Catalisador S.J. Kincaid

Resenhas - Catalisador

Marcello 25/03/2024

Eu esperava mais...
Título alternativo para essa resenha: Se eu tivesse a capacidade de pensar em algo com esse nível de complexidade, com esse nível de conhecimento em tecnologia, e eu fizesse uma trilogia fraca dessas, eu mudava de profissão.

Fazer a resenha do 3° livro de uma trilogia é sempre difícil, porque você vai querer fazer conexões com os livros anteriores, mas ao mesmo tempo vai querer focar mais na história dessa obra em questão, e é exatamente isso que eu vou tentar fazer.

O primeiro livro foi interessante. O começo do começo é bem promissor, você é bombardeado de possibilidades e fica animado com o que pode acontecer. Só que daí você percebe que o livro inteiro ficou meio que preso, estagnado num único ponto. E caiu naquele problema da repetição, e o livro termina com dúvida de si mesmo.

Então, você já começa o segundo com um pé atrás. Daí o livro vai seguindo e você se pergunta: isso que eu tô lendo é realmente importante? E você passa o livro inteiro se perguntando isso.
Daí o livro acaba.

Para terminar, você começa o terceiro livro já odiando o fato de ter perdido dinheiro comprando uma trilogia completa, por confiar facilmente na opinião de terceiros quando disseram que esses livros eram bons...? Que ideia burra, né? Nunca mais também.

Esse livro começa ok, no meio você percebe que nem a autora tava sabendo o que estava fazendo e daí o livro acaba. Eu facilmente teria descartado o segundo livro inteiro, feito um livro só até terminar no bendito meteoro da metade desse terceiro livro, só então começaria de fato o terceiro livro com as consequências desse ocorrido e finalizado com toda aquela pataquada que a autora meteu do plot twist do carinha mal (fica aqui outro questionamento, o que muda a gente saber a identidade real do vilão?, tipo, não fez diferença nenhuma, sabe, foi tão fraca que eu ri de vergonha na hora, enfim...)

Mas é isso, não comprem um box completo sem antes ler o primeiro livro, essa é a mensagem que eu vou levar desses livros.

booksdalaus 08/03/2024

Catalisador
Tom Raines e seus amigos estão ansiosos para voltar ao Pentagonal Spire e continuar seu treinamento nas Forças Intrassolares. Ainda que este seja um momento em que as coisas não pareçam estar tão bem, Tom não se intimida e persiste em lutar.
O que começa como um ajuste de contas intrigante entre Tom e seu pai logo se transforma em uma mudança perigosa, pois há agentes suspeitos em posições de poder, bem como revelações sobre um novo controle militar.
Isso significa, talvez, que Tom tenha que manter segredos inclusive de seus aliados.
Em seguida, uma figura misteriosa, outro fantasma na máquina, inicia uma luta contra as corporações, mas os métodos adotados por Tom para combatê-lo são chocantes.
Neste terceiro volume, vemos 1om e seus amigos, os cadetes, diante de um futuro impossível, o qual eles nunca poderiam prever.
Em Catalisador, S.J. Kincaid nos presenteia com um final eletrizante, concluindo uma jornada heróica e fantástica de tirar o fôlego.

Viny 08/01/2024

Cuvergente sonha
Comprei o livro achando q ia receber mais uma distopia blase fácil lugar comum algo meio divergente sabe q só fica bom se vc desligar seu cérebro. acabei recebendo uma história sobre corporativismo, mundo capitalista, xonsumerismo e os 🤬 #$%!& a quatro. we stan

Gabimirandda 19/07/2023

Distopia incrível
TIRANDO O FATO DO MEU PERSONAGEM FAVORITO TER FALECIDO DE FORMA BEM IMBECIL, SIM FOI UMA MORTE BEM TOSCA PARA UM PERSONAGEM DAQUELE NÍVEL QUE SUPEROU TANTAS COISAS? a série foi extremamente perfeita!!!!!!

Já tem uns 5 anos que esses livros de insígnia estão na minha lista graças a uma amiga que me indicou e resumiu um pouco da história com muita empolgação para mim, e ela não falhou e não mentiu sobre o que me disse, a história é incrível, o cenário é bem detalhado pela autora, no decorrer dos livros sempre tem capítulos que se aprofundam mais na perspectiva de personagens diferentes fazendo com que a gente fique bem próximos, se sentindo dentro do livro e vivendo a emoção do dia a dia com eles. Medusa você é perfeita e tem meu coração assim como tem o do Tom ?????

MAS N PRECISAVA TER TIRADO A VIDA DO?.???????

