Evoluir é simples, nós é que complicamos

Evoluir é simples, nós é que complicamos Manolo Quesada

Resenhas - Evoluir é simples, nós é que complicando

Sergio 06/01/2016

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
Quem me conhece sabe que não sou uma pessoa que é muito ligada em religião. Entretanto, sempre tive uma certa curiosidade com relação ao espiritismo. Nunca havia tido chance de ter uma experiência com essa doutrina... até mês passado. A Editora Petit, com todo o seu charme, me cedeu um exemplar de "Evoluir é simples, nós é que complicamos", do autor Manolo Quesada, livro que será resenhado agora!

Sabe quando você está louco para ler uma obra, para conhecer um pouco mais sobre o mundo que ela aborda, e de repente você a tem em mãos? Essa foi a sensação que tive quando peguei pela primeira vez o meu exemplar. Assim que ele chegou na minha casa, comecei a lê-lo. De cara, fiquei encantado com a escrita fluida do Quesada, bem como sua forma simples e até mesmo didática de mostrar ao leitor alguns conceitos básicos do espiritismo.

Dissertando sobre os diversos campos da vida, o autor nos mostra que ser uma pessoa melhor é realmente uma escolha diária. Em praticamente todas as páginas do livro, exemplos realistas e que se encaixam no nosso cotidiano são citados, nos dando um verdadeiro "tapa na cara", exibindo o quão mesquinhos e até mesmo hipócritas conseguimos ser. Sendo bem mais simples do que outras religiões, o Espiritismo nos mostra que só uma uma maneira de evoluir: através do amor.

O que mais chamou minha atenção durante a leitura foi o nível de empatia necessário para ser espírita ou ao menos se identificar com os dogmas dessa religião. Claro, sei que há em todas as crenças aqueles seres que 'estragam todo o cesto', mas pude perceber que aqueles que aderem ao estilo de vida espírita são, em sua maioria, pessoas que conseguem entender as dores e lutas diárias do outro. Confesso que foi um pouco difícil me desprender de conceitos do cristianismo durante a leitura, mas de maneira gradativa consegui me libertar e penetrar profundamente naquilo que o livro abordava. Vislumbrei, mesmo que de maneira vaga, tudo aquilo que o autor gostaria de me passar.

Com passagens reflexivas, Manolo nos diz exatamente o que ajuda e o que atrapalha nossa evolução. Sendo sincero, devo admitir que esse livro revolucionou minha maneira de pensar e até mesmo de enxergar o mundo. Comecei a olhar as pessoas de uma forma mais branda, tentando enxergar além daquilo que consigo ver, buscando, ao máximo, me conectar de verdade com as pessoas. Humildade, amor e paciência são coisas que venho, aos poucos, tentando aplicar e multiplicar em minha vida após essa leitura.

Se você se sente pronto para conhecer um Deus diferente daquele que alguns pregam por aí, que mais parece um fiscal e que está ali apenas para "anotar" e "apontar" seus erros para depois te dar uma pena, considere ler esse livro. Entretanto, afirmo que se você ainda não sabe nada sobre o espiritismo, como eu não sabia, busque antes fazer algumas pesquisas. Há algumas passagens que realmente se tornam difíceis de serem interpretadas devido à ignorância acerca do tema, mas nada fora do comum para um iniciante.

Com uma mensagem de amor e conhecimento, Quesada passa ao leitor tudo que queria e ainda um pouco mais. Não preciso nem dizer que recomendo essa obra, não é mesmo? Agradeço a Editora Petit pela chance que me foi dada de poder me aproximar e conhecer um pouco mais sobre esse mundo tão pouco explorado e que até mesmo é discriminado. Lembrem-se, jovens leitores: o que alimenta o preconceito é a ignorância!

Até mais,
Sérgio H.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Bruna 02/01/2016

O ser humano e a mania de complicar
“Evoluir é simples, nos que complicamos” é um dos lançamentos de 2015 da Editora Petit com uma escrita muito interessante e que nos ajuda a perceber o que muitas vezes fazemos que nos impeçam de aproveitar tudo que a vida tem a nos oferecer!

“Que ao leram, reflitam e coloquem de maneira simples e contínua os exercícios propostos.”

Fazer uma resenha de um livro que não é composta por personagens, por uma história e por desfechos é extremamente complicado, mas não impossível! É por isso que nesses tipos de livros eu fale um pouco sobre as mensagens e o que eu aprendi com a leitura para que cada um possa ler e retirar a sua própria mensagem, afinal o que para mim se mostrar de uma forma para você pode acabar se mostrando de outra com o mesmo objetivo que é fazer entender e compreender melhor sobre você o que ocorre ao seu redor!

Foi um livro esclarecedor e que me ajudou a entender melhor algumas coisas, claro que nem sempre é fácil admitir ou seguir o que está sendo proposto para nós, mas quando entendemos e vemos que muitas coisas realmente fazem parte da nossa vida e que até fazemos sem notar é possível entender o que muitas vezes não vemos sentido.

Não é uma leitura de história, como eu já disse não tem personagens porque o que está escrito não é ficção, é para você leitor e para sua vida cheia de desafios, dificuldades e que muitas vezes nos fazem pensar em desistir no meio do caminho. Leiam, porque para cada um o livro será capaz de ensinar uma coisa e é uma ótima jornada!

