Obras Inacabadas

Obras Inacabadas Jane Austen

Resenhas - Obras Inacabadas

Leituras e Reflexões 24/08/2022

Ahhh, eu sei que não gosto desse lance de obras inacabadas, mas precisava desse para completar minha coleção. Rsrsrs... Então, me senti na "obrigação" de ler.
Este livro curto apresenta 4 obras inacabadas da autora Jane Austen:

* Projeto de um romance: esse foi só um esboço mesmo de um romance que Jane nem chegou a escrever. Ela só o estruturou mesmo.

* Sanditon: fiquei sabendo que tem até uma série inspirada nesta obra inacabada de Austen. Mesmo sendo uma história diferente, tem o estilo da autora. Se fosse uma obra completa e a tivessem lançado anonimamente, ainda assim os leitores dela teriam reconhecido Jane Austen em cada capítulo.

* Os Watsons: somos informados que essa obra ganhou 9 finais diferentes por pessoas ligadas a Jane Austen ou "admiradores" de suas obras. A obra, apesar de não ser somente um esboço, acaba nos deixando com aquela sensação: "onde ela quer chegar?" Mas aí é muita maldade nossa! Ela não conseguiu chegar. Não deu tempo! Então, nunca saberemos. Por isso eu não gosto de obras inacabadas rsrsrs... aiai!

* Por fim, os capítulos originais de Persuasão: como li há pouco a obra completa, dá para perceber algumas nuances, algumas diferenças. E pude constatar que o que Jane modificou deixou "Persuasão" bem melhor.

Indico a leitura deste livro para aqueles que amam as obras de Jane Austen. E também para leitores em geral que gostam/ têm curiosidade de conhecer obras inacabadas.

YasCiri 21/09/2020

Gostei
Levando em consideração que "obras inacabadas" possui 4 obras da autora Jane Austen, achei melhor falar um pouco sobre minha experiência de leitura de cada uma das obras.

Projeto de um romance: apesar de não ter se tornado de fato uma obra da autora, achei incrível só de imaginar como poderia ter se tornado mais uma obra aclamada pelos leitores. Os personagens, o enredo e a forma como Jane colocou que seria a história, caso tivesse sido escrita de fato, me encantou e senti aquele gostinho de quero mais.

Sanditon: preciso confessar que iniciei a leitura na expectativa de ler logo essa obra, pois já havia assistido a série, de mesmo nome, e fiquei encantada com a série, logo quando descobri que tinha sido baseada em uma obra da Jane fiquei louca pra ler o livro e me encantar novamento com os personagens de Sanditon, no entanto pude notar que, claro como em toda adaptação, há algumas diferenças entre a série e o livro, mas não foi nada que me fizesse gostar menos da história, muito pelo contrário tive a oportunidade de me encantar mais ainda.

Os Watsons: tenho que confessar que das 4 obras essa foi a que menos me agradou, acho que não consegui me conectar com os personagens. Devido ao fato da história não ter capítulos me incomodou um pouco, também preciso confessar que não entendi muito bem em certos momentos o que de fato estava acontecendo na história, mas não deixa de ser uma boa história, talvez quem sabe se eu realizar uma futura releitura eu consiga gostar do enredo.

Capítulos originais de persuasão: essa foi a narrativa que me tirou o fôlego, apesar de terem sido só 2 capítulos de persuasão foi uma leitura que me deixou com gostinho de quero mais, inclusive fiquei super empolgada pra começar a ler persuasão.

Geyza.Pereira 16/05/2022

Gostinho de quero mais?
Depois que assisti a primeira temporada de Sanditon, fiquei muito curiosa sobre essa obra inacabada, fui atrás do livro e encontrei este, que veio com outras obras inacabadas! Amei Sanditon e Os Watsons, são muito bem estruturados e seriam maravilhosos se tivessem sido concluídos pela Jane! Vou continuar assistindo a série e espero que ela não perca o brilhantismo que a autora incurtiu nos personagens! É realmente muito triste saber que a autora morreu tão jovem e sem ter concluído suas obras!

Midi.Gomes 05/01/2024

200 livros depois
Ler Jane Austen após tantos anos e tantos livros... e fico triste por essas obras que não tiveram seu fim.

Ao lê-la reencontro meu primeiro amor pela literatura, e vejo que o tempo só vez ele ser mais forte, mais saudoso e mais bonito.
Jane Austen me tornou leitora ??

