O Lobo Atrás do Espelho

O Lobo Atrás do Espelho Fausto Wolff

Resenhas - O Lobo Atrás do Espelho

E. Dantas 17/03/2011

O Gigante e o Passarinho
Desde que ouvi dizer que um livro deve ser seu autor que admiro Fausto Wolff. Primeiro por que ele cumpria essa máxima; segundo que é ele o autor da mesma, que por si só resume como deve ser um bom livro (cabe até no twitter, molecada!); e terceiro por que o cara é bompracaralhomuitomesmo.

Mas antes que você se deixe levar por minha extremamente passional opinião, para o bem ou para o mal, experimente. Leia seus contos, suas crônicas, seus pensamentos, ensinamentos e toda e qualquer mínima frase de Wolff para entender o que digo. O cara é de uma crueza tão profunda, plena e bela que o resultado não pode ser menos que a honestidade, seja nas discussões políticas, sociologicas ou sentimentais. E "O Lobo Atrás do Espelho" demonstra isso perfeitamente.

Por isso decidi que, como seria um crime deixar aqui um spoiler dessa obra, também o seria contar qualquer sinopse que seja. Por que Wolff é pra ser consumido de coração aberto, sem assaltos ou definições. E eu garanto que no fim vocês sentirão algo inédito. Uma espécie de esperança. Um tiro no escuro, porém dado por um atirador cego.

Experimentem.

Beijos, e inté!

PriBalves 04/12/2009

Este livro é magnifíco! Confesso que no início achei meio confuso, mas depois me envolvi e não consegui largar mais. É repleto de surpresas e o final não poderia ser melhor. Amei!

maria.e.sousa.7 25/10/2023

Pretensioso
Livro denso, menciona e dialoga com muitas referências e outros autores, chegando a colocá-los como personagens dentro da obra, como é o caso de Manoel de Barros, Freud, Jung, Luís Carlos Prestes, e vários outros. Achei ousado.

O autor percorre fatos importantes da história do Brasil, e cita mesmo algumas passagens da história da América do Sul, como a Guerra do Paraguai. Numa trama que envolve os mistérios da família de origem cigana, estudos científicos, espionagem, drogas, etc., dialoga com diversas correntes filosóficas e políticas.

Vai e volta no passado, fazendo uma divisão de capítulos interessante, com marcadores vagos de tempo: ?Muitos anos antes; Muitos anos depois; Alguns anos antes; Poucos anos depois...? Assim, percorre um século inteiro na vida de uma família, através de três gerações, a história centrada nos homens: avô, pai, filhos. Por fim, toda aquela trama imbrincada do início parece desfazer-se no ar. Nisso, é como se o autor quisesse fazer uma homenagem a García Márquez e o seu Cem anos de solidão: O ROMANCE DO SÉCULO se refere exatamente ao fato de a história começar na virada de um século (1900, século XX) e percorrer a história da família até a virada do século seguinte (2000, século XXI).

Tem uma reviravolta de trama no final, embora para mim, tenho sido um anticlímax completo. O exemplar que eu li me foi emprestado por uma amiga e trazia muitas anotações na contracapa e folha de rosto, que me levaram a especulações a respeito desse possível plot twist, que acabou por ser esse anticlímax, porque vi pouca coisa que já não tivesse previsto. E, na verdade, acho que ficaram algumas pontas soltas.

É um livro denso, pesadão. Às vezes pretensioso, até. Mas vale a leitura e o passeio ficcional pela história e pelas histórias. Minha nota vai principalmente para algumas tiradas incríveis, como a ex-prostituta Lilith, rebatizada de Eva, que se casa com Adão e ambos têm um filho chamado Abel.

3,5 / 5

Dani Fuller 21/08/2011

Da sinopse já temos a impressão do que o livro irá causar...

"É claro que não pode haver felicidade perfeita, pois sempre haverá o medo de perdê-la".

História não linear sobre uma família contada através de 3 gerações..... e ao intercalar as épocas e acontecimentos, podemos conhecer mais sobre les e também o pano de fundo histórico vivido... São muitos detalhes de suas vidas.. suas ações e consequências moldando todos ao redor.. tudo que envolve o ser humano de um modo em geral.. As crenças, o dinheiro, o romance, a política, a herança, lealdade ... Em alguns momentos o exagero das descrições e algumas cenas acabava sendo massante e fazendo a leitura se perder... pois apesar de sabermos o motivo disso ser feito... se fosse cortado, não faria muita diferença ao entendimento geral.

"E agora, de um momento para outro, por razões tolas, abandonava-o, (...) Como pudera fazer isso? Como as pessoas podem fazer isso? A morte, embora não a aceitasse, ele compreendia, mas abandonar quem nos ama, isso é muita maldade. É deixar os outros com a morte no coração. Será que as pessoas que amamos apenas pelo fato de não nos amarem tanto, pensam que não sofremos? Muita maldade!"

O mistério envolvendo Lobo, e também a vida e morte dos membros da família (sendo de sangue ou não) que começa com Jamal eram tópicos interessantes, bem construídos e faziam a leitura fluir de maneira rápida. Apesar de muitos comportamentos chocantes (para quem tem muito pudor) e uma linguagem pesada... não foge do que os homens agem normalmente (ontem, hoje e sempre). E o desfecho do Lobo só deu para perceber mesmo já no final. Fiquei intrigada e ansiosa pela solução, porém quando é descoberto, fiquei menos surpresa que o esperado. Curioso. Na teoria é um comportamento que se explica pela história vivida por ele. Não que eu aceite e encare isso como uma desculpa.

Complexo e atraente pelo artíficio utilizado pelo autor em contar a história.. e mesmo com toda a dificuldade gerada fará você ficar preso nela até a última página.

"É próprio da reles criatura humana sofrer com a felicidade alheia e ver na infelicidade alheia uma fonte de satisfação."

Luciano 01/09/2015

Impressionante!
o autor consegue prender e confundir o leitor propositalmente até o final revelador! a história é um misto de romance e mistério, que fala sobre o passado de dois homens e como os mesmos estão conectados. Recomendo fortemente a leitura!!!

Carol 06/06/2016minha estante
Vou ler só de teimosa =D