A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Marga Maciel 25/02/2024

Escolhas
Ada Valgan encontra o "amor" de sua vida.

Durante a leitura eu as vezes sentia vontade de dar uns tapas nela, para ver se acordava para a realidade enquanto ainda havia tempo, depois essa ira se transformou em compaixão. As vezes nos colocamos em situações que poderiam ser evitadas se déssemos ouvidos às pessoas que nos amam e nos cercam.
Ao final da história fiquei me perguntando se fosse um homem no lugar dela, teria o mesmo destino? Teria sido julgado por lutar como pode por sua sobrevivência? Ela só fez a escolha errada no passado.

Carolina2496 19/01/2024

A Costureira de Dachau
Nossa! Que livro!
Nesse livro a gente acompanha a história de Ada. Uma jovem cheia de ilusão e sonhos que descobre um mundo cruel e em guerra. A luta de Ada para sobreviver e viver é dramático, emocionante e comovente. Esse livro nos faz chorar, ter raiva, se decepcionar. Muitos sentimentos diferentes, mas acho que o sentimento de revolta é o mais presente.

j_lia 10/12/2023

Uau!
A Costureira de Dachau é um livro surpreendente. Eu adorei, o final é intenso. Vale muito a pena ler e eu acho que a experiência será melhor sabendo o menos possível para não estragar as surpresas.

Lissa 14/10/2023

Leitura impactante
Inicialmente pensei que fosse um simpes romance, mas o livro me pegou realmente de surpresa. A personagem principal, Ada, é uma jovem ingênua e cheia de sonhos, acaba se relacionando com um homem sem caráter. O decorrer da história chega a ser pesado, em determinados momentos conseguir me sentir no lugar de Ada. É uma leitura fluida, mas com muitos detalhes, a única coisa achei mais arrastada foi o final, me pareceu que a autora não soube exatamente o que queria e acabou tentando mudar um pouco o foco, mas não saiu completamente de contexto.

Juliana 23/09/2023

A história fala de uma garota simples talentosa e cheia de sonhos, mas também ambiciosa e ingênua. E por causa disso, ela toma péssimas decisões, que a levam a ser prisioneira dos nazistas.
Porém, são as péssimas escolhas que ela faz depois, já completamente adulta, que decepcionam, infelizmente, é a levam para um julgamento injusto, que nos tira da zona de conforto.

anarontani 30/08/2023

Chocada ainda com esse final, SIM eu esperava um desfecho feliz?

esse livro não é uma biografia, mas trata da vida de várias mulheres e da misoginia e descaso com q somos tratadas desde sempre.

muito triste, chocante e revoltante imaginar q mulheres foram julgadas da forma como ada foi neste livro.

Chenara 27/07/2023

Personagens imperfeitos
É estranho quando a história não termina como gostaríamos, esse livro nos faz pensar como agiríamos em tempo de guerra, como eu seria sob a pressão de uma guerra e comandos nazistas? E bem fácil imaginar sentada no sofá confortável, imagino que so quem viveu uma guerra ou sofreu por ela possa responder. Ada e a personagem mais humana que eu vi, tem ambições, quer mais da vida, por que não??! E tenta de todos os modos alcançar isso, em uma época em que mulheres eram diminuídas ao extremo, sem voz, sem poder, sem razão, e com o advento da guerra mesmo depois de acabada lida com todas as cicatrizes e feridas que muitas vezes não se fecham.

Tania_Lamara 16/05/2023

Triste e lindo
Que livro maravilhoso. Que história de guerra sofrida e perturbadora, mas que traz a inocencia de Ada. Sem final feliz, mas com notas que dão uma reviravolta extraordinária. Recomendo.

Rebeca.Bueno 13/03/2023

Surpreendentemente
Uma mulher traída e abandonada que precisa sobreviver em meio ao caos da maior guerra do mundo. Dos encantos de Paris para o campos de concentração.

Gomor 12/03/2023

Ada Vaughan era uma moça inglesa com muito talento para a costura, que sonhava em ter seu ateliê. Ela conhece Stanislaus e se apaixona por ele. Faz a moça abandonar sua família e ir com ele a Paris, porém a Segunda Grande Guerra se inicia e ela não consegue voltar para a Inglaterra. E a partir de então, ela passa por muitos perrengues. Já li livros melhores, mas vale pela escrita.