O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando Munro Leaf

Resenhas - O touro Ferdinando

Guilherme.Fontenel 15/04/2024

Uma história que nos ensina a ser pessoas melhores, e a nunca fazer o mal a ninguém, uma história muito importante para nossa evolução

Pri Paiva 17/09/2023

O que temos que ter de mais forte é o coração. <3
A primeira vez que ouvi falar do Touro Ferdinando foi no filme Um Sonho Possível (2009). Fui pesquisar e soube que se tratava de um clássico da literatura infantil americana.
Basicamente quase todas as crianças norte americanas leram o Touro Ferdinando na infância.
Mas, também não é pra menos. O livro é recheado de lições valiosas.

Mesmo sendo um touro forte e impotente Ferdinando facilmente chama atenção por sua sensibilidade, seu coração incrível e por sua pureza na alma.

Um único apontamento que não acho bom na história, é o fato de fazer entender que os Touros gostam de exibir sua força e participar das touradas. Como se fosse algo para o qual os touros almejam como parte de sua vida de touros. O que tira nossa responsabilidade como seres humanos cruéis ao colocar esses animais em tais condições.

Mas, apesar desse detalhe, a história é sim cheia de ótimas lições sobre as diferenças e de saber aceitá-las.

Originalmente publicado em 1938, o Touro Ferdinando pode facilmente ser lido e compreendido pelas crianças de hoje.

Victor.Almeida 23/04/2023

Adorei, uma historia simples que ao mesmo tempo e uma alegoria bastante intiligente. O primeiro livro que leio do autor e que me abriu o apetite para ler mais

Léa 05/02/2023

Cheiro das Flores
Que história mais linda e curtinha! Eu achei um verdadeiro encanto um touro que gosta de flores e do perfume delas! Pura meiguice! Vale a pena ler!

Ninguém 02/11/2022

Um livro para crianças de 0 a 110 anos!
Quando eu li a história do touro Ferdinando pela primeira vez, fiquei emocionado! Ele é um personagem carismático. Vale muito a pena ler!

Mimi B. 08/10/2022

Um livro infantil que carrega na sua história (foi publicado em 1936) a afeição dos adultos, que tentam atribuir todo tipo de significado à narrativa.

Nos tempos de hoje é realmente irresistível não admirar um personagem tão autêntico, que não se deixa ser influenciado pelo mundo ao redor e se recusa a satisfazer às expectativas dos outros, caso elas vão contra o seu coração.

Luciane 31/05/2022

O Touro Ferdinando
Leitura fácil e agradável, é um livro infantil, ilustrado, com uma mensagem linda e tão atual, embora escrito em 1936. Ferdinando é diferente dos demais touros, que gostam de brigar. Ele prefere ficar debaixo de um carvalho, cheirando as flores. As vezes, as pessoas esperam que sejamos como todo mundo, mas sermos "diferentes", não gostarmos das mesma s coisas, não nos faz solitários, muito menos tristes.

Renata 23/12/2021

O livro pode ser infantil, mas o recado é universal. Com certeza vou trabalhar com meus alunos no próximo ano. Encantada. Não sabia que tinha um livro tão simpático

leticia clarke 13/09/2021

Muito fofo e inspirador
Uma história infantil com muitos ensinamentos, recomendo muito pois é um livro super rápido e fofo demais.

Ila_lu 22/08/2021

Ahhh o queridíssimo touro Ferdnando, que personagem, que estória mais fofa e apaixonante! Se tornou um dos livros favoritos. E as ilustrações são tão lindas e fofas!

Kiara | @livrosdakiara 07/07/2021

Adorei a mensagem!
Gostei muito da história e mensagem, e também das ilustrações. Li ele porque em um filme a Sandra Bullock menciona ele, e eu amo esse filme! Achei fofo. Eu teria gostado ainda mais se a história tivesse um desenrolar maior, mas entendo que assim mais objetivo se torna uma mensagem mais clara. Vou ler para minha mãe e irmã. ? ótimo para crianças.

Mikael_13 27/05/2021

Uma história infantil muito bonita, Ferdinando, o touro que gostava de apreciar o aroma das flores.
Dani Resende 27/05/2021minha estante
Também amo livros infantis!!!

Joaquim 22/02/2021

Perfeito!!!
O que essa história tem de curta, tem de profunda. Saí dela com reflexões oceânicas.

Flora Airbender 30/01/2021

Um touro quando está em paz não quer guerra com ninguém
Me identifiquei muito com o Ferdinando, ele me fez lembrar da minha infância...

Carolina165 18/12/2020

Sensível e necessário
Confesso que gostei mais do filme. O filme tem tanta coisa que ao ler o livro me deu uma sensação de vazio. Chorei e me emocionei muito no filme; como na passagem em que o pai do Ferdinando é levado embora. Foi um dos trechos mais tristes e dolorosos do filme.

Mas isso não tira o mérito do livro que tem uma mensagem linda de aceitação ao diferente. Cada um tem seu jeito e sua personalidade, por que querer se moldar ao que a sociedade coloca como correto?
Me senti abraçada e acolhida por Ferdinando. Ele mostrou que o diferente pode ter mais sabedoria e lucidez do que o que é considerado normal; pois foi sua diferença que salvou sua vida.

Outra coisa que gostei é a sensibilidade ao retratar a situação dos animais. Às vezes um animal só quer ficar na dele, ele pode até estar indisposto. Aí vem um infeliz e tira seu sossego, o obrigando a fazer algo que ele não quer.

Acho importante destacar como a tourada é uma prática ODIOSA, COVERDE e DESUMANA! Nunca entendi como pessoas são capazes de assistir um animal ser cruelmente torturado, só por diversão. Já passou da hora desse horror acabar de uma vez por todas no mundo. Isso só mostra como o ser humano é capaz de ser um lixo, pois é o único animal que mata outro só por diversão. Não existe coisa mais abominável. Acho que é por isso que nunca tive vontade de conhecer a Espanha, pois toda vez que penso nesse país me vem à cabeça às touradas. No Brasil não tem tourada, mas tem os rodeios, que também são odiosos.

Esse livro e também o filme devem ser levados muito a sério, não só por serem um ode às diferenças e ao direito de ser diferente; mas também para vermos o lado dos animais e toda crueldade absurda a que são submetidos. Isso precisa acabar.

FAVORITADO, COM CERTEZA!