Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados

Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados Tania Zagury

Resenhas - Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados

Mr. Jonas 03/01/2019

Filhos Adultos Mimados, País Negligenciados
Este livro foi escrito para quem está criando seus filhos com muito carinho, orgulho e amor. Mas, por outro lado, com bastante insegurança e muito cansaço! É também para os pais que mudaram a forma de educar nos idos dos anos de 1970, que lutaram para dar liberdade aos filhos, que agora são adultos. É um estudo sobre a educação na família, cujos moldes permaneciam inalterados até que ocorreu a grande guinada iniciada pelos seus pais, e que tanto beneficiou a você, caro leitor! O objetivo foi comparar a forma de educar os filhos dos seus pais e dos seus avós, praticamente antagônicas, e o que isso vem significando para si próprios e para quem veio depois ? você e seus filhos. Como se sentem hoje os pais dos anos 1970, que respeitaram a individualidade, os sonhos e os desejos dos filhos e que tanta liberdade lhes deu, embora não tivessem tido nada disso? Conheça um pouco melhor dos desafios de educar os filhos nas páginas de "Filhos Adultos Mimados, País Negligenciados".

Claudio 21/06/2018

Filhos Mimados
Profunda conhecedora do processo de educação e aprendizagem, Tania Zagury neste livro aborda um tema bastante atual e pertinente: uma geração de filhos adultos mimados. Inicia com uma introdução a geração baby boomers, seu surgimento e suas principais características que irão influenciar de maneira substancial na educação e no desenvolvimento social das gerações X e Y.

Resultado de imagem para filhos adultos mimadosA leitura num primeiro momento soa um pouco dramática, senão melancólica, pois traz alguns relatos de pais que foram ou são negligenciados pelos filhos. Deram tudo o que tinham, sacrificaram-se em favor da prole e agora que se encontram na velhice não recebem o devido valor ou reconhecimento por parte dos filhos.

“Pai só se aposenta da tarefa de cuidar dos filhos se os criar produtivos e responsáveis, que saibam viver com ética, dignidade, independência, produtividade – e sem achar que alguém fará tudo por eles”. Pg 161

A partir do capítulo quatro a leitura toma outro ritmo, torna-se mais interessante talvez por ser mais próximo da nossa realidade. A autora é assertiva quando trata de uma geração de jovens e adultos que são acomodados e pouco interessados em ter uma vida autônoma. Refere-se a estes como mimados pois recebem tudo de seus pais sem terem que prestar nenhuma contrapartida para tanto.

Não somente isto, mas enfatiza o surgimento de uma geração de crianças que possuem poucos limites, que estão sendo educadas para a individualidade em uma sociedade plural e que terão que enfrentar as dificuldades de que dela advém. Nem sempre elas receberão tudo o que querem e por isso mesmo terão que aprender a viver com frustrações e desilusões que a vida apresenta.

Para a autora é importante os pais ensinarem as crianças a enfrentar estes desafios, a saberem receber as críticas para com elas aprender a amadurecer e entende que a escola pode ser uma parceira fundamental neste processo de crescimento e de preparação para a vida.

É um livro interessante, agrega um pouco mais de conhecimento dentro de uma abordagem educacional e eu diria até humanista. Mereceria um tratamento mais qualificado tanto no acabamento quanto na diagramação, já que o tema em si é relevante e atual.

site: https://livrosfilmeseseriados.wordpress.com/