A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Patricia 18/04/2016

Fraco
Livro com uma historia muito fraca. De fácil leitura, mas as vezes confuso na organização das ideias, poderia ser uma historia muito boa, a ideia em si era ótima, mas a maneira como a autoria construiu a personagem principal foi péssima, uma moça talentosa mas ingênua que se deixar levar pelos encantos de um belo homem e acaba se dando muito mal ta ai ok.
Mas era de se esperar que a traição que sofreu fosse suficiente para servir como um aprendizado e a força que necessitava para se reerguer melhor que antes, mas não, não serviu de nada, pois comete novamente as mesmas besteiras de antes.
Sem contar o final, péssimo! e sem sentido. Não recomendo.
Eliana 07/01/2017minha estante
undefined

Caroline Fernandes 18/08/2020

Mais um livro que fala sobre o campo de concentração nazista, onde Ada Vaughan necessitou mentir pra sobreviver e ainda assim morrer por viver em uma sociedade machista da época não muito diferente de hj.

Carine.Soares 15/07/2020

Quanto sofrimento Ada...
Em certos momentos tinha esperança que sua vida melhoraria e vc fosse feliz... Mas mesmo depois de todo sofrimento da guerra acabar... Vc continuou levando rasteiras e sofrendo ..
E o fim...??
Não esperava que terminasse tão triste...

Juh 01/01/2022

Mulher mais inocente e tola que já vi. Chorei mto e ás vezes fiquei um pouco confusa.
Livro pertubador que te faz pensar nele por dias. Super recomendo!!

carlanagy 03/05/2021

Interessante
Eu adoro ficção histórica então este é um livro interessante, mas que tem algumas questões que as vezes incomodam na história, entre elas a inocência exagerada da personagem principal e suas escolhas.

expressodoslivros9 17/12/2021

Ela sobreviveu ao Holocausto, mas?
Passado entre o glamour de Paris e o desespero dos campos de concentração. Esse livro conta a história de uma mulher traída e abandonada, que precisa sobreviver sozinha em meio às tragédias da maior guerra que o mundo já enfrentou. O final desse livro é revoltante, triste e cruel.
Ela sobreviveu ao Holocausto, mas não sobreviveu a um tribunal de homens.

ritita 29/10/2015

Como a segunda guerra dá assunto!
O que uma mãe que vive para a "platéia" e uma guerra fizeram com esta moça? Ada/Ava? Não necessitou campo de concentração para que ela saísse da realidade, tamanho o sofrimento psicológico que passou. Morreu mil vezes em vida, sempre procurando realizar um sonho, cujo parceiro nunca existiu. Sofrido demais. Após o término, fico matutando até onde metade do que se apresenta no livro existiu, ou foi "viagem" da personagem. Muito bom.

Raquel 14/12/2020

"Uma aeronave sobrevoando emitiu um zumbido rítmico, como uma vespa gigante. E voou baixo o suficiente para Ada distinguir uma suástica na causa, a cruz na lateral e a forma fantasmagórica do piloto na cabine. Momentos depois houve uma explosão… (…) Ouviu um ruído. Acima dela um prédio estava desabando, um gigante com joelhos estilhaçados, caindo em uma névoa densa de escombros.”

Lola 17/03/2020

A esperança é a última que morre
Tá aí um ditado que fez muito mais sentido depois da leitura desse livro.
Confesso que muitas partes da narrativa de Mary Chamberlain soaram enfadonhas, detalhistas e desnecessárias.
Entretanto, é provável que esses detalhes contribuam para a contextualização da história na cabeça do leitor. Li por cima alguns parágrafos, não tenho vergonha de admitir.
Após um final completamente anticlímax, talvez minhas palavras soem como se o livro fosse ruim. E ele não é ruim, é uma história com personagens ricos, com um contexto histórico forte e com reviravoltas inimagináveis.
O problema é a mensagem que ficou, que na vida você vai nadar para morrer na praia, que o seu esforço não vai valer para nada.
É provável que escrever essa resenha daqui há alguns dias seria mais prudente, pois eu não estaria tão carregada pelo sentimento de frustração. Contudo, a ideia é criar uma grande nota de leitura, que seja fiel o suficiente para que eu leia daqui há alguns meses e sinta que tudo isso foi exatamente o que o livro me fez sentir, sem abrandar nada.
Não contei nada dos personagens, mas sim do que a história me fez sentir. O resumo da história está na sinopse, e aqui está o sentimento que o livro me trouxe.

laurafontess 15/11/2021

Não é dos melhores
Achei que tudo acontece muito rápido nesse livro, não tem um tempo de entender onde que estamos e pra onde estamos indo. Me perdi diversas vezes na linha temporal da história.

Rutinha100czs 14/08/2021

Apesar de ser uma história fictícia, é bastante tocante, os detalhes referentes a guerra são Muito realistas...

Isabela Raíssa 16/06/2022

Ada Vaughan é uma jovem inglesa que trabalha como costureira e manequim no ateliê da Sra. B e que sonha em montar sua própria loja. Ambiciosa, porém ingênua, Ada se envolve com um homem cuja origem não é clara e mergulha de cabeça nas propostas e nas palavras bonitas que ele lhe diz, deixando para trás sua família e sua casa em um bairro simples de Londres (detalhe: com uma guerra prester a eclodir). Longe de seu lar, Vaughan luta pela sobrevivência enquanto está prisioneira dos alemães, valendo-se do seu sonho para manter o mínimo de sanidade.

A ingenuidade da protagonista muitas vezes me irritava, mas ao mesmo tempo era impossível não torcer por ela, pois a narrativa sinestésica conseguiu criar uma empatia para com Ada (era como se eu estivesse junto dela, compartilhando dos seus medos, vontades, tristezas, alegrias, etc.). A ambientação contribui para a atmosfera pesada, marcada pela tensão constante durante os anos da 2ª Guerra Mundial e a melancolia do pós guerra. É nesse último cenário que Ada tenta reconstruir sua vida, contudo suas decisões equivocadas (e ainda ingênuas) a levam a um destino trágico.