, já que o livro é realmente muito bom. É sempre importante ter em mente qual a proposta do autor com determinado livro, para que você não se decepcione ou inicie a obra esperando algo totalmente diferente. Sapiens é um livro de história, que revela uma extensa pesquisa feita pelo autor e contempla bastante informação. Ou seja, nesse caso, quando falo que o livro é muito bom, não espere uma narrativa que vai te prender muito ou uma leitura tão fluida. Como disse, é um livro de história, sem qualquer traço ficcional. Mas, pela quantidade de informação, confesso que achei a leitura bem fluida. Isso se dá em grande parte pelo fato de Harari traçar um panorama mais geral da “história da humanidade”, sem entrar em muitos detalhes ou dados técnicos, e pela grande capacidade que o autor tem de trazer exemplos atuais em suas explicações. Assim, o resultado é uma escrita mais acessível e prazerosa. E quando falo que Harari conseguiu cumprir o que prometeu, é porque ele de fato apresenta ao leitor um panorama muito interessante da origem do ser humano como conhecemos hoje, abordando não apenas aspectos biológicos e evolutivos, como também a formação de uma sociedade politicamente e economicamente organizada. Ao longo da obra, Harari também traz alguns questionamentos, de forma que o livro não deixa de apresentar um forte cunho filosófico. Nesse ponto, é importante notar que o autor também coloca o seu ponto de vista - ainda que de forma camuflada - quando traz esses questionamentos. Enfim, é um livro essencial, que dá uma base de conhecimento histórica indispensável. Recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Carlos.Vallim 06/07/2015

Um ótimo tratado antropológico.
A leitura de "Sapiens - Uma breve história da humanidade" é extremamente prazerosa para aqueles que gostam de discutir sobre o caráter "Humano", ou, o que faz de nós "Humanos" propriamente ditos. Lendo, descobri que ser "Humano" é um termo absolutamente genérico - o que nos diferencia é justamente nossa "sapiência", mas que não necessariamente se traduz em sabedoria.

O autor discorre desde a evolução biológica da espécie Sapiens (como a evolução nos levou a termos o formato do corpo que temos) e logo após, ele nos explica detalhadamente como se deu todo o processo da Revolução Cognitiva (que permitiu o Sapiens dominar e subjugar todas as outras espécies do planeta), a Revolução Agrícola (particularmente, me fez enxergar um ponto de vista sobre o assunto que eu nunca havia pensado, como uma grande faca de dois gumes; um ponto tanto quanto controverso) e as Revoluções Industriais e Científica.

É um livro sensacional para aqueles que gostam de, por exemplo, sublinhar trechos em que o leitor aprende algo novo. Resultado: meu livro está quase todo rabiscado! Rsrsrs!

Eu recomendo a leitura para os que gostam de discutir História, Antropologia, Sociologia e estudo de humanidades em geral. Fortemente carregado de bibliografia científica, é um estudo muito bem feito sobre o que te fez ser o que você é hoje.
Renata 29/10/2015minha estante
Carlos, o meu também está completamente sublinhado e com marcadores!!!

Volnei 06/10/2016minha estante
Seu comentário a respeito desta obra me fez me interessar pelo livro . Vou tentar comprar um exemplar . Eu também risco todos os meus livros e por este motivo nunca pego livro emprestado . prefiro ter os meus

Heraldo 03/02/2018minha estante
Demorei um pouco mas resolvi comprar esse livro, adentrando em uma área de conhecimento até agora desconhecida. Espero gostar.
Ah...pensei que só eu tivesse o mau hábito de sublinhar as linhas dos trechos importantes, assim como dobrar orelhas nas páginas que os contém. Esse hábito criticado, possibilita que com o passar do tempo, eu consiga mais facilmente encontrar o trecho de interesse. Segundo alguns, essa prática estraga os livros. Talvez sim, mas quando compro e leio um livro, o faço procurando absorver os aspectos importantes nele contidos e não simplesmente para colocá-lo em uma estante como uma peça decorativa.

Raquel.Rapini 09/05/2019minha estante
Realmente. Meu livro já está todo sublinhado. Parecido com o que fiz com O Mundo Assombrado pelos Demônios, de Carl Sagan. Aliás, é uma leitura fluida e gostosa (apesar de um conteúdo denso, a gente aprende com prazer), assim como Sagan fazia. Estou adorando.

