A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Marcos Aurélio 13/02/2022

Casa de Vaughan.
Li este livro em duas semanas. Terminei a leitura há uma semana, e ainda me pego pensando em Ada Vaughan.

Mary Chamberlain entrou para minha lista de escritoras inesquecíveis, com esta obra.

Ada é uma jovem talentosa, ambiciosa e sonhadora, que conhece pessoas erradas. Apaixona-se por Stanislaus, que se dizia Conde. Com palavras gentis e ostentação ele a seduz, e a tira de sua casa.

A vida costuma não perdoar negligência e ingenuidade. Ada aceita o convite para uma viagem a Paris, dias depois a guerra estoura e o casal foge para Namur, onde começa o inferno da moça.

Refugiada no convento, Les Souers de La Bienveillance (As Irmãs da Benevolência), as irmãs a transformam em Irmão Cara. Talento e a beleza podem ser glória, ou ruína. Ada sobrevive à guerra, depois de enfrentar sozinha os horrores em Dachau.

De volta à Londres descobre que sua família não passou ilesa pela guerra. E agora, qual serão os inimigos que Ada enfrentará? Os fantasmas vão embora, se enfrentados e vencidos. Mas o julgamento moralista de uma sociedade ortodoxa e machista pode ser tão, ou mais cruel que uma guerra.

- Nossa vocação - disse ela - é cuidar dos idosos, onde e quando quer que seja necessário. Nossa vocação desconhece política ou guerra. Tampouco a velhice.
- Princípios louváveis - disse o dr Harri Jones - Convenientes, diante do regime mais maligno da história, a senhora não acha?
- Apenas aqueles sem princípios apelam para o cinismo - respondeu a irmã Brigitte encarando-o.

Mary usou a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo e escreveu uma história maravilhosa com um fim surpreendente. Ainda hoje me pego absorto, pensando em Ada, na Casa de Vaughan, e na sua história.
JurúMontalvao 13/02/2022minha estante
"A vida costuma não perdoar negligência e ingenuidade."

Marcos Aurélio 13/02/2022minha estante
Leia Juliana, este livro é ótimo!

JurúMontalvao 13/02/2022minha estante
Dachau foi aquele outro grande campo de concentracao?

Marcos Aurélio 13/02/2022minha estante
Sim foi, esta é a parte ruim do livro, as lembranças do holocausto.

Beatriz 26/08/2020

Um livro de leitura fácil, apesar da autora ser altamente descritiva. Conta a história sofrida de Ada, uma mulher forte que viveu as dores da segunda guerra mundial e a luta por ser mulher em 1940.
Sobre o final, no inicio fiquei um pouco decepcionada mas ele não poderia ser outro.
Andressa1296 26/08/2020minha estante
Tô com ele aqui pra ler... vou por na minha meta de leitura... Eu li já canções de ninar de auschwtiz e a mulher do oficial nazista muito bom os dois...

Beatriz 26/08/2020minha estante
Esses dois estão aqui também pra ler, vou ler um romance pra dar uma relaxada hahah e depois vou começar um deles! Você vai gostar desse.

Andressa1296 26/08/2020minha estante
É eu tbm tive q fazer isso... nossa muito triste os livros... mais ensina muita coisa pra gente... dar valor as coisas que temos...tu vai amar os outros 2 tmb...tu comprou aquele que vinha 4 juntos?

Beatriz 26/08/2020minha estante
Sim... apesar de serem triste nos ensina coisa demais! Eu gosto mt de leitura que trata sobre q segunda guerra por isso! Foii, comprei esse combo.

Janine 22/12/2020

Livro desgraçado!! Acabei de ler e estou com vontade de jogar no mato de tanta raiva. Como pode alguém cometer tantos erros absurdos como essa Ada. Isso não é ser ingênuo, é ser besta demais. O sofrimento dela é autêntico mas ela só se enrola mais em cada pedaço do livro. O final foi a gota de desgraça que coroou uma vida de desgraça. Raiva define o meu sentimento por esse livro!
Ana 08/04/2021minha estante
Adorei seu comentário, não conseguia parar de rir...rsrsrsr(quase tive troço de tanto rir aqui).
Acho que vou comprar so pra ver o que acho dessas desgraças todas!!!kkkkk

Janine 24/04/2021minha estante
?????

Patricia 18/04/2016

Fraco
Livro com uma historia muito fraca. De fácil leitura, mas as vezes confuso na organização das ideias, poderia ser uma historia muito boa, a ideia em si era ótima, mas a maneira como a autoria construiu a personagem principal foi péssima, uma moça talentosa mas ingênua que se deixar levar pelos encantos de um belo homem e acaba se dando muito mal ta ai ok.
Mas era de se esperar que a traição que sofreu fosse suficiente para servir como um aprendizado e a força que necessitava para se reerguer melhor que antes, mas não, não serviu de nada, pois comete novamente as mesmas besteiras de antes.
Sem contar o final, péssimo! e sem sentido. Não recomendo.
Eliana 07/01/2017minha estante
undefined

Mari.Vasconcelos 20/06/2021

Ada, Ada... alienada Ada
Fiquei presa no vão entre me afeiçoar e me decepcionar com a personagem principal Ada Vaughan. Porque ela só era uma menina cheia de sonhos e ambições, mas o que se espera de uma ex prisioneira de guerra que passou por todas as atrocidades insuportáveis à ingenuidade de uma menina é que ela transforme todo o horror em força e uma certa descrença na bondade de meras 'palavras adocicadas'
Mas Ada era, sobretudo, uma sonhadora...

