Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Vivis 09/10/2021

Uma cativante fábula sobre encontrar seu lugar no mundo
?Mas amor baseado apenas em solidão e desejo não dura muito. Uma história compartilhada, tradição e valores unem duas pessoas de uma maneira muito mais completa que qualquer ato físico.?

Eu amo Fantasias bem escritas e esse livro é acima de tudo muito bem escrito

A autora nos leva pelas ricas mitologias. Temos dois seres fantásticos. Uma Golem é um Djinn, criaturas opostas que vivem em uma Nova York que já não existe mais, cercadas de pessoas que também estão procurando seu lugar no mundo.

?Mas lembre-se disso: uma criatura não pode ser totalmente afastada de sua natureza primordial.?

Com pontos de vistas variados e narrativas que vai e vem no passado, vamos após poucos conhecendo os protagonistas

Chava ganhou meu coração, criada para atender aos desejos de um ?mestre?, na falta desse estava perdida e amaldiçoada a sentir e ouvir os desejos de todos.
Ahmad, também me conquistou, sua sede de viver, de ser livre e experimentar tudo tem seu apelo.

Ahmad, que por N motivos que ele não se recorda está aprisionado em um corpo e com poderes reduzidos, tem a sua vida entrelaçada a Chava, uma amizade que rendeu muitas risadas durante a leitura.

A escrita da autora varia um pouco de complexa e densa a fluida. Com narração em terceira pessoa, (minha favorita) somos presenteados com muitas informações. Em primeiro
Momento preciso dizer que ela escreve de um modo a nos levar a cidade e época retratada, só posso imaginar o quão boa em pesquisa e história ela é, eu me vi caminhando pelas cidades com Chava e Ahmad, e ao apresentar muitos detalhes, emoções, e tudo o mais a narrativa a princípio fica um pouco lenta e mais para o meio do livro que o ritmo encontra sua fluidez. Não me incomodou pois eu amo histórias bem escritas e com descrições ricas em história, costumes e mitologias. Temos a cultura Síria e Judia como base da história.

?Olhou para baixo, observando as ruas estreitas, e se deu conta de que a cidade também era um labirinto. E, como todos os labirintos, escondia algo precioso em seu coração. O que seria? Uma voz silenciosa sussurrou a resposta. Vida eterna"

É uma história cheia de momentos que te obrigam a parar e refletir, existe tanta magia, alegria, tristeza e sacrifícios nos nossos dias que precisamos não fechar os olhos para a magia e alegria, foi isso que senti que Chava e Ahmad e suas jornadas me ensinaram.

?Você deve aprender a julgar as pessoas por seus atos, não por seus pensamentos."

O livro é belíssimo!! Capa dura, fotografias e ilustrações mostrando a
Cidade na época da história, Folhas costuradas, detalhes em dourado na capa? Darkside sempre ganha muitos pontos comigo nesse quesito, foi uma das compras desse ano que mais amei ?

Helena.Melo 29/08/2021

Fábula linda
Uma leitura leve, fácil, dinâmica. Apesar de muitas histórias de cruzando, a narrativa em nenhum momento se torna confusa, pesada ou cansativa. Pelo contrário, muito bem costurada, cada vez mais impele a continuar. A história é linda, amei demais!

Jackson 08/08/2021

Confesso que nunca li um livro com um romance tão inusitado quando esse. Adorei a escolha dos elementos fantásticos e o desenvolvimento da história também foi muito bem concretizado, nos apresentando a duas culturas representadas pela Golem e pelo Djinn. Ambos são personagens que despertam nossa curiosidade, tornando a leitura mais interessante.

Edméia 22/07/2021

*Três mundos, dois seres solitários , diferentes e uma amizade !!!
*Minhas Impressões :
Esta é uma deliciosa história de uma amizade entre uma mulher feita de barro e um homem que é um gênio que foi aprisionado por um feiticeiro na forma humana e dentro de uma garrafa de cobre que acabou parando na oficina do latoeiro , o rabi Arbeely !

Essa aventura se passa no final do século XIX , especificamente, no ano de 1899, na cidade de Nova York !