Tica 11/06/2020minha estante
Esse livro é essencial para todo ser humano!

Agathacomtha 14/07/2020minha estante
Verdade. Meu livro parece todo surrado, porque eu levava ele pra todo lugar, eu andava sempre como caneta ou marcador pra fazer anotações e marcações. Livro sensacional!!!!

Margô 03/08/2020minha estante
Este livro é revelador!

Rosangela Max 18/01/2021

Não foi amor à primeira vista.
É um intensivão sobre a história da humanidade.
No começo não estava gostando muito, mas isso foi até pegar o ritmo da leitura e se acostumar com a estrutura da escrita do autor. Depois disso, a leitura deslanchou e se tornou bastante
interessante.
A forma que o autor expõe o tema é um grande diferencial deste livro.
Débora 20/01/2021minha estante
O mesmo aconteceu comigo

Clio0 13/07/2020

Sapiens se propõe a fazer uma reorganização na concepção de História para a população em geral. E faz isso muito bem nos primeiros capítulos.

Não que o livro seja especialmente inovador. Ele não é. Mas simplesmente porque ele re-explica vários conceitos que a grande maioria das pessoas não prestou atenção ou não teve a oportunidade de aprender nos tempos de escola - como a Teoria da Evolução (e o que é teoria também), os conceitos de comunidade, politeísmo, monogamia, etc.

O problema com esse livro, o que me levou a dar apenas uma nota regular, é o fato de que em alguns momentos o autor joga algumas teorias como se fossem verdade absoluta enquanto ridiculariza outras - por exemplo, ao chamar a Revolução Agrária de fraude. Isso é perturbador, quando o próprio autor gasta vários parágrafos criticando essa mesma postura em alguns historiadores.

Outra coisa que é um desserviço a qualquer leigo lendo o livro, e que também foi uma circunstância contraditória, se refere ao autor especular posições e desenvolvimento da História Presente. Essa é a primeira coisa que um historiador jamais faz... nas palavras do próprio, a História é caótica, não podemos apontar dedos e tentar determinar causas e consequências. Contudo, ele sumariamente decide que a própria crítica não é aplicável a si mesmo.

Enfim, me decepcionei com esse livro. Há várias coisas boas sobre a forma como ele derruba vícios e incongruências na concepção leiga da ciência, mas esses dois problemas me estragaram a leitura.
Manuela do Prado 13/07/2020minha estante
Poxa, minhas expectativas para essa leitura estão altas, mas, vejo, que talvez eu goste muito por ser uma leiga e me falte o senso critico para compreender tudo de uma perspectiva 'historiologica' real

Clio0 13/07/2020minha estante
Guria, leia de qualquer jeito. Minhas ressalvas podem não ser necessariamente as suas.

Maya 20/05/2021minha estante
Tem algum livro sobre o tema que você indicaria?

Clio0 23/05/2021minha estante
Maya, há dúzias e dúzias de livros sobre História Geral, escolha um e experimente. Agora, se quer propostas historiográficas diferentes, há o Germes, Armas e Aço de Jared Diamond, ou O Trigo, a Água e o Sangue de Luiz Fernando da Silva Pinto (é um livro regular, mas cumpre a proposta), qualquer livro da quadrilogia das Eras de Erik Hobsbawn (historiografia ortodoxa, mas muito bem feita), só pra citar alguns.

Brandão 16/08/2021minha estante
Estou totalmente de acordo com sua resenha. Texto super contraditório, autor se julga supremo com suas ideias. Ele pode ter grande bagagem de estudo e conhecimento, mas está muito longe de ser um historiador. 5 estrelas para sua resenha.

Nati 11/02/2022

Confesso que eu tinha esse livro há tanto tempo, mas sempre adiava a leitura não tão confiante na avalanche de boas recomendações, mas logo nos primeiros capítulos eu já estava totalmente rendida pela escrita de Yuval Noah Harari.