Gus 16/03/2023

MDS QUE TRILOGIA INCRÍVEL
Essa trilogia Inteira é extremamente boa mas esse livro aqui é facilmente o meu preferido.

Eu senti tantas emoções lendo ele. Que livro gostoso de se ler e ver essa trilogia acabar da um aperto Por Que você fica com a sensação de querer mais desses personagens nem que seja com um livro de contos ou até mesmo um livro filler.

Foi Muito bom Ver a Jornada do Tom e apesar de eu falarali encima que eu quero mais dessa história esse terceiro livro já da um final fechado e muito bom então acho meio difícil a S.J Kincaid escrever uma continuação ksksks

Eve 31/01/2023

Ultrapassando o impossível
Tom sempre guardou o segredo do que era e o que podia fazer de todo mundo, mas quanto mais escondia as coisas das pessoas, mais ele se embolava em uma avalanche tanto com quem conhecia e amava, quanto com aqueles que sempre estavam de olho em tudo. Com todos os erros a Agulha acaba sofrendo uma mudança radical e junto dela, a aproximação de pessoas ?superiores? acarreta aquela bola de neve, a fazendo se transformar em uma gigantesca circunferência assassina, mais e mais vezes fica difícil para Tom se esconder, mas nem sempre conseguimos correr rápido o suficiente e é exatamente isso que acontece. Tom é descoberto e tem todo seu mundo desconstruído impiedosamente por Joseph. Medusa, Wyatt, Yuri, Vik e Blackburn se jogam na escuridão para salvar Tom e trazê-lo de volta intacto, mas na verdade perdas podem e vão acontecer nesse firewall.

Considerações; caramba, aconteceu tanta coisa nesse livro, parece assim que foram 3 num só e ainda assim parece que foi tudo muito rápido, principalmente o final. Não vou fingir que não teve uma parte que odiei a Wyatt (e em certo ponto a autora também) por forçar a barra no romance entre ela e o Tom? Quer dizer, houveram dois livros antes desse, que daria tranquilamente de ter encaixado as cenas, quando o Yuri, nem a Medusa não estava em jogo. A morte do Blackburn, foi tão indescritível, logo quando ele estava admirando que via tanto Wyatt como Tom (ainda que ele não admitisse a parte do Tom) como filhos e faria, quer dizer, fez tudo que podia para salvar eles, até mesmo dar a vida. A evolução e construção de cada um dos personagens sem perder a essência brincalhona deles foi uma das melhores coisas nesses livros. Com toda certeza virou uma das minhas séries distópicas favoritas e já estou com saudade dos personagens.

Ali.S 29/01/2023

Um final excelente
Li logo depois de termina o segundo, foi uma experiência melhor e sem me desconectar com o universo. Achei o melhor e um jeito excelente de termina essa história

Sahmundi 05/08/2022

Ótimo final!
Uma nova guerra se aproxima mas dessa vez não são entre as grandes corporações e sim,somente contra uma pessoa.
Existe um problema em ter um processador neural patrocinado pelas cooperações que é o controle que eles podem ter sobre você.
Tom sabe muito bem como funciona então quando percebe que isso está prestes a acontecer com toda a população ele decide agir,mas obviamente não é tão fácil.

-"Todos seguirão as leis. Todos terão que seguir".
*Com exceção das pessoas que as programarem*.

- Achei muito interessante a história de vengerov e ainda estou indignada com os 15 meses.

- Óbvio que eles tinham que esperar o protagonista voltar para salvar o mundo, né? Kkkk

- "A maioria daquelas pessoas não se importa com a sua riqueza e não quer rouba-la de você. Se tivesse conquistado essa riqueza com alguma ideia nova ou com trabalho árduo,e não por meio de trapaça,propina e sugando pessoas poderosas,elas iriam,na verdade,admira-lo pelo seu sucesso.
Tudo o que elas querem é o que sempre quiseram,o que lhes foi negado durante a vida: Justiça. (...) Elas querem que você enfrente as mesmas consequências por suas ações que elas enfrentaram pelas ações delas."

Pedro2361 26/01/2022

Maravilhoso
Acabou, enfim acabou.
Falando estritamente desse livro, fiquei surpreso como os problemas escalaram, fiquei muito aflito mesmo pelas dificuldades que o Tom passou, ele sofreu demais, mas gosto do sentimento de coerência na história.

