Queen of Shadows

Queen of Shadows Sarah J. Maas

Resenhas - Queen of Shadows

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rah 07/09/2015

Proteja Aelin a todo custo!
Esse livro foi mais do que eu esperava! Sarah trouxe uma história tão feminista que eu só consigo amar mais e mais ToG. Eu vi muita gente reclamando da Aelin em QoS, já que ela demonstrou ser mais sensível e preocupada com os entes queridos. Eu realmente acho que você não conhecia a Aelin. Ela SEMPRE foi assim. Ela reencontrando Aedion e o relacionamento deles foi tão amável e lindo que eu só conseguia chorar. Eu nem sei o que dizer dela com Rowan e ai que ta a grande reclamação... Gente, ela em momento algum deixou de fazer as coisas por si só, ela continuou sendo a mulher independente que ela sempre foi. Ela apenas não tinha em quem confiar antes e agora ela tem.

~ "Maybe I’ll see you again in the Afterworld, and then I’ll know for sure. But until then … until then I’ll miss you, and I’ll wish you were here." Eu só sabia chorar nessa parte. Nunca vou superar o Sam.

~ "I would find you again. Always.”
“You make me want to live, Rowan. Not survive; not exist. Live.”
"I was always looking toward the horizon, always wondering what waited across the next ocean, over the next mountain. But I think … I think that whole time, all those centuries, I was just looking for you.”

Rowan e Aelin são um ship maravilhoso! Realmente não era com ele que eu queria que ela tivesse um relacionamento amoroso primeiramente, mas não poderia ficar mais feliz por ela agora. Ele é uma coisinha de outro mundo e fae. Quotes dos dois eram tão amáveis e divertidos hahahaha (ele jogando água fria nele hahaahahahahahah)

~ QoS é meu favorito até agora, mas sim tenho algo que preciso botar defeito. Chaol. Eu AMAVA esse homem com todas minhas forças e eu era toda "protejam ele a todo custo", mas agora eu só queria que ele calasse a boca. Eu não sei se eu que não conhecia ele, ou a Sarah mudou a personalidade dele, mas como Sarah é rainha, eu botarei a culpa na minha pessoa. No final... Quando achei que... Eu chorei MUITO, mas ainda bem que deu tudo certo no final.

~Incrível como eu lembro de achar o Dorian um tédio e no quarto livro eu só queria proteger ele. Dorian, minhas desculpas.

Para terminar:
“Ten years of shadows, but no longer. Light up the darkness, Majesty.”
Ghoulbot 08/09/2015minha estante
"Eu não sei se eu que não conhecia ele, ou a Sarah mudou a personalidade dele"
Você não conhecia, porque ela não mudou. Desde os primeiros livros que o Chatol é um personagem fraco, em QoS ele fica insuportável.
Mesmo o Dorian compreende a Aelin mais do que o Chatol. E que ela tenha preterido o príncipe a ele é uma das coisas que só mesmo o amor sendo cego e um pouco retardado pra explicar.
E se algum dos mocinhos tiver que bater as botas eu espero que seja ele.

Rah 08/09/2015minha estante
Após ler QoS eu consigo concordar que eu não conhecia ele, mas eu realmente amava ele e ler ele agindo daquele jeito nesse livro me deixou bem triste. Ele me lembrou demais o Adam de Shatter Me, que queria impor uma personalidade na Juliette que não era a dela e quando ela demonstrou ser o contrário do que ele esperava, ele ficou contra (e nesse caso a Aelin). Mas não quero que ele morra. Só não quero ou espero mais nada dele.

Ju 16/10/2015minha estante
Por mim ela (Celeana), podia morrer no final, e assim libertar o reino.

Sabrina Castro 18/12/2015minha estante
Rah... IDEM! Só consigo dizer isso... HAHAHAHA (inclusive em relação ao Adam, como vc disse nos comentários).

Kami 12/01/2016minha estante
Apesar de em alguns momentos eu querer mata-lo, eu entendi até certo ponto por que a Sarah fez isso com Chaol. Ele era alguém q tsempre lutou por algo que achava q era certo e de uma hora para outra viu todas suas certezas sendo despedaçadas: o reino que ele jurou proteger é governado pelo provável pior mal de todos, o princípe a quem ele jurou servir é foi escravizado pelo mal e a unica saída q parece restar é o matar. Eu acho que faz bastante sentido ele está sendo um poço de confusão e por vezes descontar isso em quem está em sua volta, em especial na Aelin, quem ele confiou e amou e acabou se tornando algo que ele não entendia de fato, temia. Eu gostava deles dois juntos, mas acho que ele nunca poderia ser um rei, nem mesmo pela Aelin e isso por si só já diz que os dois não deveriam ficar juntos.

