O Substituto

O Substituto Philippa Gregory

Resenhas - O Substituto

ashley31 08/01/2023

enfim...
eu fui ler muito empolgada pq tinha gostado da premissa do livro mas infelizmente...

pra mim esse livro foi confuso, os personagens são extremamente rasos não consegui me apegar a quase nenhum deles, a sinopse engana e não de um jeito bom. me preparei para uma coisa e recebi outra totalmente diferente e ruim, sendo bem honesta.

a única coisa que eu gostei do livro foram os "mistérios" sendo resolvidos e, sendo sincera, não são tão bons assim.

no fim de tudo, sinto que faltou algo e, muito provavelmente, não vou ler o próximo da duologia.

Nathan Soares 05/06/2022

É um bom livro apesar de não entregar o enredo do personagem principal de forma clara. Achei a escrita fluida com diálogos simples e diretos. Os personagens são cativantes e têm seus mistérios. Não é um estória arrebatadora, mas é interessante.

babisenberg 12/12/2021

Esperava mais
Achei que seria uma estória melhor dado que gosto muito dos livros da autora, mas essa série não gostei não. É tudo bastante confuso e desinteressante...

Carol 04/09/2021

Comprei este livro há alguns anos e mesmo com toda a ansiedade não consegui terminá-lo na primeira vez que li. Mês passado tomei coragem e (apesar de lembrar muito bem da história até onde tinha parado) comecei do zero e finalmente posso dizer, é bom, realmente bom. Fiquei impressionada com a fluidez que lia! Muitas passagens interessantes, principalmente por considerar a época pela qual o livro se passa. Gostei bastante da visão da autora e fiquei bastante curiosa por suas outras obras. Philippa Gregory escreveu ficções históricas e biográficas, talvez valha a pena buscar mais informações sobre ela e seus outros livros. No geral, é um livro realmente interessante para os que gostam do gênero, relata os atos da Igreja na época, como bruxaria, heresia e penitências públicas. É bem possível terminá-lo numa tarde, e para os que leem de pouquinho a pouquinho é perfeito para uma leitura antes de dormir.

Lizia.Yohanna 02/01/2021

Fiquei sem saber o que pensar
O livro tem uma boa premissa e uma história até que interessante, mais os personagens são rasos e pouco aproveitados no decorrer da história. Os casos apresentados a serem desvendados foram bem construídos mais só isso não salvou o livro já que de quem eu mais gostaria de saber o desenrolar dos acontecimentos não foram bem elaborados. Espero que o segundo livro da duologia se mostre melhor que esse.

MaSantana 03/11/2020

Mediano
Esse foi o primeiro livro que li da autora e achei mediano. Não achei os personagens cativantes, pelo contrário, a maioria me despertou sentimentos ruins - o que não sei se era a intenção da autora. O romance teve um começo de desenvolvido fraco e confuso.

Apesar disso a leitura foi fácill. A escrita da autora não é complicada ou cansativa. Contudo achei que as vezes tudo foi rápido até demais. Não é um livro ruim, nem bom. Daria outra chance a autora, mas não se se nessa mesma série.

Rob 03/07/2020

E vamos de heresias
Philippa Gregory é uma autora que eu conheci por acaso é que, em poucas páginas, me arrematou completamente. Hoje em dia, sou fã reconhecida.
Comecei a ler O Substituto, fui no impulso, mal li a sinopse. Quando vi que se tratava de um livro para o público adolescente, fiquei com um pé atrás, sinceramente, por puro preconceito.
Entretanto, a surpresa foi novamente boa. O livro, apesar de mais curto e mais simples do que outros da autora, é muito bem desenvolvido e explora um pano histórico sólido, mesmo que todas as personagens sejam fictícias.
O tamanho do livro não parece ser um empecilho, ao contrário, apenas ressalta a genialidade de philippa. Em poucas páginas, ela apresenta romance, drama, mistério e ação, provocando um amplo leque de emoções ao leitor.

Juli Mendonça 25/04/2020

Ano 1453, muitos hereges, bruxas, seres do submundo e a inquisição, esse é o palco deste livro. Luca é um garoto enviado para ser padre e que se vê expulso e obrigado a trabalhar na inquisição. Isolde é uma dama que se vê forçada a ir para uma abadia. A história nos conta como esses dois se conheceram e tudo que passaram juntos.

Ianka Rodrigues 04/04/2020

Interessante
A primeira metade do livro é muito boa, te faz querer ler pra saber o desfecho mas da metade pra trás com a entrada de outro cenário e outro capítulo, o livro fica meio arrastado. É um livro mediano, não é ótimo mas é bom e vale a leitura

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited

Pamela.Pugliano 19/03/2020

Bom a sua maneira...
Esse foi um livro de leitura rápida e nem um pouco cansativa. Pelo que pesquisei, a autora Philippa Gregory tem como característica no seu repertório de livros dar um valor especial a parte histórica do enredo, e isso consegui ver bem diante desse romance.

A história gira em torno do Luca, um garoto de 17 anos criado na igreja e que apresenta uma peculiar lógica de ver o mundo. Já Isolde, também de 17 anos, tem seu destino mudado completamente depois da morte do pai, e o destino de ambos se unem. Os outros personagens são muito bem trabalhados, mas senti uma certa reticência em saber mais sobre eles - talvez fique para os próximos livros da série.

