O Mago de Naminaroth e a Fênix

O Mago de Naminaroth e a Fênix Bruno Davi Kretzmann

Resenhas - O Mago de Naminaroth e a Fênix

Pâm Possani 13/03/2015

Uma fênix e um mago - no que isso dará?
Faz pouco tempo, descobri que jogos de mesa podem ser criadores de universo, e ainda mais, tão divertidos quanto jogos de computador, e ainda mais: posso conhecer muitas pessoas que se aprofundam nesse universo como eu, muitas vezes, me jogo de cabeça nas história dos muitos livros que tento e sempre estou tentando ler.Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o "mocinho do evento" criou um livro e convidou-me, uma mera mortal ávida por histórias, a ler. E eu prontamente aceitei.
Pois bem, aqui estou eu, um tempinho depois de terminar a leitura, ainda tentando por em palavras a agradável leitura que tive. Acho que se o lançamento fosse adiantado, pegaria o livro para marcar os tantos trechos que o meu PDF se recusa a marcar, mas enfim.
Somos inicialmente apresentados a Tarklidght (aqui copiando o nome porque eu não consigo escrever sem olhar) e sua criação, onde basicamente, tudo começou. Lendas sobre dragões que não eram lendas, centauros reais, Heróis de Outrora e diversos elementos que no início, não achei que fosse levar ao rumo que tomou. Confesso que me lembrei um pouco de Nárnia, devido as descrições iniciais, como tudo surgiu. Talvez seja porque o início de tudo sempre me lembrará Nárnia.
Um narrador em primeira pessoa começa a pipocar a nossa curiosidade de saber seu nome e conhecer seu destino e de seu confidente e companheiro, o primo, Philip, onde ainda crianças, tem o desejo de se tornar mestre das chamas e do gelo. E esse desejo não está longe de se tornar realidade, ao menos para o nosso pequeno destemido que é convocado a se juntar à Corte dos Bruxos de Naminaroth, à qual vai prontamente, não esperando que a realidade fosse tão diferente de quando brincava de faz de conta com seu primo Philip, lhe trazendo tanto poder, mas também alguns fardos pessoais.

Continue a ler no blog :)

site: http://www.interruptedreamer.com/2015/03/resenha-o-mago-de-naminaroth-e-fenix-de.html
brunodavik 13/03/2015minha estante
Obrigado pelo retorno e excelente trabalho, Pâm. Sucesso para nós!

maari.silva 22/04/2023

Contrariando o ditado "não julgue o livro pela capa", a arte na capa e o título misterioso foram o estopim para que eu começasse a ler a obra, mas apesar de tudo ela não foi o suficiente para me conquistar.

Achei a narrativa um tanto confusa, com tanto vai e vem entre as páginas que me deixou cansada e eu tive que me forçar para chegar até o final, e infelizmente essa jornada não valeu a pena.

As melhores partes para mim, foi poder conhecer o passado dos amigos do Mago (Banzai e Ani) que apesar de serem tão diferentes foram igualmente divertidos. Mas como a história é focada no protagonista, ambos personagens são deixados de lado eventualmente.

Talvez o momento que eu tenha lido o livro não tenha sido o certo, e, talvez, eu dê uma outra chance para ele em um futuro distante.

Leonardo 12/08/2015

Uma terra onde sonhos e pesadelos ganham vida...
Tarklidght. Mundo de heróis perdidos, bruxos corruptos, criaturas místicas e cientistas envolvidos em pesquisas escusas. Um plano onde a magia coexiste com a tecnologia, propiciando tanto o surgimento de excêntricos manipuladores de poder arcano quanto de inescrupulosos tiranos industriais. Um território vasto, com cultura e mitologia próprias, que faz divisa com dimensões além da compreensão comum. Um convite para a aventura. Este é o cenário que permeia "O Mago de Naminaroth e a Fênix", primeiro livro de autoria de Bruno Davi Kretzmann.

Na obra, acompanhamos a trajetória do jovem Mago, um menino repleto de sonhos, ingresso na Corte dos Bruxos do condado de Naminaroth, local onde passa a viver e que, ao longo dos anos, acaba por moldar sua visão de mundo e sua própria obsessão. Como revela a sinopse, o Mago depara-se com um poder maior do que poderia imaginar ao realizar um ritual envolvendo uma transfusão sanguínea com um dragão. No entanto, junto com o potencial mágico ele acaba absorvendo também parte da personalidade e das mazelas da criatura, fomentando uma situação de iminente conflito entre duas almas de grande ambição. E só essa premissa já é algo que assombra e encanta nas mesmas proporções.

Narrado em primeira pessoa, o livro constrói a personalidade do Mago como a de alguém de grande sagacidade e coragem, porém ainda um tanto imaturo, fato que nos impele a enveredar por suas experiências e a contemplar a própria evolução do personagem (nem sempre concordando com suas atitudes, diga-se, mas ainda assim na expectativa pela próxima virada de página). Assim, acompanhar essa história nada mais é do que vivenciar a jornada do protagonista, revisitando seu cotidiano na infância, perpassando seus dias na Corte até sermos levados aos acontecimentos que o motivaram e que mudaram os rumos da sua vida.