A Aelin foi outra quem cresceu, amadureceu e tem que lidar com sentimentos novos, se tornar pouco a pouco a rainha que o seu povo precisa. Tem alguns momentos que eu achei até que ela foi meio insensível, jungando demais os outros, mas eu não esperava de forma alguma personagens perfeitos, todos eles cometeram erros e cresceram ao longo dos livros, trilhando seus prórprios caminhos

Thay 14/01/2016minha estante
Não li ainda, acabei o terceiro agora a pouco e to aqui me xingando mentalmente por não saber inglês ahuahus. Mas valeu apena vir aqui ler sua opinião pq li exatamente o que eu queria saber: se ela encontraria o Aedion e ficaria com Rowan ( suspira).
Eu era super Team Chaol mas ai o Rowan apareceu e eu fiquei feliz pq a Aelin merece alguém como ele. Chaol me cansou no terceiro livro e to ate imaginando como será nesse.
bjs

gi_varnier 05/06/2022minha estante
vc expressou tudo q eu senti com esse livro!!!! simplesmente perfeito

Rah 17/08/2022minha estante
Esse livro é perfeito!

maria vt 04/09/2015

Desapontamento e revolta.
2.5

Esse livro teria sido incrível. O melhor da saga. Mas então o núcleo principal foi transformado numa fanfic ruim, forçada e muitas vezes engraçada com suas cenas sem sentido.

Diferente do terceiro livro da série que pecava em acontecimentos, sendo monótono em sua grande parte até o final, Queen of Shadows não teve esse problema, mas deixou uma trilha de defeitos imperdoáveis do começo ao fim.

Antes de começar a apontar o grande defeito do livro - seus personagens fora de caracterização - preciso ao menos apontar o único traço positivo de real evolução na nossa principal. Para a metade do livro vemos Aelin traçar planos e planos e alguns deles realmente inteligentes e dignos da assassina que foi, diferente do que acontecia nos livros passados, onde jus não era feito ao título. Mas é apenas isso que temos, pois Aelin se transformou em alguém que não conhecemos, como se fosse uma personagem completamente nova inserida ali.

Mais cabeça dura do que nunca vemos ela se desdobrar para achar modos de culpar as pessoas ao seu redor, julgando e julgando sem querer analisar os fatos e deixar sua postura mimada de lado. E quem mais ela julga é a pessoa que ela parece ter nunca conhecido, Chaol. É como se ela nunca tivesse vivido os acontecimentos passados, nunca tivesse sido sua amiga e amante, nunca tivesse perdoado e entendido os erros dele, nunca tivesse passado um livro separada se curando e entendendo que ela e ele não continuariam juntos pelas diferenças e porque mudaram. Não. Não foi um término bom e aceitável pra duas pessoas que clamavam se amar e se importar um com o outro, foi um odiando o outro e falando coisas que nunca falariam.

Os personagens foram resumidos a um fator: a nova obsessão da Sarah J. Maas, Rowan. Aelin foi moldada a tratar os outros de forma que o Rowan fosse o único que estivesse lá para ela, que a entendesse. Chaol foi moldado a ser alguém perante a ela que nunca foi. Alguém que faz certas coisas que não coincidem com seu personagem. (Como ter tido sexo sem compromisso com uma mulher um ano antes dos acontecimentos de Throne of Glass. Oi? Estamos falando do mesmo homem que não conseguia flertar com uma mulher sem se enrolar todo?)

Chaol, que cresceu odiando a magia e seguindo a lei, pode ter tido seus momentos onde não aceitou quem ela era, mas esse homem, que matou pela assassina e virou um traidor entrando em sua causa muito antes dos acontecimentos finais de Heir of Fire, ele nunca trataria ela assim sem mais nem menos. Por mais revoltante sua vida tivesse se tornado, nós conhecíamos aquele personagem e alguns meses não mudariam seu carácter a tal ponto. Mas, aparentemente, tudo é preciso para fazer o nosso querido babaca abusivo Rowan parecer melhor perante aos olhos dos leitores.

Queen of Shadows praticamente gritava para você o odiar, mas não era possível quando estava evidente que as atitudes ali não eram dele. Mas, em compensação, vemos um personagem focado em salvar seu povo e seu lar, se importando e salvando os civis de Adarlan diferente de certa rainha que escolhe comodamente a quem salvar.

E então, depois de brutalizar seus personagens, Sarah nós apresenta capítulos e capítulos sobre como Rowan Whitethorn é lindo e maravilhoso e forte e poderoso e bom e por aí vai. Nós não temos mais aquela relação platônica entre Aelin e ele, que poderia ser aceitada e apreciada em certos momentos, não, nós temos intermináveis páginas da Aelin poeticamente descrevendo cada movimento que seu mais novo amor fazia. Porque obviamente ela não podia ter apenas se envolvido romanticamente (esteja implícito que eu não estou julgando qualquer relação da Aelin e sim a necessidade da autora em a colocar com um interesse amoroso a cada livro.) com três homens em cada um de seus livros, ela precisava de mais um!

Rowan Whitethorn, o famoso eu te maltrato porque na verdade te amo. Ótimo exemplo pra todo mundo. Se um cara te socar na cara e disser que o mundo teria sido melhor se você tivesse morrido, NAMORE ELE!

Ele, totalmente moldado para ser o clichê dos livros adolescente em Queen of Shadows.