Yuval tem uma escrita que parece que você está ouvindo uma aula fascinante, dessas que o tempo passa e você nem vê de tão envolvido. Uma breve história da humanidade Sapiens vai levar o leitor através de registros arqueológicos/históricos, projeções biológicas e sociais ao longo da história dessa espécie humana, com uma prosa bastante inteligente e divertida.

O autor apresenta os fatos e a sua interpretação desses fatos conhecidos, mas também instiga o leitor a buscar mais, a descobrir mais e acima de tudo a questionar o mundo como é apresentado para nós. Ele mostra-nos como um animal que faz parte da natureza a sua volta, como seres que construíram uma interpretação cultural para tudo a sua volta e que tudo que não advém diretamente da biologia foi pensando para ser assim, não é natural, mesmo que já estamos tão acostumados que já parece fazer parte da nossa natureza.

Os capítulos são divididos em temas e muitas vezes diversos períodos históricos são comparados para mostrar a evolução histórica e outras vezes determinado período da história é justamente o tema abordado.

Amei esse livro, é um daqueles que quando acaba estamos tão cheios de perguntas e sede de conhecimento que a experiência após a leitura é ainda melhor que a leitura em si. Sem contar que a despeito de ser um calhamaço, a leitura é muito rápida.

camerighi 04/07/2020

História pura
Definitivamente esse é o meu livro favorito dos últimos anos! Que cara genial! O jeito que ele explica e escreve é ótimo.
É uma aula de história inteligente e perturbadora. Ninguém pode ser igual após essa leitura.
Camila Mombelli 04/07/2020minha estante
Antropologia pura!

camerighi 04/07/2020minha estante
Eu já estou com Homo Deus para continuar!

Camila Mombelli 05/07/2020minha estante
Ainda não li! Mas está na lista!

camerighi 05/07/2020minha estante

David 07/07/2020minha estante
Acho estranho alguém não gostar! =)

Krishna.Nunes 20/02/2021

Ok, mas... é tudo verdade?
Este livro é um exemplo do que se costuma chamar de macro-história, ou seja, o estudo que tem como objetivo identificar tendências gerais e de longo prazo da história. Nisso a obra difere da maioria dos textos escolares, que dividem a história em pequenas seções: história do Egito antigo, da Grécia antiga, do Império Romano, da Mesopotâmia, do Brasil, etc., geralmente ignorando completamente a Ásia, a maior parte da África, as Américas pré-colombianas e nunca estabelecendo relação entre todos esses fragmentos.

O autor se baseia na premissa que a história da humanidade se move num grande fluxo, que foi em grande parte guiado por três revoluções: a revolução cognitiva, a revolução agrícola e a revolução científica.

A revolução cognitiva separou os sapiens das outras espécies humanas e dos animais por lhe permitir colaborar com estranhos. Entre animais e até os Homo sapiens primitivos, a incapacidade de colaborar com estranhos limita o tamanho das comunidades em algumas poucas dezenas de indivíduos. Uma evolução no cérebro dos nossos antepassados teria dado à nossa espécie a capacidade de criar mitos e narrativas ficcionais ao invés de usar a comunicação apenas para narrar fatos objetivos, possibilitando assim que as pessoas fossem capazes de colaborar em torno de ideias intersubjetivas (que ele define como ideias subjetivas compartilhadas por muitas pessoas, como o dinheiro ou a religião). Este é o ponto mais interessante de todo o livro, pois traz a ideia meio contraintuitiva de que nos organizamos ao redor de mitos, que são sustentados por outros mitos. Mito aqui não tem necessariamente o sentido de mentira, mas de algo que só existe na imaginação humana. Por exemplo, uma empresa não existe fisicamente, apenas o "mito" empresa existe separado das pessoas físicas porque as pessoas acreditam nele. E esse mito é sustentado pelo mito da burocracia que lhe dá respaldo. O qual, por sua vez, é sustentado pelo mito do sistema jurídico, que só existe devido ao mito do governo federal, e assim por diante.

A revolução agrícola permitiu que a população crescesse e passasse de nômade a fixa, com todos os seus desdobramentos, como o surgimento de cidades e reinos, e do comércio.

E a revolução científica, seguida da revolução industrial, deram ao capitalismo a possibilidade de sempre aumentar a produção, expandir indefinidamente a economia e encontrar novas fontes de energia.

