O Substituto

O Substituto Philippa Gregory

Resenhas - O Substituto

Lizia.Yohanna 02/01/2021

Fiquei sem saber o que pensar
O livro tem uma boa premissa e uma história até que interessante, mais os personagens são rasos e pouco aproveitados no decorrer da história. Os casos apresentados a serem desvendados foram bem construídos mais só isso não salvou o livro já que de quem eu mais gostaria de saber o desenrolar dos acontecimentos não foram bem elaborados. Espero que o segundo livro da duologia se mostre melhor que esse.

Lu 22/04/2015

Depois de um longo e tenebroso inverno literário, cheio de Crespuletes, parece que, finalmente, a maré do mercado vai mudar. E, se seguir a linha deste livro da Philippa Gregory, para melhor.

O Substituto é o primeiro livro de uma série juvenil escrita pela Philippa Gregory, muito conhecida pela sua famosa série de livros sobre a Dinastia Tudor. Então, não preciso dizer que o pano de fundo histórico é show à parte. É incrível que sempre haja algo mais a aprender.

Mas este não é o único mérito do livro da Philippa, e sim, a maneira como a história é construída: mantendo o leitor no escuro, dando pistas em doses homeopáticas. E trabalhando o ládo dúbio dos personagens. É incrível o quanto não se sabe o lado do outro. O quanto é fácil julgar. Para um autor eficiente como a Philippa, esse tipo de intriga é o bastante para se ter um enredo excelente. E é isso o que ela obtém aqui.

O melhor personagem é, sem favor nenhum, Freize. Ele é adorável. O ponto fora da curva e responsável pelas melhores tiradas. Os outros personagens são bem definidos e cativantes.

É um livro que não tem falhas... mas que tbm não dá uma sensação cinco estrelas. Por isso, vou dar um "Muito bom".

Recomendo!

Joice (Jojo) 22/04/2015minha estante
Animei pra ler. =)

Ana Carolina 22/04/2015minha estante
Gostei do seu ponto de vista, com certeza uma leitura futura!

may 22/04/2015minha estante
até me interessei com a sua resenha :D

Lu 23/04/2015minha estante
Puxa, que bom! Obrigada, meninas! =)

Desi Gusson 23/04/2015minha estante
Amém!

Lu 25/04/2015minha estante
=)

Nathan Soares 05/06/2022

É um bom livro apesar de não entregar o enredo do personagem principal de forma clara. Achei a escrita fluida com diálogos simples e diretos. Os personagens são cativantes e têm seus mistérios. Não é um estória arrebatadora, mas é interessante.

Desi Gusson 01/10/2015

Quanto mais penso nesse livro, mais a nota vai caindo…

Vocês sabem que eu amo romances históricos, vocês também estão cientes que acho a sra. Philippa Gregory uma gênia no que diz respeito a deixar a era medieval mais acessível e empolgante. Dizer que eu amei de paixão O Substituto como todos os outros livros da Philippa é mentira. Mentira des-la-va-da.

Aliás, sinceramente, sinto cheiro de ghost writer aí, um bem ruinzinho. Fico imaginando o diálogo da Philippa com seu editor, ele batendo o pé dizendo que ela TEM que entrar na onda dos YA, ela negando, sabiamente falando que o negócio dela são histórias adultas e que ela não tem nem ideia de como fazer isso. Daí o danadinho do editor diz “Deixa isso comigo”.

E a m#%$@ tá feita.

Uma coisa que não se pode negar é que, como nos demais livros dela, Philippa fez uma pesquisa monstruosa. A ambientação na idade média é impressionante, tem fatos, curiosidades, detalhezinhos que te transportam para aquela época. Acho que, boa nerd que sou, isso é o que mais gosto em romances históricos, aprender como era.

Como imagino Isolde… Aliás, The White Queen é baseado nos livros da Gregory e você deveria assistir, pra ontem!

Acho que, de certa forma, pequei em ficar com o mantra “os outros livros da Philippa” na minha cabeça. Deveria ter ao menos tentado relaxar e desvincular a leitura, mas é DIFÍCIL! Uma amiga, também fã dos livros sobre a corte dos Tudor, vendo que eu estava com O Substituto em mãos já perguntou “Está amando, né?! É da Philippa!”. Entenderam o drama?

