A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Marialba 12/01/2023

Maravilhoso!
Não esperava nada do livro. As poucas páginas me fizeram pensar em uma história pequena... Me enganei totalmente!

O livro é maravilhoso, envolvente, bem trabalhado. Conta ainda com uma nota histórica final na qual indica acontecimentos reais e nomes reais. O que me deixou ainda mais fascinada pela leitura!

A personagem principal fez duas reflexões que valem a pena deixar aqui registradas:
1) homens voltam vitoriosos da guerra, mulheres não
2) mulheres ricas são livres, monetariamente e moralmente

Com essas duas observações indico o tom do livro: uma jovem sonhadora, ambiciosa e pobre de uma Londres a beira da segunda guerra mundial é enganada por um "estrangeiro" (fiquei pensando em quantas vezes somos ingênuas e desejosas de amor e algo mais). Com esse estopim inicia as desventuras de Ada, que acaba presa no compo de concentração de Dachau.

O livro inteiro é uma reflexão sobre gênero, desejo e ambição.

Eu adorei! Fantástico!
Todos deveriam ler, principalmente as mulheres!

Larissa2888 26/11/2022

Amor e guerra
Comecei esse livro apreensiva, por todo o contexto de guerra. Obviamente que sofri com a personagem? mas me apaixonei por esse livro e se tornou um dos meus favoritos com base em cenário da 3ª guerra. Ada é uma personagem forte, guerreira, ambiciosa e que apesar de todas as dificuldades, nunca desistiu de chegar em seus objetivos.
Fiquei surpresa com o final, (na verdade acho que já imaginava o que iria acontecer, só não queria acreditar), mas diante de todo o contexto, foi uma bela história.

Tati 20/11/2022

Apesar de ser um romance fictício, conta com datas e nomes que realmente existiram no período da Segunda Guerra!
Sempre triste saber que o mundo viveu um período como esse!

Campos 09/09/2022

Um relato entre linhas da 2° guerra
O livro começa bem interessante, uma história envolvente bem construída sobre o início da guerra, uma jovem iludida sobre um homem que acaba a levando para os piores pesadelos, o livro tem bastantes relatos de abusos e me incomodou como a autora reagi a esses abusos como se fosse algo normal. Mas o final é bem interessante e bastante triste. Dou 3,5 estrelas por que a sobrevivência da personagem na guerra não foi muito bem detalhada e focou muito em outros pontos.

mariahlemos 03/08/2022

Impactante!
Que livro impactante! Nada de romance, mas muita realidade cruel do ponto de vista de uma mulher. Muito sofrimento e uma voz não ouvida. É assim que Ada Voughan retrata a sua história. Um livro de muito aprendizado e lições. Eu amei!

Ana 18/07/2022

Tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo deste romance, as histórias e as personalidades dos personagens são fictícias, mas poderiam não ter sido, são fatos muito factíveis de terem ocorrido, tão bem formada é a estória. Foi um livro fácil de ler, fácil de se aproximar da personagem e sentir as suas angústias e sofrimentos. Em vários momentos me senti angustiada junto com Ada, ela facilmente parece alguém próximo, conhecido de um conhecido. O final simplesmente acabou com meu psicológico.

Isabela Raíssa 16/06/2022

Ada Vaughan é uma jovem inglesa que trabalha como costureira e manequim no ateliê da Sra. B e que sonha em montar sua própria loja. Ambiciosa, porém ingênua, Ada se envolve com um homem cuja origem não é clara e mergulha de cabeça nas propostas e nas palavras bonitas que ele lhe diz, deixando para trás sua família e sua casa em um bairro simples de Londres (detalhe: com uma guerra prester a eclodir). Longe de seu lar, Vaughan luta pela sobrevivência enquanto está prisioneira dos alemães, valendo-se do seu sonho para manter o mínimo de sanidade.

A ingenuidade da protagonista muitas vezes me irritava, mas ao mesmo tempo era impossível não torcer por ela, pois a narrativa sinestésica conseguiu criar uma empatia para com Ada (era como se eu estivesse junto dela, compartilhando dos seus medos, vontades, tristezas, alegrias, etc.). A ambientação contribui para a atmosfera pesada, marcada pela tensão constante durante os anos da 2ª Guerra Mundial e a melancolia do pós guerra. É nesse último cenário que Ada tenta reconstruir sua vida, contudo suas decisões equivocadas (e ainda ingênuas) a levam a um destino trágico.