Katherine 18/02/2017

Vazio existencial...
É essa a sensação que dá ao ler Sanditon, uma história que vai ficando interessante até acabar repetinamente logo na melhor parte. Charlotte é uma jovem que vai passar uma temporada na propriedade de Sanditon, e lá encontra muitas personagens curiosas de observar.
O mesmo pode se dizer de The Watsons, onde a protagonista, Emma, que foi criada pela tia rica, tem que voltar ao convívio do pai e dos irmãos. Lá, é claro que ela vai se sentir um peixe fora da água.
Confesso que por se tratar de obras inacabadas, eu pensei que não fosse gostar tanto desse livro, mas me enganei.
A edição também conta com o texto "Fragmento de um romance" e aqueles capítulos extras de Persuasão.

Gabi 24/07/2020

Como eu estava com saudade de ler Jane Austen. Esse livro já me deixou triste no "projeto de romance", quando fiquei imaginando como seria o final que ela tinha desejado para suas histórias inacabadas, mas gostei muito de ver como Jane as planejava.
Terminar Sanditon deixa um vazio, no melhor capítulo, no momento em que a história começa a ficar interessante, tudo acaba, nem acreditei quando vi que seria o capítulo final, você começa o livro sabendo que não vai ter a história toda, mas de repente se vê envolvido e torcendo para que a história dure mais um pouquinho... E mais um pouquinho.
Me envolvi menos com "Os Waston", mas mesmo assim, a história parecia ter potencial, seria tão bom se Jane a tivesse terminado.
E por fim, chegamos aos capítulos excluídos de Persuasão. Eu sou apaixonada por esse livro, está entre meus favoritos da vida, e embora pra mim não falte nada no livro, gostei da leitura desses capítulos.
Ahhhhhh Jane Austen é realmente tudo pra mim, simplesmente amo ler essa autora.

MizukaYoshino 08/07/2021

Uma leitura gravada pela maior admiração e entusiasmo, como também pela lamentação de não poder ter uma ideia de que fim as histórias levariam.
Sanditon é divertida e um pouco diferente do jeito de escrever de Austen, mas isso provavelmente vem por se tratar de um mero esboço do qual ninguém jamais teve ideia de para onde iria (e acho praticamente impossível algum leitor chegar a uma conclusão).
Os Watsons foi uma leitura super divertida, numa mistura de Razão e Sensibilidade com Emma, talvez (Ou Orgulho e Preconceito?). Ao menos o final dessa história Jane contou a sua irmã Cassandra e aparece no livro. Mas é só um lamentar por não ter os meios pelos quais tudo acontece, que se trata sempre do melhor da narrativa.
Ainda contou com dois capítulos iniciais de Persuasão, mas como só li uma vez e já há um certo tempo, não consigo dizer quão diferente tudo ocorreu.

Só sei que falta apenas uma história de Austen para ler (Amor e Amizade) e me sinto triste por tal!

Nat 28/05/2017

Me jogaram um balde de água fria na cabeça. Foi exatamente essa a sensação que tive quando terminei de ler cada uma das histórias desse livro. Depois de ler e reler os seis romances de Jane Austen, é sempre um prazer quando se tem em mãos obras como esse livro, porque dá gosto de ler novas histórias com aquele toque irônico que só Jane Austen consegue trabalhar tão bem. O problema foi que a cada final, eu tinha que me lembrar que Sandition e The Watsons são histórias i-na-ca-ba-das, e isso meio que levou a loucura hahahahaha O toque final no livro são os capítulos extras de Persuasão, que (eu achei) não fizeram muita falta a história (o que conta em Persuasão, para mim, é a carta, A carta, então, eu encarei esses capítulos como simples partes adicionais). Vale muito a pena.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2017/05/obras-inacabadas-jane-austen.html

Vanessa Vieira 08/09/2018

Obras Inacabadas - Jane Austen
O livro Obras Inacabadas, da romancista inglesa Jane Austen, reúne quatro novelas não concluídas da autora, sendo dois romances inacabados, o esboço de um novo romance e os capítulos extras de Persuasão, um dos meus livros favoritos de Austen. Apesar de não terem um final adequado, nota-se por esses fragmentos todo o talento, destreza e ironia da autora, considerada uma das figuras mais notáveis da literatura inglesa.

Em "Projeto de Um Romance", acompanhamos um texto curto, satírico e bem introdutório, que preconiza os objetivos da autora e a sua visão pessoal acerca de um romance. Estima-se que ele tenha sido escrito em meados de maio de 1816, sendo publicado de forma integral somente em 1826, por R. W. Chapman. Alguns fragmentos deste texto também aparecem na biografia de Jane Austen , escrita por seu sobrinho James Edward Austen-Leigh, intitulada Uma Memória de Jane Austen.

