O Empreendedor

O Empreendedor John Elvis

Resenhas - O empreendedor

Lê Golz 18/08/2015

Para pensar muito
O Empreendedor é uma publicação recente da Editora Selo Jovem. Na história conhecemos Guilherme, um jovem que está a procura de um novo emprego. Morador do Estado de Saogales, ele começa a passar por uma transformação na vida quando recebe um telefonema para uma entrevista de emprego em uma empresa chamada TEMPLUS. Lá ele é entrevistado pelo próprio chefe, que é um tanto misterioso, e recebe a aprovação do mesmo, saindo do local com um cartão de visitas. Mas Guilherme não quer ser apenas mais um estagiário e pede uma chance ao Sr. Thales. O chefe, certo do potencial do jovem, pede para que ele prove se é merecedor de um cargo melhor ou não.

O que acontece no decorrer da história, é que vamos descobrindo o quanto Guilherme é medroso, deixando que sua tremenda insegurança lhe tire o foco de seus objetivos. Ele passará a conhecer o seu chefe a cada dia que passa, e será posto a prova por diversos caminhos. Confesso que não concordei com um dos testes que O Sr. Thales lhe deu, uma em especial, onde ele foi parar em uma estação de trem (quem ler vai entender).

"- Sim, faço! O suporte das minhas tentativas é quando reinicio todas as minhas convicções." (p. 30)

Não vou descrever muita coisa, pois poderia soltar spoiler, mas o ponto alto do livro é mostrar ao leitor o quanto deixamos de alcançar nossos sonhos, pois estamos dando lugar ao medo que existe dentro de nós.

"Ninguém conseguiu totalmente ser aquilo que sempre almejou. Mas tenta de todas as formas burlarem a vida real para crescerem no mundo de fantasias exóticas e sem perceptivas." (p. 84)

A narrativa é alternada entre primeira e terceira pessoa, e a escrita do autor é um tanto poética e filosófica. A impressão que tive é que muito mais que as próprias reflexões de Guilherme sobre a vida, temos o ponto de vista do autor bem exposto. Ele narra em grande parte do livro o que ele acha da vida, de suas perspectivas e inseguranças. Que o livro seria bem reflexivo, isso já ficou bem claro na sinopse, mas apesar de uma escrita clara, eu não consegui acompanhar algumas reflexões do autor, talvez por nunca ter parado para refletir certas coisas. Me senti perdida em alguns trechos que achei muito densos, mas não foi nada que desmerecesse a obra.

Sobre a diagramação, foi uma surpresa para mim que a editora está publicando os livros agora com folhas amareladas, o que torna a leitura ainda mais confortável. A fonte está em um tamanho ideal, e temos algumas imagens ao longo dos capítulos. A capa pode não chamar atenção de início, mas até pode ser compreendida com a leitura.

Em linhas gerais, é uma história bastante reflexiva, e um livro, sem sombra de dúvidas, para se pensar muito. Guilherme é testado o tempo inteiro, e precisa vencer as barreiras do seu medo. É um livro para concluímos quem realmente somos, o que podemos fazer por nós e pelo mundo, para nos tornarmos um ser humano melhor. Humildade, determinação e compaixão são algumas das lições deste livro. Aconselho o leitor que quiser conferir a obra, que leia devagar e sem presa, pois pode não ser fácil no começo e, é preciso prestar muita atenção para acompanhar o raciocínio do autor. Recomendo para quem gosta de livros neste estilo.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-empreendedor.html

Virgilia.Ferrao 16/08/2015

O Empreendedor - genial e um caos no laboratorio das palavras
Seguir a jornada de o Empreendedor é como acompanhar a contagem regressiva para entrada de um novo ano: uma jornada aliciante, onde aguardamos com expectativa novos desafios.

Guilherme, um jovem que luta para mudar de vida, ao iniciar uma nova etapa de sua vida na empresa Templus, nos mostra de diversas formas e filosofias, que a persistência é um dos caminhos para construir um grande empreendedor.

A escrita de John Z é uma escrita nova, com estilo muito próprio, onde os narradores (sim, vários), fazem viagens introspectivas e interagem directamente com o leitor. Entre cartões enigmáticos, lições, realidades alternativas, deuses e humanos, a escrita deste autor não apenas nos faz enxergar de outra forma os valores da vida, mas vai muito além ao dar ao leitor boas ferramentas de auto ajuda. O final do livro é tão incitante que dá a impressão de não ser o fim, mas o começo de uma nova história.

