Somos Todos Canalhas

Somos Todos Canalhas Clóvis de Barros Filho
Júlio Pompeu

Resenhas - Somos Todos Canalhas

Cachamorra 18/06/2023

Uma boa introdução ao estudo da Ética e da Moral.
Se você quer algo que te dê base para iniciar a leitura em livros de Ética, esse aqui é uma boa escolha.

Há uma tentativa de soar divertido, e às vezes é, mas muitas vezes só é misógino mesmo. Os autores precisam muito olhar para si e perceber que, como nos ensinam, a moral muda. E por conta disso, as piadas precisam mudar.

Fora isso, eles explicam de maneira primorosa alguns autores, principalmente, Kant.

Anderson Rick 04/04/2023

Este livro e um debate que mais parece uma aula entre dois professores incríveis. É debatido sobre a ética e a moral desde do início com os gregos até a contemporaneidade, utilizando de filofos como Platão, Nietzsche, Kant, Foucault e outros filósofos importantes para o tema. Um livro para os canalhas, ou seja, para todos.

Nicholas.Assis 30/09/2022

Muito interessante
Livro muito interessante, não costumo ler livros de filosofia e achei que ele nos faz refletir bastante, ter outros pontos de vista

gustavonld 02/09/2022

livro muito bom
livro muito bom, de simples entendimento, que propõe reflexões que, honestamente, nunca imaginei que faria antes de ter lido

Eva 30/12/2020

Fraco
As primeiras páginas são boas, as 188 restantes é uma mistura de Platão, Sócrates e Deus.

Ericles Santos 26/07/2020

"Canalhas mil vezes"
Livro em forma de diálogo - por experiência, os assuntos abordados ja foram postos em outras oportunidades em palestras pelos autores - que apresenta uma releitura de autores, desde os gregos clássicos, católicos medievos, contratualistas, e modernos e contemporâneos acerca das óticas de valores do homem.

@leoruanoliveira 15/04/2020

Livro escrito em diálogo
Há quem goste, em algumas intervenções, principalmente nas primeiras, sem mostrou muito eficaz.

Toda via, após um tempo, fica cansativo, as posições intercaladas retiram a percepção de fluidez.

Mas insisto em ressaltar, o livro é, em muito, enriquecedor. Mas a forma da abordagem trabalha em seu desfavor.

Filipe 23/02/2020

Pai-nosso que estais nos céus, abençoados sejam os canalhas
O duo que assina o livro aborda uma série de pensamentos filosóficos com jeito descontraído e uma didática espetacular, trazendo discussões cotidianas para elucidar, por exemplo, Kant e Platão. É uma releitura de algumas obras filosóficas a uma linguagem atual, apontando suas implicações e aplicações, o que facilita a compreensão de autores que, de outra forma, seriam absurdos de serem lidos. Além disso, a dinâmica entre os autores é maravilhosa, alternando-se entre capítulos como que num diálogo - que não deixa o leitor de fora em momento algum, veja bem. Então, sem mais delongas, se você é um canalha, esse livro é pra você. Se você não é, leia esse livro e identifique-se como um: esse livro também é pra você!

Gabriel 19/03/2018

Um diálogo sobre valores da sociedade
Falar de valores é um tema complexo, isso é fato. Mas achei que o livro poderia ser escrito de maneira que facilitasse mais a leitura. Verbos menos rebuscados, já que o conteúdo é denso. Principalmente a parte escrita pelo Clóvis.

O livro tem um excelente conteúdo. Me fez interessar inclusive por buscar obras de filósofos antigos como Platão e Sócrates. Nunca tinha parado pra refletir como definir o que é valor para cada ser humano é tão complexo. Lendo esse livro você entende porque há tanta discussão em torno de temas cotidiano como política por ex. e entende o quão difícil é entender o outro lado da moeda.

Recomendo muito a leitura, mas adianto que é complexa.

Washington Silveira 14/01/2018

Li alguns livros dessa nova onda dos filósofos digitais (Cortella, Clovis, Karnal e Pondé) principalmente os de Mario Sérgio Cortella que me chama sempre muito a atenção pelas várias citações de outros autores em seus livros, mas esse de Clóvis é Pompeu de fato me cativou de uma forma particular pela excelente análise filosófica não tão resumida e principalmente pelo tema proposto ética e valores, mostrando como esses dois temas ao longo da história teve significado diferente e foram mudando ao longo do tempo, pelos grego, cristãos e chegando na idade moderna.

Suiany 28/02/2017

Novamente estou aqui para enaltecer o trabalho do Professor Clóvis de Barros Filho. Pois sim, leria satisfeita até as suas listas de supermercado!

Brincadeiras à parte, Somos Todos Canalhas trata-se de um diálogo entre os dois autores acerca dos valores que permeiam nossa vida. Nos levam pela mão através de períodos de pensamentos filosóficos que tratam de moral, ética, conduta, etc. Pincelam conceitos e explicações de forma linear, desde os primórdios do pensamento até os conceitos recentes atribuídos aos valores.

O livro é dividido em 5 partes, Gregos, Cristo e os modernos, Utilitarismo, Fidelidade e Tolerância. Sendo que os capítulos são, na verdade, diálogos entre os dois autores, nos quais cada um faz uma contribuição que é posteriormente desenvolvida ou rebatida pelo outro.

Adorei o formato, adorei as histórias (como sempre, Clóvis sabe nos encantar) e adorei a forma descontraída com a qual esses professores conseguem nos ensinar, mas sem fazer com que pareça uma aula, mas apenas uma conversa descontraída.

Não se engane, este livro não é um manual de filosofia, nem posssui essa pretensão. Porém, apresenta de forma muito agradável de ser lida, vários conceitos e problemas da filosofia…. recomendado!!

site: https://divinaleitura.wordpress.com/2017/02/28/somos-todos-canalhas-de-clovis-de-barros-filho-e-julio-pompeu/
Jim 09/10/2019minha estante
Então por que deu zero estrelas para o livro?

Aldo Jr. 27/01/2017

Questione-se!
Esse livro força a reflexão e nos coloca em contato com nossas ações e com os reflexos delas.

Importante ler, pensar e refletir a respeito do nosso papel na sociedade atual e ponderar nossas atitudes e as consequencias delas.

Smoke One 14/01/2017

Ser ou não ser?
Afinal, deliberar sobre valores que
podem - ou não - nortear a existência
deve ser ético ou subjetivo?