"Sanditon" foi uma das novelas mais interessantes do livro. Escrito em 1817 com o título inicial de The Brothers e sendo publicado somente em 1825, o último romance de Austen se passa em uma cidade à beira-mar e trata de uma nova sociedade lidando com o consumo especulativo e enfrentando as primeiras convulsões sociais advindas da Revolução Industrial. Charlotte, a protagonista da trama, têm muito das consagradas heroínas de Jane Austen, se destacando por sua inteligência, ironia e perspicácia. A jovem vai passar uma temporada na propriedade de Sanditon e ali encontra muitas figuras curiosas de se observar. A forma como ela descreve essas personagens e suas particularidades é notável e bastante intrigante e, infelizmente, é uma pena que o romance termine em uma de suas melhores partes.

"Os Watson" foi escrito em 1804 e concluído pela sobrinha de Austen, Catherine Hubback, vindo a ser publicado somente na metade do século XIX, com o título inicial de The Younger Sister. Estudiosos acreditam que esse romance tenha acabado se perdendo depois da morte dos pais da autora e a crítica o considera uma de suas obras mais prolíficas. Dotada de ironia e refinamento, a história gira em torno das perspectivas conjugais das irmãs Watson em uma pacata cidade provincial. Emma, uma das protagonistas da trama, que foi criada por uma tia rica, se vê obrigada a voltar ao convívio social com os pais e os irmãos. A personagem se sente completamente deslocada com a nova situação, tal como se fosse um peixe fora d'água e muitas das suas características nos remetem quase que de imediato para duas heroínas de Austen, Emma (que inclusive compartilha do mesmo nome da mocinha deste romance) e Fanny Price, de Mansfield Park. Acredita-se, inclusive, que "Os Watson" tenha sido uma espécie de esboço para esses dois romances.

Os capítulos originais de Persuasão nos mostram não só a evolução de Jane Austen, como também o quanto a autora era extremamente autocrítica e buscava se aperfeiçoar a todo instante. Apesar de interessantes, confesso que não senti falta desses capítulos extras no romance da autora, visto que ele tem a dose certa de romantismo, perseverança e paixão que um bom leitor almeja.

Resumidamente, Obras Inacabadas nos traz um apanhado rico da obra de Austen, mesmo que inacabado. Nota-se em suas novelas e textos, traços inconfundíveis de sua escrita, sobretudo, de seu talento e proeza na arte de confeccionar críticas sociais. Infelizmente, é uma pena que um trabalho tão primoroso não tenha sido concluído por motivos pertinentes às circunstâncias pessoais da vida da autora, mas de toda forma, esses fragmentos são um verdadeiro presente para quem aprecia as obras de Austen. A capa é hardcover e nos traz a ilustração de uma espécie de pergaminho com a assinatura de Jane Austen e a edição é bilíngue (inglês/português), com diagramação caprichadíssima, fonte em tamanho agradável e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2018/09/resenha-obras-inacabadas-jane-austen.html

Alice 31/03/2019

Tragam a Jane Austen de volta para que ela termine essas maravilhas!

Taci.Souza 13/05/2020

Um livro que, tirando o desalento de não haver continuidade para os romances iniciados, cumpre o papel de reforçar o caráter único e superior dos escritos de Jane Austen.

Mikhaella 30/07/2020

Feito para fãs
Gostei muito do livro Obras Inacabadas, de Jane Austen. Trata-se de um pequeno compilado de manuscritos deixados inacabados por Jane Austen. Nele se encontram: Projeto de um Romance; Sanditon; Os Watson; e capítulos originais de Persuasão.

Como eram obras inacabadas fiquei sem saber como lidar a princípio com a leitura, mas gostei muito da experiência de mergulhar um pouco na mente de uma autora tão querida. Minha única aflição foi ter de lidar com o fato de não ver essas obras terminadas.

No mais o que tive foi uma oportunidade muito bacana que foi ter uma outra ideia de como poderia ter terminado o meu romance favorito, o Persuasão.

Um grande acréscimo para quem admira o trabalho feito por Jane Austen.

julia.cout 25/02/2023

Estava com saudades de Jane Austen, foi maravilhoso descobrir essas obras depois de ter lido os 6 romances completos. Agora não consigo parar de imaginar como seria o final de Sanditon...