A hora da história

A hora da história Thrity Umrigar

Resenhas - A Hora da História

Ratinha de Biblioteca 22/10/2023

Soberbo!
Duas mulheres com histórias completamente diferentes: uma, estudada, americana, independente, madura; a outra, jovem, mal sabe inglês, totalmente dependente do marido, indiana e acabou de tentar suicídio.
O inesperado acontece: entre as duas surge uma relação que não é de paciente e terapeuta. E juntas irão descobrir o valor da amizade e da vida.

Marcia 25/06/2023

Minhas impressões sobre o livro
Afetos e desafetos... encontros e despedidas... Amizade, compaixão, sensibilidade e empatia..
E foi com esses sentimentos que mergulhei nas páginas desse livro que gostei muito.
"A hora da história" da escritora Thrity Umrigar é repleto de histórias e me ensinou muito sobre indianos, sobre imigrantes, relacionamentos tanto de amizade como de casal.
O livro nos conta história de uma indiana,Lakshmi, mulher simples que vive com seu marido, também indiano, nos USA. Ela sofre muito, se sente sozinha e perdida num país tão diferente do seu. A situação fica muito complicada e num momento muito dificil e de muita fragilidade ela vai parar no hospital, muito mal. Lá ela conhecerá Maggie, médica psiquiatra, preta, e coincidentemente casada com um indiano. As duas se conhecerão e juntas enfrentarão situações complicadas e tbm momentos de alegria e amizade. A história se passa nos USA mas quando Lakshmi conta sobre sua infancia na Índia, nos transportamos para lá. É incrível a riqueza de detalhes do lugar , da família e das situações.
Diferença cultural, adaptação, preconceito, empatia, amor e proteção estarão presentes nessa história. É o terceiro livro que leio dessa escritora e não me decepciona. Escrita maravilhosa.
Valeu!!

Pêpe 29/04/2023

Maravilhoso
A história é sobre duas mulheres bem diferentes, Lakshmi indiana que mora nos Estados Unidos, e Margaret Bose, psiquiatra bem sucedida.
Lakshmi vive um casamento infeliz, tem saudades de sua família que ficou na Índia, e trabalha no restaurante de seu marido que mal olha pra ela.
Maggie trabalha em um hospital e tem seu próprio consultório em sua casa linda e confortável, casada com um Indiano que a ama e a respeita muito.
Lakshmi cansa de tudo e tenta um suicídio num momento de desespero, vai parar no mesmo hospital onde Maggie trabalha.
Maggie quer ser só a terapeuta de Lakshmi, mas no decorrer do tratamento, Lakshmi percebe o quanto precisa de uma amiga e é isso que ela quer de Maggie.
Mesmo com diferenças gritantes, a história se entrelaça , e as duas percebem que uma pode ajudar a outra com suas questões.
A autora com grande sutileza nos faz perceber que as duas mulheres precisam de alguma forma, assumir a responsabilidade de suas ações e embora passaram por grandes dificuldades, tem que assumir a responsabilidade de suas vidas.
É uma história linda dessas duas mulheres, de uma delicadeza, muito sutil...
Eu já li outros livros dela, mas esse realmente eu amei.

Ana Caturelli 24/08/2022

Sobre superação e perdão
Mais uma linda obra da autora Thrity Umrigar! A história se passa nos EUA, porém a personagem principal é da Índia e com ela vários costumes e provações são colocados à prova. O marido de Lakshmi não tinha amor por ela, pois foi enganado na hora do casamento, depois dela conseguir um trabalho e provar ser uma mulher de fibra, o amor vai chegando e com ele uma vida mais normal. No percurso a personagem conhece a psiquiatra Maggie e começa uma linda história de amizade, até que um fato coloca essa amizade a prova! Não tem como não se encantar com essa história linda de amor, amizade e perdão. Gostaria muito de uma continuação.

Sander.Garcia 27/07/2022

Fui sugado pra dentro desse livro
A escrita de Umrigar sempre me encantou, mas não tanto como nesse livro.
Realmente um cruzamento de histórias que pareciam tão distantes umas das outras.
Lakshmi, uma jovem indiana que se casa e vai para os Estados Unidos, leva na sua bagagem um grande segredo e um sentimento de culpa quase impossível de carregar. No entanto, a sua inocência e espontaneidade são, para mim, a cereja do bolo. A criatividade da autora ao relatar as emoções vividas pela protagonista é como uma pérola.