Chava , a Golem e Ahmad, o gênio, acabam indo parar na

mesma cidade ! Porém, com "donos " diferentes ! A primeira tem como mestre o rabi Avram Meyer que logo percebeu quem era ela e a tomou sob sua proteção ! Ahmad , como eu já falei , foi parar na oficina de Arbeely porque uma das freguesas dele , tinha ganhado a garrafa como uma relíquia da sua mãe , na verdade, era uma relíquia de família !

Avram Meyer era judeu e Arbeely , sírio ! Este último morava na região da "Pequena Síria " em Nova Iorque ou New York !

Aqui neste livro obtemos alguns conhecimentos sobre os costumes , as crenças , a gastronomia , as lutas , o dia-a-dia das pessoas destes dois mundos diferentes dentro de um outro mundo MUITO diferente , os Estados Unidos da América !

Um belo dia, Chava e Ahmad se conhecem ! Ela fica estupefata com o brilho e o calor que emanava do corpo dele e ele sente que ela não é uma mulher qualquer , comum ; que realmente há algo de "diferente " , também ! , com ela !

Temos aqui a história de dois seres diferentes, solitários se sentindo ameaçados pelas pessoas à sua volta , pelos seres classificados de humanos que na maioria das vezes , de humanos , pouco revelam !

Existe também a pessoa do Dr. e sorveteiro Saleh , o Michael Levy , sobrinho do rabi Avram Meyer , a fofoqueira e bisbilhoteira senhora Maryam Faddoul, dona de um famoso café na "Pequena Síria" ; temos a garota Fadwa e os seus sonhos com o djim ; temos a senhorita Sophia Winston , uma dama da classe alta da sociedade de Nova Iorque ... e esses personagens todos nos mostram o modo de agir , pensar e sentir de Chava e Ahmad.

Ahmad era feito de fogo e Chava de barro ! Ahmad era racional, livre, frio ! Chava era ajuizada, presa aos desejos das outras pessoas e preocupada em ajudá-las da melhor maneira possível !

Chava e Ahmad , às vezes, à noite , passeavam pela cidade de Nova Iorque ! Pois , eram amigos , eram seres muito diferentes dos outros e ... eles não sentiam sono , não dormiam !

Diverti-me muito com os diálogos entre Ahmad e Chava ! Vi nesta a minha própria pessoa quando eu era jovem e comparei Ahmad com a pessoa da minha irmã ! (Eu era sempre presa e minha irmã , sempre livre ! ). Ah, ambos eram hábeis em atividades manuais : Chava era uma exímia costureira e Ahmad era um ímpar ourives !!!

Em alguns capítulos , dei muitas risadas com algumas atitudes de Chava ! Confesso que interrompi a minha leitura para eu poder gargalhar !!!

Gostei do final da história ! Porém , tenho aqui uma reclamação : não entendi ao certo o que aconteceu com Sophia Winston ! Acho que eu deverei reler alguns capítulos para entender melhor o que realmente se passou com ela !

Este livro possui 29 capítulos e só do capítulo de número XX em diante é que ele fica interessante ! Até o capítulo XIX , ele é meio insípido , lento, monótono, bobinho !

Este é o tipo de livro para meninas ! Acho que elas iriam adorá-lo !

De 1 a 5 - onde 1 significa que foi uma leitura indesejável e 5 uma leitura excelente ! - dou nota 3 !

*Guaratinguetá , Julho de 2021.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Aline BS 21/07/2021

Intenso
Mistura de fábula c/história atual. Trás muito das culturas árabe e judaica.
A golem é CHAVA. Ela é curiosa, recatada, bondosa, forte. Consegue sentir os desejos das pessoas.
O gênio é AHMAD. Ele é inconsequente, passional, espontâneo e criativo. Tem o poder do fogo.
Seus destinos estão unidos e eles se encontram em Nova Iorque.
Eu levei 2 meses pra conseguir ler esse livro, li numa fase tumultuada que minha vida passou/esta passando.

