Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Jhog 24/02/2023

Poderia ter sido melhor
Bem, como o título que postei, eu não achei o livro inteiramente ruim, comparado com a obra anterior Amor e Amizade & Outras histórias que foi um refresco, esse livro particularmente achei chato, enfadonho, personagens um pouco embolados de saber por não serem tão caricatos, enfim. Tenho que ter em mente como era a sociedade da época e entrar no clima do livro, pois o mesmo foi escrito de acordo com as notícias e vivência da época.

Quando eu lia, automaticamente só me vinha à cabeça, músicas do estilo foxtrote (sei nem se é da época, se não for, perdoem a minha ignorância) e era a única maneira de levar o livro adiante com um clima. Kkkkkk

Foi interessante e de bom proveito, é Jane Austen e a nossa curadoria SLV vai nos proporcionar outro livro dela pra conhecimento.

Saindo da minha zona de conforto e pegando outras obras pra ler está sendo gratificante pra mim.

Minha nota é 4/5.

Cris.Aguiar 28/01/2023

Ensaio...
... um belo ensaio do que viria a ser todas as complexas "heroínas" de Austen ao longo de suas futuras obras.

Esse livro também epistolar é um pouco mais complexo que o primeiro, pois envolve mais personagens nas trocas. Porém Austen o faz com tamanho primor que não nos perdemos na história de fundo e ainda conseguimos, seguindo suas construções, simpatizar ou antipatizar com as personagens.
Ao contrário de Amor & Amizade que nos faz rir pelos exageros, aqui Austen já parece nos levar há um pouco mais de reflexão, mas não se engane, é um livro leve e de fácil (e rápida) leitura.

Recomendo!

Clube de Leitura: SLV - Ano da Austen - Fevereiro 2023

(sim, o livro é para o mês que vem, mas acabei me antecipando!)

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
Jhog 29/01/2023minha estante
Nossa, já adiantou??? Kkkkk Cris, vc é demais cara!!!

Cris.Aguiar 29/01/2023minha estante
Ahahaha Jhog, achei que fosse demorar (ler mais devagar), mas é tão fluidos quanto o outro). Quando vi era página 1, pisquei era 47, virei era Fim. ?

Jhog 30/01/2023minha estante
Curti, vou querer ler tb. Certamente terei uma ressaca literária (minha primeira) ao concluir Saramago.

Alê Ferreira 04/02/2022

Lady Susan
Uma leitura que nunca decepciona, e alivia daquelas leituras pesadas e carregada.
Mesmo nessa novela epistolar, escrita ao 19 anos, já encontramos o estilo sagaz e os traços que desenham de forma crítica a sociedade da era vitoriana, com uma boa dose de humor ácido e ironia. Já temos aqui o vislumbre das principais características da primorosa obra de Jane Austen.
Lady Susan é uma mulher que detém grande traquejo social na mesma medida em que lhe faltam os escrúpulos e sem freios morais; capaz de atos de manipulação para gozar dos prazeres da vida e usufruir das benesses sociais, mesmo que para isso sacrifiquei a felicidade de dia própria filha.
Toda a estrutura da sociedade vitoriana que gravitava em função dos laços matrimoniais são bem desenhados em correspondências trocadas pelos personagens.

Leitura leve, divertida e rápida.

Celi Gomes 24/01/2022

Lady Susan é diferente das outras histórias que já li de Jane Austen, pois a personagem principal não é uma moça correta e de princípios, mas sim uma mulher inteligente e ardilosa que usa seu poder para manipular quaisquer pessoas que atravessem seu caminho para que estas façam aquilo que ela deseja. Apesar de ser odiosa é também extremamente interessante. Pena ser tão pouco conhecida, pq é uma leitura deliciosa!

Carolina Del Puppo 26/06/2020

Diferente
A personagem principal cumpriu bem o seu papel de ser uma pessoa que ninguém gosta.

Gilvanelma 13/06/2020

Uma fina megera
Bonita, inteligente, sagaz e de modos extremamente finos. Esses são os principais atributos de Lady Susan, que nem por isso deixa de ser uma grande megera. Diferente de todas as protagonistas da Jane Austen, a nossa personagem neste livro não deve incitar em você um sentimento de identidade (valha-me Deus, espero que não!). Mas, como toda história dessa que é a minha escritora favorita de todos os tempos, você terá diversão e fluidez garantidas na leitura. Só que com uma pitada de mau caratismo.

Elexandra.Amaral 12/06/2020

Vaidade pouca é bobagem
Lady Susan, o infortúnio das senhoras e o "terror" dos cavalheiros é o retrato da vaidade e do cinismo que alguns dos antagonistas mais famosos de Austen (Olá, Wickham!) ostentam em alguns (muitos trechos) das mais conhecidas obras da autora.
O descaramento de Sua Senhoria é tamanho que estupefacção e risos nervosos são inevitáveis ao longo da curta leitura.

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 08/10/2019

Resenha - Lady Susan
Lady Susan, uma novela epistolar curta, que conta a história de uma viúva sedutora e manipuladora. Dotada de grande beleza, com modos encantadores e supostamente sensíveis, ela consegue desarmar até mesmo aqueles que estão familiarizados com boatos sobre sua má reputação. A relação com a filha, Frederica, uma jovem tímida e submissa, parece ser destituída de qualquer afeição, pois a mãe a trata como mais uma peça em seu jogo maquiavélico, planejando casá-la contra a própria vontade.

Esta é a primeira história da Jane Austen que eu conclui, a um tempo atrás comecei a ler orgulho e preconceito, que a história não me cativou e não conclui, mas resolvi dar uma chance para Lady Susan, pois era uma história pequena, li na edição da Expresso Zahar, que está no Kindle unlimited, e contem 73 páginas.

Não sabia que esta epistolar até começar a ler, é o segundo livro epistolar que leio e o anterior também era um clássico da literatura, percebi que acho muito interessante essa forma de contar a história, o que fez esse livro em particular me agradar muito, pois podemos ver as reais intensões de Lady Susan e acompanhar o que os outros personagens pensavam dela, e acho isso muito legal, pois ela é uma personagem manipuladora, que por sinal não gostei em nada das atitudes, me deu pena da filha dela e dos pretendentes.

No geral eu adorei a história e me fez querer ler mais livros da Jane Auste

site: https://www.instagram.com/mundo.da.lilian/

Carous 22/11/2018

Eu acredito que Lady Susan Vernon se tornou minha personagem feminina favorita de todas que Jane Austen escreveu. Tudo bem que ainda falta ler três livros da escritora, mas estou confiante de que minha decisão não irá mudar.

Ironicamente, apesar das artimanhas e manipulações contra sua família, filha e pretendentes para manter sua riqueza e posição social, Lady Susan me pareceu ser exatamente como as demais heroínas de Jane Austen são: ciente das expectativas da sociedade em relação aos bons modos e ciente da sua precária situação financeira. Lady Susan deseja melhorar isso, mas não o faz das maneiras mais ~honestas~ como as demais personagens de Jane Austen

Gostei bastante da leitura, não posso entender por que a escritora guardou esta história por tanto tempo e devo dizer que o filme baseado na obra, com a Kate Beckinsale, não ficou a desejar. Aliás,como todos os filmes baseados na obra da escritora (nem pense por um segundo que você está incluído nisso, "Orgulho e Preconceito e zumbis"!)