Sobre a escrita

Sobre a escrita Stephen King

Resenhas - Sobre a Escrita

Lista de Livros 10/02/2021

Lista de Livros: Sobre a Escrita, de Stephen King
“Quando ainda se é jovem demais para fazer a barba, o otimismo é uma reação mais do que legítima ao fracasso.”
“Escrever é seduzir. Falar bem é parte da sedução. Se não fosse, por que tantos casais começariam a noite jantando e a terminariam na cama?”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/12/sobre-escrita-arte-em-memorias-de.html?m=0

Fraga 08/02/2022

Para todo o escritor!
Considero esse livro uma biografia, mas não sobre a vida inteira do King, e sim sobre sua vida na escrita.

Tanto para um escritor, como para um um fã, recomendo esse livro pois nos aproximamos e aprendemos com ele.

Como eu faço esses dois papéis (escritor e fã) super amei o livro. Gostei das abordagens, das referências e cada parágrafo em que ele não deixava o livro chato. Aliás o ritmo deste livro é incrível.

Por fim, como Sunday Times disse trás do livro: Absolutamente Fascinante ?
Fraga 08/02/2022minha estante
Gente cancela o título sexista e coloca "Para quem escreve!"

Joilson Brandão 22/05/2023

Comprei o livro achando que seria uma narrativa técnica onde King traria exercícios e co nos colocaria diante de situações para exercitar a escrita.

A verdade é que recebemos vários insights valiosos para quem quer seguir o ofício de escritor, quando King King trás um pouco da sua trajetória

Viviane 29/11/2020

Stephen King
Livro para quem quer conhecer mais sobre Stephen King, muito bom neste livro ele conta sobre tudo que passou ate se tornar o escritor que e hoje

Xikaum 25/04/2023

A Memória de um Ofício . . .
" Sobre a Escrita: A Memória de um Ofício" de Stephen king é um livro publicado em 2000, é uma obra que mistura a autobiografia do autor com conselhos e técnicas de escrita.

A primeira parte do livro é dedicada à vida de King antes de se tornar um escritor famoso. Ele fala sobre sua infância em Maine, sua relação com a escrita desde cedo e suas primeiras tentativas de publicação. King também compartilha suas experiências na época em que era professor e trabalhava em uma lavanderia industrial.

Na segunda parte do livro, King fala sobre as técnicas de escrita que ele considera importantes para quem deseja se tornar um escritor. Ele aborda tópicos como gramática, vocabulário, diálogo, personagens, descrição e enredo. King apresenta suas próprias estratégias de escrita, desde a importância de escrever todos os dias até o valor de trabalhar em um espaço dedicado à escrita.

Uma das características mais marcantes do livro é o tom informal e pessoal de King. Ele compartilha muitas histórias pessoais e suas opiniões sobre a escrita são apresentadas de forma direta e descomplicada. King não tem medo de compartilhar seus fracassos e seus conselhos são práticos e aplicáveis.

Em resumo, "Sobre a Escrita" é uma leitura interessante e inspiradora tanto para aqueles que desejam se tornar escritores quanto para aqueles que são fãs de Stephen King. O livro combina uma história de vida emocionante com conselhos valiosos de um dos escritores mais bem-sucedidos da atualidade.

????

Rafaela.Leite 20/09/2021

Interessante
Para quem é fã do King é um prato cheio!! Recomendo ler o livro após já ter tido contato com algumas obras do autor, mas da pra ler por conta própria tb!!!

Beatriz Gaudio 23/03/2022

Uma revisita.
Esta é a segunda leitura deste livro. Livro muito lúcido sobre a carreira de escritor com muitas dicas para aqueles que querem fazer da ficção seu ganha pão. Mesmo que você não queira fazer da escrita seu ofício, com certeza vai aprender como melhorar seu texto.

Raniere 31/05/2015

Sonho realizado!
Eu sempre sonhei em ter uma aula ministrada por Stephen King! Imaginem só, este monstro literato, esta pessoa maravilhosa, divertida e inteligente, o autor de inúmeras obras memoráveis como ‘O Iluminado”, “Misery”, “It- A Coisa”, “Dança da Morte”, “A torre Negra”, sendo meu professor. Um sonho! Um sonho louco! Um sonho impossível!

Com “Sobre a Escrita”, este meu sonho foi realizado!

Neste livro, Stephen King dá valiosas dicas para quem está começando a carreira de escritor. Mas se engana quem pensa que o livro só serve para este grupo, pois escritores veteranos também podem achar algumas utilidades nessa obra.

Mas e se o leitor não for escritor? Esta leitura será, no mínimo, divertida, e este poderá conhecer mais sobre o ofício dos autores que ama.

Além das dicas para escrever, Stephen King nos traz suas memórias, desde a infância até o término do livro, após seu acidente de 1999, e duas listas imensas de livros que ele leu e o marcou (esta parte é bem interessante).

“Sobre a Escrita” é indicado para todos os escritores que estão iniciando a carreira, mas também pode ser útil para os veteranos e, com certeza, será bem divertido para os fãs do Mestre.

site: http://www.encontrosliterarios.com.br

Denis.Silveira 05/01/2022

Sobre a Escrita, contra fórmulas e manuais.
Este livro é uma conversa honesta com dicas preciosas sobre escrita, misturadas em relatos pessoais. "Estou convencido de que o medo é a raiz de toda mal escrita".

aliciaviturino 22/01/2022

Não tinha certeza se iria gostar, mas gostei demais!
Okay, tô um pouco revoltada pois eu tava quase acabando de escrever minha resenha e aí eu saí e voltei (estou no site pq o app é bugado e quando fiz minha primeira resenha no app mais da metade não apareceu, simplesmente sumiu) e a página atualizou e a minha resenha desapareceu :'')

Mas enfim, gostei bastante do livro, só achei lento as partes de gramática (mas nada demais para mim) e fiquei meio 🤡 com os spoilers de outros livros dele, porém, acredito que foi necessário, então só relevei.