FRASES:
"Isso a deixava muito triste, mas procurava não pensar nisso. Prender-se aos medos dele e à sua propria solidão não seria bom para ninguém"
"...às vezes os homens querem o que não têm apenas porque eles não têm."
"Já havia coisas reprimidas entre eles. Mas ele a amava, tinha certeza disso. E gostava de pensar que ela também o amava... imaginava os dois dentro de 30 anos, com filhos crescidos, de mãos dadas na cama e rindo de sua insegurança..."
"Há semanas ele vinha tentando exila-la em algum canto obscuro de sua mente, mas ela voltava a superfície quando ele menos esperava... Ainda assim, as lembranças se recusavam a sossegar, a se tornarem gastas e distantes, como ele desesperadamente desejava."
"Você é uma realidade com a qual é difícil conviver"
"Você assume a culpa por coisas demais, ele teve seu livre arbítrio. Você acredita que ele não foi capaz de evitar fazer o mal? Todos nós temos nossa natureza"
"Você foi destruído como nós fomos, subjugado por sua própria loucura"
"Um namoro tranquilo, depois o casamento e a vida doméstica? Ele enlouqueceria com a repressão: os fardos da fidelidade e da constância, de retornar para um quarto minúsculo dia após dia. Ele acabaria culpando-a por isso, e ela o perderia."
"Poderia existir um meio-termo, um ponto entre a paixão e o cotidiano. Ela não tinha a menor ideia de como o encontraria: muito provavelmente, eles teriam de cria-lo do nada.
E qualquer caminho que escolhessem apresentaria dificuldades. Mas talvez ela pudesse se permitir ter esperança."

Bruna Melo 19/07/2021

Um livro surpreendente. Porém, o começo e até quase meio do livro, muito lento. Sem grandes acontecimentos, fica até um pouco arrastada a leitura. Mas, ao persistir o livro fica muito interessante. O livro retrata duas culturas completamente diferentes mas, que em determinado ponto elas se "conectam". É muito interessante ler, saber e conhecer as duas culturas e ver todos os personagens de cada uma. Na minha opinião quando as duas culturas se "conectam" a história fica bem mais interessante e muito intensa. E é muito legal ver como os personagens principais, Chava e Ahmed, se desenvolve na história.

leticia_s2 06/07/2021

Sinto que essa é uma leitura pra pessoas com mais de 30 anos
O livro tem uma escrita muito sóbria, de modo que você não vai rir ou chorar.

Mostra os personagens de um jeito muito verdadeiro em suas atitudes e emoções. Definitivamente o Djim(tbm chamado de Gênio/Ahmad) é o melhor personagem desse livro.

Vemos a vida de cada personagem e o que os levou a estar onde estão. E mesmo assim, tem uma série de plot twists.

Enfim, foi bem escrito. Só não faz o meu estilo.
Natália Tomazeli 05/10/2021minha estante
Mds vc definiu TUDO sobre esse livro sério

Ari Phanie 27/06/2021

Um favorito entre os favoritos.

Vai ser difícil escrever e fazer jus à minha admiração e afeto por essa história, mas vou tentar. Essa foi minha segunda leitura de Golem e o Gênio; a primeira vez que li eu estava muito mais entusiasmada com o gênero fantasia do que estou agora, e dentre todos os excelentes livros que conheci ao me apaixonar por esse gênero, esse foi um dos mais marcantes.
Eu amo mitologia e folclore. De forma geral. Alguns gosto mais, outros menos, mas eu adoro ler sobre seres mágicos, lendas, deuses e heróis. Essas coisas fazem parte de todas as civilizações, e elas nos entretém, provocam nossa imaginação, levantam discussões e questionamentos, e são uma forma de passar exemplos e advertências de geração a geração, e nos ensinar sobre nossa própria cultura. Por tudo isso, eles sempre são atrativos e muitos autores e mídias estão sempre trazendo e renovando nossos mitos e lendas, imaginando e nos fazendo imaginar como seria seres mágicos compartilhando o mesmo mundo moderno dos humanos. Helena Wecker também imaginou um mundo assim; e ao mesmo tempo em que ela mantém a mágica das fábulas, ela também escreveu uma história com um tom sério, analítico, cheio de questões filosóficas. E ela fez com a simplicidade primorosa de quem está totalmente acostumada a narrar memórias e acontecimentos de uma época mágica, a qual viveu. E foi assim que ela trouxe Chava, Ahmad e companhia à vida.
Chava é uma golem e Ahmad é um gênio, e os dois se veem de repente, vivendo em uma mágica, mas humana, cidade chamada Nova York bem no fim do século XIX. Eles não deveriam estar ali e ninguém pode descobrir o que eles são (além daqueles que já sabem), então eles começam uma existência de solidão, dúvidas, dificuldades e desafios. E com o tempo esses dois seres diferentes vivendo nessa terra estranha cruzam caminhos e encontram um no outro uma liberdade para finalmente serem quem são, e debater todas as suas dúvidas, mágoas, medos e desejos. Os diálogos deles são movidos por questões filosóficas e profundas, e a temática normalmente gira em torno de livre-arbítrio, desejo e moral. Eu amo tudo nessas partes em que Chava e Ahmad estão juntos; amo seus debates, e como eles se exasperam um com o outro, mas levam em consideração tudo o que falam, amo a química; amo a habilidade da Wecker em transportar o leitor para as ruas de Nova York daquele período, em como ela descreve os lugares, os monumentos, as avenidas, e com precisão, fazendo emergir locais que não existem mais, mas que estavam lá naquele período. Eu AMO! Cada lugarzinho que ela mencionava, eu ia ver fotos antigas no Google e isso me fazia ainda mais mergulhada na história.

