Pra tudo começar na quinta-feira

Pra tudo começar na quinta-feira Luiz Antonio Simas

Resenhas - Pra tudo começar na quinta-feira

Rodriguinho @literario.rojo 14/09/2022

“As escolas de samba cariocas, longe das purezas imaginadas, estão mais para a mistureba de um sarapatel vigoroso. É um prato que se ama profundamente ou se repudia com desconforto e dele não se quer nem sentir o cheiro.”
Essa é a ousada comparação dos autores Luiz A. Simas e Fábio Fobato referente às escolas de samba ao sarapatel essa iguaria que você ama ou desgosta.
Na obra Pra Tudo Começar na Quinta-feira os autores versam desde os primeiros rabiscos do que seria a primeira escola de samba do Rio de Janeiro, e abordam também as conexões entre os enredos das agremiações e o relativo contexto histórico no qual foram apresentados mostrando a influência que as escolas recebiam para o desenvolvimento de seus enredos.
Na segunda parte temos uma análise da biografia dos principais carnavalescos que ajudaram a contribuir para inesquecíveis enredos que desfilaram na avenida e fizeram história e estão na memória dos amantes do carnaval.

Alessandro @possati.ale 16/02/2020

Um geral da folia
O livro se divide em dois, a primeira parte fala sobre o espetáculo em si, de maneira bem rápida, a segunda sobre os autores/carnavalescos. Uma visão apaixonada sobre o maior espetáculo da terra com a leitura leve e fácil que o Simas sempre proporciona.

Cheiro de Livro 08/03/2019

Pra tudo começar na quinta-feira: O enredo dos enredos
qui no Cheiro de Livro gostamos de Carnaval e dentre nós eu sou a que adora ler sobre Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Já falei aqui que sou Beija-Flor e isso fez com que eu me apaixonasse por essa festa popular e, em especial, os desfiles. É por isso que estou sempre em busca de livros que falem sobre eles e “Para tudo acabar na quinta-feira: O enredo dos enredos” é um desses achados.

Fui em busca do livro depois de um de seus autores, Luiz Antonio Simas, publicou em seu twitter a lista de livros dele sobre carnaval. Comprei vários e estou lendo aos poucos. Comecei a ler sem saber muito sobre o que iria encontrar. Simas e Fabio Fabato reconstroem a linha do tempo dos desfiles das escolas se samba em cima de seus enredos e depois passam a focar nos criadores dos enredos, os carnavalescos.

Há muito que já conhecia sobre como uma atividade proibida, o samba, passou a ser incorporada a propaganda oficial do Estado Novo e como as Escolas se aproveitaram desse momento para se legitimar. Os enredos sobre os heróis nacionais e ufanistas eram a regra, é interessante ver que os enredos afro só acontecem nos anos 1960 junto com o inicio do crescimento da importância do carnavalesco. É nesse momento que o livro muda de rumo e começa a focar nos carnavalescos e deixa suas criações, os enredos, em segundo plano.

Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, Fernando Pinto, Joãosinho Trinta, Rosa Magalhães, Renato Lage, Paulo Barros e tantos outros vão tendo suas trajetórias contadas, seus grandes desfiles, suas marcas registradas, suas vitórias e suas derrotas. Sou dessas que assiste desfile desde que me entendo por gente e mesmo nos que não estava viva para ver eu já busquei imagens, com isso cada enredo citado significa alguma coisa pra mim. E aqui o texto brinca bastante com os versos dos sambas, adorei a leitura.
Entender melhor a importância de enredos como “Quilombo dos Palmares”, “A tradição do mundo na tradição Nagô”, “Festa para um rei Negro”e, o maior de todos, “Ratos e Urubus” (lembro de assistir na televisão e ficar hipnotizada com a minha escola). Toda a leitura é uma viagem nas transformações que os desfiles sofreram, seja por causa dos carnavalescos, seja por causa dos enredos patrocinados ou pelas mudanças da festa mesmo. Quem quiser entender um pouco mais sobre esse negocio bem brasileiro e que eu amo que é desfile de escola de samba deveria ler.

site: https://cheirodelivro.com/pra-tudo-comecar-na-quinta-feira-o-enredo-dos-enredos/

Beto 31/07/2023

Excelente mergulho nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro, análise dos temas e/em seu tempo, e dos artistas que fizeram parte e história do maior espetáculo da terra.
Que alegria poder ler Fabato e mestre Simas.

Aniram 10/05/2023

História que se constrói nas ruas
Pesquisa histórica e jornalística de Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato, "Pra tudo começar na quinta-feira" narra a transformação das escolas de samba do Rio de Janeiro através das décadas, reunindo, também, breves biografias dos mais importantes personagens do Carnaval carioca: Joãosinho Trinta, Fernando Pamplona, Laíla, Arlindo Rodrigues e Rosa Magalhães estão entre os responsáveis por revolucionar a festa e eternizar desfiles inesquecíveis na história da folia. Além disso, o livro foca especificamente na evolução dos enredos e temáticas levadas à avenida ao longo dos anos. Um panorama completo para quem deseja conhecer mais sobre o Carnaval do Rio, tendo como último ponto de referência a festa de 2014, protagonizada pelo polêmico Paulo Barros.

Alan.Alexandrino 25/02/2024

Para ler com o YouTube ao lado
Como maior festa popular do país, o Carnaval resiste ao passar do tempo, mesmo com tantas mudanças na sociedade e pressões políticas e financeiras. Ou melhor, além da resistência, podemos dizer que a festa se adapta da forma como consegue. No carnaval das escolas de samba, o próprio surgimento está relacionado a uma questão política.

O livro ?Pra Tudo Começar na Quinta-Feira. O Enredo dos Enredos? detalha como os enredos das escolas de samba ?contam? uma parte da história do pais, contextualizando seus cenários envolvidos, o que é muito importante de fazer nesse tipo de recorte. A depender da época, a escolha da temática das apresentações e enredos estão suscetíveis à liberdade de expressão em voga ou demandas da própria comunidade envolvida.

É possível encontrar enredos que contam a história do país sob a perspectiva da elite versus a que traz para a avenida temas até então proibidos ou ocultos na versão ?oficial?. É uma linha do tempo que mostra como foram as mudanças sociais no último século no Brasil. Tem de tudo: cultura, religião, sincretismo, ditadura militar, disputa entre velho e novo, ousadia, impacto dos enredos patrocinados, jogo do bicho etc.

O livro se divide em duas partes: a primeira, destaca a linha do tempo do carnaval carioca e seus enredos. No segundo, os destaques vão para os personagens que ajudaram a fazer os desfiles históricos dos últimos anos. A recomendação durante a leitura é abrir o YouTube e buscar pelas referências e desfiles mencionados.

O livro é uma prova, também, de que tudo é política. Para o bem e para o mal. O carnaval cresce, consolida-se como o maior show da terra e é cartão de visita brasileiro para o resto do mundo. E ainda tem muita história para contar.