A Costureira de Dachau

A Costureira de Dachau Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Beatriz 26/08/2020

Um livro de leitura fácil, apesar da autora ser altamente descritiva. Conta a história sofrida de Ada, uma mulher forte que viveu as dores da segunda guerra mundial e a luta por ser mulher em 1940.
Sobre o final, no inicio fiquei um pouco decepcionada mas ele não poderia ser outro.
Dessa 26/08/2020minha estante
Tô com ele aqui pra ler... vou por na minha meta de leitura... Eu li já canções de ninar de auschwtiz e a mulher do oficial nazista muito bom os dois...

Beatriz 26/08/2020minha estante
Esses dois estão aqui também pra ler, vou ler um romance pra dar uma relaxada hahah e depois vou começar um deles! Você vai gostar desse.

Dessa 26/08/2020minha estante
É eu tbm tive q fazer isso... nossa muito triste os livros... mais ensina muita coisa pra gente... dar valor as coisas que temos...tu vai amar os outros 2 tmb...tu comprou aquele que vinha 4 juntos?

Beatriz 26/08/2020minha estante
Sim... apesar de serem triste nos ensina coisa demais! Eu gosto mt de leitura que trata sobre q segunda guerra por isso! Foii, comprei esse combo.

Patricia 18/04/2016

Fraco
Livro com uma historia muito fraca. De fácil leitura, mas as vezes confuso na organização das ideias, poderia ser uma historia muito boa, a ideia em si era ótima, mas a maneira como a autoria construiu a personagem principal foi péssima, uma moça talentosa mas ingênua que se deixar levar pelos encantos de um belo homem e acaba se dando muito mal ta ai ok.
Mas era de se esperar que a traição que sofreu fosse suficiente para servir como um aprendizado e a força que necessitava para se reerguer melhor que antes, mas não, não serviu de nada, pois comete novamente as mesmas besteiras de antes.
Sem contar o final, péssimo! e sem sentido. Não recomendo.
Eliana 07/01/2017minha estante
undefined

Geh @leiturasdagehssic 07/02/2020

Que final....
O livro possui uma escrita de fácil entendimento e a leitura é fluída, podendo ser lido rapidamente, somente o final foi um tanto frustrante.
Bergmann 11/09/2020minha estante
impressionante

Livia Barini 06/12/2016

Decepcionante
A personagem principal Ada é daquelas difíceis de aturar: egoísta, orgulhosa, ingrata, ambiciosa e burra como uma porta.

Não aprendeu nada com as dificuldades que passou, não foi grata pela ajuda que recebeu e desperdiçou a segunda chance que a vida lhe deu.

A criatura está a milênios de ser "uma personagem apaixonante" como diz a capa do livro.

E o problema é que o livro se resume a Ada, a chata. Argh!

Não recomendo.
Michelle.Danielle 22/04/2017minha estante
Ainda estou lendo. A historia e interessante, mas Ada e tdo isso que vc falou kkkk

Eliane Maria 07/07/2019

O que achei do romance
Muito bem narrado, prende a atenção do leitor. Dei 5 estrelas, apesar de não ter gostado do final.
Marli.Ramires 29/07/2019minha estante
Acredito que esse final tem uma lógica não romantizada.

Michelle.Danielle 09/09/2017minha estante
Que bom que gostou. Li este livro, mas não consegui simpatizar com os personagens. Na vdd eu nao goatei muito. E olha que adoro ler sobre a segunda guerra

Go vegan 17/01/2021

Legalzinho...
O livro até consegue prender a atenção, mas cobra caro por isso, não sei se vale a pena

Mon 19/07/2015

É melhor ficar de boca fechada.
Não consegui parar de ler. Admirável Ada Vaughan. Jovem, bonita, sedutora e talentosa. Na europa entre 1939-1945 foi enganada, perdeu todos que amava. Rejeitada, pela mãe (sempre a mae), Ada procurou sobreviver usando as armas que tinha. Seu talento, sua astúcia e sua beleza. Viveu a sua
Própria guerra. Como todos nós. "Não falei nada porque ninguém teria ouvido. Existe um limite para o que as pessoas querem saber sobre a guerra, e o limite é nada se a sua história não se encaixar em suas expectativas. É melhor ficar de boca fechada."

ritita 29/10/2015

Como a segunda guerra dá assunto!
O que uma mãe que vive para a "platéia" e uma guerra fizeram com esta moça? Ada/Ava? Não necessitou campo de concentração para que ela saísse da realidade, tamanho o sofrimento psicológico que passou. Morreu mil vezes em vida, sempre procurando realizar um sonho, cujo parceiro nunca existiu. Sofrido demais. Após o término, fico matutando até onde metade do que se apresenta no livro existiu, ou foi "viagem" da personagem. Muito bom.

Anny 16/01/2016

Emocionante
Adorei a história, instigante, envolvente, Ada/Ava e uma lutadora consegue manter seus sonhos vivos e luta por eles, nao deixa as adversidades sumirem com seus sonhos, nos ensina a ter ambição. Valeu a pena a leitura de cada linha.