No decorrer da trama, o Mago também acaba desenvolvendo laços de amizade tão incomuns quanto verdadeiros (sejam estes amigos uma jovem necromante, uma dupla de bandoleiros desafortunados ou uma bela fênix, que lhe aparece cheia de significado em seus tempos de reclusão) e tem que lidar com o apoio e o ressentimento de seu primo Phillip (um parceiro de aventuras na infância, mas um adulto amargurado pelo poder que almejou e pela posição que conquistou) e com eventuais conflitos de personalidade, ao passo que o consciente e as memórias do dragão ganham espaço e manifestam-se de forma cada vez mais pungente.

Vale a pena mencionar que o carisma destes personagens é um elemento construído de forma tão despojada e particular que é quase impossível não se importar com o que acontecerá a eles, deflagrando momentos de empatia, raiva e até impotência em determinadas situações em que o leitor se vê obrigado a simplesmente aceitar os fatos, os erros e o acaso que permeia as experiências de vida de cada um, bem como as consequências que ecoarão num futuro repleto de incertezas. E é nesses momentos que a história cresce e nos mostra a verdadeira proeza do livro: provocar emoções e captar a atenção do leitor.

Paralelamente, "O Mago de Naminaroth e a Fênix" apresenta outros méritos: mesmo herdando algumas características típicas de partidas RPG (o enredo foi inspirado pelas jogatinas mestradas pelo autor) e bebendo de outras fontes para construir o todo, o livro consegue surpreender e sair do lugar comum, flertando com mudanças da narrativa, que transita entre a fantasia, o romance e o terror sem perder a coerência, presenteando o leitor com reviravoltas intensas e situações de prender o fôlego.

O trabalho também merece destaque pelas belas artes de Adalberto Souza, que soube transpor com riqueza de detalhes certos elementos marcantes do texto, o que só deixou a experiência com um gostinho de “quero mais”.

Por fim, concluo dizendo que "O Mago de Naminaroth e a Fênix” consiste numa leitura prazerosa, apoiada em um roteiro consistente e em personagens interessantes que cativam pela sua “humanidade” (mesmo que estes não sejam propriamente humanos). E considerando que o livro é o primeiro de uma saga, só nos resta aguardar pelos próximos capítulos e torcer para que os véus da realidade caiam mais uma vez com estrondo, revelando toda a sorte de texturas, nuances e personagens que fazem parte de Tarklidght, uma terra construída com alma e erigida na imaginação, onde sonhos e pesadelos ganham vida, refletindo mundos e planos sobre os quais só podemos especular.

site: https://www.facebook.com/serieomago

Letes 26/01/2018

Um lugar maravilhoso e mágico...
Livro: O Mago de Naminaroth e a fênix; autor: Bruno Davi Kretzmann; Editora: In house; págs: 359

Iniciada no dia: 29/12/17
Encerrada: 25/01/18

Minha primeira vez que leio um livro de fantasia, no começo pensei que não tinha lido direito pois o personagem não tinha nome, até um personagem falou vou chamar você de mago, confesso que fiquei mais tranqüilo. Um leitura de fácil compreensão é um livro que te prende do começo ao fim.É um livro infanto juvenil. Este é primeiro volume da série do mago é uma trilogia. Aguardando o próxima sequência...

No livro conhecemos uma boa parte de sua infância e seu foco em estudar a Dracologia e num futuro próximo ia se tornar um objetivo para entrar na sociedade da magia. No futuro tanto ele quanto ao primo dele iram se tornar Magos.
Um visitante misterioso aparece em seu mundo convidando ele para ir para o seu mundo em Tarklidght, na região de Naminaroth, para fazer parte da Corte de Bruxos, um lugar maravilhoso, referência em poder e conhecimento. Era fachada para um cenário opressor e interesses ocultos. O jovem lá passa a ter acesso a pesquisas secretas dos bruxos. Envolvendo um dragão, criatura pelo qual ele é fascinado. A estória gira em torno do ser que ele se tornou ao trocar todo seu sangue pelo do dragão, amizades e paixões que construiu no decorrer da estória enquanto ele procurava descobrir mais sobre a criatura e mais sobre ele mesmo.

Frases:

- Está escrito aqui que esse poder vem da nossa força de vontade. Dos sonhos que temos pra nossa vida e que podemos tornar reais. Então você precisa de alguma coisa, afinal.

- Estou feliz em ver que tem progredido e aberto sua mente para novas possibilidades. Mas nunca se esqueça: não podemos ter tudo o que desejamos, mas podemos desejar tudo o temos.

- Quando deixei meu mundo, um cara me disse que tudo aqui poderia ser diferente. Não quero ficar pensando no que vivi lá.
Nem mesmo do que vivi antes, aqui, e quero que você faça o mesmo, por mim, poderemos perdoar os erros que cometemos.