Além da Muralha

Além da Muralha James Lowder

Resenhas - Além da Muralha

Reccanello 13/01/2021

Para ir muito além da Muralha
Em seus ensaios, o livro nos traz um aprofundamento sobre temas recorrentes da série "Crônicas de Gelo e Fogo", tais como as disputas pelo poder (o "jogo" dos tronos) e suas consequências na vida dos personagens; o papel das mulheres na trama (tanto as empoderadas quanto as "fracas"); a natureza dos deuses (e sua indiferença para com seus seguidores) e das diversas religiões daquele universo; a complexidade e a ambiguidade dos heróis e dos vilões (se é que é possível distinguir uns de outros)... Além disso, traça um panorama bastante interessante sobre a questão dos livros físicos nesta época de ebooks, principalmente quanto ao colecionismo tão comum entre os fãs da série.
...
Para quem pretende "ir além da Muralha" (aprofundar seu conhecimento sobre o universo criado por G.R.R Martin), e juntamente com o "Atlas das Terras de Gelo e Fogo" e "A feast of Ice and Fire", é uma obra essencial. Minha única objeção ao livro é seu tamanho: poderia ter 600 páginas e 50 artigos que, ainda assim, não seria suficiente.

site: https://www.instagram.com/p/CYr4Dr_lO-t/

Fabrina 18/09/2015

Pontos de vista!
Se você ainda não leu As Crônicas de Gelo e Fogo, NÃO LEIA esse livro contém SPOILERS dos 5 livros!
Trata-se do ponto de vista de vários autores sobre a série (caráter, religião, motivações...), com explicações de alguns trechos dos livros, onde podemos concordar ou não com esses autores! É uma leitura complementar, não essencial.

Lu.Boaretto 24/09/2021

Uma análise maravilhosa
Ainda bem que escolhi ler esse livro. Ele além de mostrar uma visão geral das crônicas de gelo e fogo, me mostrou pequenos detalhes que eu não tinha notado quando li a série. Gostei muito do estudo do romantismo presente nos livros ao mesmo tempo que Grrm traz a quebra da idealização, foi muito legal ler também sobre o arco de redenção de alguns personagens e de um padrão de declínio de outros, sobre a ambiguidade moral e falta de relativismo no livro, sobre os párias da sociedade e vários assuntos como o feminismo em um mundo extremamente machista.

Além da muralha mostra que As crônicas de gelo e fogo não são livros comuns, George R. R. Martin fez uma obra prima e eu quero poder cada vez conhecer mais sobre esse universo.
Charlieb612 24/09/2021minha estante
SIM SIM SIM!
A perfeição desse livro é a mesma que os do Martin, justamente por explorar tudo oq pode desse incrível universo

Charlieb612 24/09/2021minha estante
Fico feliz que tenha aproveitado a leitura

Lu.Boaretto 24/09/2021minha estante
Aproveitei demais, muiiito obrigada pela indicação

Mattheus Moraes 26/04/2019

As Crônicas de Gelo e Fogo além da fantasia
Desde que comecei a ler "As Crônicas de Gelo e fogo", busco muito por qualquer coisa relacionada a esses livros: Série de TV, quadrinhos.. E com este livro não foi diferente. Aborda muitos assuntos que estão intrínsecos neste mundo. Esse compilado de artigos, mostra o quanto essa história é forte.

hércules 05/10/2020

Uma análise necessária
Quando comecei a ler a este livro, imaginei que leria muitas páginas de linguagem rebuscada e temas relacionados à história da fantasia e ficção científica para a qual eu não estava preparado. No entanto, ao decorrer da leitura, me deparei com explicações sobre os comportamentos dos personagens, citações famosas de Martin (as quais eu não havia acompanhado) e até mesmo detalhamentos sobre como a série toda se interliga de acordo com os seus acontecimentos.
O resultado: um livro que enriqueceu meus conhecimentos sobre a saga de George, abriu minha mente para os temas retratados nas páginas sob a perspectiva de especialistas e pessoas que entendem a parte teórica dos assuntos abordados nas entrelinhas, e uma paixão ainda maior pelas Crônicas de Gelo e Fogo.

Gabms 02/02/2021

Leitura complementar
A julgar pela capa, esse livro parece conter uma extensão de contos do mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas na verdade é um livro para quem quer se aprofundar em discussões sobre o universo de Martin.

Esse livro contém a análise de escritores, jornalistas e editores sobre diversos temas, dentre eles: as disputas de poder, o papel das mulheres na trama, as religiões apresentadas e a complexidade dos personagens, sendo eles "heróis" ou "vilões". Como dito acima, é realmente uma leitura complementar. Além disso, também traz algumas curiosidades sobre a o processo de adaptação dos livros para HQs e sobre o hábito de colecionar livros na era dos e-books.

Se você não leu nenhum volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, é óbvio que você vai se deparar com uma tonelada de spoilers. Esse livro é para o público que já leu a série e quer se aprofundar no universo.

Gostaria que fosse um livro mais extenso, senti falta de um aprofundamento em alguns capítulos e gostaria que incluíssem outros temas. No mais, recomendo a leitura para todos que, assim como eu, se consideram fãs do universo criado por George R. R. Martin.