Sem sentido algum, aquele guerreiro grosso que a violentou (fora dos treinos) e abusou psicologicamente dela, agora estar apaixonado por ela! Sim, um guerreiro de 300 anos (alô pedofilia!) apaixonado por uma garota de 19 anos que não mostrou nada a mais do que entrar numa causa que ele nem simpatizava antes, que continuava a mesma garota que ele com sua arrogância e poder começou a destruir, sem se preocupar com o que fazia até ser avisado. Pois, de qualquer forma, pedindo desculpas, abuso psicológico feito por simplesmente PODER, pode ser esquecido e transformado em amor, né?
Não há sentido, sinceramente, que ele do nada tenha descoberto esses sentimentos, da maneira mais dramática possível, eu lhes garanto. Não tem onde Rowan amar Aelin além da causa que ela adentrou e da rainha que vai ser, ali vive a honra dele e o juramento que fez.

Mas tudo bem, o livro não foi só seus defeitos, pois nós temos personagens novos! Que, sinceramente, salvaram o livro de ser o maior desastre literário que eu já vi. Não sei se aguentaria 672 páginas dele com apenas Rowan e Aelin, ainda bem que não foi um Heir of Fire...

SPOILERS

Lysandra, a cortesã que conhecemos em Assassin's Blade e que tinha uma antiga rixa com Aelin. Ela volta e está incrivelmente maravilhosa! Conhecemos mais sobre ela e sobre o que aconteceu depois que Celaena foi mandada para as minas e então temos Lysandra se juntando secretamente a causa para derrubar Arobynn e o rei. E, sério mesmo, ela é incrível. Divertida, inteligente, com um passado e tanto e plots incríveis, ela foi a melhor adição do livro.

Aedion, que já conhecemos no terceiro livro, agora volta e reencontra sua amada Aelin e eu devo falar que foi uma das coisas mais bonitas da série. A relação dos dois é incrível, apesar da Aelin estar mal escrita. Aedion continuou sendo cativante e maravilhoso, sendo mais um personagem carismático que salvou o livro.

Manon e as treze voltam também e com uma adição ao seu núcleo, Elide, a filha de Lady Marion que sacrificou sua vida por Aelin. Nós vemos o que aconteceu com Elide e como ela se transformou em alguém fascinante, inteligente e manipuladora em suas maneiras e como sua história se entrelaçou com Manon.

Numa relação bem construída nós vemos as duas personagens crescerem muito. Elide descobrindo coisas sobre si mesma, achando sua força e lutando por si mesma. Manon descobrindo a rede de mentiras que passou a vida acreditando. Uma ajudando a outra. Uma ensinando força e a nunca se curvar. Outra mostrando sentimentos e humanidade. E tudo feito brilhantemente, apenas com as duas convivendo pelos capítulos. E por isso o núcleo da Manon foi meu favorito esse livro, diferentemente do terceiro.

Também temos outras personagens positivas e interessante e a volta de uma personagem com um plot incrível! Sério mesmo, se você nunca simpatizou pela Kaltain antes, esse livro vai ser o momento.

Fora dos personagens o livro te apresenta bons momentos. Cenas de ação muito boas, que moveram o livro para suportável e um plot interessante. O único problema é que, devo dizer em minha opinião pessoal, o melhor personagem do livro é resumido a ser uma ferramente para a história. Dorian está sendo mantido aprisionado pelo príncipe Valg e tendo curtos e raros capítulos onde não é ele mesmo, não se lembra de quem é e sofre ao ver as atitudes do demônio que controla seu corpo. Ele está lá apesar para ser resgatado, o que é triste para um personagem que podia ser muito mais.

O livro tem momentos finais incríveis, de realmente tirar seu folego ao fazer você gritar. Momentos fortes, momentos lindos. Despedidas e recomeços, personagens que evoluíram, personagens que vão descobrir seu modo de sair da escuridão, de recomeçar.

Por esse final e por esses personagens e essas cenas de ação incríveis o livro ganhou essa nota. Um livro é movido por seus personagens e a autora desprezou tudo que escreveu para partir num rumo revoltante, transformando o núcleo principal numa coisa quase insuportável. Mudando seus personagens e traindo sua essência para outros poderem se destacar. Isso não se faz. Isso é uma das piores coisas que um autor pode fazer. Sarah J. Maas esqueceu o profissionalismo e se auto inseriu na história para brincar com seu novo favorito numa fanfic interminável e isso fez esse livro perder qualquer crédito que poderia ter, ele seria um livro nota 1 se não fosse por essas três coisas acima, o que é uma pena.

Esperar algo similar a isso para o quinto livro é pior ainda.
Glória 04/09/2015minha estante
Te criei diretinho

anny 04/09/2015minha estante
Dorian sempre é jogado para escanteio. Ele nunca é desenvolvido. TuT

Lu Oliveira 06/09/2015minha estante
só vim dizer que eu amei sua resenha. Disse quase tudo que eu penso. Achei ridículo a forma como o Chaol termina o livro. Nem parece que a mesma Sarah desenvolveu o amor deles durante dois livros e no fim fazer merda. Vou terminar alguns livros e depois vou pegar o livro com afinco pra ler.