“Ao final da jornada, sabe-se lá quando, nos encontraremos frente a frente com a constatação de que realmente, evoluir é simples, nós é que complicamos.”

site: brookebells.com

Milena @albumdeleitura 11/09/2015

Evoluir é simples, nós é que complicamos
Dividido em nove capítulos, o livro aborda como o ser humano pode evoluir sem complicar. E a evolução a qual me refiro aqui é a evolução espiritual.

Baseado nos preceitos espiritistas, o autor faz um convite à reflexão das atitudes humanas que consequentemente acarretará a sua mudança na existência terrena. O objetivo do livro é o progresso do espírito imortal.

Como o próprio autor afirma: "Passamos por diversas fases, todas necessárias, pois precisamos aproveitar todas as oportunidades para efetivar em nós todas as coisas que já temos e que ainda não descobrimos".

A maior busca do homem, a felicidade, pode ser alcançada desde que se estabeleça o seguinte pensamento:

"Felicidade não é um destino, mas sim um caminho".

E esse caminho só poderá ser percorrido por nós mesmos.

Talvez nem todos considerem esse livro de auto ajuda apropriado a todo público leitor. Mas deveria. Apesar de estar centrado na doutrina espiritista, ele abora temas universais. Eu por exemplo, sou católica, e isso não impede que eu desfrute da leitura de um livro cuja doutrina é diferente da minha. Muito pelo contrário. Dessa maneira consigo ampliar meu ponto de vista e meu conhecimento e, além de tudo perceber que eu preciso e, muito, evoluir. Por isso, indico a todos que quiserem, de alguma forma progredir, com o auxílio de palavras simples, porém, significativas, do autor.

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2015/07/eu-li-e-voce-26.html

Saleitura 23/08/2015

TODO SER HUMANO PODE EVOLUIR SEM COMPLICAR!
Evoluir pode ser simples, porém muito trabalhoso, o autor ele retrata isso com muita sabedoria, pois em uma conversa franca e objetiva, ele pontua temas que já estamos bem familiarizados, mais que ainda nos é complicado exercitar.

Ele nos convida para esse exercício diário de reflexão e aceitação dos nossos limites e dificuldades. É com passagens bíblicas que caminhamos com ele nessa reflexão de autoconhecimento, nas fases da evolução, as potencias da alma, superando os desafios que são vários. Entre eles está o orgulho e suas faces e é por que o orgulho sempre vem acompanhado. Acompanhado da pretensão, da inveja, do preconceito e etc.

Ah, o orgulho! Uma das maiores chagas da humanidade, um dos maiores entraves para a nossa jornada evolutiva. Neste capítulo em que ele fala do orgulho e suas faces me identifiquei com quase todos e fiquei imaginando ”estou perdida nesta caminhada, falta muito para minha aprendizagem.”.

O Livro é muito bom. Fala de Jesus e o convite que ele nos fez há dois mil anos atrás. Cristo já nos deu a resposta, mas poucos o seguem. “Ama o teu próximo, como a ti mesmo.”

Só o Amor constrói só o amor aproxima os povos, somente o amor nos liberta.
“O porquê da insistência de Jesus em relação a isso é claro e evidente: Só avançaremos evolutivamente falando se nos amarmos, não existe outra maneira. Podemos adquirir todo o conhecimento do mundo, mais se não tivermos amor nada seremos como nos disse claramente Paulo de Tarso, na sua carta a Coríntios.”

Resenhado por Damiana Ribeiro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/08/resenha-evoluir-e-simples-nos-e-que.html

Mari Siqueira 07/06/2015

Uma bela mensagem!
Neste belíssimo livro de Manolo Quesada, encontramos diversas lições de vida. Com uma escrita leve, fluida e informal, o autor conversa com o leitor como numa palestra espírita. Conselhos valiosos para o desenvolvimento pessoal, teologia e preceitos da doutrina kardecista permeiam toda a narrativa. É um livro destinado a um público específico e cumpre seu papel como tal.

Evoluir é Simples (...) é um convite a entender e conhecer mais sobre o espiritismo. Partindo da ideologia de que todos nós estamos na Terra com uma missão, o autor nos mostra os caminhos que devemos seguir para atingir nossos objetivos. Se a principal das nossas missões é evoluir e isso depende exclusivamente de nós mesmos, como podemos começar?

A evolução de que se fala neste livro não é aquela darwinista, mas sim a evolução espiritual. A espiritualidade, como o próprio nome já diz, acredita que nossa essência é nosso espírito e que este é imortal. O espiritismo fala sobre carma, reencarnação e o fato de que viemos a este planeta de provas e expiações para aprender, pura e simplesmente.

Como eu disse anteriormente, não é um livro para todo o público por conta da forte influência espiritualista, mas poderia, deveria ser. Basicamente, assim como a Bíblia, o Alcorão e outros livros religiosos sagrados, este fala sobre o amor. O amor que está tão em falta nos dias atuais, o amor que transcende crenças e religiões. É um livro que ensina a sermos pessoas melhores de uma perspectiva espiritual e moral, isso é fundamentalmente o que todos nós deveríamos buscar.

"Felicidade não é um destino, mas sim um caminho. Podemos ser felizes em todas as situações, pois essa felicidade independe do quanto temos de material; ela depende, basicamente, do quanto fazemos nosso próximo feliz, pois fica muito difícil ser feliz vendo tanta infelicidade ao nosso lado." (p. 37)

site: http://loveloversblog.blogspot.com