A personagem de Guilherme e de Thales são bem estruturadas e bem coadjuvadas por personagens secundárias como Hansel, o pai de Guilherme e Amy Sofia, que também transmitem bons ensinamentos através de suas histórias.

É preciso entretanto mencionar, que neste texto nota-se certa fragilidade no que se refere a revisão ortográfica e organização textual. Desta forma, uma revisão linguística mais aprofundada poderá fazer desta, uma verdadeira obra prima. A estrutura e a forma como interagem os diversos narradores pode também ser um pouco confusa para quem não está familiarizado com este tipo de escrita. Por esta razão, fica-se com a impressão de que o Empreendedor é o “caos” no laboratório de um grande cientista. Um cientista que elabora maravilhosamente as palavras!

Vai assim, para todos que gostam de filosofia e de uma história instigante, recomendado o Empreendedor.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 13/08/2015

O Empreendedor
Neste livro, o autor trabalhou uma leitura bem diferente para o gênero nacional; a auto ajuda, a superação de obstáculos e principalmente os ensinamentos que o personagem Guilherme irá ter em sua vida.

Guilherme um jovem desempregado vê sua oportunidade aparecer em sua vida quando a gigante empresa Templus o contrata para trabalhar e, não é apenas um trabalho comum; é uma fantástica oportunidade de mudança de vida.

No decorrer do livro, pude perceber que o autor utilizou conhecimentos de grandes nomes da literatura mundial atrelado à seus conselhos que traz mensagens de auto ajuda e muita sabedoria. Por outro lado, o escritor inseriu uma ficção onde o personagem tem diálogos com seus amigos e parentes que ficou com uma característica um pouco diferente, ou seja, como se fosse dois livros diferentes dentro uma única trama.

Algo que deixou a leitura um pouco lenta foi as diversas tipografias, por isso, sugiro o autor a revisar o texto para que fique linear e muito mais leve, no entanto, é um excelente livro que terá continuação e eu espero poder ler esta sequência para descobrir o que irá acontecer com Guilherme em O Empreendedor.

Ler este livro, me fez mais perseverante e me despertou aptidões em meu intelecto que antes não havia percebido como profissional. Ler O Empreendedor foi muito importante e recomendo para várias pessoas que queira absorver ensinamentos escrito por John Z.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/08/o-empreendedor.html

Selma.Cruz 18/03/2015

Aprender para empreender
Por Selma Cruz Santos

Apesar de ser uma obra recente do jovem escritor alagoano John Z., a mesma aborda de forma diferenciada, o que falta para sermos uma sociedade mais acolhedora para com nosso “irmãos desconhecidos”, pois considero a obra um tanto quanto realista, e o que nos falta é mais amor, mais humildade. E para isso essa obra nos ensinará a pensar, a refletir, na nossa educação, pois esse também é um ponto fundamental na presente obra.

Bem a história se passa em torno de um jovem de 25 anos, Guilherme, que aparentemente mora só, no Estado de Saogales, em Kiersi, sua família mora em uma cidade menor chamada Acácios. Guilherme, um jovem com sonhos, desejos, medos, orgulhoso e com muita vontade de aprender. Um dos seus sonhos se tornar um grande empreendedor, e se tornando um grande empresário bem sucedido poderia realizar seu desejo se casando com sua noiva Eva. Seu medo era sua insegurança, pois mesmo com uma enorme vontade de aprender, seu medo fazia com ele não conseguisse executar suas ideias.

Tudo começa a se transformar na vida desse jovem através de uma ligação de uma empresa chamada TEMPLUS, conhecida mundialmente, Guilherme vai a empresa conhece Dr. Thales, e sai da empresa com um cartão de visitas. O futuro empreendedor tem que desenvolver uma boa ideia para convencer Thales de que a vaga para estagiário será dele.
Guilherme passa a conhecer melhor o Dr. Thales e passa a o admirar e a querer ser ainda mais um grande empreendedor igual ou melhor que Dr. Thales. Mas o dono da TEMPLUS era empreendedor por natureza, ele nasceu com essa aptidão, pois era formado mesmo psicologia e PhD em psiquiatria. Mesmo assim Guilherme quis seguir seus passos, e para isso Thales o testa, e faz o jovem passar por alguns caminhos para alcançar seu tão sonhado objetivo.