Isa Gama 09/09/2015minha estante
Concordei bastante com a sua resenha. Simplesmente ela e Rowan foi bizarro! Queria que ela ficasse com o Dorian, mas pelo rumo da história isso parece impossível (ele vai ficar com a Manon, se pá), e bom sem contar que os dois ficaram enrolando o livro inteiro pra fazer sexo e não acontece nada, ela nem é virgem pra ficar enrolando tanto! achei os acontecimentos ocorrendo muito rápido, e várias coisas que eram pra ser mais difíceis foram bem fácies. E também nada a ver a autora por vários interesses amorosos pra personagem, sério. Esse livro me desanimou tanto que nem sei se vou continuar lendo essa série.

Leca 13/10/2015minha estante
Parabéns! Melhor resenha. Eu nem dei "nota" porque, simplesmente, não merece. Como é que uma autora consegue descaracterizar TODOS os personagens de um livro pro outro? Se a Celaena era arrogante, a Aelin é uma BITCH! Ela e o Rowan são completamente desnecessários; o Dorian continou como figurante, o Chaol que era meu personagem favorito só serviu pra Aelin culpá-lo por tudo o livro inteiro e ainda acaba daquele jeito! Sério, quero saber de onde a autora vai tirar conteúdo para mais dois livros.

Léo Carvalho 16/10/2015minha estante
Concordo...muito frustante ler esse livro.
Onde o romance era apenas um plano de fundo nos primeiros livros, que agora se tornou algo tão meloso e forçado, capítulos inteiros foram gastos so p descrever como o então "amor " de Celeana e Rowan é um máximo.

Me lembrou mto Bella toda tonta pelo Edward.....

Preguiça de continuar essa serie, queria ter gostado...mas.

Lu s2 19/11/2015minha estante
Sinceramente, depois de ler Heir of Fire achava que as coisas mudariam (afinal, Aelin parecia meio inclinada pro lado do Rowan msm), mas não que eu estaria vendo um retrocesso total dos personagens. Não que eu odeie o Rowan (acho ele até charmoso e que combina com ela), mas pelo amor de Deus, ele chegou para estragar toda a série. Primeiro que a série era para ser mais que romance, pelo amor e muito mais que romance clichê adolescente. Amo a escrita da Sarah, acho que só por isso terminei o livro (além do final de relação idiota, o fim foi bem emocionante), mas acredito que depois de aumentar a antiga trilogia para uma série estragou totalmente os livros, estes estão chatos, enrolados e cansativos. Eu fiquei muito triste, decepcionada e com raiva, sério! Não é mais a minha série preferida, mas lerei os próximos (depois de muito tempo lançados) quando não tiver nada para fazer. Uma pena que a autora tenha se rendido ao comum e além de ter transformado a protagonista em uma puta (em todos os sentidos possiveis), tenha feito dela uma garota mimada e boba. Realmente uma pena...

Franciele 14/10/2016minha estante
Alguém que me entende, obrigada! Ah, abandonei a saga, cansei de tudo, na verdade abandonei até ACOTAR, já que a descaracterização de personagens não se resume a TOG! Sinceramente, não sei se lerei mais nada da Sarah!

caroline 11/02/2017minha estante
Li heir of fire e ja desisti de continuar essa série. Eu percebi essa manipulação que a autora faz pra gente shipar Rowan com Celaena quando ela fica na dúvida se o Chaol é msm sua alma gêmea. Destruiu um personagem super bem construído a toa.

Areta 14/10/2017minha estante
Perfeito o comentário!
Comecei a série tem algumas semanas, lendo vorazmente "A lâmina da Assassina", e os volumes 1 e 2.
Chegou a herdeira do fogo.... Arrastado. Muita coisa interessante acontece, mas a obsessão com o tal de Rowan começa. Um bruto, que espanca a menina, trata feito lixo, morde o pescoço dela como se fosse um bicho no cio.... e ele é que é o tal perfeito.
Vou começar os próximos sabendo de muita coisa que me desagrada, mais ainda, por que torcia muito por ela e Chaol.

Estava para desistir de ler, mas sei que ainda tem muita coisa interessante para acontecer, e quero ver o final dessa p..., ela quebrando tudo, indo para algum combate épico contra o mal, e essas coisas a la Senhor dos Anéis.

Na parte do romance, já peguei ranço. Se o tal de Rowan morrer, já foi tarde.

debora.laurindo 04/09/2018minha estante
CARAA to aplaudindo aqui!!
Vc descreveu exatamente o que pensei sobre a relação, Rowan x Aelin x Chaol.
Pessoal esquece que o Chaol é um perdido no meio de gente cheia de magia...

Danielle Gonçalves 14/12/2018minha estante
Apesar de tanto tempo depois, queria só dizer que concordo totalmente com você.
Sarah ferrou com o Chaol pra enfiar goela abaixo o romance (forçado) com Rowan.
O negócio foi descarado mesmo.
Nem ligo pro fato dele e da Celaena não terminarem juntos. Mas pela forma como descaracterizaram o personagem é arruinaram aquela relação tão bem construída nos 2 primeiros livros.
Não entendi por que a autora fez isto é achei desnecessário.