Digamos que no começo pensei “Nossa, super legal, o Luca vai ter espaço pra mostrar o quão genial ele deve ser e ainda chutar alguns traseiros sobrenaturais!” Mas então percebi que o grupinho dele estava mais para um episódio particularmente chato de Scooby Doo.

De qualquer forma o livro inteiro ficou meio sem pé nem cabeça. Não teve ritmo, o climax foi beeeem antes o fim deixando a conclusão sem sal nem açúcar, tipo jogada lá. Foi estranho, no mínimo, e só serviu pra aumentar minhas suspeitas de ghostwriterismo rolando. Sério, foi ruim assim. :(

A proposta dos personagens era muito boa, tanto Luca quanto Isolde (nome que eu acho lindo, por sinal) tinham tudo para serem fod%$, mas não rolou. O fim do mistério da Abadia não foi o fim do livro, desculpa, é meio que um spoiler isso, mas argh, estou tão indignada com essa perda de ritmo num livro que tinha tudo pra ser super legal, que não me aguento!

Sinceramente, se vocês querem algo medieval com freiras diferentes, leiam Grave Mercy (Tem resenha!!), Perdão Mortal aqui no Brasil, e sejam felizes.

Para essa e outras resenhas na íntegra acesse o blog!

site: desigusson.wordpress.com
Lili 08/08/2018minha estante
?Um episódio particularmente chato de Scooby Doo.? - EXATAMENTE!!!

Pamela.Pugliano 19/03/2020

Bom a sua maneira...
Esse foi um livro de leitura rápida e nem um pouco cansativa. Pelo que pesquisei, a autora Philippa Gregory tem como característica no seu repertório de livros dar um valor especial a parte histórica do enredo, e isso consegui ver bem diante desse romance.

A história gira em torno do Luca, um garoto de 17 anos criado na igreja e que apresenta uma peculiar lógica de ver o mundo. Já Isolde, também de 17 anos, tem seu destino mudado completamente depois da morte do pai, e o destino de ambos se unem. Os outros personagens são muito bem trabalhados, mas senti uma certa reticência em saber mais sobre eles - talvez fique para os próximos livros da série.

Não achei o livro tão bom assim. As coisas foram acontecendo e se encaixando, e até gostei das resoluções dos acontecimentos estranhos que apareceram. Entretanto, durante a leitura eu senti que faltava algo pra te prender sabe.

Enfim, se você está de bobeira e ele está na sua estante paradinho, leia. Agora se você está pensando em comprar, acho que deveria dar oportunidade a outros.

Ianka Rodrigues 04/04/2020

Interessante
A primeira metade do livro é muito boa, te faz querer ler pra saber o desfecho mas da metade pra trás com a entrada de outro cenário e outro capítulo, o livro fica meio arrastado. É um livro mediano, não é ótimo mas é bom e vale a leitura

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited

Rob 03/07/2020

E vamos de heresias
Philippa Gregory é uma autora que eu conheci por acaso é que, em poucas páginas, me arrematou completamente. Hoje em dia, sou fã reconhecida.
Comecei a ler O Substituto, fui no impulso, mal li a sinopse. Quando vi que se tratava de um livro para o público adolescente, fiquei com um pé atrás, sinceramente, por puro preconceito.
Entretanto, a surpresa foi novamente boa. O livro, apesar de mais curto e mais simples do que outros da autora, é muito bem desenvolvido e explora um pano histórico sólido, mesmo que todas as personagens sejam fictícias.
O tamanho do livro não parece ser um empecilho, ao contrário, apenas ressalta a genialidade de philippa. Em poucas páginas, ela apresenta romance, drama, mistério e ação, provocando um amplo leque de emoções ao leitor.

MaSantana 03/11/2020

Mediano
Esse foi o primeiro livro que li da autora e achei mediano. Não achei os personagens cativantes, pelo contrário, a maioria me despertou sentimentos ruins - o que não sei se era a intenção da autora. O romance teve um começo de desenvolvido fraco e confuso.

Apesar disso a leitura foi fácill. A escrita da autora não é complicada ou cansativa. Contudo achei que as vezes tudo foi rápido até demais. Não é um livro ruim, nem bom. Daria outra chance a autora, mas não se se nessa mesma série.