Matheus656 30/05/2023

Além do capitalismo
Lido lançado para ganhar dinheiro em cima da famosa série de televisão e literária. A proposta é bem interessante, existe vários livros por aí que servem como estudos literários de outras obras, e são interessantes para quem quer se aprofundar mais em algo que gosta. A princípio, a ideia desse livro, seria essa, mas os textos são tão rasos - com exceção de um ou outro - que não faz diferença para o leitor ler ou não ler esse livro. A prova disso, é que temos um ensaio apenas sobre a criação da graphic novel, ou seja, adaptação do romance para os quadrinhos, e o que isso tem de importância para ensaios de exploração do universo? Nada. Eu tive apenas um ensaio aqui que me fez ficar interessado pelo tema proposto. A realidade é que, os textos aqui são rasos, e são tão rasos, que vários momentos me peguei pensando que estava lendo o mesmo tema, já que não raras vezes, os autores por coincidência (?), usam o mesmo acontecimento da saga e narram da mesma forma. Não vale a pena perder o tempo com essa leitura. Quer se aprofundar mais no universo? Leia ou releia os romances, eles por si só, já servem como aprofundamento. E então, não necessitará desse livro de ensaios medíocre.

Breno141 24/08/2021

Além da Muralha
Bom livro, ele trás vários pontos de vista de diversos autores, alguns pontos concordei e outros nem tanto. Algumas partes achei meio cansativas de se ler e outras me fizeram relembrar a série.

Ao meu ver merece uma nota 7!

Lommy 12/04/2020

Estudo
É muito bom para estudar os aspectos por detrás de algumas características específicas da série

Fernando Souza 16/06/2016

Ótimo livro
Excelente forma de se expandir o universo das Crônicas de Gelo e Fogo. Os ensaios são muito bons e apresentam uma análise quase técnica dos livros sem serem chatos ou monótonos. Como toda coletânea alguns são melhores do que outros, mas a média é muito boa. Convém a leitura prévia dos livros da série, pois este livro contém spoilers.

Fernandes83 12/10/2022

Para ver GOT com outros olhos
Primeiramente, esse livro tem spoilers de todos os livros do universo de GOT do GRMartin.
Dito isso, esse livro é uma coletânea de análises muito interessantes sobre diversos aspectos das Crônicas de Gelo e Fogo. Mais do que falar dos aspectos do livro, ela também destrincha algumas partes da série e as vezes permeia entre o seriado e os livros. É uma grande exaltação a GRRMartin e toda a sua genialidade. Se antes eu achava GOT incrível, hoje nem tenho mais palavras para descrever...

Nat 18/08/2018

Os quatorze ensaios organizados por James Lowder aborda temos como as disputas pelo poder, o papel das mulheres na trama, a natureza dos seres e deuses, a complexidade dos heróis e vilões, a questão dos livros na era dos ebooks e a prática do colecionamento das diferentes edições.

Esse foi um desses livros de ensaios que eu queria que tivesse pelo menos 500 páginas. Os textos são muito MUITO bons. À medida em que eu lia, só me lembrava das discussões sobre os livros e o quanto a série se distanciou deles feitas no grupo de facebook O Grande Septo (onde as discussões são sempre excelentes e abordam vários aspectos dos livros). O melhor de tudo é que James não se delimita a uma só questão, os textos abordam aspectos da obra através de primas éticos e psicológicos.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/08/alem-da-muralha-james-lowder-dll-2018.html

Jon Snow 03/12/2018

Uma decepção sem tamanho!
Quando ouvi falar desta obra, eu realmente achei que ela se concentrava na discussão baseada no mundo criado por martim, porem, quão grande fora minha decepção quando ao ler me deparo com um conjunto de vários "papers", discutindo a obra e suas implicações no mundo real, com pequenas pinceladas do que eu realmente queria, o livro é cansativo com pontos interessantes mas, no todo é uma grande decepção, sendo assim, caso queira lê-lo, espere por ensaios minimamente interessantes e outros totalmente cansativos, no geral é uma literatura dispensável, o que voce encontra aqui, pode encontrar no mais medíocre dos blogs, um compêndio ridículo que tem como objetivo surrupiar seu dinheiro em nome do seu amor por esta maravilhosa serie.
Matheus656 30/05/2023minha estante
Se eu tivesse lido sua resenha antes, teria me poupado de tamanha decepção.

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 03: Além da Muralha - Organização James Lowder
"As Crônicas de Gelo e Fogo se passa em um cenário quase medieval, no qual a postura em relação às consideradas minorias é completamente brutal e intolerante. A diferença é a abordagem moderna da série: os párias não são esteriotipados ou ignorados; pelo contrário, eles ganham destaque e aparecem com o mesmo nível de importância de personagens ditos mais tradicionais."

site: http://www.gameofthronesbr.com/2015/04/editora-leya-lanca-no-brasil-o-livro-de-ensaios-alem-da-muralha.html

Sabrina.Portela 21/03/2021

Não é uma leitura essencial da saga
O livro traz análises de diversos autores sobre a série, passando de sua produção, alcance, acontecimentos a diversos outros temas pertinentes, tais como feminismo, questões sexuais, condições psicológicas, pessoas diferentes, fé, religião etc e tals. É uma leitura interessante para quem é fã da série e já conhece sua história, para quem não conhece ainda sugiro não ler de imediato pois contém inúmeros spoilers.