Roberta.Rozin 14/05/2022

Fora da zona de conforto
Foi uma leitura densa, triste, pesada e me manteve grudada no livro até o final da história.
A autora conta a trajetória de Ada uma menina que aos 19 anos se encanta por um homem mais velho, traiçoeiro e manipulador.
Ela deixa para trás sua família humilde para viver um sonho de conhecer Paris.
Mas no meio do sonho a Segunda Guerra estoura.
Daí pra frente, meus amigos, começa todo o desenrolar da guerra, muita desgraça, tudo muito desumano e cruel.
Aí o coração vai para na boca e não consegui deixar a Ada sozinha.
É tanta situação feia que em muitas páginas o nó na minha garganta não se desfazia de maneira nenhuma.
Achei que seria uma leitura lenta mas foi o contrário, li em dois dias.
Para quem for ler o meu conselho é, preparem o coração e o estômago.
Fui retirada da minha zona de conforto.

Mimila 14/04/2022

Esse livro recomendaria à todos. Leitura fluida, que manteve minha atenção do começo ao fim. História fictícia mas que remete à fatos históricos reais. Na verdade, sua leitura nos faz acreditar que de fato é uma história real. Com certeza, houve e há muitas Adas, mais emocionais que racionais, sonhadoras, ambiciosas e ingênuas frente à maldade humana. Novamente: recomendo a leitura.

Ize 27/03/2022

A personagem principal me irritou muito. Não consegui me simpatizar muito com ela. Gosto de histórias com cena de guerras ou pós guerra e foi por causa desse cenário que terminei a leitura.

Bru 08/03/2022

Senhor, que história triste. A menina não tem um dia de paz, julguei ela diversas vezes ao decorrer do livro, mas não a condeno. Posso dizer que "odiei" esse livro, só injustiça atrás de injustiça, mas meus parabéns para a autora, me fazer sentir ódio com um livro não é fácil.

Marcos Aurélio 13/02/2022

Casa de Vaughan.
Li este livro em duas semanas. Terminei a leitura há uma semana, e ainda me pego pensando em Ada Vaughan.

Mary Chamberlain entrou para minha lista de escritoras inesquecíveis, com esta obra.

Ada é uma jovem talentosa, ambiciosa e sonhadora, que conhece pessoas erradas. Apaixona-se por Stanislaus, que se dizia Conde. Com palavras gentis e ostentação ele a seduz, e a tira de sua casa.

A vida costuma não perdoar negligência e ingenuidade. Ada aceita o convite para uma viagem a Paris, dias depois a guerra estoura e o casal foge para Namur, onde começa o inferno da moça.

Refugiada no convento, Les Souers de La Bienveillance (As Irmãs da Benevolência), as irmãs a transformam em Irmão Cara. Talento e a beleza podem ser glória, ou ruína. Ada sobrevive à guerra, depois de enfrentar sozinha os horrores em Dachau.

De volta à Londres descobre que sua família não passou ilesa pela guerra. E agora, qual serão os inimigos que Ada enfrentará? Os fantasmas vão embora, se enfrentados e vencidos. Mas o julgamento moralista de uma sociedade ortodoxa e machista pode ser tão, ou mais cruel que uma guerra.

- Nossa vocação - disse ela - é cuidar dos idosos, onde e quando quer que seja necessário. Nossa vocação desconhece política ou guerra. Tampouco a velhice.
- Princípios louváveis - disse o dr Harri Jones - Convenientes, diante do regime mais maligno da história, a senhora não acha?
- Apenas aqueles sem princípios apelam para o cinismo - respondeu a irmã Brigitte encarando-o.

Mary usou a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo e escreveu uma história maravilhosa com um fim surpreendente. Ainda hoje me pego absorto, pensando em Ada, na Casa de Vaughan, e na sua história.
JurúMontalvao 13/02/2022minha estante
"A vida costuma não perdoar negligência e ingenuidade."

Marcos Aurélio 13/02/2022minha estante
Leia Juliana, este livro é ótimo!

JurúMontalvao 13/02/2022minha estante
Dachau foi aquele outro grande campo de concentracao?

Marcos Aurélio 13/02/2022minha estante
Sim foi, esta é a parte ruim do livro, as lembranças do holocausto.