Uma proposta imprópria

Uma proposta imprópria Christine Merrill

Resenhas - Uma proposta imprópria

Silvana Barbosa 23/03/2015

A última tentação de St John
Este livro é o segundo da série Radwell ( tem mais 2 , não traduzidos em português ) .
O protagonista da história é St John Radwell , o irmão caçula do duque de Haughleigh , o mocinho-delícia do primeiro livro da série , "A duquesa rebelde" .
St John tem nome de santo , mas de santo não tem nada . Ele foi o diabo no primeiro livro , infernizando o irmão . Além de ter traído o duque com a primeira esposa dele ainda queria repetir a proeza com a segunda , para isso usando todos os meios possíveis , tudo isso por odiar seu irmão . Ele capricha na perseguição e nas maldades .
É claro que quando soube que este safado teria o próprio livro , corri logo atrás dele .
Queria saber como a autora ia transformar um vilão de primeira em príncipe encantado . Como a aparência de príncipe o danado já tinha , era meio caminho andado . E a Christine Merril faz muito bem esta transição , com a ajuda da passagem de tempo de alguns anos , e um empurrãozinho da duquesa Miranda , cunhada do protagonista .

A trama começa com o St John voltando da guerra , como capitão e herói condecorado . Embora não tenha adquirido fortuna , há possibilidade de receber bens e título da Coroa , desde que se comporte como um verdadeiro cavalheiro , e abandone , definitivamente , a vida dissoluta que levava anos atrás . Não é tão difícil , afinal depois da briga com o irmão , que quase resultou em tragédia , e confrontado com a verdade dos fatos que os levaram até ao ponto de se odiarem tanto ( aí tem que ler o primeiro livro mesmo pra entender ) , o rapaz quer mesmo mudar seus hábitos , consertar as coisas com a família , e esquecer todo o horror que viveu enquanto guerreava . O "mocinho" quer paz e sossego . E dormir direito , coisa que ficou difícil para uma mente cheia de traumas .
É fácil gostar do St John , apesar das coisas ácidas e sinceras que diz ( e talvez exatamente por causa disso ) para a mocinha Esme , que cisma em seduzi-lo pra arruinar a própria reputação e se ver livre do pai-carrasco que a mantém praticamente em cárcere privado . A tontinha acha que viver como amante sustentada é a solução para seus problemas , melhor que casar com algum velho libertino escolhido por papai e propoe isto ao nosso herói .
St John , procurando regenerar-se de seu passado sórdido , não aceita a proposta absurda da moça , e procura explicar que a idéia dela é péssima , mas cadê que a pastel entende ? Ele acaba envolvendo seu irmão e a cunhada na história , e juntos tentam encontrar uma solução para o problema da infeliz mocinha , ou seja , ajuda-la a encontrar um marido de quem ela goste , e não o velho decrépito e cruel que o pai dela escolheu .
No entanto Esme não se interessa pelos solteiros que cruzam seu caminho . Ela continua desejando o St John , e o vai tentando cada vez mais , mesmo sabendo que o moço não quer compromisso .
E você já sabe : "Água mole em pedra dura..."
Pois é.
A história é legal , as falas do St John são ótimas , desde as coisas que ele diz para afastar a Esme , até os diálogos entre os irmãos .E enquanto procuram ajeitar a situação da Esme , as diferenças familiares dos Radwell também vão sendo arrumadas , e o ódio ficando pra trás .

A mocinha não brilha , mas quem se importa ? Aqui quem rouba toda a cena é mesmo o St John .
Suellen 26/12/2018minha estante
Adorei a sua resenha, eu fiquei louca da vida com o St. John no primeiro livro kk espero conseguir o livro dele em breve.

Sonali 23/12/2015

A historia é fraca, sem muito detalhe da situação e sentimento.
Fraco de demonstrar os sentimentos, as ações dos acontecimentos não surpresa de tocar o leitor
Achei sem sal, sem tempero a leitura, sem muita emoçao
Sem graça
vickpezzini 22/01/2018minha estante