O pecado de Porto Negro

O pecado de Porto Negro Norberto Morais

Resenhas - O Pecado de Porto Negro

William LGZ 29/04/2022

Um dos livros mais bem escritos que já li
De alta qualidade técnica, me encantei demais por sua magnífica prosa carregando tanto elementos naturalistas quanto romantistas. Não foi uma obra-prima, para mim, por muito pouco!

Elaborando um pouco mais isso, senti que pelo seu clímax ter vindo cedo demais acabou fazendo com que certas situações se alongassem demais na reta final e atitudes de certos personagens saíssem um pouco incoerentes por falta de um maior desenvolvimento.

Entretanto, mesmo com esses pequenos fatores negativos ainda sim me agradou em muito sua leitura pela beleza de cada uma de suas passagens e de sua história que, sendo lançada em 2014, poderia ser muito bem um clássico português em eras passadas.

Certamente se tornará uma das minhas principais recomendações de livros para ler e sugiro à todos que embarquem nessa experiência assim que possível pois realmente vale a pena!

Maria19972 16/08/2023

NÃO PROMETEU NADA E ENTREGOU TUDO!!!
Uma história comovente, um amor entre duas pessoas e uma terceira pessoa enciumada que é capaz de muito para sentir o sabor da vingança... uma história que me fez lembrar um pouco "Romeu e Julieta", mas com a situação sendo menos autodestrutiva e mais trágica.

Recomendo muito a leitura dessa obra e sinto uma dorzinha no coração por não ser muito reconhecida.

Leticia.Souza 03/10/2023

Esse livro é sensacional, a forma como o autor escreve é muito fácil de entender e acompanhar, você consegue conhecer todos os personagens e ver tudo de forma muito vivida, a história em si é simplesmente viciante. Indico muito a leitura.

camila 20/12/2015

Pelo amorrrrr! Leiam!
Trama lindamente construída e escrita com primor! E que trama!!!! Que personagens! Me apaixoneii!!!

Ladyce 17/06/2017

Uma grande e boa surpresa me esperava em maio deste ano: “O pecado de Porto Negro” do escritor português Norberto Morais. Não me lembro de quem o recomendou. Mas agradeço a sugestão. Encontrei um livro de excelente qualidade literária, com enredo sedutor, personagens intrigantes e uma trajetória impensada. Tudo isso num mundo arquétipo do colonialismo lusitano que entendemos pela familiaridade cultural. Sua localização tão real que fui procurar a ilha no Pacífico, chamada São Cristóvão. Onde poderia haver tal lugar? Fui aos mapas mesmo sabendo que as conquistas portuguesas nunca chegaram a terras banhadas por este oceano. Maravilhada até o fim fico surpresa que, finalista do prêmio Leya em 2013, este livro não tenha sido o premiado.

Além de Porto Negro ser uma cidade estabelecida e enraizada no imaginário luso-colonial, sua descrição parece tão familiar que entendemos as razões de seus personagens, por mais estranhas que possam ser, sem que questionemos da validade de suas posições. Além disso, há a fascinante questão da época. Quando exatamente esta história se passa? Acredito que tenha sido nas primeiras duas décadas do século XX. Mas o resultado, como em toda boa obra é irrelevante. A obra é atemporal. Trata das histórias de seres humanos como todos nós com paixões e idiossincrasias. É universal.

Norberto Morais conta a história de algumas paixões entre habitantes de uma ilha esquecida pela modernidade. Há o homem sedutor, a mocinha seduzida, o bordel, o pai, a mãe calada e morta; há o açougue, a rede, o calor, a hora da sesta. O mal-de-amor. A praia. O porto. Outras paixões, a inveja, a Igreja, a intransigência, a vingança. E há sobretudo o Silêncio. Falar de silêncio numa obra com um vocabulário, um léxico formidável não é contradição, porque Norberto Morais domina desde o primeiro instante esta história com poucos personagens e uma trama bem tecida, fechada e densa, que surpreende a cada momento.