Aline Maia 20/07/2022minha estante
Faz anos, mas concordo com TUDO

Sarah | @only_a_snowflake 04/09/2015

"The end of the road." "No, the beginning of the next." (Booktalk SEM spoilers)
E depois de tanta espera, chegamos ao final do 2º arco de Throne of Glass. Forninhos caíram, revelações completamente inesperadas (pra mim, pelo menos) e o encaminhamento dos pares românticos da série. Em Queen of Shadows, Aelin está de volta a Adarlan pra colocar a casa em ordem. E é isso. Muita, mas muita coisa acontece (afinal, o livro tem quase 700 páginas por alguma razão), por isso não vou entrar em maiores detalhes. E sinceramente, fazer essa resenha sem spoilers vai ser bem difícil. Mas vamos lá:

Personagens:

- Aelin: Temos que entender que não existe mais Celaena. Aquela garota apaixonada pelo Chaol, que foi apaixonada pelo Dorian, desapareceu completamente. O que vemos em Queen of Shadows é uma Aelin tentando fazer seu melhor como futura rainha. Tomando decisões em prol do reino. Entendendo que as vezes é necessário que sacrifícios sejam feitos para o bem maior. Eu pessoalmente passei a enxergá-la como uma rainha de fato, principalmente nos capítulos finais.

- Dorian: Ler os capítulos do menino Dorian foi uma sofrência só. Ver a luta, o desespero, a solidão da alma dele lutando contra o Valg é de partir a alma. Mesmo assim, ele foi um dos personagens que mais cresceu. Se ele vai conseguir se livrar do Valg? Só lendo pra descobrir.

- Chaol: Ele está lá, mas dificilmente os capítulos dele tem alguma relevância na história. Eu até admiro a lealdade e empenho que ele tem com o Dorian, muitas vezes sendo a única pessoa a acreditar no príncipe. Desde o final de Heir of Fire, Chaol está quebrado emocionalmente, esgotado e isso não muda em Queen. A relação dele com a Aelin se tornou algo tão... inexistente que tenho vontade de reler Crown of Midnight pra confirmar os sentimentos que existiam entre esses dois.

- Aedion: Adoro o Aedion. O carinho que ele tem pela Aelin, a lealdade dele, é muito bonito de se ver. Temos uma revelação muito aleatória sobre ele nesse livro, que fará ele ganhar mais destaque na história, mas mesmo assim você nem lembra dele quando aparece este personagem aqui abaixo:

-Rowan: Não sabia que gostava tanto de você, Rowan. Foi só cortar o cabelo que parece uma cortina saiu dos meus olhos e vi quão incrível é esse personagem (e sim, ele continua me lembrando o Tamlin de ACOTAR). A ligação que ele tem com a Aelin é muito forte, do tipo FORTE MESMO. Acho muito conveniente ele ser príncipe. Só acho.

- Manon: Começou o livro chata. Terminou o livro com eu aplaudindo de pé essa linda. Quando ela dá uma de "lealdade, obediência, brutalidade" acho ela completamente tediosa. Mas a partir do momento que ela começa a questionar as coisas que estão acontecendo ao seu redor, e tomar atitudes por ela mesma, as coisas mudam. Manon cresceu de maneira grandiosa nesse livro. E se as coisas continuarem nesse rumo, já posso até dar meu palpite de com quem ela vai ficar no final dessa bagunça toda.

- Lysandra: De onde tu saiu, minha filha? Nunca pensei que veríamos ela nesse livro, pra mim as tretas com ela tinham acabado em The Assassin's Blade. Ainda estou encabulada com a revelação sobre ela.

- Arobynn: (sorrisinhos maliciosos) Você mereceu tudinho.

Novos personagens:

- Nesryn: Tá na cara que ela é o novo interesse amoroso do nosso ex-Capitão renegado. Não sei de onde ela surgiu, não estou me lembrando do Chaol citando o nome dela nos livros anteriores.

- Elide: Como sofre! E quando você pensa que ela finalmente vai ter um sossego na vida, acontece algo ainda pior com a pobre moça. Boa sorte aí, porque sua jornada vai ser longa.

*Menção Honrosa*

- Rei de Adarlan: Sério, parça? Sério mesmo? Era só isso o tempo todo? Errou feio, errou rude.

História: Como eu disse, o livro tem 672 páginas, mas você não sente. As páginas voam, a história flui muito bem, apesar de alguns capítulos desnecessários. Pra mim, Queen of Shadows foi o melhor livro da série até aqui. E sim, a Sarah J. Maas dá um tapa na sua cara nesse livro, que faz você ver coisas que estavam debaixo do seu nariz o tempo todo, mas que você não tinha dado importância. Tem algumas dúvidas que ficaram no ar, mas dizer quais seria spoiler. E sinceramente, não acho que precise ainda de 2 livros pra finalizar a série, mas ok. Não vou reclamar.

"Then she smiled with every last shred of courage, of desperation, of hope for the glimmer of that glorious future.
- Let's go rattle the stars."