Quando Chava e Ahmad estão separados, eu confesso que gosto mais das partes da narrativa sobre ele porque elas normalmente vinham acompanhadas da sua vida no deserto e o que aconteceu antes dele sair de um frasco de azeite na Pequena Síria, milhares de anos depois. E gosto mais também porque a Wecker fez um protagonista hot pra cacete, em todos os sentidos. Mas além das partes focadas nos protagonistas, também temos algumas partes pelo olhar de outros excelentes personagens. O rabi Mayer, Saleh, Michael e principalmente, o criador de todos os problemas, Schaalman, são personagens muito bem estruturados e desenvolvidos. Todos os personagens são críveis, e todos tem funções bem determinadas, e me apaguei a maioria deles como se os conhecesse bem, o que foi difícil dado o final de alguns.

Resumindo mais, Golem e o Gênio é sobre imigrantes em uma terra estranha. De um lado, temos os sírios vivendo em uma pequena comunidade (que não existe mais) em Manhattan; e ali perto temos uma comunidade judaica. Povos diferentes, mas todos estão tentando construir novas vidas e novas histórias nesse Novo Mundo. As culturas e folclore judaico e árabe se encontram e se entrelaçam através dos personagens. Chava e Ahmad podem ser seres mágicos, mas eles são em sua essência, imigrantes perdidos tentando se encontrar e encontrar um lugar para eles nesse mundo exótico. Eu poderia discorrer bem mais aqui sobre essa história que me fascinou lá em 2016 e continua me fascinando hoje, mas enfim, dou adeus de novo à esse livro que é muito difícil deixar de lado. Helena Wecker é uma encantadora de palavras, bem no estilo Sherazade que tem minha atenção sempre que quiser. Que venha The Hidden Palace. Só espero que não demore mais 8 anos para o terceiro volume. AMÉM!

Costa 18/06/2021

Julgue um homem por seus atos, não por seus pensamentos
Eu amei. A narrativa é bem suave, não é um livro que faz teu coração sair pela boca mas é extremamente envolvente, uma leitura bem fluida que me fez ler super rápido. Tem uma mensagem muito bonita sobre como viver a vida, foi o que eu mais gostei, a golem descobrindo como agir e o porque das coisas trás questionamentos maravilhosos. Leiam.

Sofy 06/06/2021

Eu gostei muito mas...
Se eu fosse uma velha amargurada eu teria amado, mas como sou um pirralha que ama romance teve algumas coisas que deixou a desejar.

Aécio de Paula 04/06/2021

Golem e o Gênio - Helene Wecker
Livro de fantasia com uma escrita fluída, inteligente, que nos transporta para uma nova York do século xix, com um bairro cheio de judeus tentando se ajustar na grande metrópole, e no meio desse arranha-céu uma golem, uma mulher de barro, insegura e estranha, feitas aos moldes do seu ex dono judeu. Já bem no começo da narrativa um gênio é solto de uma garrafa que já o prendia a centenas de anos. Todos os mistérios desses seres fantásticos vão sendo explicados a conta gotas.

Camirota 27/05/2021

Realmente uma fábula eterna.
Confesso que Golem e o Gênio estava na minha estante desde 2015, sempre colocava outros na frente dele e ele acabava esquecido; se eu soubesse que iria entrar para os meus livros preferidos, não teria feito isso.