Após 6 anos morando na América, vivendo um relacionamento abusivo, ela acaba conhecendo Maggie, a psicoterapeuta que a ajudará a encontrar suas feridas e sará-las, ao longo de um percurso lindo de reconstrução de sua autoestima.

As duas vivem em mundos diferentes, embora Maggie também seja casada com um indiano, Sudhir.

Mas, quando tudo parecia ir bem para as duas, segredos horríveis vêm à tona, de forma que, em momentos distintos, uma se decepcione drasticamente com a outra, separa do-as (para sempre, talvez?)

O livro segue com a jovem Lakshmi procurando uma maneira de tentar reatar essa amizade, pois ela reconhece em Maggie a razão de sua vida nova, pois agora é uma esposa feliz, e uma empreendedora nata, uma mulher que se sente poderosa e que se conhece.

Mas será que o destino permitirá que essa cena de perdão e recomeço tenha essas duas mulheres como protagonistas?

Biblioteca Álvaro Guerra 15/03/2022

A hora da história é um romance envolvente sobre como a amizade e o perdão podem transformar as trajetórias das pessoas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525059611

Christiane 24/07/2021

Trata-se da história do encontro entre Maggie, uma psicanalista e Lakshmi, uma jovem indiana que tentou o suicídio. Para liberar Lakshmi do hospital, Maggie convence o marido desta a permitir que ela faça análise.

É deste encontro entre duas pessoas tão diferentes, mas ao mesmo tempo parecidas que se tece a Hora da História. Sobre as dificuldades de ser um estrangeiro, um imigrante ou de outra cultura num país. Maggie é negra e casada com um indiano, mas tem uma boa situação financeira. Lakshmi veio para os Estados Unidos por causa do marido, mas é sozinha, não tem amigos, e sente falta da família e de seus costumes.

Maggie por sua vez, apesar de ser casada com um homem que a ama, gentil, atencioso, também sente falta de algo e acaba se envolvendo com Peter, um fotógrafo free lancer que vive viajando pelo mundo e jamais ficaria ao lado dela para sempre, e mesmo assim Maggie arrisca seu casamento.

Uma história que aborda de maneira leve o conflito dos que estão em outro país e se sentem excluídos, não aceitos, e sentem falta de reconhecimento. Mas também sobre os conflitos das relações humanas e dos casamentos.

Isa 24/01/2021

A Hora da História
Como assim?!....cadê a final???
O livro termina em meio a um diálogo conclusivo, que não se conclui, arre...
Certo, mesmo que inacabada uma obra está conclusa quando seu autor a diz estar. Ponto.
Mas, não cabe ao leitor devanear sobre o que pode ser, quero um final. Indignada....

A narrativa se desenvolve na relação de Maggie, terapeuta nem sempre empática, e sua paciente  indiana Lakshmi, ingênua e com um senso altruísta quase descabido.

Fui convencida pela história de convívio , víveres e diálogos, ou a falta deles. De como as circunstâncias e situações moldam as relações humanas. Mesmo que em alguns momentos os personagens se mostrem perdidos  como se a autora não  soubesse que rumo dar ao trama. O que em parte explica, mas não justifica a ausência  de um desfecho.

Bom, mas podia ser melhor.....

Clara Xavier @araclana 29/03/2020

Forte e sútil ao mesmo tempo.
Gostei muito de como foi ressaltado a importância da saúde mental, da amizade e do perdão para construção de uma nova realidade.

ritita 12/06/2019

Muito bom!
Até o meio do livro eu já estava achando que a Trhrity só sabe escrever sobre mulheres pobres, analfabetas e esfaceladas pela vida, tá certo que quase todos os que li vão por este caminho. Lego e surpreendente engano.

A indiana Lakshmi mora há anos nos Estados Unidos sem se adaptar, e entre o sentimento de inadequação e as saudades da família, se desespera e tenta o suicídio. Sua atitude extrema a levará a Margaret Bose, uma psicanalista que apesar de sua carreira bem-sucedida, também precisa lidar com seus problemas pessoais.

Maggie é uma terapeuta negra bem sucedida e casada há anos com um indiano, ela sempre trata de seus pacientes com o maior profissionalismo mas seus métodos algumas vezes podem ser diferentes dos demais profissionais, sendo assim, aproxima-se de Lakshmi além da relação paciente & terapeuta.