Carol 04/09/2021

Comprei este livro há alguns anos e mesmo com toda a ansiedade não consegui terminá-lo na primeira vez que li. Mês passado tomei coragem e (apesar de lembrar muito bem da história até onde tinha parado) comecei do zero e finalmente posso dizer, é bom, realmente bom. Fiquei impressionada com a fluidez que lia! Muitas passagens interessantes, principalmente por considerar a época pela qual o livro se passa. Gostei bastante da visão da autora e fiquei bastante curiosa por suas outras obras. Philippa Gregory escreveu ficções históricas e biográficas, talvez valha a pena buscar mais informações sobre ela e seus outros livros. No geral, é um livro realmente interessante para os que gostam do gênero, relata os atos da Igreja na época, como bruxaria, heresia e penitências públicas. É bem possível terminá-lo numa tarde, e para os que leem de pouquinho a pouquinho é perfeito para uma leitura antes de dormir.

Karini.Couto 09/05/2015

O Substituto - Ordem da Escuridão é o primeiro volume da série juvenil de Philippa Gregory.

Assim que vi esse lançamento fiquei enlouquecida, pois Philippa Gregory é minha diva; para quem não sabe ela é autora da Série Tudor; então eu precisava ter esse em todos os formatos.. rsrs. Sim. Eu sou esquisita! Com o livro em mãos, fui logo conferir e me deparei com um mundo fascinante onde temos uma Ordem misteriosa disposta a investigar relatos que prometem perturbar a paz e o mundo cristão.

Conheceremos então Lucas Vero, um jovem que foi expulso de seu monastério acusado de heresia. Tal jovem sempre foi visto por todos como uma criança trocada, pois seus pais eram bem mais velhos e não possuíam nenhum atrativo ou diferencial, enquanto Lucas sempre foi "como um anjo" em sua beleza e muito inteligente além do normal. Ele sempre possuiu a necessidade de saber mais sobre tudo e com isso ele foi recrutado pela Ordem da Escuridão e claro, ele aceitou, pois sua única opção era ser queimado na fogueira como herege.

Lucas, já em sua primeira missão é enviado como inquisidor para a abadia onde encontra-se Lady Isolde, uma jovem de apenas 17 anos que foi obrigada a fazer seus votos pelo seu irmão, que insistiu que era o desejo de seu pai no leito de morte, e como boa filha, ela obedece a contra gosto. Porém fatos estranhos começam a acontecer desde que Lady Isolde tornou-se a abadesa e logo ela passa a ser suspeita juntamente com sua compaheira Ishraq de praticarem bruxaria.

Terá Lucas capacidade de desvendar os mistérios que cercam a abadia e que fazem com que irmãs andem durante o sono, tenham marcas de estigmas e enlouqueçam? Será que o que assombra a abadia é algo racional com uma explicação lógica ou algo vindo das trevas e do sobrenatural?

Acompanhado de seu criado Freize e um clérigo, o irmão Peter, presente para manter registro de todo o andamento dos serviços de Lucas como inquisidor; o trio promete desvendar os mistérios que cercam a abadia e rumam em busca da verdade!

O Substituto é bem diferente dos outros livros da Philippa, mas nem por isso deixa de ser tão bom quanto! A história prende com seus detalhes de um cenário rico e bem descrito, assim como personagens cativantes e com personalidade ímpar!

Freize foi o personagem que mais me encantou, apesar de ser apenas um criado, ele é engraçado, leal, perspicaz e possui um senso de humor único!

Lucas é um personagem esperto e até sagaz, mas que se deixou levar muito facilmente por situações em que Freize de cara, já sentia que não era bem assim! Então, vindo de um personagem que foi traçado para ser superiormente inteligente, nesse ponto, achei que Freize me surpreendeu muito mais!

O irmão Peter está ali para registrar e seguir ordens, mas é um "Q" a mais nesse trio improvável! Diferente dos outros, ele quer apenas concluir a situação o mais rápido possível! Enquanto os outros tem uma necessidade por saber cada detalhe!