KatiaMaba 17/02/2016

Você teria feito diferente? (A Costureira de Dachau)
Uma relação fragmentada na base familiar, a ausência do sonho realizado na vida profissional e a paixão são as três explicações que levam a personagem Ada Vaughan a partir de Londres. Os avisos no noticiário de uma provável guerra, a incerteza de rever a família ou as consequências de suas mentiras não foram capazes de parar ou fazer refletir, ela simplesmente acreditou na proposta recebida.
Não li este romance com pressa. Dor física, tratamento e mudança de hábitos foram os motivos do ritmo lento. Uma história que talvez eu não teria desenhado para a minha vida.
O final, confesso que tinha a esperança de algo diferente. Qualquer desfecho que permitisse continuar respirando. A cada escolha a consequência correspondente. Quando o (a) leitor (a) torce pelo personagem coisas na qual acredita deixam de fazer sentido, isto é viver o momento.
Não é preciso julgar as opções de Ada na Londres de 1947, apenas responda para si mesmo (a) se você teria feito diferente.

site: http://katiareginamaba.blogspot.com.br/

Sandra 24/02/2016

Fevereiro 2016
Surprendente. Ótimo ritmo. historia envolvente mas... O fim não satisfaz, não gostei.

Nicole De 19/04/2016

A costureira insensata
Ada Vaughan era uma jovem de 18 anos de origem humilde, nos arredores de Londres e que trabalhava como costureira para o ateliê da Madame B. Seu talento, capricho e estilo eram admiráveis, assim como seu empenho para aprender mais e ser
alguém na vida.
Em uma tarde chuvosa, a garota conhece um misterioso conde húngaro, e em pouco tempo já está totalmente envolvida por seus encantos. Com um desejo ardente de conhecer Paris e sem nenhum pingo de prudência, a jovem parte para a Cidade Luz com Stanislau em meio às ameaças cada vez mais sérias de uma guerra.
Com a invasão alemã e as mudanças bruscas de humor do companheiro, eles fogem para a Bélgica, onde ela é abandonada por Stanislau. Sozinha, sem dinheiro e em um país estrangeiro, do qual não domina a língua, Ada busca refúgio em um convento, até as freiras serem levadas para servir aos nazistas na Alemanha. Lá, em meio aos infortúnios e ameaças, ela é obrigada a costurar para as damas da elite germânica, em troca da própria sobrevivência.
Com o final da guerra, e seu retorno para Londres, a Srta. Vaughan busca a redenção, tentando reconstruir sua vida em meio ao caos, porém seu passado insiste em bater a porta, e agora ela tem de travar suas próprias batalhas em busca da verdade e da sobrevivência.
A autora Mary Chamberlain é responsável por várias obras acadêmicas e professora universitária. Sua pesquisa histórica para a produção do livro foi bem extensa, apesar da mesma não ter ficado restrita a elas durante o enredo.
Como veterana na leitura de romances de guerra, achei que a liberdade ficcional da autora não foi suficiente para dar profundidade a história, apesar da fluidez na escrita. A Costureira de Dachau é mais um livro que usa a combinação guerra + amor + família, porém sem gerar a choradeira de Querida Sue e O Rouxinol.
Ada Vaughan é uma sonhadora e lutadora repleta de escolhas insensatas. O que me fez amar e odiar a história, pois vivia tentando dizer a protagonista: Vai por aí., ou então, Não garota, não faça isso..
Se for para classificá-lo, diria que vale a leitura, comprei-o pela capa e não me arrependi. Não foi o melhor livro do ano, mas valeu cada minuto da tarde que usei para lê-lo.

site: http://www.amoreselivros.com.br/2016/04/a-costureira-de-dachau-mary-chamberlain.html

Claudia 12/11/2016

Nota "real", de 0 a 10, seria 9 ou seja, 4 estrelas e meia.

Cacah 08/12/2016

Foi quase...
A Costureira de Dachau conta a história de Ada Vaughan, jovem inglesa que trabalhava como aprendiz de costureira e sonhava em abrir seu próprio ateliê, mas acabou vivendo horrores durante a Segunda Guerra Mundial.

Não me identifiquei e nem me apaixonei por Ada desde o início do livro, para mim ela era uma mulher que tinha talento e ambição, qualidades que usadas da maneira certa poderia levá-la ao topo, mas acabou se mostrando no final das contas apenas ingênua e sonhadora.

Seu romance com Stanislaus não me convenceu e desde o início sabia que era ele quem iria traí-la, mas mesmo assim tive esperanças de que após todas as dificuldades e riscos que correu durante a guerra Ada se tornaria uma mulher mais esperta, e finalmente poderia usar tanto sua ambição quanto seu talento.

Mas esse momento não chegou e de novo vi Ada, ou melhor Ava, confiando em um homem que claramente não era confiável.

Mesmo não me afeiçoando a Ada/Ava queria que a mesma tivesse um final diferente, pois foi apenas no momento do assassinato que pude ver a personagem reagir de forma verdadeira a todo o sofrimento que passou.

No final das contas achei o livro bom, mas não o suficiente para indicá-lo.
Faltou um algo mais.