Eu me apaixonei pela história, li mais rápido do que achei que leria, em um primeiro momento esperava o encontro dos dois seres do título: golem e djim, quando o encontro veio, esperava para descobrir o desfecho que a história deles ia ter.

Helene Wecker fez um trabalho incrível, mesmo com mais de 500 páginas a leitura fluiu muito bem; enquanto ela falava da situação de um personagem no presente, voltava para o passado para explicar como ele chegou até ali, com a história correndo assim até os capítulos finais, o que, para mim, foi um ponto positivo, pois não senti cansaço ou que a leitura estava maçante por ter que ler 100-200 páginas só de apresentação dos personagens, como acontece em alguns livros.

Sobre a história, mesmo alguns pontos tendo o seu desfecho apenas nos últimos capítulos, não tive a sensação de ?final corrido?, senti que a autora optou por deixar algumas coisas subentendidas, que realmente não precisaram de uma resposta explícita para o que aconteceu.

Enfim, gostei muito da leitura, foi muito mais do que eu esperava, Chava e Ahmad sempre ficarão na minha memória.

Curiosamente, descobri o sentido do título carregar ?uma fábula eterna? quando escolhi o título desta resenha.

Bruna 27/05/2021

abandonei. deus me livre que estória LENTA, to em 54% e não aconteceu absolutamente NADA!

Dani 19/05/2021

Afinal, que fábula é essa?
"Você não é humana. Você é feita de terra"
Ela por fim disse: "E você é feito de fogo"
"Como", perguntou, "você sabe disso?"
"Seu rosto brilha. Como se Iluminado por dentro, ninguém mais vê isso?"
"Não, ele respondeu, "Ninguém mais"

RESENHA

Se embarcar nesse livro pela sinopse é bem provável que você se decepcione, afinal ela promete muita coisa que só vai ser desenvolvida depois de muita caminhada do livro. Só pra ter uma ideia cada personagem tem sua própria história, ou seja até os nossos protagonistas se encontrarem é muito chão de terra, uma vez que a narrativa é quase uma fábula muito antiga e prolixa e você leva um tempo pra se acostumar com ela. Mas, não se engane cada acontecimento em algum momento vai fazer sentido e influenciar direta ou indiretamente o destino dos nossos protagonistas. O que mais me atraiu no universo de Helene Wecker é como ela une os diferentes elementos mitológicos numa cidade em construção na virada do século XX. A autora retrata muito bem o sonho americano agarrado com unhas e dentes pelos imigrantes da cultura árabe e judaica, a richa entre os bairros e a dificuldade de se manter em uma cidade em desenvolvimento como Manhattan. Quanto aos personagens o que posso dizer? Ambos, Golem e o gênio nos rendem questionamentos sobre a natureza e a liberdade humana. Ele é um espírito livre, inconsequente e completamente despreendido em suas relações, ela é o completo oposto, sempre atenta aos sentimentos, cautelosa e afoita em satisfazer o mais simples desejo do próximo. O que realmente os une é sua curiosidade e sua natureza diversa e proibida em uma cidade de seres humanos.
As diferentes culturas, a mitologia apresentada, toda a história desenvolvida por trás da criação da Golem e prisão do Djim em forma humana são linhas interligadas cujas pontas se juntam em um momento clímax. A sensação de chegar ao fim dessa estória foi a de que os personagens estavam apenas começando, como se todo o livro fosse uma introdução para algo a mais. Golem e o Gênio é uma leitura bastante agradável, completamente diferente da que estamos acostumados, prolixa, sem sequência linear e foco apenas nos protagonistas. Você acaba o livro querendo mais e apaixonada nos personagens.

Débora 15/05/2021

a história bebe muito da cultura árabe e judaica, o que é simplesmente fascinante, e a nova york do século XIX é lindamente descrita.

o livro tem uma narrativa mais lenta e a história chega a parecer parada em certos momentos, e de vez em quando introduz algumas pessoas aleatórias, o que eu sei que pode incomodar muita gente, mas no final tudo faz sentido. o plot do livro é sensacional e fui pega de surpresa, e acredito que todos vão ser, porquê não tem como adivinhar.

gostei bastante e minha única reclamação é que alguns acontecimentos do final não são muito bem explicados, e também é um final agridoce, mas achei bastante satisfatório.