Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Mands 20/03/2022

Porém, achei a leitura muito arrastada.. mas o plot foi incrível, como tudo foi se interligando? e como esperei aquele final

Cristiane.Giaretta 20/03/2022

Uma história mágica.
Fazia muito tempo que queria ler este livro. Foi o mais caro que paguei até hoje, e valeu cada centavo. Certa vez vi a capa e o título, como sempre me encantei por gênios e histórias árabes, fiquei curiosa em saber a relação de um gênio com um Golem. Quando peguei em mãos o livro já de início peguei o fio da meada. A história se desenvolve em Nova York e relaciona imigrantes que vieram tentar uma vida melhor. O período é de 1890 e por ter essa rebusca história já me cativa mais. Ambas criaturas são relacionadas as suas mitologias o que faz entender melhor sobre elas, ao mesmo tempo que é algo inovador, sendo estes inseridos em sociedade o que é bem diversificado. Se parar pra pensar as histórias de gênios sempre são estes saindo de uma lâmpada e realizando desejos, isso não acontece na história. E os Golens criaturas de barro que parecem ser de barro, o que também não acontece na história. Está história é cheia de história dos personagens e aos poucos todos acabam tendo uma relação com as criaturas, inclusive elas se relacionam. Quem ler vai amar. Eu estou com triste e alegria, triste porque acabou e feliz com essa maravilhosa experiência. Por ser a primeira obra da Helene Wecker se saiu muito bem.

GreenApple 05/03/2022

Perfeitoooo
Livro maravilhoso, bem desenvolvido, com perfeita mistura de 3 culturas, principalmente mostrando mitologias não muito comuns e conflitantes em união.

Ayala Milena 27/02/2022

A história tem bastante informação de como NY era na época, além de falar com bastante embasamento sobre como os imigrantes viviam, além de suas crenças. Gostei bastante, mas confesso que demorei a engrenar na leitura.

Roberta Irds 02/02/2022

O ano é 1899, Nova Iorque, final do século XIX.
Chava é uma golem, criatura feita a partir do barro. Foi criada para servir como esposa e fazer todas as vontades de seu mestre. Ela foi despertada em alto mar por aquele a quem deveria servir, mas o mesmo morreu por causa de uma doença poucos momentos depois. Abandonada, perdida e ignorante sobre os sentimentos humanos, Chava recebe ajuda de um homem idoso que vai ensina-la a viver por conta própria.

Ahmad é um Djim (gênio), criatura feita de fogo. Ele ficou preso por anos em uma garrafa até ser libertado por um funileiro. Ao se encontrar livre da garrafa, Ahmad ainda se sente preso pois fora selado em forma humana por um feiticeiro há muitos anos e agora terá que aprender a viver como humano mesmo que não entenda as dificuldades de viver em sociedade.

Ao decorrer do livro teremos capítulos muito detalhados sobre nossos dois protagonistas, em como ambos estão tentando esconder suas verdadeiras identidades e ao mesmo tempo lutando para saber um pouco mais sobre eles mesmos.
Helene Wecker não se apressou em descrever os detalhes, o passar dos dias, ambientes, pessoas e situações que fizeram nossos dois protagonista se encontrarem. Nada acontece por acaso ou sem propósito, todas as ações e personagens tem um porquê.

Quando os dois se encontram surge uma estranha amizade de duas criaturas com personalidades incompatíveis. Chava sempre muito cuidadosa e cautelosa ao esconder sua natureza, acaba vivendo coisas novas com Ahmad que tem total desprezo por regras mundanas. Aos poucos os dois se tornam improváveis amigos e companheiros de alma.

Esse livro é uma mescla da realidade com a fantasia, com detalhes das culturas Árabe e Judaica. Confesso que de início a leitura se mostrou um pouco arrastada, mas quando me senti imersa na história e entendi que algumas partes eram sobre o passado, tudo ficou claro e depois foi somente paixão por esta incrível fábula.

Eu recomendo fortemente que você faça uma leitura lenta! Leia sem pressa, absorva os personagens, a época e a história.
Certamente é um livro que não vai agradar a todos, mas como opinião pessoal eu simplesmente amei!

site: https://www.instagram.com/p/CKR9nFJgI2M/

Carol Amarante 21/01/2022

Vale a leitura
Eu gostei bastante da história de todo o envolvimento místico e como tudo vai se misturando.
Maaaass...acaba tendo umas partes bem arrastadas e eu tbm ficava estressada com algumas atitudes de uns personagens, n tinha como entender a motivação pra levar a redenção.
No fim, vale muito a leitura!

