O Sofrimento de Deus

O Sofrimento de Deus Slavoj Žižek

Resenhas - O sofrimento de Deus

bardo 15/04/2022

Me parece que esse livro tem um problema de apresentação, tanto sua capa quanto uma das introduções dá a entender que o que temos aqui é um diálogo entre um filósofo e um teólogo e se sim pode-se pensar que o diálogo existe ele não chega a ser um debate direto. Isso causa uma certa estranheza ao leitor que espera uma proposição seguida de uma refutação ou aceitação por parte do outro debatedor e isso não acontece. O que realmente temos é uma reflexão sobre os três maiores sistemas de crenças atuais e o ateísmo, reflexões essas feitas por Zizek e por Gunjevic. Superada essa contradição inicial e o caráter definitivamente não iniciático dos textos, o seu título chamativo pode atrair leitores que vão se ver em apuros para compreender algumas ideias propostas; temos reflexões extremamente pertinentes e interessantes. É um texto denso e profundo que pede releitura não só completa mas de seus capítulos que ainda que guardem alguma relação entre si são independentes. Vale ainda dizer que os textos não são exatamente conclusivos, o que se apresenta aqui são ideias que propositalmente são deixadas em aberto. Percebe-se que a intenção de que o próprio leitor dialogue com o texto e continue por contra própria o "debate" proposto. Uma última observação, para os que julgam as referências a Lacan de Zizek um tanto herméticas aqui ele encontra um adversário à altura.

Mr. Matos 11/12/2020

Muito curioso
Vale a pena, para as pessoas interessadas em pensar uma teologia radical, tanto os artigos do Teólogo croata Boris Gunjevi? quanto os ensaios do filósofo esloveno tratam de questões fundamentais que afligem realmente as pessoas em sua vida concreta, cada capítulo é um exercício espiritual ( Pierre Hadot) não é o meu livro favorito de Zizek pela questão do formato do livro, porém toda reflexão é preciosa ao seu jeito de ser.

Lista de Livros 15/03/2017

Lista de Livros: O sofrimento de Deus: inversões do Apocalipse – Slavoj Žižek e Boris Gunjević
“Não existe leitura inocente, e cada um de nós deve dizer de que leitura somos culpados.” (Louis Althusser)
“O homem sábio, de acordo com Proclo, progride do conhecimento para a fé, enquanto Paulo argumenta que, para os cristãos, a pessoa atinge um estado de conhecimento imediato de Deus quando tem fé, por isso a misericórdia é inerente ao conhecimento.”
“Tornamo-nos membros completos de uma comunidade não só por nos identificarmos com sua tradição simbólica explícita, mas também quando assumimos a dimensão espectral que sustenta essa tradição, os fantasmas que assombram os vivos, a história secreta das fantasias traumáticas transmitidas “nas entrelinhas”, por meio das lacunas e distorções da tradição simbólica explícita.”
“Vale destacar que no texto de Marcos os demônios obedecem vontade de Jesus, enquanto as pessoas têm a chance de escolher.”
Mais em:
e:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/03/o-sofrimento-de-deus-inversoes-do_8.html