Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

ninaornelas 09/01/2023

Golem e o gênio, realmente é uma fábula eterna
Nesta história conhecemos Ahmad e Chava, um djin e uma golem que criam a amizade mais improvável que eu já vi. Além da história envolvente e levemente fluída, vemos também um pouco sobre outras culturas, pois a história se passa perto da virada do século XX, parte dela na chamada pequena Síria de Nova York e outra parte no bairro Judaico. Amei a forma como a autora construiu essa amizade, de um ser que não quer nada além da liberdade, e de outra que está bem como está, pois sua natureza a faz ser assim. História incrível que vale muito a leitura, apenas achei a primeira metade do livro um pouco arrastada, mas vale a pena persistir ??

Bruna 08/01/2023

Chava e Ahmad
Quero começar destacando que essa história foi muito diferente do que eu esperava.
Tendo dito isto, por mais que eu não tivesse expectativas anteriores no livro, eu fui muito surpreendida.
Eu amei a forma como as histórias dos personagens secundários foram descritas. Mesmo que isso não tenha impactado o resultado final da história e pudesse ter sido cortado, eu aproveitei cada a pedacinho de informação.
Gostei de conhecer a Nova York de uma época passada através da escrita da autora e mais ainda de conhecer um pouco das culturas que não me são constantes no dia a dia.
O final me deixou querendo mais. Nem digo uma continuação, mas mais informações.
Senti que foi bem corrido.
Enquanto no decorrer das páginas centrais os eventos tomavam sei tempo e se desenrolavam aos poucos, o final foi abrupto e corrido.
Entendo que normalmente finais são mais frenéticos, porém aqui realmente acredito que poderia ter sido mais detalhado.
Recomendo demais a leitura! Saboreie a experiência, vale cada palavra!!

Nicole 05/01/2023

?E se alguém tivesse visto?, ela disse.?
?Valia correr o risco.?
?Para ganhar o quê? Alguns segundos??
?Para me lembrar de que estou vivo.?

Thais 03/01/2023

E pensar que comecei a ler esse livro pensando que seria um romance gay entre um golem e um gênio.
Se mostrou um livro que fala de um povo diferente, da natureza das pessoas e seres e te leva sem perceber até o final com uma leitura leve.
Além disso é um livro pesado, que parece uma bíblia.

NothingIsHere 27/12/2022

Esperava mais
Eu fui ler com muita expectativa e fiquei desapontada inicialmente, mas quando tentei ler novamente fui cativada pela história. Eu gostei de muito das partes com a Golem.

rdrg 26/11/2022

se tirasse 40% do livro eu teria ficado mais satisfeito
Tiro o chapéu pela busca de contrução de personagens e universo e pelo relato de ruas e partes de Nova York. Porém, o final não chega a surpreender, as reviravoltas demoram muito para acontecer e ao invés de 500 páginas a história poderia ter sido escrita em 300 páginas tranquilamente.
O que eu mais queria esclarecido não obteve foco e é isso ¯?\?_?(???)?_?/?¯

Lucas.Ferraz 09/11/2022

Uma leitura prazerosa
No meu ponto de vista foi uma leitura agradável, a história me prendeu do começo ao fim. Em momento nenhum pensei em abandonar o livro...

Gabriel Farias Martins 06/11/2022

Além da janela, havia um mundo.
Uma fantasia surpreendente, os personagens são envolventes, a cultura também, é sempre mágico conhecer um pouco mais sobre outras culturas, em especial aquelas que nos são tão diferentes como a árabe e hebraica
As reflexões sobre a natureza nas atitudes de cada indivíduo discutidas pela golem e o gênio, são profundas e nos fazem pensar sobre nossos próprios desejos e ações.

T. O. 04/11/2022

Surpreendente
Adquiri esse livro alguns anos atrás e o perdi entre outros que vieram e o esqueci, até que alguns dias atrás o redescobri. Não me lembrava de nada a seu respeito.
E que surpresa deliciosa foi finalmente lê-lo.
Quando se lê muito, as vezes histórias começam a se tornar previsíveis.
Golem e o Gênio conseguiu ser agradavelmente surpreendente do começo ao fim. Inúmeras vezes eu me pegava pensando, ok, eu realmente não sei pra onde estamos indo aqui. Mas não por ser um livro confuso ou indeciso, pelo contrário.
Cada elemento tinha propósito e tudo se encadeava de maneira orgânica, delineando uma narrativa excelente e totalmente satisfatória em cada descoberta.
Posso dizer que essa foi, se não a melhor, com certeza uma das minhas melhores leituras do ano.

Lalalias 29/10/2022

A junção dos personagens mais inusitados
Pense nos personagens mais inusitados que você possa imaginar, multiplique isso por 3 e coloque todos eles no mesmo livro. É isso que essa leitura foi pra mim.
Uma leitura que foi um pouco mais morosa, mas sem deixar de ser fascinante, temos de um lado uma Golem e de outro um Jinn, vivendo a paisana na Nova York do século XX, tentando se misturar a sociedade local, tão miscigenada, sendo seres peculiares que em determinado momento da história se encontram e inusitadamente se completam.
Foi sem dúvidas uma experiência mais complexa porém memorável, essa leitura.

NatháliaFrancine 21/10/2022

O livro é muito, muito lento. Muito descritivo e parece que nada evolui, nada acontece.
Quando começa a evoluir, já no final, é muito apressado.
Leitura muito chata.

Louise 10/10/2022

Adorei a narrativa, história diferente de tudo que já li,muito intrigante.
A história é tão boa que dá vontade de ler mais mesmo que as páginas tenham finalizado.

Anna intimista/yt 24/09/2022

Porque demorei ?
Uma das melhores leituras do ano. Tudo na medida, esperas, amizade. Parar pra respirar muitas vezes. Se vc tiver este livro, Leia ?

marcosm 18/09/2022

Golém e o Gênio
Muito bom! Uma história 'diferente' que me prendeu já nas primeiras páginas e me manteve envolvido pela história até o final. Os personagens são bem construídos e até pouco mais da metade do livro não dá pra saber que rumo a história vai tomar.

P. 11/09/2022

Viciante e perfeito!
Amei, um dos meus livros favoritos do ano e da vida! A Golem e o Djim são incríveis, me apeguei a eles desde o início da história, os outros também são muito interessantes, nenhum personagem desse livro é chato! A escrita da autora é maravilhosa e a forma como ela conta a história também! O aspecto histórico e cultural do livro me fascinaram muito, pois não conhecia muito dessas culturas, especialmente a judaica! Gostei muito!