Samara638 16/01/2022

O início do livro é bem lento, mas não é uma coisa que chega a incomodar. Gostei muito do desenvolvimento dos acontecimentos.
E o feiticeiro? Quase não acreditei, tá aí um personagem que criei ranço e nojo.
O livro é muito bom.

Sousa 05/01/2022

Vale a pena ler
Ótimo romance que conta a história de uma Golem com um gênio ,os dois tem vidas completamente diferente mas acabam tendo suas vidas cruzadas por causa de uma magia,a história se passa nos Estados Unidos más os personagens são todos árabes o que deixa a história mais legal ainda.

Carolina 21/12/2021

A perfeição
Brazil, I'm devastated!!!
Eu quero a minha felicidade de volta!!! Helene Wecker, conte comigo para tudo.
Gente, só vai ler esse livro, pelamor da deusa, sério. Não tô sabendo lidar com tanta perfeição. Ele pode ser mais lentinho no começo mas confia que é perfeito! Preparem pra se apaixonar pela Golem e o Gênio ????

Paty 20/12/2021

Interessante
O que mais me chamou a atenção aqui foi a ambientação. Tipo, tá, tem um monte de coisas que super me chamaram a atenção. Mas a ambientação foi super legal. A gente tem aí um States das antigas, quando as coisas ainda eram jovens, e já juntei nos meus arquivos mentais os pouquíssimos cenários Old States que eu tinha. Gostei de imaginar e visualizar uma New York diferente do que a gente vê nos filmes. MAAS. Não temos apenas a ambientação americana. Temos também um pouco de deserto. Eu não quis soar pejorativa. Mas essa outra ambientação pra mim é mais legal pelos pontos culturais do que outra coisa, porque só de pensar no calor, eu já passo mal (sou sulista, mim deixa).

Pegando carona nisso: cultura. Não, não tem como eu saber quão fidedigna a autora foi no que se diz respeito à cultura aqui (lembrando que quando eu falo de cultura, eu estou falando dos povos do Oriente médio... não me lembro muito bem, mas se não me engano temos uma mistura de cultura judaica e... síria? Sinceramente, eu não me lembro, mas se puder me ajuda aí, please). Eu não pesquisei nem antes e nem depois de ler o livro, então não tem como eu saber. Não vou me apoiar totalmente no que foi escrito no romance, mas não vou relegar também, mesmo porque não tem como curtir o livro se ficar pensando nisso com muita força. Só a mudança de "cenário", algo diferente do que normalmente tem sido a literatura fantástica, já é mais que um super avanço pra mim. Saiu um pouco daquele de "mais do mesmo".

E não: eu não shippo. Acho que eles estão muito bem amigos e prefiro que continue assim. Se a Dark decidir publicar o segundo livro, eu espero realmente que eles permaneçam amigos que pra mim tá, tipo, a coisa mais fofa do mundo.

Maisa @porqueleio 08/12/2021

Demorou, mas gostei...
Nova York, final do século XIX: a cidade fervilha com os imigrantes que chegam de todas as partes do mundo. Mas são dois seres mágicos que vão chamar a atenção.

Chava é uma Golem, uma mulher feita de barro que foi criada para servir e se casar com seu mestre, mas ele morre antes de desembarcar. Ahmad é um djin, um ser de fogo, que não tem lembranças de como foi parar dentro de uma garrafa e escravizado.

Chava desembarca em Nova York sem seu mestre, e se assusta com tantos pensamentos. Felizmente é percebida por um rabi, que entende a sua natureza, e toma para si a responsabilidade sobre uma criatura que ele sabe ser perigosa em mãos erradas.

Na comunidade conhecida como Pequena Síria, um ferreiro recebe uma garrafa antiga para consertar. Acabou libertando um djin, que foi aprisionado na forma humana. Não se lembra como; por conta de seus poderes, se torna ajudante do ferreiro.