Ishraq é uma herege por natureza, já que vem de outro lugar e possui crenças completamente diferentes a das pessoas que ali estão. Ela foi criada para acompanhar e proteger Lady Isolde. Uma mulher com pele mais escura; uma moura.. Mas tão inteligente quanto se pode ser. Sabe diversas línguas e domina a arte da medicina, luta entre outros! Uma mulher criada a não depender de homens! Em sua terra natal, as mulheres são vistas como igual. Diferente do lugar onde vive atualmente

Lady Isolde foi criada para assumir o legado de seu pai e ser uma grande dama disposta a reinar e comandar seu povo! Ela é uma verdadeira Lady, possuindo não só beleza, mas desenvolturas encantadoras e muito tato.

Concluindo.. O Substituto - Ordem da Escuridão - Livro 01 é um excelente livro de estreia no mundo juvenil da autora Philippa Gregory. Estou realmente satisfeita com a obra que nos traz o começo de um romance proibido, intrigas, mistérios e grandes aventuras!
Sam 09/05/2015minha estante
Adorei tua resenha...perfeito...quero esse livro tbm...

Karini.Couto 09/05/2015minha estante
É bem legal Sam. Leitura rápida!

AndyinhA 01/09/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Mais uma série começando aqui no blog e temos mais histórias de uma autora que nunca tinha lido. O problema é a tal expectativa. Só tinha lido coisas muito bacanas sobre ela e suas histórias, mas esse aqui ficou bem a desejar.

O enredo de ‘O Substituto’ é simples demais e diria até meio pobre. Ela não desenvolveu a história e se manteve em um padrão baixo, lembro a vocês que a autora é conhecida por suas ótimas histórias históricas, principalmente contando sobre a corte inglesa, seus reis, rainhas e personagens famosos. Por isso, esperava que a descrição do ambiente de 1453 fosse muito mais do que foi apresentado. Claro que vi os princípios da época, mas para alguém que só escreve sobre algo histórico, ficou bastante a desejar.

Um ponto que posso levantar sobre o motivo do enredo ser pobre, talvez tenha a ver com o fato de que o livro seja ‘Jovem-Adulto’, os livros da autora sempre são para o público adulto, e não sei, se por esse motivo, ela tentou fazer algo mais simples, mais fácil de digerir por essa parte dos leitores. É a única explicação que posso supor.

A ideia geral do livro é boa, mas foi pouco explorada, na verdade ela acaba sendo meio confusa porque ela se cruza com outros assuntos que não tem nada a ver no enredo original e acabamos lendo páginas e páginas de algo que não é o escrito na sinopse. Talvez este livro possa funcionar como um grande prólogo para o restante da série, porém ele ficou grande demais para um prólogo e resultou no nosso famoso ‘enrolation’.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/06/poison-books-o-substituto-philippa.html

Ellem - @colecionandoprimaveras 07/10/2015

O Substituto
O Substituto se passa no ano de 1453, uma época onde o mundo gira em torno da igreja.

Luca Vero é um jovem de 17 anos, que está no mosteiro desde criança. Ele está prestes a ser julgado por ter contestado algo que viu errado na igreja., mas, como é inteligente e muito questionador, acaba sendo convocado para uma Ordem secreta que investiga acontecimentos estranhos na igreja.

Em paralelo a isso, Isolde Lucretilli, uma jovem também com cerca de 17 anos, está chorando a morte do seu pai. O lorde Lucretilli havia prometido que lhe deixaria as terras onde viviam, porém após sua morte, o irmão de Isolde, muito ambicioso, disse-lhe que o pai tinha mudado de ideia e só restava à jovem duas opções: casar-se com um príncipe inescrupuloso ou se tornar abadessa (uma freira que dirige o convento). Depois de alguns acontecimentos, Isolde escolhe ser abadessa, porém muito a contra-gosto.

Nesse momento, a história de Luca e Isolde se cruzam. O jovem inquisitor é enviado para investigar acontecimentos estranhos no convento de Isolde. Freiras estão tendo visões e sonambulando pelo convento e tudo isso começou com a chegada da nova abadessa e da sua dama de companhia, Ishraq, uma herege (todos que não eram cristão eram considerados hereges), que é também a sua melhor amiga.