Que história sensacional, onde quem está à beira do precipício acaba fazendo uma tremenda reviravolta na vida de todos.

Cada vez mais fã da Thrity.

Simone de Cássia 06/02/2019

Pela primeira vez termino um livro dessa autora sem estar comovida com a história. A trama é boa, a ideia é interessante, mas desde o princípio faltou um trem... Não consegui simpatizar com a Maggie de jeito nenhum e a partir daí tudo que ela fazia me incomodava. Algumas partes achei meio forçadas, exageradas e mesmo quando a incrível sensibilidade da autora me "amolecia", não era aquela coisa de suspirar fundo e parar pra pensar sobre. O final foi a "cereja só que não" do bolo... trem mais sem noção... Tudo bem, vou dar o desconto, afinal até a Thrity deve ter seus dias de TPM...

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de A hora da história
Esse livro foi enviado como cortesia pela Globo editora para o blog. Eles perguntaram pelo twitter se havia algum blogueiro interessado, eu li a sinopse e me interessei. Além, é claro, do histórico de qualidade da editora!

Lakshmi se mudou para os EUA quando se casou. Sua vida longe da natureza, dos familiares e dos costumes acabou levando-a a uma atitude extrema: a tentativa de suicídio. Sem sucesso, conhece a psiquiatra Margaret, que deve acompanhar o caso para descobrir se ocorrerá uma nova tentativa. E a cada consulta descobrimos um pouco mais sobre essas mulheres, o que elas possuem em comum, e suas diferenças.

"Eu não tem medo de morrer. Só medo de ficar sozinha depois de morrer. Se eu suicidar eu vou pro inferno, será? Se o inferno é todo quente, lotado e barulhento como o pastor diz na TV, então eu não ligo porque vai ser igualzinho na Índia. Mas se o inferno é frio e silencioso, com um monte de neve e árvore sem folhas e pessoas que sorri com lábios tão fininhos que nem pedaço de barbante, então eu fico com medo. Porque vai parecer muito com a vida na América."

Lakshmi, sem inglês fluente, se expressa por histórias sobre seu passado, demonstrando a saudade que sente e também a mulher que ela realmente é com comentários espirituosos. Enquanto isso Margaret se envolve cada vez mais com ela, que inocentemente quebra os protocolos e se torna sua amiga. Os maridos, inicialmente coadjuvantes, se tornam parte importante na história de forma suave, conquistando a simpatia do leitor.

O livro fala sobre relacionamentos, amizades, família e principalmente, escolhas. Aos poucos acompanhamos a descoberta de novas opções, as consequências de más escolhas, e principalmente o desenvolvimento improvável de uma amizade baseada inicialmente na sinceridade médico-paciente.

A leitura fluiu com uma velocidade incrível. Thirty introduz a personagens com velocidade e de forma muito eficiente. Nas primeiras páginas já temos um panorama geral sobre essas duas mulheres, criando um vínculo com a história, mas é só com a leitura que descobrimos que nem tudo é o que parece.

Eu não conhecia a escritora, mas adorei como ela aborda os temas sobre a vida, e também nos leva a reflexões. A leitura ao final me trouxe aquele sentimento bom, de ter participado da história, de saber o que aconteceu… De ter conhecido essas duas mulheres e suas famílias, e também aquela simpatia que faz com que eu deseje que elas sejam felizes afinal!

Indico muito a leitura, principalmente para quem gosta de não-ficção. A temática, a abordagem, a fluidez das palavras, Thrity facilmente fisga o leitor tornando-o parte da história.

Pri de La Forge 28/12/2016

Sensível e envolvente
Personagens extremamente carismáticos e profundos, dualistas, protagonistas e antagonistas de suas próprias histórias, uma trama emocionante que te envolve totalmente (fiquei até com vontade de conhecer a Índia depois de ler ou pelo menos ter um amigo indiano). Só o final deixou a desejar, ficou sem conclusão, sem um desfecho e esta não é este tipo de história. Mais uma vez a autora cria personagens com primazia, mulheres em todas as suas nuances, sem exageros. A trajetória de Maggie e Lakishmi cheia de altos e baixos, de quedas e voltas por cima é contada de forma cativante, nos fazendo amar e odiar as personagens alternadamente, exatamente como seria se elas fossem reais.