Sempre encontrei muitos elogios a esse livro, e por isso estava com altas expectativas. Entretanto, o início da trama é bem lento, e o encontro da Chava e do Ahmad demorou muito. Conhecemos a Chava rapidamente, mas o misterioso Ahmad foi entregue aos poucos: como foi parar na garrafa, quem o aprisionou, os motivos desse castigo basicamente são conhecidos no terço final. A autora se ateve a apresentar essa Nova York antiga, e esqueceu um pouco das duas figuras mitológicas...

Mas a parte final é eletrizante!

Gostei da Chava, mas me encantei pelo Ahmad, acho que a construção dele foi muito mais rica. Adorei os personagens secundários, e me entristeci pelo final de um em particular; queria saber do destino dos outros.

Mesmo não sendo um favorito, recomendo para quem gosta de uma escrita descritiva, até mesmo para um leitor de fantasia iniciante, já que a mitologia não é complexa.

Enfim, ao final, descobri que há uma continuação: espero que a editora também publique The Hidden Palace!

site: https://www.instagram.com/p/CV6RHvnrvdd/

Camila 21/11/2021

Muito bom!
Este não é um livro para quem quer algo rápido.

Já no primeiro capítulo, fiquei intrigada. A autora foi aos poucos construindo o mundo e mostrando os personagens. Isso pode irritar quem goste de algo mais rápido, mas a escrita dela é tão imersiva (palmas ao tradutor também) que fica até legal não ser apressado.

Gostei demais da leitura! Em alguns momentos fiquei cansada, confesso, mas a história é (literalmente) fantástica.

Rah 14/11/2021

Diferente!
Foi o primeiro livro de fantasia que li com essa pegada diferente.
Nesse livro temos um Djinn que estava aprisionada a mais de 1000 anos e uma Golem, que foi criada para ser a esposa de um homem. O caminho dessas criaturas se esbarram em Nova York, onde eles estão tentando se encaixar nessa nova realidade.
Enquanto a Golem é muito consciente e preocupada em ser descoberta, o Djinn já é mais aventureiro e n se importa muita com as consequências de ser descoberto.
Tanto a Golem,como o Djinn não precisam dormir e nem comer, e da uma agonia, pq as noites são as mais longas, e eles simplesmente não sabem oq fazer com todo esse tempo, bom se eu n precisasse dormir, com certeza passaria horas e horas lendo, sem problema nenhum kkkkkkkkk

@livrosmundofantastico 04/11/2021

Bem descritiva
"Mas quando algo dá errado, não adianta se esconder e chorar. Você tem de ver o que aprendeu e seguir em frente”

Um homem pede a um feiticeiro para criar uma golem para ele, durante a viagem de navio para América ele morre e a Golem se vê sozinha sem um mestre para lhe guiar. Quando chega em Nova York ela não sabe o que fazer da sua vida, quando conhece um velho chamado Rabi Meyer que percebe que ela é um Golem, ele lhe dá o nome de Chava e passa a lhe ajudar no dia a dia.

Na mesma cidade algo inesperado acontece, quando Arbeely recebe uma garrafa de cobre para consertar e um Djim acaba saindo dela. Sem entender ele decide ajudar o Djim e lhe dá o nome de Ahmad e lhe ensina o ofício para ser seu ajudante. Ahmad é um gênio que foi feito de fogo e viveu no deserto por anos até ser aprisionado por um feiticeiro, ele fica preso na garrafa por mil anos e quando é despertado não se lembra do que aconteceu antes.

Os dois Chava e Ahmad passam a viver na mesma cidade em bairros diferentes e quando o caminho deles se cruzam os dois começam a aprender um com o outro.

No começo a leitura é um pouco lenta por ser bem descritiva, mas tem seus bons momentos na história e vai crescendo ao longo da leitura. Amei fazer parte da leitura coletiva da Nati @livrosdanati foi uma ótima experiência.

site: https://www.instagram.com/p/CVBje9-Lfjb/

Andy.Sena 28/10/2021

Foi uma leitura custosa e pensei em largar diversas vezes, mas a curiosidade falou bem mais alto. O ritmo da história é muito lento, os capítulos longos acabaram me desanimando ainda mais com a história. Sem falar que a lentidão te acompanhar até aos 45 do 2 tempo, quase no fim do livro, o ritmo se altera e você consegue sentir prazer na história. O final é aberto e se tiver uma continuação, não embarco.