OST: Answers (Susan Calloway)
anny 04/09/2015minha estante
Eu adorei a sua resenha e já li alguns spoiler sobre o Dorian ( Não aguentei, até porque era isso que eu estava a procura) Herdeira de Fogo pra mim foi uma decepção e não estou muito animada para ler esse outro livro. Trono de Vidro perdeu a magia pra mim ou eu me perdi no mundo dele. D: - Enfim, estava de olho nas suas postagens para ver se eu voltava a me interessar pela história, mas acho que preciso reler os outros livros e me cituar para tentar levar a diante e voltar a sentir empolgação e ansiedade como antes; e o mais importante, entender o que está acontecendo. No último livro que li, boiei geral.
Como sempre, as suas resenhas são objetivas e qualificativas. Gosto ainda mais por indivudalizar os personagens e comentar sobre eles. Adorei :)

Sarah | @only_a_snowflake 04/09/2015minha estante
Obrigada! Eu também não gostei muito de Herdeira... Muita enrolação. Eu também sinto que tenho que reler os livros anteriores, principalmente o Coroa, porque tem coisas nele que vão vir a tona novamente no Queen. Mas acho que o segredo pra gostar da série é realmente entender a individualidade dos personagens, que eles também erram, como a gente, também sentem medo, também se apaixonam. Acho que Trono é uma saga bastante "humana", e mesmo que os personagens façam coisas que nós não gostamos (como por exemplo, a Aelin não ter ficado com o Dorian kkkkkkkkkk), temos que lembrar que nem eles conseguem ser heróis e perfeitos o tempo todo. De fato, as vezes a Sarah J. Maas dá uma escorregada, mas eu recomendo continuar a ler pela essência da história. :)

Lari449 05/09/2015minha estante
Quero saber de Rowan e do pobre Dorian... não gosto do Chaol, ele me decepcionou muito como personagem, achei determinadas atitudes dele muito hipócritas. Diz que ama, mas traiu a confiança da Celaena, não conseguiu aceitá-la por completo... enfim, pelo que li até o volume 3, senti que eles jamais ficariam juntos.
Também quero saber sobre Aedion Ashryver, gosto daquele rapaz, acho a lealdade dele inspiradora, mas até agora os meus rapazes favoritos são Rowan e Dorian, torço pela felicidade deles.
Manon Blackbeak me chamou a atenção, gostei dessa guerreira, acho que ela e Aelin poderiam formar poderosas alianças.
Oh, Well, provavelmente só vou ler o volume 4 em novembro.

Sarah | @only_a_snowflake 05/09/2015minha estante
Infelizmente, o Chaol tinha se apaixonado pela Celaena, não pela Aelin. A partir do momento que ela aceitou quem era, ele não conseguiu mais encontrar as razões pelas quais tinha se apaixonado pela moça. Depois da possessão do Valg, Dorian nunca mais será o mesmo. Naquele momento algo foi quebrado dentro dele, e acho que só uma pessoa tão quebrada quanto ele poderia consertar. (E estou shippando forte um novo couple estranhamente badass) kkkkkkk~~

Lari449 05/09/2015minha estante
Penso da mesma forma sobre Chaol e Dorian...

Taís 14/09/2015minha estante
Amei a sua resenha.Não vejo a hora de ler esse ;) E, Dorian, VAI AMOR, ARREGAÇA!!!

July 29/06/2021

Está no meu top 2 da coleção
Cheio de reencontros emocionantes e cenas de ação! Muitas descobertas novas sobre a história e o universo.
sara. 11/09/2022minha estante
é fácil de ler em inglês?

Jacque 17/11/2020

O melhor livro da série até agora
Meu Deus que livro foi esse!!! Me prendeu da primeira até a última página, não conseguia parar de ler. Várias surpresas, mts emoções, várias lutas incríveis! Mts lágrimas e risadas, frio na barriga, nó na garganta. A Sarah J Mas arrebentou demais nesse livro. Já tô vendo a ressaca que vou ficar quando terminar a série completa, guenta coração!

neo 05/10/2015

Queen of Shadows foi um livro excelente, mas a prova concreta de que você tem que tomar cuidado com o que deseja.

Lembra que na minha resenha de Herdeira do Fogo eu disse que gostei do relacionamento entre Celaena (daqui em diante a chamarei de Aelin) e Rowan e que queria que os dois ficassem juntos mesmo achando que isso nunca aconteceria? Então, eles meio que ficam ou dão a entender que vão ficar logo no início do livro.

E eu odiei isso.

Tenho minhas suspeitas de que Sarah J. Maas vive mudando de ideia sobre o futuro da série entre um livro e outro quando o assunto é romance. É como se em Trono de Vidro ela tivesse proposto um triângulo amoroso e então entre ele e Coroa da Meia-Noite tivesse mudado de ideia e puff, Chaol é o escolhido e já era triângulo amoroso, e mesmo com o que aconteceu em Coroa isso continuou até o final de Herdeira do Fogo quando puff de novo, outra mudança e o escolhido se tornou o Rowan. Do mesmo modo que o relacionamento entre Chaol e Aelin se desenvolveu do nada entre Trono e Coroa, o de Rowan e Aelin mudou completamente de natureza sem nenhuma explicação. Eu tinha gostado de Rowan e Aelin justamente pelo aspecto platônico da relação deles e não pelo NOSSA QUERO TE BEIJAR já que isso é basicamente o que o relacionamento dos dois se tornou em Queen of Shadows.