O primeiro caminho é a MISÉRIA através da Humildade e compaixão, começando em deixar Guilherme sem roupas, somente com a roupa de baixo, para que pudesse ser menos orgulhoso e mais humilde, então encontrou um cartão de visitas no chão e sua “missão” era encontrar um casal de idosos e os ajuda-los de alguma forma, porém o rapaz era muito orgulhoso para cumprir tal “missão”, mas passou por cima desse orgulho e de sua vaidade, e foi conversar com o casal para saber como poderia oferecer ajuda, e quando começou a conversa, ficou surpreso como as belas palavras daquela senhora de nome Mirian, que lá estava cuidando de seu esposo que estava doente. Mirian mesmo sendo vista como mendiga, detinha muitos conhecimentos da vida e ensinou alguns a Guilherme. De acordo com Freire, ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. (Paulo, Freire, p.30)

Devemos lembrar que na vida devemos ser humildes para com os outros, ter compaixão e passar por cima de todos os nossos preconceitos para amarmos os outros como eles são. E lembremos “... O tempo é a LEI DO MUNDO.” (John Z., p.125)

O segundo caminho é a EDUCAÇÃO e através deste caminho que o rapaz recebe um caderno de anotações, e nesse caderno vem detalhando sua segunda “missão” que era ajudar uma jovem universitária. O jovem empreendedor, era honesto, correto e não fazia nada de errado, porém nessa nova “missão” teve que encontrar Amy e ajuda-la, pois a mesma estava deprimida por causa de seu antigo namorado e por causa de suas notas. E para ajudar essa universitária, Guilherme teve que burlar algumas regras e assim pode resolver os problemas de Amy e seguir para sua casa e no dia seguinte continuar seu trabalho.

Nesses dois caminhos, notamos que Guilherme está a todo sendo testando, e isso poderia ser entediante para alguns, para não ele, pois estava adquirindo conhecimentos dos mais simples aos mais complexos, e mesmo assim esse trabalho estava o satisfazendo. “No esforço são testadas todas as capacidades de superação de uma pessoa. Isso é fato. É no esforço de conseguir alguma coisa, seja importante ou muito simples, que ocorre o processo do autoconhecimento.” (John Z. p.153)

Terceiro caminho HUMILDADE, o jovem rapaz pelo aparente último teste, e vai ao encontro de Thales em sua instituição chamada Zeus que acolhe pessoas com necessidades mentais, e lá percebe que Augusto era um dos internos que mais chamava atenção de Thales, e esse que fazia belas estátuas de mármores branco e deixou o jovem rapaz bastante surpreso, pois mesmo tendo obtido alguns conhecimentos, ele ainda tinha algumas atitudes de desprezo. E a instituição recebeu o nome de Zeus por conta de Augusto. E Guilherme sai de Zeus com uma carta.

Nessa obra iremos perceber o real sentido de aprender, de querer ser alguém, não podemos ter tudo o que queremos, mas com certeza de alguma forma iremos adquirir muito mais não tendo tudo. “Às vezes, mal se imagina o pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto de um professor” (Paulo, Freire, p.42).

O perfil de Guilherme se modifica no desenvolver do contexto, mas mesmo com essas modificações notamos que ele continua o mesmo jovem honesto, certinho, só que mais mascarado, pois o temperamento dele mudou. O jovem aprendeu muito com as trocas de vivências e uma marca atual de Guilherme, é um jovem empreendedor, isto dito por Thales, e humilde, bastante humilde.

Notamos que Guilherme é testado a todo o momento, mas será realmente que o jovem conseguirá aprender a ser um empreendedor de renome, passando por tantos testes? Podemos perceber também que esse jovem empresário até esse momento, adquiri muito conhecimento, e passa a ser mais gentil, a ser mais humano, a olhar com outros olhos as pessoas que passam por nossas vidas. Essa é uma história surpreendente, cheia de surpresas para esse jovem rapaz.

O que posso concluir, é que esta é uma obra inigualável e merece ser comprada, pois mostra como devemos agir perante nossos “irmãos desconhecidos”, devemos ser mais humanos, pois o mundo precisa de mais amor, devemos ser carinhosos, mais atenciosos, podemos ouvir mais, podemos ser mais caridosos, pois é disso que nossa sociedade precisa, precisa de mais humildade. Para sermos alguém no mundo só devemos ser nós mesmos, agir como realmente somos, e ouvir nosso ego, pois nosso ego é quem nos acompanha e sabe de nossos segredos mais profundos.