Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

elieltoncastr_ 12/04/2024

"Na asfixia deste lugar pequeno e emparedado"
O título por si só já chama a atenção, pois traz consigo uma noção do que o texto propõe como sua essência: uma aflição poética, íntima. Em poucas palavras, é possível compreender toda uma conexão entre pai e filho que escoa em luto. Um texto muito belo ? e triste.

mrlancolia 01/04/2024

Depressão poética
Este livro tem uma escrita boa, fluida e nada banal. Você se sente dentro da mente do protagonista, ou melhor, se sente como um terapeuta, escutando meticulosamente o que ele sente. É um livro encantador.

Nando.Costa 08/03/2024

Morreste-me
Neste livro o autor nós trás memórias e sentimentos do seu luto em relação a seu pai que faleceu, um texto de forma bem poética e descritiva, meu primeiro contato com o autor, um livro relativamente pequeno, mas com uma carga emocional muito grande, sentimentos bem escancarados.

Nicholas Sana 07/03/2024

Uma despedida
Desconheço carta de despedida mais intensa, e assim como dito na edição que chegou em minhas mãos, é um outro português o que ele escreve, sua riqueza na precisão dos sentimentos misturados com as cenas é de uma beleza sem igual?.por fora meus olhos molharam 3 vezes?..mas por dentro minha alma estava enxaguada!!!?absurdamente lindo!!!

Rafaela2190 06/03/2024

Esse livro apareceu no momento que eu mais precisei, tinha acabado de perder meu pai e me vi em cada palavra que li. Não por acaso se tornou um dos meus autores favoritos da vida.
Obrigada pela companhia, obrigada por fazer com que eu não me sentisse sozinha e, principalmente, obrigada por me entender e me abraçar

DIRCE 12/02/2024

DILACERANTE.
Acometida pela lembrança deste livro, cuja leitura fiz décadas atrás graças ao empréstimo que me foi feito, pois a obra não havia sido publicada no Brasil, fui pesquisar se ,hoje, ela se encontrava disponível no nosso patropi, e para minha felicidade vi que sim. Não hesitei e fui à compra.
É simplesmente uma obra de arte, mui bela e muito, muito triste . Em seu momento de luto por perda do seu pai, JLP dirige-se a ele com tanta dor na alma, com um sentimento atroz que, mesmo eu não esteja vivenciando o luto como onze anos atrás, não consegui impedir que lágrimas rolassem. O autor expõe sua dor, partilha com o leitor, escreve com a alma, como alguém que reza, e o leitor lê como uma oração.
Transcrevo abaixo um fragmento, dentre muitos, tocante:

“( ...) E , como se adormecesses , vejo fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez deixa de respirar. Para sempre. Para nunca mais . Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei(...)”pg.9

Tem como ler esse livro sem impedir que nossa alma seja dilacerada? Quem vivenciou momentos semelhantes a deste livro, sabe que nem o tempo apaga esse tipo de dor.

Mariana113 08/02/2024

Leitura lusitana
Muito interessante a estruturação linguística usada pelo autor. Creio que a edição nacional poderia ter trazido nota de rodapé com os sinônimos em português das palavras que aqui não são usadas, para facilitar a compreensão.

Mateus Menezes 21/01/2024

Um luto muito profundo em poucas palavras
O livro consegue, em poucas páginas, ser extremamente profundo sobre o luto de um filho que perdeu o pai. É um luto honesto e muito triste.

Luache 15/01/2024

Decepcionaste-me
Tema sensível, disparador de gatilhos, escrito de forma poética, mas que não me despertou sentimentos, não me envolveu, não me aproximou dos personagens. Li achando que seria uma breve catarse, não foi. Na verdade, não foi muito...

Carol 07/01/2024

É um livro sobre luto. Eu senti o luto dele profundamente, tanto que projetei para mim. É muito triste.

Cida Luz 05/01/2024

O relato
Um livro curto, leitura densa, tema mais forte, uma obra tocante e comovente: é o relato da morte do pai, o relato do luto e, ao mesmo tempo, uma homenagem. O início parecia uma poesia depois foi ficando mais pesado, emotivo.
Me decepcionei, esperava mais!

Augusto.Casoni 04/01/2024

É bonito e é curioso. Não é nem um romance, nem uma novela, nem um conto. É uma crônicazona, mas talvez nem isso tbm. É um depoimento, bonito.

O jeito que ele escreve é tocante.

Laureana 03/01/2024

Emocionante
Eu li o livro em uma ?sentada? só. O livro é curto e dá vontade de devorar mesmo. Confesso que o português de Portugal me pega um pouco, mas de toda forma consegui sentir a emoção que o ator sente pela perda prematura do pai. Muito emocionante mesmo.

Fabi 27/12/2023

Memórias
Morreste-me. Pensei, vou ler rapidinho para conhecer um novo autor. Não foi rapidinho. Que livro sensível e profundo. É sobre o luto de um filho pela morte do pai. É uma conversa entre filho e pai e o resgate das memórias de uma vida. Nossa, como abala!!! Mas é um exercício e um lembrete: para resgatarmos essas memórias enquanto é tempo. Nossa vida é muito corrida e agitada. É muito importante viver bem o presente, mas essas poucas páginas nos mostram como é essencial relembrar o passado sempre. Aquelas memórias do cotidiano, dos cheiros, dos sons, do paladar, dos abraços, das conversas, das pequenas vitórias compartilhadas, dos ensinamentos diários e dos que vão ficar para a vida toda, das pessoas que importam. É triste. É sobre presença e ausência. É sobre como alguém é parte de você. É sobre como você era e como você fica. O título é fabuloso, preciso, sensível e verdadeiro. Valeu cada lágrima, cada memória despertada e cada ação a partir disso.

aline203 15/12/2023

A tristeza toda do mundo contada num fôlego só
Assisti uma mesa com José Luís Peixoto na Flipelô de Salvador. A mesa foi tão animada e engraçada que mesmo sabendo que esse livro é sobre luto, não imaginava ele que seria tão triste e arrebatador.

Chorei demais. A forma como Peixoto nos conta, em um só fôlego, sobre a perda do pai é tão forte e presente que não tem como não sentir um pouco na pele.

Nota máxima para esta escrita!