Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently Douglas Adams

Resenhas - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

kau 04/02/2024

Adams e suas birutices
Um livro completamente maluco. com várias coisas doidas típicas do autor, você simplesmente não imagina o que vai acontecer e essa é graça.
vale a pena demais ler (se você gosta de livro doido).

"Serrar uma mulher no meio é fácil. Serrar uma mulher no meio e depois juntá-la, nem tanto, mas pode ser feito com um pouco de prática."

Maria19718 25/01/2024

Simplesmente Douglas Adams
Uma narrativa completamente maluca, que deixa a gnt perdido várias vezes. Me pergunto como ele não se perdia escrevendo esses livros. Muito divertido e cheio de coisas que parecem meio sem pé nem cabeça, mas de um jeito bom!

Derfell 21/01/2024

Uma loucura
O tempo todo fiquei comparando com a série, eu sei, eu sei, não se deve fazer isso! Porém, achei sensacional como são duas coisas completamente distintas e tão boas. O livro é uma loucura, ou melhor, um multiverso de loucura. Ao mesmo tempo que algumas coisas desaparecem de forma abrupta, no final você entende como tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Leia e divertisse!

Natália Ranhel 12/01/2024

Me agrada muito o estilo de humor sarcástico e nonsense do escritor. Esse livro transita entre suspense, sobrenatural, investigação policial e ficção científica.
Porém aqui ele consegue ser um pouco mais confuso que o normal, então terminei sem ter certeza se entendi a conclusão.
Vi que fizeram uma série, pretendo assistir pra ver se algumas coisas ficam mais claras.

arthurzito 04/09/2023

Fiquei extremamente entusiasmado quando finalmente tive a oportunidade de mergulhar nessa leitura. Há muito tempo esse livro estava na minha lista de desejos, e sou um grande admirador dos escritos de Douglas Adams. No entanto, esta experiência literária me surpreendeu.

Nas páginas deste livro, consigo perceber distintamente os traços característicos do autor: o humor ácido, a criação de personagens completamente non-sense e a atmosfera sempre leve e aparentemente desorientada que permeiam sua obra. No entanto, desta vez, confesso que fiquei extremamente confuso. Talvez seja a inclusão de elementos novos e desconhecidos por parte do autor, ou talvez simplesmente não seja o tipo de história que ressoa comigo.

A narrativa se desenrola em meio a uma profusão de palavras, com personagens que aparentemente vagam sem rumo e diálogos que beiram o absurdo completo, às vezes chegando ao escárnio. Embora tenha ficado um tanto desapontado, não perco a esperança, Douglas Adams tem outras histórias cativantes em seu repertório.

Rafael Cerdeira 30/03/2023

Douglas Adams tinha o dom de descrever situações e transformá-las em situações absurdas e até mesmo psicodélicas as vezes.
Neste livro, o personagem Richard se encontra numa estranha circunstância onde precisa recorrer a um antigo colega de faculdade que hoje trabalha resolvendo casos bizarros com a sua habilidade de enxergar a interconexão fundamental de todas as coisas.

nothalia 28/03/2023

?Se a senhora me permite explicar a interconexão fundamental de todas as coisas...?

O humor perfeito e personagens excêntricos compõe a maravilhosa trama do livro, que possui mistério, situações mirabolantes, como por exemplo: o sofá preso na escada.

ps: Dirk, por favor, pague a sua secretária!

Susy 13/03/2023

Geral
Eu achei a leitura bem divertida, confesso que só li o livro porque eu amo a série, Dirk é meu personagem favorito, uns pontos legais é que a história não chega a ser cansativa mas as vezes o leitor se perde um pouco na leitura.

Léo 07/01/2023

A ideia foi boa, mas a história não me prendeu...
Dirk Gently, é um detetive um tanto fora da curva, ele não é nada parecido com Sherlok Holmes ou Hercule Pairot, tendo um jeito peculiar de investigar os seus casos, acreditando que todos os fatos convergem de alguma forma, chamando seu método de investigação holística.

"O termo ?holístico? se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas. Não estou interessado em trivialidades, como impressões digitais, fiapos de tecido reveladores ou pegadas inúteis e, sim, no fato de que a solução para qualquer problema pode ser encontrada na maneira como se configura e se entrelaça o todo."

A ideia do autor de fazer um mistério nonsense, cheio de absurdos e carregado de um humor irônico, é boa, e lembra em alguns momentos seu livro mais famoso O Guia do Mochileiro das Galáxias, porém a história não me prendeu e fiquei o livro todo pensando: quando vai melhorar? Os personagens não são interessantes, exceto Dirk que só aparece no meio do livro. A história começa sem sentido, e vai lentamente se encaixando, intercalando cada capítulo em um personagem, e no fim tudo acaba se convergindo no grande quebra-cabeça da investigação, levando a um plot-twist que é surpreendente e doido, mas como a minha experiência até as últimas páginas não foi a das melhores, ficou algo absurdo demais e um pouco sem graça.

Comecei esse livro devido a uma série da bbc de mesmo nome que é baseada nele, mas foi cancelada. E quando descobri abandonei a série e vim ler o livro, que é bom, mas a única coisa parecida com a série é conceito de investigação holística. Para primeiro contato com o autor, recomendo O Guia do Mochileiro das Galáxias que é um ótimo livro e engraçado. Recomendo Dirk Gently apenas se quiser se aventurar um pouco mais na escrita do autor.
Regis 08/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo. ? ???
Mas estou achando que não curte muito Nonsense. Rsrsr

Léo 08/01/2023minha estante
Obrigado, Régis. ?
Eu até curto, mas nesse livro do autor eu não gostei tanto.
E eu adorei o nonsense de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Regis 08/01/2023minha estante
O Guia do Mochileiro das Galáxias é nonsense? ?

Léo 08/01/2023minha estante
Sim, ele é também.

nkog.neato 01/11/2022

Delícia
Douglas nunca me decepciona! É muito gostosinho, ótimo pra sair de uma ressaca literária (ou entrar em uma rs)! Muito divertido e tem uma escrita bem fluída, a história é bem maluquinha e é cheia de referências nerds, amei!!

Amanda 18/06/2022

A série é melhor
Depois de anos órfã da série, resolvi começar a ler esse livro pra ver se preenchia o buraco que ainda sinto por conta do cancelamento injusto que a série sofreu. Bom, não preencheu.
Confesso que estranhei bastante enquanto fui lendo, até pelo fato do personagem principal só aparecer de fato praticamente na metade do livro, isso foi algo que me incomodou. Além disso, na série o Dirk é muito mais detetive e o roteiro se aprofunda muito mais na loucura e consegue fazer algo mais completo, já aqui achei tudo muito superficial, com um final bem corrido, sem muita explicação.
Acho que valeu a leitura pra ver a origem de uma série que gosto muito, mas infelizmente não supriu minhas expectativas!

Rodolpho.Gonzalez 10/06/2022

Horrível!
Péssimo livro. Sem palavras para descrever. Dei cinco estrelas SEM QUERER, mas se eu pudesse, ah se eu pudesse, daria uma nota diferente.

Pode crer.

Um dia piores que eu já li.

De longe.

Podem ler.

Garbulio 08/06/2022

Uma viagem, um pouco, longa demais
Apesar de adorar a maneira como Douglas Adams escreve e ter dado boas risadas em vários momentos, achei que o nonsense ficou um pouco exagerado, se é que pode se definir algum limite pra isso. Acabei não me apegando muito na história e até me sentindo um pouco confuso em meio a variações de cenários, acontecimentos e personagens!