Luca chega ao convento com seu criado, Freize e um copista, irmão Peter, e começam as investigações, mas todos os indícios os levam a crer que Isolde e Ishraq são duas bruxas e naquela época as bruxas eram condenadas à fogueira. Mas Luca não consegue acreditar que uma moça tão linda e meiga seja responsável por acontecimentos tão horríveis.

Eu gostei bastante desse livro, foi o primeiro da Philippa Gregory que eu li e adorei a escrita dela. A história é narrada em terceira pessoa e podemos conhecer os pontos de vista de todos os personagens. O enredo é super envolvente e cheio de mistérios.

Os personagens principais me agradaram muito. A Isolde é bem tímida, porém com a mente livre e independente. Já o Luca é sensato e decidido a resolver os mistérios, mas também, um pouco tímido. Os dois são muito fofos. Mas meus personagens favoritos foram, de longe, o Freize e a Ishraq, eles roubavam a cena o tempo todo. Ishraq sempre muito irônica e independente e o Freize tinha as melhores tiradas, eu me acabava de rir com as 'discussões' dele com o Luca.

Uma coisa que me encantou muito no livro foi a amizade entre a Isolde e a Ishraq, elas são tão lindas, sempre dedicadas uma à outra. A amizade do Luca com o Freize também é linda, embora eles vivam brigando, um não vive sem o outro.

Eu adorei conhecer um pouco mais dos costumes e tradições daquela época, tudo é muito bem descrito. Eu nunca tinha lido um livro que se passasse na idade média, foi uma ótima experiência.

E essa edição da Galera Record tá muito linda, a capa tá diva demais e a diagramação, embora bem simples, também é ótima.

Enfim, eu recomendo muito essa leitura. Ainda ficaram algumas lacunas abertas na história, mas acredito que tudo será esclarecido nos próximos livros. Espero que esses próximos livros sejam lançados logo hahah

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2015/08/resenha-o-substituto.html

Roseane 29/05/2016

Recomendo
Com esse livro participo do projeto #DesafioLiterarioSkoob e do #Projetotemquelermesmo ambos com o tema Africa ou autor Africano.
*Philippa Gregory autora nascida no Quenia - Africa
Luca Vero é um jovem de 17 anos, muito bonito e inteligentíssimo. Sempre questionando tudo e aprendendo muito sozinho, como é filho de casais idosos, o povoado acredita que ele é fruto das fadas!!
Por esse motivo seus pais o enviaram ao mosteiro porém ele acaba sendo acusado de heresia!!!
De modo numa noite, ele acaba sendo tirado do mosteiro e convocado a participar de Ordem secreta (Ordem da Escuridão) que visa compreender os misterios e se antecipar para evitar o fim dos tempos para a igreja.
Isolde Lucretilli, uma linda jovem, derrepente tem sua vida totalmente transformada. Criada para ser a senhora do castelo, torna se a Abadia.
E acaba descobrindo coisas a respeito de seu tão adorado irmão que a coloca em risco de vida.
Os dois jovens tem sua vida entrelaçadas quando Lucas é convocado a investigar uns estranhos acontecimentos sobre as freiras no convento e, ao que tudo indica trata-se de Bruxaria e Isolde e sua dama de companhia Ishraq (uma herege) são as principais suspeitas .
Cabe ao Inquisitor condena-las ou não a fogueira.
Lucas segue acompanhado do seu criado,o espirituoso Freire que faz toda a diferença no livro e tb do Copista irmão Peter O Livro tem misterio embora previsivel. Aborda também a questão das crenças e do medo instigando as pessoas e a igreja ao julgamento.
A amizade entre os personagens principais e seus criados é muito linda e atraves do livro vc viaja pelos tradiçoes da epoca.
Muito legal.
Recomendo.

ashley31 08/01/2023

enfim...
eu fui ler muito empolgada pq tinha gostado da premissa do livro mas infelizmente...

pra mim esse livro foi confuso, os personagens são extremamente rasos não consegui me apegar a quase nenhum deles, a sinopse engana e não de um jeito bom. me preparei para uma coisa e recebi outra totalmente diferente e ruim, sendo bem honesta.

a única coisa que eu gostei do livro foram os "mistérios" sendo resolvidos e, sendo sincera, não são tão bons assim.

no fim de tudo, sinto que faltou algo e, muito provavelmente, não vou ler o próximo da duologia.