Falando da história dos 3 livros no geral, achei incrível, o vilão é incrível, as circunstâncias são incríveis, apesar do drama principal é divertido de ler. Amo o modo como essa história é realista, por mais que as coisas escalem bastante no final, acaba fazendo sentido. O final é satisfatório, na minha opinião as mortes foram necessárias, eu adoro as relações interpessoais desses personagens, e apesar de tudo que o Tom passou, parece que foi necessário, ele evoluiu de forma incrível.

Obs.: Tem uns momentos que você perde a noção do tempo na história, mas faz bastante sentido levando em conta os processadores.

Azbra 25/08/2021

S.J. Kincaid entregou tudo!
Que saudade estava de ler distopia!! Não sabia que sentia tanta falta até ler esses dois últimos livros da saga Insígnia.

Insígnia: Catalisador me prendeu do começo ao fim. Tudo de ruim que poderia acontecer aconteceu, uma desgraça atrás da outra até perto do fim do livro. Tudo se desenrolava de uma maneira que não conseguia imaginar o próximo passo dos personagens e apenas segui Tom (quase me deixei ser enganada por ele quando foram executar o plano final, mas no fundo sabia que Tom não era burro e não aplicaria um plano suicida). Amo quando as informações não são jogadas logo de cara e vou descobrindo conforme a ação se desenvolve, o ponto auge foi no plano final. Muito bom!!

Gosto da forma como a autora escreve apenas o necessário sobre questões pessoais dos personagens como um problema familiar, um romance; ela não se estende nos detalhes e mesmo assim dar para compreender os sentimentos dos personagens.
Tenho que elogiar os diálogos, entre os amigos eram na maioria divertidos, e entre aqueles de diferentes pontos de vista sobre o sistema político foram bem construídos.

Fiquei feliz com o amadurecimento do Tom, aquele garoto inconsequente e atrevido se tornou o rapaz que valoriza o que conquistou.
No final do livro não pude deixar de aplaudir, S.J. Kincaid entregou tudo nessa história de tirar o fôlego com tanta ação, reviravolta, revelações e deixando a mensagem de que a humanidade sempre vai surpreender.

PS.: Se no desfecho de uma distopia os personagens não precisarem de terapia a distopia terminou errado.

Robim 04/10/2020

Catalisador
O último livro da trilogia Insígnia. Ação do inicio ao fim, com partes de perder o fôlego, angústia e com um final espetacular. Por mais que seja uma trilogia adolescente eu adorei, uma boa distopia pra quem queira iniciar.

Ju 02/10/2020

Ótimo fechamento
Gosto muito do fechamento da história. Não tem grandes reviravoltas inimagináveis, mas gostei do andamento e destino final de cada personagem.

Rodrigo Digão 30/04/2020

Final bem legalzinho, história redondinha, vale a Leitura.

Cláudio Dantas 26/08/2018

Era para ter sido uma duologia, e olhe lá
Claramente essa história foi prejudicada por causa de ganância de criar trilogias. A história desse livro poderia ter sido fundida na história do segundo tranquilamente. Outra coisa que me incomodou bastante foi a questão do romance, que vinha sendo trabalhado de forma bem discreta pela autora, mas aqui extrapolou um pouco. Sem falar que o casal principal nunca me convenceu, então já imaginem meu descontentamento. E nesse livro Tom me irritou sim. Nos dois anteriores eu até o defendia, porque essa personalidade carrancuda dele foi algo proposital que a autora inseriu, mas depois de dois livros, quase 1000 páginas, ele não aprendeu nada?????? A S.J. Kincad me perdeu aí. (Tá, para não dizer que ele não aprendeu nada, ele vai mudar um pouco no EPÍLOGO. Mas aí já era tarde demais, sem falar que foi algo bem repentino)

Mas não só de defeitos vive esse livro, tanto é que eu o classifiquei como Bom. Isso porque, apesar de ter sido o que eu menos gostei da trilogia, esse livro tem a melhor trama. Ela é mais complexa e tem consequências mais urgentes. Mesmo assim não foi o suficiente para suprir a expectativa que vinha sendo construída desde o primeiro livro para algo muito extraordinário que iria acontecer (e que não aconteceu, diga-se de passagem), sem falar que a montagem dos acontecimentos foi um pouco estranha, a autora perdia muito tempo com coisas desnecessárias, e as que realmente são importantes só vão começar a acontecer por volta da página 200.

Mas tem uma característica que eu admiro muito na autora, o fato dela não abusar de clifhangers. Muitas vezes ela inicia e termina um conflito em um mesmo capítulo. A escrita dela também teve um evolução muito perceptível, e a originalidade também continua presente aqui.

É uma trilogia mediana, mas acho que deveria ter tido mais alcance do que muitas outras por aí.