Para muitos, sua prosa lembra a de Garcia Marquez pelo onírico ou a de Eça de Queiroz pela limpidez do texto. Encontrei ecos de Eça e do Jorge Amado, de Gabriela e Capitães de Areia. Qualquer que seja a referência, fato é que Norberto Morais, que nasceu na Alemanha, mas é escritor português, se encontra bem enraizado na tradição literária da língua e da cultura portuguesa. Não há como negar. Belíssimo livro. Não é sua primeira obra, vou agora à cata de seu primeiro título. Esse é um autor para não perder de vista.
Sinésio 09/02/2021minha estante
Ladyce, vc respondeu à pergunta que vinha me fazendo: se Porto Negro seria cidade real ou fictícia.
Estou lendo, seduzido pela história, pelos personagens, pelo escritor.

Dalila 24/04/2023

"Tudo na vida se resumia ao amor e à falta dele."
Que mistura maravilhosa de folhetim, romance e novela! Não tem nada melhor do que pegar um livro com zero expectativas e de uma página pra outra ele te prender na história até vc não conseguir parar de pensar em todos os "como?" "Onde?" "Com quem?" "Pra que?".
Não vou negar que demorou umas boas 80 páginas pra me pegar, mas quando pegou não consegui largar. A qualidade de escrita é absurda de boa e o ritmo é maravilhoso, parece que vc vai costurando a história a cada página e cada pontinha puxada é um novelo de enredo achado nos capítulos seguintes.
Tem momentos incômodos sim, mas que no geral não diminuem a grandeza da narrativa. Justamente pq é uma escrita atemporal, em qualquer espaço de tempo os ímpetos da natureza humana são compreendidos e sentidos.
Tem romance, paixão, ódio, rancor, amor, obsessão, saudade, luto, perda, morte, vingança e um desfecho incrivelmente satisfatório. Te leva aos extremos do nojo e ainda consegue te seduzir com os pormenores de vidas que parecem pequenas, mas que carregam um mundo inteiro de histórias. Mostra o fascínio do sentir, do tocar, do gostar, do se entregar e como instantes abrigam o começo, o meio e o fim da vida de toda pessoa. Alguns instantes matam de pronto, enquanto outros se amontoam pra ir matando aos pouquinhos cada vez que o sofrer desse instante se renova. Maravilhoso, com certeza nasceu pra ser um clássico. Recomendo muito.

Babi.Dias 01/03/2018

Embora até o meio seja meio clichêzão, do meio pra frente fica incrível!

Carioca_cult 03/10/2020

Romance português excelente!
de ?O Pecado de Porto Negro? se passa em uma ilha (fictícia) no Pacífico chamada São Cristóvão, de origem colonial lusitana. O livro é excelente, e a trama é muito boa, repleta de romance, inveja e vingança. Até a primeira metade, o livro é morno, mas a partir daí a trama começa a ficar super interessante e envolvente até a última página. Eu adorei e indico muito!!
Obs: o romance foi finalista do prêmio Leya em 2013.

Sinopse: Em Porto Negro, capital da ilha de São Cristóvão, todo mundo conhece Santiago Cardamomo, o bom malandro que trabalha na estiva, tem meio mundo de amigos e adora mulheres, raramente passando uma noite sozinho. O seu sucesso junto do sexo oposto enche, aliás, de inveja aqueles a quem a sorte nunca bateu à porta, sobretudo o enfezado Rolindo Face, que há muito alimenta esperanças no amor de Ducélia Trajero - a filha que o patrão açougueiro guarda como um tesouro. Mas eis que, no dia em que ensaiava pedir a sua mão, assiste sem querer a um pecado impossível de perdoar que acabará por alterar a vida de um sem-número de porto-negrinos, entre os quais a da própria mãe.

Instagram: @carioca_cult