O filho antirromântico

O filho antirromântico Priscilla Gilman

Resenhas - O Filho Antirromântico

AG.Tyrone 18/06/2021

Impactante #2
Esse livro "abriu" meus olhos para o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), quando o peguei para ler, não tinha ideia do que se tratava.

Os textos são longos, ainda assim, eu "devorei" em uma semana. E creio, que este livro me tornou uma pessoa melhor.

Raquel Moritz 26/07/2015

Priscila Gilman relata a hiperlexia de seu filho em “O Filho Antirromântico”
Uma criança especial acaba mudando a rotina e os planos originais de uma família e é normal que os pais procurem ajuda para a criança e também para si. Esse livro passa longe de ser um manual – ele nem tem essa intenção. Priscila fala sobre a descoberta da hiperlexia em Benji, a troca dos profissionais que acompanhavam seu filho, e como a leitura (apontada como sintoma da doença) ajudou seu filho a superar as dificuldades da hiperlexia.

Mas ela também ressalta o impacto na sua vida profissional e acadêmica, as mudanças no seu relacionamento com outras pessoas, seu passado com a família que a criou e outros aspectos que interferiram no rumo planejado para sua vida. Se uso a palavra “interferir” é porque a própria autora deixa um pouco disso no ar (intencional ou não, eu não saberia dizer, pois o amor pelo seu filho certamente é maior que isso tudo). Tudo imerso numa narrativa gostosa e poética de acompanhar, aliada à uma tradução brasileira impecável.

Falei da natureza poética da narrativa porque a poesia está presente no livro de forma concreta. Quando estava em Yale e se descobriu grávida, Priscila trabalhava em uma dissertação sobre o poeta William Wordsworth. Esse fato pode parecer aleatório neste texto, mas é importante para mostrar um aspecto da narração da autora, que usou os poemas do inglês como uma linha de condução da história. A todo momento, trechos dos poemas se mesclam com a história de Benji e o lirismo que isso traz é belo: literatura e vida real se entrelaçando. :)

Não sei se O Filho Antirromântico trará o tipo de conteúdo que uma família que passa por essa situação precisa, mas com certeza é uma história que tem seu valor por mostrar como “abraçar o inesperado” (nas palavras da autora) muda a nossa vida.

Se você se interessa - de verdade - por essa temática, pode ler sem medo, mas se você não curte histórias assim, é melhor deixar pra próxima.

site: http://pipocamusical.com.br/2015/07/26/o-filho-antirromantico-priscila-gilman/