Mas tirando isso só houve duas coisas que me incomodaram na história: o quão facilmente Aelin desistiu de salvar o Dorian (mas disso não posso falar porque spoilers) e o quão ridículos Aedion e Rowan eram juntos (sério, me senti lendo a Irmandade da Adaga Negra tudo de novo).

O resto do livro foi muito, muito bom.

Maas vem meio que corrigindo várias coisas "erradas" do primeiro livro e aqui em Queen of Shadows isso fica ainda mais óbvio. Kaltain e Lysandra eram, respectivamente, uma dama e uma cortesã que Aelin odiava apenas por odiar, sem motivo algum, em um exemplo bem claro de girl hate. Nesse livro, porém, ambas retornam e suas personalidades são aprofundadas. Lysandra inclusive se torna amiga de Aelin.

Não achei que nenhum personagem tenha agido de forma muito diferente do usual (tirando a Aelin desistindo do Dorian, como falei lá em cima). Digo isso porque o fandom da série está em polvorosa desde o lançamento de Queen of Shadows graças a essa questão. Muitos estão argumentando que Aelin e Chaol em especial agiram de modo "errado", de um jeito que não condiz com a personalidade dos dois. Eu não poderia discordar mais. O que aconteceu entre Chaol e Aelin, pra mim, é perfeitamente normal; ele passa a culpar Aelin pelo que acontece porque ela representa algo de diferente (sendo parte Fae) e algo que ele teme (magia). O relacionamento dos dois se resume então a uma troca de farpas durante boa parte do livro, o que eu achei bem natural e até esperando (lembra que Aelin nunca perdoou Chaol pelo que aconteceu com Nehemia? Então).

Uma coisa que eu adorei foi a luta entre Manon e Aelin. Ela foi muito, muito boa, uma das melhores lutas que já li em livros de fantasia. Aliás, Manon e as bruxas (com a adição de Elide, uma personagem humana nova com sangue de bruxa) continuam sendo uma das melhores partes da série (e pra mim o melhor ship é Manon/Aelin) (sim, me deixem sonhar).

O final também foi ótimo. Apenas uma coisa me incomodou nele (o destino do rei de Adarlan, mas né, spoilers), mas no geral ele me agradou bastante. Não sei, porém, como Maas vai esticar essa história por mais dois livros. Pra mim um só já seria o bastante.

Enfim, 4.5 estrelas para Queen of Shadows.

OBS: Depois do casal queer figurante em Herdeira do Fogo pensei que a Maas ia dar uma diversificada na série. Ledo engano. Todos os ships formados aqui e todos os indícios de ships que se formarão são 100% hétero (mas no meu headcanon Aedion é bi porque faz muito sentido, sinto muito).

OBS 2: Mulheres. Tem tanta mulher nesse livro, e todas com personalidades incríveis. E ainda me perguntam porque eu leio YA, tsc (se dependesse de fantasia adulta eu já estaria mortinha, né).

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/
anny 05/10/2015minha estante
Ela desistiu de salvar o Dorian, cara? Não creio nisso. TuT

Mayhematnight 27/01/2021

Incredible, once more
The first book of the series definitely captivated me, but it wasn?t anything out of the ordinary.

The second and third were above my expectations.

The fourth was amazing and I didn?t know it could get better.

But this book, Queen of Shadows, the fifth when counting with assassins blade, is jaw-droppingly perfect.

There are no words.

The plot was unpredictable, the characters incredibly captivating.

I am a reader who likes to focus on main characters, only the hero and one or two companions, so I was weary when the focus began dividing occasionally to other characters too, new and old ones.

But the development of the plot and the characters was so astoundingly perfect that I fell in love with each one, and I understood completely WHY the author did it.

It wasn?t simply to extend the book, there is a genius level of panning that only an out of the ordinary author could come up with.

If I had half the talent of Sarah J. Maas I could explain how insurmountably good this book was.

Read it.

Mile 12/06/2021

Aleluia
Até agora esse é o melhor livro da série. A Aelin estava em um outro nível de inteligência. Todas as relações entre personagem foram perfeitas, tanto as de amizade ou as de tolerância. Amei as novas adições que o grupo teve.

vitória 22/08/2022

sei lá.... gostei mas não tá sendo uma leitura super envolvente. sigo mais pela curiosidade de como tudo vai terminar do que por estar amando
sara. 08/09/2022minha estante
é fácil ler esse livro em inglês?

vitória 13/09/2022minha estante
siiim achei bem tranquilo

Gio119 02/11/2023

Tudo o que não aconteceu em "Heir of Fire* aconteceu nesse. Não teve uma página das 600 e tantas desse livro em que não tivesse algo minimamente interessante acontecendo.

Michelle 05/09/2015

Maravilhoso
Obs: Não tem nenhum spoiler marcante, mas é melhor não ler, caso não queira saber o que vai acontecer com alguns personagens.

Não tenho palavras para descrever como gosto dessa série. Ela vai crescendo em cada livro que passa.

