A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Mari.Vasconcelos 20/06/2021

Ada, Ada... alienada Ada
Fiquei presa no vão entre me afeiçoar e me decepcionar com a personagem principal Ada Vaughan. Porque ela só era uma menina cheia de sonhos e ambições, mas o que se espera de uma ex prisioneira de guerra que passou por todas as atrocidades insuportáveis à ingenuidade de uma menina é que ela transforme todo o horror em força e uma certa descrença na bondade de meras 'palavras adocicadas'
Mas Ada era, sobretudo, uma sonhadora...

"Ada tinha dignidade e orgulho. Não era uma vadia nem uma prostituta comum. Era uma mulher cuja dor chegava às entranhas da Terra. Que queria gritar para o horizonte, e ninguém ouvira. Uma mulher que sobreviveu, apesar de tudo."
Margô 22/06/2021minha estante
O seu comentário me deixou curiosa...

Jaque 05/06/2021

Este livro nos mostra o quanto podemos ser resilientes. Mostra mesmo que de forma fictícia os terrores que muitos sofreram durante a guerra e o quanto isto pode destruir uma vida.

Camila Westphal 28/05/2021

O início da história é muito bom, conseguiu prender a minha atenção, quando chega na metade, as coisas começam a ter um ritmo mais lento porém se mantém interessante, agora na reta final é quando tudo desanda.

Um assunto se arrasta por páginas e páginas, o livro não possui divisões de capítulos o que particularmente eu não gostei e o final é muito corrido.

Lizia.Yohanna 20/05/2021

Uma história de amor e guerra
Ada é uma personagem imperfeita, apaixonante e sedutora. Os relatos da guerra e tudo que ela sofreu me fez chorar em vários momentos e ver o quanto ela foi forte. É uma história empolgante e que me prendeu demais, o final não foi o que eu esperava apesar de saber que seria assim depois de todos os acontecimentos. É um livro que ensina muito e que todos deveriam ler.

Karinabparaujo 04/05/2021

Apesar de ser uma história fictícia nos faz imaginar quantos tantos outros horrores seres humanos não foram sujeitos a passar por coisas assim e até piores.
Chorei em vários pontos no livro, mas o final me entristeceu.
O tipo de livro que vale a pena ser lido, porém uma única vez!

carlanagy 03/05/2021

Interessante
Eu adoro ficção histórica então este é um livro interessante, mas que tem algumas questões que as vezes incomodam na história, entre elas a inocência exagerada da personagem principal e suas escolhas.

Maria.Luiza 19/04/2021

O tipo de livro interessante pra quem gosta de historias sobre a guerra, triste e atormentador do início ao fim.

Um livro bom, apesar de tudo, mas que eu só leria uma vez.

Glauce 18/04/2021

Mary Chamberlain equilibrou perfeitamente fatos e personagens reais à história da costureira Ada Vaughan, personagem fictício que conta as mazelas da vida como prisioneira durante a Segunda Guerra Mundial.
Recomendo demais!

Vanessa 17/04/2021

O livro é bom, porém o final me deixou arrasada... sei q eram tempos de guerra mas não aceito esse final

Deinha 10/04/2021

Afetados invisíveis da guerra
Livro faz pensar nos danos imensuráveis da guerra e no quão vasto é o número de pessoas afetadas por ela, inclusive as que não estavam na ?linha de frente?. É uma leitura sofrida, no sentido literal da palavra. Entendo que a prolixidade do sofrimento seja importante para a construção dessa história em especial, mas acho que vezes ficou um pouco cansativo.

GNV 25/02/2021

Costurando histórias
Como a maioria dos livros que se passam na II Guerra Mundial, é angustiante ver como a história se desenrola e as injustiças cometidas contra a protagonista.

Heloisa.Chaim 21/02/2021

Enredo maravilhoso!
O livro usa como plano de fundo a segunda guerra, mas a história em si é ficção. Com muitas reviravoltas, a história te prende de um jeito inimaginável! Acho que nunca li um livro tão rápido na vida (em dois dias), não conseguia larga-lo até saber o que ia acontecer.
Super indico a leitura!

Anaise 10/02/2021

Emocionante
Não tem como não se emocionar com a história de Ada, uma mulher sonhadora que é obrigada a amadurecer após se relacionar com Stanislau e se ver prisioneira na Guerra.

Ada é uma personagem muito humana, ao ler o livro você sente as dores da perda, rejeição junto com ela, as angústias e medos, e torce até o fim para que Ada consiga seu final merecido!

Todos deveriam conhecer a história de Ada, incrível e inesquecível!

@zurcenila 25/01/2021

A costureira de Dachau
Resenha (Livro) A Costureira de Dachau - Mary Chamberlain
?Esta é a história de Ada Vaughan, uma jovem e ambiciosa londrina que aos 18 anos tem o sonho de se tornar uma mulher da alta sociedade.
?Ela é talentosa e está ganhando habilidade costurando para a Madame B. A jovem a admira e inveja sonhando um dia ter dinheiro e prestígio.
?Ada conhece Stanislau, um homem mais velho que se auto intitula um Conde Húngaro e a conquista rapidamente levando-a a jantares em restaurantes sofisticados.
? Stanislau a convida para conhecer Paris e promete que Ada fará dança na cidade francesa. Apesar do alerta de todos sobre as possíveis más intenções do homem e da iminente guerra, Stanislau faz com que ela acredite de que os rumores são infundados e os dois partem rumo à Cidade Luz.
?A Alemanha concretiza a invasão anunciada e Ada conhece rompantes do verdadeiro Stanislau que já não é mais o homem doce e rico que ela conheceu. Com o avanço da guerra , eles fogem para a Bélgica onde o Húngaro a abandona.
?Sem dinheiro, conhecidos e sem falar o idioma local, um convento é o único lugar onde Ada consegue abrigo, mas logo as freiras estrangeiras são levadas pelos nazistas para a Alemanha.
?À princípio sua função e das demais irmãs é cuidar dos doentes e idosos, mas descobrem suas habilidades e Ada é transferida para Dachau e é obrigada a costurar para as mulheres da elite alemã nazista.
?Confesso que a história me decepcionou um pouco, principalmente em seus acontecimentos finais. Custei a acreditar nas escolhas e justificativas apresentadas como desfecho.
?Ainda assim, é um bom livro, a escrita é fluida e a história emocionante. Conta pra mim se você já leu esse livro e se gostou dos títulos que apresentei esse mês que falam sobre a guerra, o Holocausto e suas vítimas.