Não achei o livro tão bom assim. As coisas foram acontecendo e se encaixando, e até gostei das resoluções dos acontecimentos estranhos que apareceram. Entretanto, durante a leitura eu senti que faltava algo pra te prender sabe.

Enfim, se você está de bobeira e ele está na sua estante paradinho, leia. Agora se você está pensando em comprar, acho que deveria dar oportunidade a outros.

Carous 16/08/2019

Tá, né?
Eu nunca havia lido nada da Philippa Gregory,mas conheço sua fama. Esta série me interessou justamente por não ser baseada em nenhuma figura histórica. Francamente não gosto disso.
Ou seja, enquanto os fiéis leitores de Philippa Gregory se decepcionaram com o conteúdo de O substituto,para mim pareceu normal. Quer dizer, admito que esperava mais do livro do que, ao que parece, duas histórias curtas de Luca e sua comitiva indo em vilarejos investigar bruxaria e ao final encontrar uma explicação plausível para tudo o que estava acontecendo.
Provavelmente não lerei o resto da série já que este livro não disse a que veio, mas quem sabe?

Algo que se destacou na história é o nível de ignorância das pessoas e como a Igreja usava isso para queimar, expulsar e punir as pessoas diferentes. O machismo também é bem presente na história. Santa ignorância!

Apesar de Luca Vero ser o protagonista e descrito como muito inteligente, quem mais se destacou foi seu criado, Freize, que, insolente e considerado normal, se arriscava e somava dois mais dois chegando a conclusões e solucionando as questões bem mais rápido do que seu lorde.

Isolde também ficou meio apagada, mas demonstrou a boa criação do seu pai.

Acho que esse livro é introdutório para algo bem mais emocionante que está por vir e quem sabe nos demais livros nossos protagonistas assumam de fato o papel que lhea foi dado e se destaquem e mostrem sua inteligência.

Amanda 17/02/2019

O cenário do livro se passa em 1453, ainda com o forte poder da igreja católica, que fazia julgamentos e determinava sentenças.
Esse é o trabalho que o jovem Luca de 17 anos, é destinado a fazer, após ser acusado de heresia por estudar assuntos referente a cruz em que Cristo foi sepultado sem permissão da igreja; a partir de então recebe o nome de inquisidor e vai tratar de assuntos da igreja, o primeiro trabalho designado a fazer é a investigação de um convento em que as freiras parecem possuídas pelo mal, onde conhece Lady Isolde, que foi para o abade após a morte do rico pai e contra sua vontade. E madre Esmoler uma freira sinuosa, que se da de prontidão para resolver o mistério que assombra o convento.

É um livro interessante, no entanto de um desenrolar lento e nada surpreendente, o que não o faz ruim é um livro bom para conhecer costumes da época (poder da igreja, domínio do homem sobre a mulher, etc). Mas poderiam haver reviravoltas mais empolgantes do que as apresentadas. Anseio para que os próximos livros tenham desfechos mais envolventes.

Lili 08/08/2018

O Substituto
Achei o livro bem fraco. Bastante previsível e superficial. Pelo menos a escrita é agradável e fluida.

Não recomendo.
Cy 20/08/2018minha estante
Escapei! =P

Lili 20/08/2018minha estante
Ninguém me tira da cabeça que vc tinha informação privilegiada

Cy 20/08/2018minha estante
HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Roseane 29/05/2016

Recomendo
Com esse livro participo do projeto #DesafioLiterarioSkoob e do #Projetotemquelermesmo ambos com o tema Africa ou autor Africano.
*Philippa Gregory autora nascida no Quenia - Africa
O Substituto se passa no ano de 1453, uma época onde o mundo gira em torno da igreja.
Luca Vero é um jovem de 17 anos, muito bonito e inteligentíssimo. Sempre questionando tudo e aprendendo muito sozinho, como é filho de casais idosos, o povoado acredita que ele é fruto das fadas!!
Por esse motivo seus pais o enviaram ao mosteiro porém ele acaba sendo acusado de heresia!!!
De modo numa noite, ele acaba sendo tirado do mosteiro e convocado a participar de Ordem secreta (Ordem da Escuridão) que visa compreender os misterios e se antecipar para evitar o fim dos tempos para a igreja.
Isolde Lucretilli, uma linda jovem, derrepente tem sua vida totalmente transformada. Criada para ser a senhora do castelo, torna se a Abadia.
E acaba descobrindo coisas a respeito de seu tão adorado irmão que a coloca em risco de vida.
Os dois jovens tem sua vida entrelaçadas quando Lucas é convocado a investigar uns estranhos acontecimentos sobre as freiras no convento e, ao que tudo indica trata-se de Bruxaria e Isolde e sua dama de companhia Ishraq (uma herege) são as principais suspeitas .
Cabe ao Inquisitor condena-las ou não a fogueira.
Lucas segue acompanhado do seu criado,o espirituoso Freire que faz toda a diferença no livro e tb do Copista irmão Peter O Livro tem misterio embora previsivel. Aborda também a questão das crenças e do medo instigando as pessoas e a igreja ao julgamento.
A amizade entre os personagens principais e seus criados é muito linda e atraves do livro vc viaja pelos tradiçoes da epoca.
Muito legal.
Recomendo.