Refleti bastante por causa desse livro e também - principalmente algumas partes - me marcaram muito e gostei ainda mais por causa disso. E sim, eu recomendo muito esse livro para qualquer pessoa (principalmente para aqueles que tenham algum interesse em ser escritor ou alguma área desse tipo, acho que vale a pena).
Eduardo Rockwell 06/06/2022minha estante
Olá! Voce lembra quais os livros que ele citou spoiler? Obrigada!

aliciaviturino 07/06/2022minha estante
Oii, se não me engano, foram esses: Misery, O iluminado (eu acho), Carrie, a estranha, Novembro de 63 (também não tenho certeza. Talvez eu tenha errado ou esquecido de algum, mas até onde eu lembro são esses. Espero ter ajudado! :)

Eduardo Rockwell 07/06/2022minha estante
Obrigada!

Jenifer 26/07/2015

Sobre a Escrita
Sobre a Escrita - A arte em memórias é um livro de não ficção, publicado no Brasil pela editora Suma de Letras e escrito por um dos autores mais renomados da atualidade.

Stephen King divide a sua obra em duas partes principais. A primeira trata de como o autor desenvolveu o seu interesse pela escrita, ao mesmo tempo em que relata alguns dos mais importantes acontecimentos de sua vida, assim como algumas das principais experiências de sua carreira.

A segunda parte do livro apresenta, de maneira simples, porém, memorável, uma série de instruções e conselhos para aqueles que tem interesse no processo de escrita. Nela, o leitor irá encontrar as ferramentas básicas que envolvem esse processo, numa espécie de "aula" sobre a escrita criativa.

Além disso, o livro está repleto de referências (do próprio autor e de vários outros autores) que servem de exemplos para a melhor compreensão dos aspectos relacionados à linguagem, necessários na criação e análise de textos literários.

Eu realmente indico a leitura de Sobre a Escrita, não só para o leitor aspirante a escritor, mas também para todos aqueles que apreciam a arte da escrita, uma vez que, no fim das contas e em suas próprias palavras: "..., a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer a sua vida. A escrita [ e a leitura ] serve para despertar, melhorar e superar."

João 04/08/2015

Nesse livro Stephen King relata alguns momentos de sua vida e dá dicas de como escrever um livro.Dedicação,disciplina e principalmente amor à escrita são os elementos básicos segundo o autor pra criar um bom livro.

Na primeira parte do livro ele conta um pouco da sua vida.Infância,adolescência e sua vida adulta.De como a leitura foi importante para ele .Segundo Stephen King quanto mais uma pessoa lê mais competente ela se torna pra escrever.
Na segunda parte do livro ele dá uma aula de como escrever um livro.Sobre a linguagem que se deve usar etc.Claro que segundo ele diz são coisas que funcionaram pra ele.

Eu gostei muito da primeira parte do livro.Como nessa parte o autor fala bastante da sua vida foi muito interessante.As páginas corriam que nem via.Lá você encontra o que o autor diz:você é o que escreve.E o que encontrei lá foi muita irreverência,bom humor e sarcasmo.São essas três coisas que noto em todos os livros e contos do King que leio.
Já a segunda parte não curti muito.As pessoas podem me massacrar por isso mas vou usar de sinceridade:achei entediante.Digo que valeu a pena ler essa segunda parte por que é claro que lá encontramos também muita coisa sobre a vida do autor.Em várias partes ele cita algum acontecimento misturado as suas técnicas de escrita,então isso ameniza um pouco o tédio.Talvez eu não tenha achado a maravilha das maravilhas por que não tenho pretensão de escrever um livro.Acredito que pra quem tem esses planos deve ser muito bom.

Na última parte do livro o autor fala sobre o acidente que sofreu(e é claro que tinha uma curiosidade mórbida sobre isso,tanto como sobre a vida do autor ).E também dá dicas de leitura.Faz uma lista dos livros que leu nos últimos anos antes do lançamento do livro.Fiquei feliz de ver que já li alguns da lista dele e por algumas das minhas metas de leitura também estarem lá.Segundo o autor ele lê em torno de setenta livros por ano.

Um bom livro!
Mayara @amantesdelivrosefilmes 05/08/2015minha estante
Nossa, já faz tempo que quero ler esse! Gostei da resenha! :)

Paulo.Navarri 22/04/2016

Otimo Guia
Para aqueles que querem se aventurar no mundo da escrita, essa é uma boa pedida.
Stephen King relata através de seus próprios erros e acertos a melhor conduta para se escrever, mostrando que ser escritor é uma tarefa árdua e os frutos demoram a se colher. Vale muito a leitura, independente se vc é um escritor iniciante ou avançado ou simplesmente um discípulo do mestre Stephen King.

Jorge 11/04/2018

Sobre a escrita e sobre ser escritor
Decidi no ano passado me aventurar neste mundo da escrita e comecei a procurar alguns livros que me ajudassem nesta árdua tarefa, logo acabei chegando neste livro do mestre Stephen King, e QUE LIVRO!
Eu já era um grande admirador da escrita do King, e depois deste livro me apaixonei ainda mais porque ele conseguiu me engajar de uma maneira incrível.
Em "Sobre a escrita" ele vai além de dar dicas sobre a arte de escrever, ele fala sobre como ele se desenvolveu como escritor e a importância que a escrita tem em sua vida.

Recomendo este livro a todos os aspirantes a escritor e fãs das obras deste autor.