Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

marcosm 18/09/2022

Golém e o Gênio
Muito bom! Uma história 'diferente' que me prendeu já nas primeiras páginas e me manteve envolvido pela história até o final. Os personagens são bem construídos e até pouco mais da metade do livro não dá pra saber que rumo a história vai tomar.

P. 11/09/2022

Viciante e perfeito!
Amei, um dos meus livros favoritos do ano e da vida! A Golem e o Djim são incríveis, me apeguei a eles desde o início da história, os outros também são muito interessantes, nenhum personagem desse livro é chato! A escrita da autora é maravilhosa e a forma como ela conta a história também! O aspecto histórico e cultural do livro me fascinaram muito, pois não conhecia muito dessas culturas, especialmente a judaica! Gostei muito!

Grazi 12/08/2022

Impressionante
Fui ler esse livro com 0 expectativas e ele me surpreendeu de mais, amei tudo nessa história, me fez sentir como se eu estivesse acompanhado tudo de perto.

A escrita é perfeita e todo capítulo troca de protagonista, mas nesse livro eu me senti próxima de todos os personagens coisa que eu geralmente não sinto com esse tipo de narração.
Enfim, super recomendo.

LUNII 02/08/2022

Um dos melhores romances que já li
Esse livro está aqui na listinha faz um tempinho e por algum motivo consegui ler e foi uma experiência incrível.
A história conta sobre o encontro de duas criaturas vinda do mundo antigo para a América, uma golem recém desperta e um gênio que foi preso em uma garrafa por um mago.
É uma fantasia cm um conteúdo bem diferente, aborda a cultura hebraica e árabe de um forma delicada. Além disso, os personagens são muito bem tratados e não tem como se sentir comovida por um deles. A ambientação em Nova York do século XX é um detalhe que eu gosto.
O livro é longo, mas não achei a leitura arrastada, tem essa parte fantasioso mas é justamente aonde mistura com o cotidiano das pessoas normais daquela cidade que a história fica legal, não é uma fantasia clichê de busca de objetos mágico, é a narração de um vida e esse é o ponto crucial.
É um livro sobre amizade, sobre laços familiares e trás uma mensagem muito bonita sobre isso.
Gosto muito das partes em que os personagens discutem consigo mesmo sobre suas crenças, eu nunca tinha lido algo não religioso que lidasse com esse lado do personagem, e não é vazio, muito pelo contrário, é muito real e de fácil indentificação.

Só tem uma coisa que eu não gostei, mas não é uma coisa q estraga a experiência, tem 2 personagens que precisavam ter tido diálogos a mais pra ter um finalzinho bem fechadinho, essa parte me deixou cm o coração apertado, pq de um deles eu gostava muito.

Natália Tomazeli 26/07/2022

Mistura única de cultura árabe e judaica
"Você acha que temos um bom coração? Ou você acha que é possível sermos bons e maus ao mesmo tempo?"

"Golem e o Gênio" de Helene Wecker, é uma história que se passa na Nova Iorque de 1899, misturando as culturas árabe e judaica em uma narrativa cheia de misticismo e mitologia popular.

De um lado, temos Chava, uma golem, criatura feita de barro e trazida à vida por um velho rabino envolvido com alquimia cabalística. Do outro lado, um Djim, uma criatura antiga feita de fogo, originária do deserto sírio, preso em uma garrafa de cobre velha a séculos atrás. Essas duas figuras acabam indo parar na Manhattan do século XX, numa parte do Distrito construída por imigrantes e ao longo da história, seus destinos irão se cruzar!

A premissa da obra foi o que mais me chamou a atenção para a leitura. A ideia dessas duas criaturas mágicas se misturando na história pareceu ser ótima, mas sinto que todo o livro fica apenas nisso. É uma história sobre esses personagens vivendo uma rotina, não tem muito enredo em si, não acontecem de fato muitas coisas. Nas últimas 150 páginas do livro, começam a ter alguns poucos acontecimentos de destaque que fazem o fechamento da história, mas que, para mim, foram todos muito previsíveis.

O livro tem seus méritos, a questão da golem lembra muito "Frankenstein" da Mary Shelley e essa abordagem de diferentes culturas é bem original, mas não foi o suficiente para me fazer gostar do livro de fato. É uma história que só começa a entregar algo diferente do que já está na sinopse muito depois da metade do livro. A construção de tudo é bem curcular e completa mas a obra é lenta, sem picos de emoções.