Alguns aspectos causam incômodo durante a leitura. Não sendo um historiador e tendo apenas conhecimento mediano de história, o leitor muitas vezes não tem bases para avaliar se o que o autor afirma é verdade em diversos pontos. Geralmente não temos condições de diferenciar o que são fatos, o que são pontos pacíficos entre os historiadores e o que não passa de anedota ou opinião do autor. Ou seja, sem ter como verificar toda a bibliografia apresentada, o leitor fica sem saber se determinada afirmação é unanimidade entre os especialistas, se há controvérsia ou se aquele aspecto é defendido apenas por um pequeno grupo de dissidentes. Na maioria das vezes o autor apenas afirma sem esclarecer nada disso. É fato que diversas vezes ele diz que uma corrente defende isso enquanto outra acredita naquilo. Mas essas correntes são equivalentes? Têm o mesmo peso dentro da comunidade científica? Uma hipótese é largamente aceita enquanto outra é amplamente desacreditada? Só da leitura do livro é impossível inferir, é necessário ampliar a pesquisa.

Um exemplo visível dessa parcialidade incômoda é como o autor explica que a revolução agrária "prejudicou" a espécie humana. A saúde dos nossos antepassados piorou com a agricultura, pois ao passarem a viver em local fixo e com populações maiores, estavam mais propensos a infecções e epidemias, ao mesmo tempo que a dieta piorou na transição de caçadores-coletores para pastores-agricultores. Nada disso é falso, porém o autor se estende enormemente ressaltando esses pontos, mas não dá a mesma atenção às evoluções tecnológicas, comerciais e políticas decorrentes dessa mesma mudança. Ora, isso não contradiz o que ele afirma mais adiante, que a história tem uma direção e uma tendência à unificação? A revolução agrícola é um exemplo dessa direção e dessa tendência, mas o autor omite isso para enfatizar a narrativa desejada. E se por um lado ele passa uma seção inteira do livro defendendo que o imperialismo não é de todo ruim porque muitos aspectos de nossa cultura atual são herdados de impérios, ele não faz a mesma concessão para o que ele julga mau, como a revolução agrícola, que também teve seus desdobramentos bons. Ela é decretada como prejudicial e ponto final.

Enquanto em boa parte do livro o texto é excelente, em algumas parece que o autor quer testar a paciência do leitor. Um exemplo disso é quando ele afirma que comunismo, capitalismo, liberalismo e nazismo são religiões. Para tanto ele inventa uma definição particular de religião e passa longas páginas tecendo malabarismos mentais para tentar encaixar essas ideologias em sua definição. Aqui ele ignora os aspectos das ideologias que não seriam favoráveis à sua tese e se prolonga de maneira tediosa naqueles que supostamente "provam" o seu ponto. Poucas páginas depois, ele chama o cristianismo, o islamismo, o budismo e o confucionismo de "tradições de conhecimento", aos quais não demora para adicionar a ciência. Ora, então comunismo/nazismo estão no balaio das religiões sob uma definição bem peculiar, mas ciência/cristianismo estão no grupo das "tradições de conhecimento", já sob uma definição de religião completamente diferente.
Toda a parte 3 do livro é insuportável, um desfile de falácias e contradições que se estende por 80 páginas.

Mais adiante, ao passo que o imperialismo é exaltado, o comunismo é apresentado de maneira desonesta e descaradamente incorreta. Por outro lado, o capitalismo tem um capítulo próprio, que por sinal é muito detalhado e didático, apesar de calcado na fantasia de que a doutrina de Adam Smith é revolucionária, completa e atual, ignorando as mazelas que concentração de riquezas provoca em todo o mundo.

Felizmente a parte 4 volta a ser interessante e a discussão sobre felicidade no final é cativante.

Enfim, uma obra intrigante para ser lida com senso crítico. Se tivesse que resumi-la em uma frase, seria: "um livro para dizer que a humanidade evoluiu para ser competitiva e capitalista." Talvez não seja a melhor porta de entrada à macro-história, pois é fortemente parcial e levará o leitor desavisado a desenvolver preconceitos desnecessários.
Marta Skoober 20/02/2021minha estante
Excelente, enfim uma voz dissonante em meio a um mar de unanimidade! ??????????