Nesse livro, Aelin não tem mais os dilemas que tinha nos outros. Ela sabe que é a rainha de Terrasen e está fazendo seu caminho. Adorei o fato de que ela se resolveu com Chaol, pois ele não estava em sintonia com ela já faz um tempo. Não tinha condições para os dois ficarem juntos, pois ele nunca ia aceitar completamente o que ela é capaz de fazer para proteger o reino e as pessoas que ela gosta.

Adorei a relação dela com Rowan. A tensão entre os dois era ótima. Não foi um relacionamento criado a primeira vista, foi aos poucos, por isso que quando os dois perceberam que se gostavam romanticamente sentiram que não queriam só sobreviver, mas viver.

Também gostei do fato de Aelin não partir para a luta sempre, mas usar estratégias para lidar com determinadas pessoas. O modo como ela pensou em usar o Lorcan foi ótimo, tanto Rowan quanto Aedion ficaram impressionados.

E a lealdade de Aedion é absoluta. Ele ama sua rainha, e já provou que fará tudo que ela pedir. Até casaria com uma senhora, caso surgisse a necessidade.

Falando de outra personagem, gostei de Lysandra. Ela é outra que já passou por poucas e boas, e por isso não tem medo de fazer o que for preciso. Ela nunca olhou Aelin para baixo pelo que ela é. Mostrou sua lealdade de forma incontestável.

As partes que menos gostei do livro, foram narradas por Manon, não por ela ser uma personagem ruim, mas pelo fato de que eu amava as outras partes. No final do livro acabei gostando mais dela, pois ela parou de seguir a sua avó e começou a fazer as coisas do seu modo. Por isso espero mais envolvimento dela no próximo livro.

Outro que não gostei muito foi Chaol. Todos tinham culpa do que acontecia, menos ele. Foi um pouco chato ler ele ficar culpando Aelin por fazer as coisas necessárias. Pelo menos no decorrer do livro ele foi melhorando. Espero que a condição dele melhore no próximo livro.

E um personagem que teve que passar por um amadurecimento foi Dorian. Ele teve que lutar constantemente com o demônio, e quando enfim conseguiu, terá que lidar com as consequências do que aconteceu com ele durante esse tempo. Eu espero uma melhora para ele no próximo livro. Ele não será mais um príncipe mimado, será o rei agora.

E falando de rei, não gostei muito como o rei Adarlan morreu (caso ele realmente tenha morrido, já que não apareceu um corpo), depois desse tempo todo pareceu falso o modo como ele agiu.

Enfim, realmente gostei do livro. Ele sempre está evoluindo, e finalmente Aelin vou para sua terra. Provavelmente ela não será tão bem recebida por todos, já que por um tempo ela foi a assassina do rei, mas sei que ela vai lidar com as adversidades do seu modo, seja ele sangrento ou não.
Sarah | @only_a_snowflake 11/09/2015minha estante
E esse spoiler sobre o Rei de Adarlan? kkkkkkkkk

Michelle 11/09/2015minha estante
uahuahuah, acho que não considero um spoiler marcante rs.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 22/09/2015

Nem sei direito o que dizer, ainda estou meio tonta, com o que a Sarah fez com o Chaol, meu Deus, pq??? Ele era tão perfeito, eu até já imaginava que a Sarah ia fazer isso, pq dava para perceber em entrevistas que ela era obcecada pelo Rowan, mas achei exagero destruir um personagem que ela construiu tão bem nos primeiros livros. Apesar de ter me apaixonado pelo Rowan em HoF e até cheguei a ficar dividida entre ele e Chaol eu ainda não me conformo com o rumo do personagem do Chaol nos primeiros 70% do livro. A Sarah tentou se redimir um pouco no final, mas acho que não tem mais como voltar atrás. Apesar de tudo, amei o livro e todos personagens. Isso não é bem uma resenha e sim um desabafo. Sniff sniff.

Sara277 11/12/2020

O melhor livro da série até agora!
Como que na primeira vez que eu li eu não favoritei esse livro?
Ele é o melhor livro da série até agora, estou sentindo que vai ser O melhor livro da série!

?So here we are.?
?The end of the road,?
?No, the beginning of the next.?

Ele foi um misto de emoções e foi perfeito demais. Teve surtos, choros, tombos, teorias, risos, romance, raiva, planos perfeitos, plots incríveis, cenas extraoriánrias e muito mais! A escrita da Sarah melhorou demais desde o primeiro livro.

Eu nem tenho palavras para descrever o porquê e o quanto esse livro é perfeito, mas leiam. Só leiam!

Vou falar dos personagens, então talvez tenha uns spoilers meio fora de contexto.

Os personagens desse livro foram incríveis: Aelin (maravilhosa, patroa, rainha de tudo!), Lysandra (mulher forte, extraordinária, altruísta, inteligente), Nesryn (incrível, queria ter visto mais sobre...), Elide (forte, esperta), Manon (me irritou "um pouco" no começo, mas maravilhosa!), Asterin (destemida, forte, ousada...), Rowan (sou cadela!), Dorian (AAAHH, MEU BEBÊ! Sou cadela//2), Chaol (me irritou horrores, mas é um personagem muito humano e que eu gosto!), Aedion (leal demaiss!) e Kaltain (merecia muito mais!).
Acho que foram esses os personagens que eu tinha algo para comentar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5