Os personagens são o alvo da história, sendo assim, o leitor precisa se apegar a eles para seguir gostando da leitura e eu não sei se me apeguei suficiente, já que por muitas vezes achei o livro maçante e prolixo. É uma obra muito original e que traz bons questionamentos, mas que no todo, não posso dizer que deu certo comigo. Talvez eu tenha lido em um momento muito inadequado, ou não tenha de fato entendido a proposta do livro, porque hoje, que já faz tempo que fiz a leitura, sinto saudade do livro. E me lembro muito bem de tudo, sinto que o livro me marcou. Eu avaliei ele com 3 estrelas e geralmente quando dou essa nota para um livro, ele se torna esquecível na minha mente. Não foi o caso de "Golem e o Gênio", que eu seguido penso nele... Acho que se eu reler ele num outro momento, com outra mentalidade, iria gostar de verdade, já que até hoje honestamente, não achei mais histórias que tivessem essas mitologias desenvolvida de uma maneira tão bela, como a Helene faz no livro dela. E olha que eu fui ler "As Mil e uma Noites" e "Uma Chama entre as Cinzas", que tem cultura árabe, e não senti o que eu senti lendo "Golem e o Gênio".

Desculpa, livro, você merecia mais de mim...
Arthur v 10/05/2023minha estante
Eu gostei do livro, mas também achei muito chato e monótono, demorei séculos pra terminar de ler. Tava parando e criando coragem pra terminar

Natasha.Suzuki 12/07/2022

Uma viagem misteriosa
O livro tem uma vibe bem tranquilinha e calma, o que n significa que ele seja chato ou maçante, pra mim pareceu q o intuito de demorar a pegar um certo ritmo se deve ao vínculo que a autora quis criar, nosso com os personagens, ao invés de um texto apressado, cheio de aventuras em que perderíamos, talvez, a empatia pelos mesmos.

Seria esse um livro de uma aventura? Ou uma viagem ao sobrenatural com o toque da cultura e religião judaica e árabe? Ou mesmo pela Nova Iorque, tão curiosa aos olhos da Golem? Aos meus olhos, é uma viagem tranquila, no começo, com pessoas, mesmo que n humanas, com emoções assustadoramente reais, Helena Wecker é uma mestra em nos apresentar personagens simpáticos e cativantes e uma história bem desenvolvida. Outra coisa que faz bastante a diferença é a edição feita Darkside, uma obra prima.

A história cerca dois personagens, Chava, a Golem e Ahmad, o Djin (vulgo, o Gênio), aprofundando nas histórias individuais e depois temos a junção delas, sendo eles os perfeitos opostos, contrastando em personalidades e ações. Acredito que temos uma mensagem importante sobre as amizades e sobre o vínculo que criamos com as pessoas ao nosso redor.

Para mim, foi uma leitura rápida, devorei mesmo, recomendo, apenas achei que o final pareceu meio apressado, ela deixou um capítulo apenas para o fechamento do acontecimento principal, mas n deixa de ser ótimo.

Herick 27/06/2022

Livro começa bem devagar, demora pra acontecer algo empolgante. Mas dá metade pra frente fica um livro bem divertido a ser lido. Se conseguir aguentar até aí o restante vai bem tranquilo.

Nanda 14/06/2022

Uma fábula incrível.
Gostei demais dessa história, há um mistério por trás de cada personagem, só o fato de conter protagonistas tão diferentes já vale a pena ser lido, além de ser rico em cultura judaica e entre outras itnias.

Isa 01/06/2022

MUITO BOM
A história no começo é lenta,mas cada detalhezinho é interessante,e eu achei incrível a forma como a autora consegue fazer a visão de vários personagens se encaixar perfeitamente no final,além de ela descrever os cenários de uma forma tão boa que vc sente que está lá junto com eles,valeu a pena cada página,embora tenha me irritado com algumas atitudes da golem e do ahmad

Jussara 22/05/2022

Duas criaturas, que são contrapontos uma da outra, mas ainda assim se vêem ligadas por uma sensação de compreensão mútua. Os personagens secundários são tão bem construídos quanto os protagonistas, fazendo valer muito a pena a leitura dessa fábula fantástica

Tati Vidal 08/05/2022

Bom para quem tem tempo de ler
uAU

Esse livro foi uma leitura interessante. Não é um livro fácil de ler, nem muito parecido com os de fantasia adolescente. Ele é mais pensado, mas voltado aos dramas pessoais do Golem e do Gênio.

