Merlim

Merlim Robert de Boron




Resenhas - Merlim (Coleção Lazuli)


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Marcos606 05/04/2023

Autor de vários romances em verso sobre o Graal, sua obra, baseada na de Chrétien de Troyes e Wace, marca uma evolução do mito do Rei Artur principalmente através da sua cristianização explícita. É ele quem faz do Graal uma relíquia cristã: o Santo Cálice.

Com efeito, segundo ele o vaso da Última Ceia teria recolhido o sangue de Jesus na cruz. Após a crucificação, membros da família de José de Arimatéia tornaram-se seus guardiões.

Aqui de Boron reconta o diabólico nascimento e vida de Merlin. A obra consiste em um poema em verso incompleto e sua adaptação em prosa. (A tradução é exclusivamente em prosa)

O romance em prosa, escrito no início do século XIII, é diretamente inspirado no poema, mas sua atribuição a Robert de Boron é incerta. Faz parte, com José de Arimateia e Perceval em prosa, de uma trilogia chamada "Pequeno ciclo do Graal". Ele é conhecido por vários manuscritos preservados na França e no exterior.

Começa por seu nascimento diabólico: o encantador é descrito como filho de um incubo e uma virgem. Merlin usa seu dom de profecia com os reis bretões Vortigern e Uther Pendragon. Para este último, Merlin cria a Távola Redonda, em memória da Mesa da Última Ceia e aquela fundada por José de Arimateia, e escolhe os cavaleiros que ali se sentam. Ele incentiva Uther à participar da concepção de Arthur.

Robert de Boron inspira-se em várias fontes mais antigas, sem copiar diretamente Wace ou Geoffroy de Monmouth. É ele quem realmente dá toda a importância ao personagem no ciclo arturiano, e quem liga as duas tradições britânicas, a do menino Arthur e a do homem selvagem, Merlim.
comentários(0)comente



Rodrigo719 11/03/2023

Intro aos contos Arthurianos
.
?? A história é bem interessante, começando com Merlin desde criança ainda de colo (milagrosamente kkk) lidando com a situação de sua mãe que engravidou sem ter sido tocado por homem, usando o seu conhecimento para vencer o julgamento dela. Assim ele vai desvendando enigmas de alguns reis e preparando o caminho para o próprio Rei Arthur. Durante todos os momentos Merlin reconhece a soberania de Deus relativa o seu conhecimento, revelando a forte a presença do cristianismo na época, bem como a própria história em torno de Arthur, que foi criado em uma família pobre. A questão da Espada Excalibur e que somente o rei verdadeiro poderia tirá-la da rocha, e a forma como todos duvidavam de como um menino de origem humilde poderia ser rei, remete muito ao próprio Senhor Jesus Cristo.
comentários(0)comente



Graciela 29/06/2021

Uma versão para Merlim
Boa história mas melhorada ao longo do tempo. Um pouco cansativa por ser o início de tudo, outras histórias que vieram depois deixou a vida de Merlim mais interessante.
comentários(0)comente



Beto 05/04/2011

Ótimo apesar do cristianismo exagerado
Gostei muito do livro desde o início até o final, apesar da deturpação religiosa que o autor criou. Todos que se interessam pelas lendas de Artur devem ler este livro que foi um marco no retrato das lendas arturianas.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR