O Chupa-Tinta

O Chupa-Tinta Éric Sanvoisin...

Resenhas - O Chupa-Tinta

Cris Compagnoni 02/12/2011

E cá estou eu de novo falando de literatura infanto-juvenil, o que acontece é que existem histórias que têm que ser lidas, e porque não ler agora já que não li quando criança?

O CHUPA-TINTA é uma dessas histórias, ainda mais na época atual em que existe uma febre adolescente em torno de “vampiros do bem” creio que esse personagem é digamos, um parente bem distante destes vampiros, já que a sua sede não é de sangue.

Tudo começa com Odilon, um menino que ajuda o pai em sua livraria, mas não gosta nenhum pouco de ler (já começou bem, já que adoro histórias que envolvem livros). O que Odilon mais faz é observar os clientes da livraria, até que um dia surgiu por lá um cara muito estranho.

Depois de escolher um livro, esse cliente tirou um canudinho do bolso e através deste chupa toda a tinta do livro; assim que ele sai da livraria Odilon vai até o livro que o Chupa-Tinta estava manuseando e vê que o que sobrou dele foram apenas páginas em branco.
Quando o Chupa-Tinta aparece na livraria novamente, Odilon espera que ele saia e o segue, descobre que ele mora em um túnel secreto do cemitério, se alimenta de histórias, é uma espécie de vampiro.

É muita imaginação dos autores Eric Sanvoisin e Martin Matje eu sei, mas acho que é de histórias assim que as crianças precisam. O que eu achei mais legal não é simplesmente o fato de alimentar de histórias, mas quando ele relata que ao fazer isso é como se ele lesse os livros, ele sente todas as emoções dos personagens, é como se ele próprio vivesse todas aquelas aventuras. É aí que está à magia da leitura, em uma história simples e feita pra crianças.

@igormedeiroz 20/10/2012

A estória é narrada em primeira pessoa, por Odilon, onde ele conta sobre a sua vida, que é um menino que odeia livros. E, que só chegava perto deles porque tinha que ajudar o pai na livraria, já que este é um livreiro. Como pode né? Pai e filho com gostos tão diferentes. Um certo dia (todas as histórias tem um certo dia...) um homem, cliente, muito estranho, estranho até demais, entra na pequena livraria. Ronda alguns livros e escolhe um. Após a escolha, tal cliente tira um canudinho do bolso e penetra esse no livro, chupando-o. Só que o cliente estranho não percebeu que estava sendo observado pelo garoto.

Daí começa um perseguição: o pequeno odiador de livros passa a seguir o estranho homem, que chupou o livro e deixou as páginas em branco, até que no fim chega em um cemitério e descobri que o homem que estava seguindo se tratava de um vampiro. Mas não é um vampiro qualquer, é um vampiro que bebe a tinta de livros.

Depois a descoberta e uma conversa, o garoto descobre tudo, e porque o vampiro, invés de sangue prefere tinta. E, fica subtendido que o pequeno Odilon é mordido...

Quer ler mais? http://desleituras-em-serie.blogspot.com/2012/10/o-chupa-tinta-eric-sanvoisin-martin.html
Nicole243 05/11/2012minha estante
sinceramente bizarro....

Edilmar 06/06/2013

o chupa-tinta
Havia um menino que tinha um pai que adorava ler livros, ele ficava o dia todo lendo livros, e o menino não gostava de ler livros.certo dia o menino ficou escondido debaixo de uma mesa na livraria de seu pai,e avistou um cliente estranho,a cor de sua pele era cinza,sua cabeça era igual a um ovo e parecia flutuar no ar igual a um fantasma,o menino ficou impressionado e começou a cuidar o cliente.
O cliente novo pegou um livro e tirou do bolso um canudinho e começou a chupar toda a tinta do livro,o menino não estava acreditando no que estava vendo, de repente o cliente largou o livro e saiu discretamente da livraria e o menino saiu correndo atrás dele e seguiu-o até um cemitério, o cliente entrou em um tumulo,não teve como o menino se esconder dele, o chupa-tinta lhe perguntou com uma voz suava e o que faz aqui perguntou o menino? O menino lhe responde o porque você chupava o tinta do livro? e o chupa tinta lhe respondeu. Porque sou um vampiro e tenho problema no fígado por isso só posso chupar-tinta.
O chupa-tinta lhe deu uma mordida em seu braço e o menino adormeceu, horas mais Tarde o menino acordou com um formigamento no braço e com uma vontade louca de chupar-tinta, foi assim que o menino acabou virando um chupa-tinta.

Mannuh.Lyma 04/12/2020

Um livro da minha infância
Esse livro é oq me encaminhou para o mundo da leitura, e eu o amo MUITO! ?? meu sonho é encontrar o escritor e agradecer por ter criando essa obra prima, lembrando, eu era apenas uma criança quando li, entt meus gosto mudaram mas, ainda sim eu tenho um enorme carinho por esse livro??

Juju 26/02/2014

n entendi
como eu posso ler esse livro n conseguir ler

allebasæ 04/04/2022

Nostalgia
Tenho lembranças profundas com esse livro Simões que conta uma história legal e fantasiosa de um ser vampírico que chupa-tinta dos livros pra sobreviver. Minha memória só chega a esse ponto d narrativa, mas está tudo bem! Guardo fielmente no baú das minhas memórias afetivas esse livro pois foi com ele que, num pontapé inicial, aos meus 8 para os 9 anos (ou talvez até menos!?, isso não sei ao certo, as lembranças se perdem nesse mar infinito que é nossas memórias mais conscientes...) que iniciei avidamente e com pressa minha sede por leitura.

Assim como desse homem-vampiro-que-suga-tinta, eu me alimento com anseio das letras impressas a tinta das páginas e páginas dos livros que eu já li e pretendo ler. E graças a esse livro, importante para ascender mais ainda minha chama por leitura - sendo cria já dos Quadrinhos da Turma da Mônica, é claro - essa foi uma leitura especialmente especial que trago em mim.