Eles aqui são pessoas e não apenas seres mitológicos cheios de poderes. Eles estão no mundo moderno e precisam entender o que são e o que farão com o que sabem disso. Não é um romance romântico, é um livro pra gente acompanhar com calma e paciência. Para desfrutar das descobertas e confiar no processo

por isso digo, se tiver tempo leia. Vale a pena

Eleonora 06/05/2022

Uma fábula delicada e sensível sobre a natureza humana
Me encantei com a leitura de "Golem e o Gênio", que comecei cheia de receios porque não tinha ideia do que esperar do livro. Me deparei com uma história delicada e bem construída sobre aquilo que nos torna humanos, sobre o valor das pessoas que nos importam e a quem importamos em nossa vida e sobre lealdade: a si e ao outro. Quase toda a trama ocorre na cidade de Nova Iorque, no século 19, num contraste claro entre a Pequena Síria e os demais bairros, como o judeu, o irlandês, criando vários países dentro da grande maçã. Esse vitral de culturas e diferentes personalidades serve como pano de fundo para a relação entre duas criaturas improvavéis e maravilhosas, que se descobrem mais parecidos do que imaginavam.

para o review técnico desse livro, dê uma passadinha no meu tik tok, @ducerisier, e comente que chegou pelo skoob ??

aqui começa o spoiler

a relação entre a Golem Chava e o djin é tão delicada, com uma construção de uma amizade entre opostos que se respeitam, que só isso já valeria o livro.
Todo o contato de Chava com o rabi tem momentos tão lindos, como observaçôes sutis sobre a cultura judaica, além de reflexões filosóficas apresentadas de uma forma tão lírica, que cada página foi um deleite. O final me soou um pouco apressado, mas não prejudicou a leitura.
R F 06/05/2022minha estante
Abandonei na página 100 ( acho). Mas enfim, fica bom a partir de qual página?

Eleonora 06/05/2022minha estante
é um livro plano, no sentido de não trazer picos, ou reviravoltas. Acredito que o mais interessante seja o cuidado e a delicadeza entre as personagens. Eu gostei desde o começo rsrsrs mas se ajudar, leia da página 430 até o final, talvez te atraia o final e te motive ?? senão, acontece, tem livro que a gente não consegue ler.

R F 06/05/2022minha estante
Até porque não existem livros ruins, existem livros que não foram feitos pra gente.

Eleonora 06/05/2022minha estante
Ró, é isso. Eu ficava fula comigo, lia até o final, sofrendo. Até que entendi que eu tinha monha forma de ler (leio o final, o meio e o início), que isso me trazia satisfação, e que tinha livro que não ia. Que alívio foi aceitar isso!

Murilo 19/04/2022

Esse livro ficou na minha estante por 6 anos, e me arrependi de não ter lido antes. Que história fantástica e bem escrita, personagens complexos e com questões muito bem desenvolvidas.

Mine 14/04/2022

Maravilhoso!
Denso, original, muito bem escrito, emocionante, misterioso, sensível, detalhista. Todas essas palavras podem descrever maravilhosamente esse livro! Com suas letras miúdas e um mal espaçamento pela galerinha Dark, senti dificuldade de uma leitura mais fluída, a sensação era de que a cada vez que eu estava chegando ao fim, brotavam mais e mais palavras, então parecia que não acabava nunca (deu até vontade de comprar o ebook). Até a metade desse livro eu achei que sabia qual era o rumo da história, e que apenas demorava muito pra chegar lá. Depois passei a entender de que "o buraco era bem mais embaixo", e fiquei ansiosa pra saber mais e mais. Gostei muito do final e da história num todo. Me emocionei, chorei, ri, e estou mais do que feliz por finalmente ter lido essa história. Recomendo a todos que procuram em um livro todas ou uma das palavras acima, a terem o prazer de ler este também.

Jonathan.Hartmann 06/04/2022

"Provavelmente, pensou ela enquanto fechava sua capa, poderia existir um meio-termo, um ponto entre a paixão e o cotidiano. Ela não tinha a menor ideia de como o encontraria: muito provavelmente, eles teriam de criá-lo do nada. E qualquer caminho que escolhessem apresentaria dificuldades. Mas talvez ela pudesse se permitir ter esperança."