"Ada tinha dignidade e orgulho. Não era uma vadia nem uma prostituta comum. Era uma mulher cuja dor chegava às entranhas da Terra. Que queria gritar para o horizonte, e ninguém ouvira. Uma mulher que sobreviveu, apesar de tudo."
Margô 22/06/2021minha estante
O seu comentário me deixou curiosa...

Geh @leiturasdagehssic 07/02/2020

Que final....
O livro possui uma escrita de fácil entendimento e a leitura é fluída, podendo ser lido rapidamente, somente o final foi um tanto frustrante.
Bergmann 11/09/2020minha estante
impressionante

Livia Barini 06/12/2016

Decepcionante
A personagem principal Ada é daquelas difíceis de aturar: egoísta, orgulhosa, ingrata, ambiciosa e burra como uma porta.

Não aprendeu nada com as dificuldades que passou, não foi grata pela ajuda que recebeu e desperdiçou a segunda chance que a vida lhe deu.

A criatura está a milênios de ser "uma personagem apaixonante" como diz a capa do livro.

E o problema é que o livro se resume a Ada, a chata. Argh!

Não recomendo.
Michelle.Danielle 22/04/2017minha estante
Ainda estou lendo. A historia e interessante, mas Ada e tdo isso que vc falou kkkk

Eliane Maria 07/07/2019

O que achei do romance
Muito bem narrado, prende a atenção do leitor. Dei 5 estrelas, apesar de não ter gostado do final.
Marli.Ramires 29/07/2019minha estante
Acredito que esse final tem uma lógica não romantizada.

Michelle.Danielle 09/09/2017minha estante
Que bom que gostou. Li este livro, mas não consegui simpatizar com os personagens. Na vdd eu nao goatei muito. E olha que adoro ler sobre a segunda guerra

Mon 19/07/2015

É melhor ficar de boca fechada.
Não consegui parar de ler. Admirável Ada Vaughan. Jovem, bonita, sedutora e talentosa. Na europa entre 1939-1945 foi enganada, perdeu todos que amava. Rejeitada, pela mãe (sempre a mae), Ada procurou sobreviver usando as armas que tinha. Seu talento, sua astúcia e sua beleza. Viveu a sua
Própria guerra. Como todos nós. "Não falei nada porque ninguém teria ouvido. Existe um limite para o que as pessoas querem saber sobre a guerra, e o limite é nada se a sua história não se encaixar em suas expectativas. É melhor ficar de boca fechada."

Anny 16/01/2016

Emocionante
Adorei a história, instigante, envolvente, Ada/Ava e uma lutadora consegue manter seus sonhos vivos e luta por eles, nao deixa as adversidades sumirem com seus sonhos, nos ensina a ter ambição. Valeu a pena a leitura de cada linha.

KatiaMaba 17/02/2016

Você teria feito diferente? (A Costureira de Dachau)
Uma relação fragmentada na base familiar, a ausência do sonho realizado na vida profissional e a paixão são as três explicações que levam a personagem Ada Vaughan a partir de Londres. Os avisos no noticiário de uma provável guerra, a incerteza de rever a família ou as consequências de suas mentiras não foram capazes de parar ou fazer refletir, ela simplesmente acreditou na proposta recebida.
Não li este romance com pressa. Dor física, tratamento e mudança de hábitos foram os motivos do ritmo lento. Uma história que talvez eu não teria desenhado para a minha vida.
O final, confesso que tinha a esperança de algo diferente. Qualquer desfecho que permitisse continuar respirando. A cada escolha a consequência correspondente. Quando o (a) leitor (a) torce pelo personagem coisas na qual acredita deixam de fazer sentido, isto é viver o momento.
Não é preciso julgar as opções de Ada na Londres de 1947, apenas responda para si mesmo (a) se você teria feito diferente.

site: http://katiareginamaba.blogspot.com.br/

Marga Maciel 25/02/2024

Escolhas
Ada Valgan encontra o "amor" de sua vida.

Durante a leitura eu as vezes sentia vontade de dar uns tapas nela, para ver se acordava para a realidade enquanto ainda havia tempo, depois essa ira se transformou em compaixão. As vezes nos colocamos em situações que poderiam ser evitadas se déssemos ouvidos às pessoas que nos amam e nos cercam.
Ao final da história fiquei me perguntando se fosse um homem no lugar dela, teria o mesmo destino? Teria sido julgado por lutar como pode por sua sobrevivência? Ela só fez a escolha errada no passado.

Claudia Cordeiro 12/11/2016

Nota "real", de 0 a 10, seria 9 ou seja, 4 estrelas e meia.

Cacah 08/12/2016

Foi quase...
A Costureira de Dachau conta a história de Ada Vaughan, jovem inglesa que trabalhava como aprendiz de costureira e sonhava em abrir seu próprio ateliê, mas acabou vivendo horrores durante a Segunda Guerra Mundial.

Não me identifiquei e nem me apaixonei por Ada desde o início do livro, para mim ela era uma mulher que tinha talento e ambição, qualidades que usadas da maneira certa poderia levá-la ao topo, mas acabou se mostrando no final das contas apenas ingênua e sonhadora.

Seu romance com Stanislaus não me convenceu e desde o início sabia que era ele quem iria traí-la, mas mesmo assim tive esperanças de que após todas as dificuldades e riscos que correu durante a guerra Ada se tornaria uma mulher mais esperta, e finalmente poderia usar tanto sua ambição quanto seu talento.

Mas esse momento não chegou e de novo vi Ada, ou melhor Ava, confiando em um homem que claramente não era confiável.

Mesmo não me afeiçoando a Ada/Ava queria que a mesma tivesse um final diferente, pois foi apenas no momento do assassinato que pude ver a personagem reagir de forma verdadeira a todo o sofrimento que passou.

No final das contas achei o livro bom, mas não o suficiente para indicá-lo.
Faltou um algo mais.