Likah 24/02/2021minha estante
Essa análise não merecia ficar circunscrita ao Plus.
Eu precisava dizer.

Lindenberg 24/02/2021minha estante
Depois da resenha nem preciso mais ler o livro. ???

Matheus Corrêa 12/04/2021minha estante
Excelente. Nem todos seguem a maré do modismo dos bestsellers

Camila.Estrela 18/01/2022minha estante
Excelente Krishna, fiquei feliz em encontrar sua resenha aqui e perceber o quão bem escrita foi. Fico feliz em não ser a única estranha que se sente incomodada com os escritos desse autor.

Marlene Koch 31/08/2022minha estante
Vale lembrar que Harari é ateu, daí menciona as religiões de uma forma a não deixar transparecer que é ateu nem tampouco que segue uma delas. Por outro lado quando menciona os animais criados para ser abatidos, deixa claro que é vegano apesar de não resistir o bolo de queijo que a mãe dele faz. Hare Krishna. Namasthê!

Fabiana 24/05/2020

Não sabia que gostava tanto de história, descobri lendo esse livro, trata-se de uma retrospectiva sobre tudo que envolve a humanidade. Se você gosta de história, esse livro não vai te decepcionar, se você gostaria de saber mais sobre a nossa história, recomendo muito também. Decidi ler esse livro após uma indicação de uma amiga, eu estava muito fechada num gênero literário e queria mudar isso, queria explorar outros tipos de leituras. Enfim, vale a leitura.
Qlucas 24/05/2020minha estante
Talvez seja uma das proximas leituras.

Polly 08/02/2020

Sapiens: uma breve história da humanidade (#095)
Acho que o título de Sapiens já é autoexplicativo, não tem muito o que dizer, bater o olho nele já é saber sobre o que o livro fala. Mas, se tem algo que ele não explica é o poder de "destruir" nossas mentes que o livro possui. Se eu pudesse resumir em uma única palavra a leitura de Sapiens, ela seria angustiante. A visão do Harari sobre a nossa espécie não é nada reconfortante ou otimista. Ela é ácida e sem poesia, nua e crua, cheia de realidade. Faz-nos enxergar a História de um jeito que provavelmente nunca enxergamos.

O autor disseca nossa história como espécie desde o princípio, levando várias e várias páginas para nos mostrar o quão nossa organização como sociedade depende das "verdades" que imaginamos, e de como nossa sobrevivência depende de que acreditemos nelas. Confesso que nunca tinha nos enxergado sob essa visão. E, apesar de ela poder, em um primeiro momento, nos deixar um pouco sem norte, já que tudo (simplesmente tudo) em que acreditamos é coisa imaginada, ela é também libertária, pois através dela podemos derrubar "verdades" que já não nos cabem mais e construir outras que sejam mais justas e inclusivas, não só com nossos semelhantes, mas também com todas as outras espécies.

Ler Sapiens é uma oportunidade de refletir sobre nossa própria existência, não só de maneira individual, mas sobretudo como espécie. Pensar a História e aprender com ela talvez seja a resposta para cessar (ou ao menos amenizar) a ruína à qual nos precipitamos (cada vez mais veloz). Precisamos de uma solução e talvez a História a tenha. Indico sem restrições a leitura de Sapiens!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2020/03/sapiens-uma-breve-historia-da-humanidade.html
Tiago675 08/02/2020minha estante
Excelente leitura! Estou usufruindo dessa experiência em inglês, ainda mais marcante, pois aprendi bastante e acumulei vocabulário.

Aline 07/01/2024

Sapiens?
O subtítulo ("Uma breve história da humanidade") realmente resume o objetivo do livro: apresentar a evolução da humanidade ao longo de 70 mil anos. É que a História estudada na escola é apresentada como se a humanidade apenas tivesse relevância histórica nos últimos 5 mil anos (na verdade, nosso foco é muito maior nos períodos helenístico e romano em diante, sem grande preocupação com o que aconteceu antes). Então, o autor trouxe em Sapiens uma visão macro da História, aprofundando-se no que chamamos de "pré-história", que de fato é pouco explorada nas escolas.

O livro começa na Revolução Cognitiva, com ênfase na demonstração de que várias espécies de seres humanos conviveram ao mesmo tempo (assim como existem várias espécies de cachorros, por exemplo). Mas o que fez a nossa espécie se sobressair e se perpetuar? De acordo com o autor, nossa capacidade de imaginação - de criar realidades ficcionais, acreditar nelas e levar outros a também acreditarem - foi o principal fator, nos levando a formar comunidades.

Veio então a Revolução Agrícola e, posteriormente, a unificação da humanidade. Por fim, a Revolução Científica com grande influência em tudo o que fazemos. Inclusive, se a evolução tecnológica influenciou as últimas décadas, as próximas tendem a ser ainda mais marcadas por ela. Por isso, o autor reflete: depois de tudo isso e de termos dominado tanto, o que faremos? Pra onde queremos ir?

"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

O livro, apesar de didático, é por vezes cansativo. É longo e, como de costume, o autor insere suas percepções pessoais ao longo dos fatos apresentados. É um livro muito interessante, mas não uma leitura obrigatória - exceto, talvez, pra quem goste de História. Não pretendo relê-lo, mas com certeza será fonte de consultas futuras.
Gabslareine 07/01/2024minha estante
Definitivamente não é uma leitura pra quem gosta história. Ela é bem superficial eurocentrica.

Caio 07/01/2024minha estante
Gostei da tua resenha. Parabéns!

Jon 28/01/2021

Profundo, diferenciado e arrebatador
Certamente foi um dos melhores livros que li em toda minha vida. Confesso que nunca refleti sobre muitas das questões apresentadas neste livro, e isso me pegou de surpresa. A minha experiência foi tão fascinante que tenho dificuldades até pra resenhar.. mas, vamo lá, vou dissertar algumas palavras. O autor ilumina grandes questões de nossa história como humanidade. Ele escreve muito bem, com clareza, elegância, tudo muito bem amarrado e coerente. As revoluções associadas a história dos Sapiens são bastante peculiares, "essa é a essência da revolução agrícola: a capacidade de manter mais pessoas vivas em condições piores".. o trecho que trata da maior fraude da história me impressionou "as plantas domesticaram o homo sapiens e não o contrário".. gostei muito destas abordagens alternativas que o autor apresentou.. A armadilha do luxo, a ordem imaginada, o credo capitalista, as engrenagens da indústria, as previsões para o fim do homo sapiens.. UAU.. SENSACIONAL.. minha mente explodiu várias vezes nesta leitura.. o autor coloca nossas concepções em cheque com maestria.. foi uma experiência singular.. obrigado mestre Harari.. leia, não perca a oportunidade de conhecer esta obra.. recomendo fortemente... 5 estrelas é pouco.

Daniele 22/03/2021

A proposta do Yuval de fazer um livro contado brevemente a história da humanidade poderia se passar por uma ideia absurda, dada sua complexidade, e não é a toa que esse livro se tornou tão prestigiado; conseguir juntar milênios de história em um livro com uma leitura tão fluida, gostosa e informativa, não é pra qualquer um.
Definitivamente um livro que deve ser lido e relido (pretendo, no futuro).
Poderia listar dezenas de aprendizados que tive nessa leitura, mas só vou deixar registrada minha gratidão por um livro tão bom.
flavioadsilva 05/06/2021minha estante
Adoro esse livro!

Cada capítulo que passava me prendia duas vezes mais.

Coloquei na pilha dos favoritos.

Daniele 06/06/2021minha estante
É muito boom, quero ler mais lindos dele, são ótimos.

Bruno 21/10/2020

É um livro muito bom e extremamente didático, eu só não gostei de quando ele trata das religiões e ideologias, as vezes me pareceu que ele tratou esses temas de maneiras bem superficiais, mas de qualquer forma é entendível o porque disso, o livro é um resumo das relações sociais dos sapiens, suas crenças e o uso da imaginação por conta da revolução cognitiva.
Mateus.Bispo 22/10/2020minha estante
Acho que se ele estivesse se aprofundado mais em religiões o livro não teria a fama que tem, esse é o barato qualquer um que ler concordará, ao menos parcialmente. Com um aprofundamento religioso maior as pessoas, não sei porque, deixam de ler. É o que eu acho.

1911 encontrados | exibindo 1 a 16