Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

Sergio 15/05/2015

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
Era uma vez... não, acho que não. Essa frase já é muito batida, altamente clichê, não é mesmo? Há muito tempo atrás, no tempo da monarquia e das colônias, João e Maria nasceram. Os irmãos gêmeos eram filhos reis, viviam cercados de todo o luxo que seus pais poderiam oferecer. Mas, será mesmo que a história deles é como sabemos? Que encontraram uma bruxa malvada no meio da floresta em uma casa feita de doces? Bem, tenho que admitir que não é totalmente assim. Nesse livro fantástico, conhecemos a versão da história (ou a versão mais próxima possível) que os irmãos Grimm idealizaram. Sim, João e Maria eram filhos de reis. Sim, eles encontraram uma casa feita de guloseimas onde uma bruxa do mal residia e blá-blá-blá... mas isso está longe de ser tudo!

Em Um Conto Sobrio dos Grimm, acompanhamos os jovens irmãos em histórias cada vez mais sinistras, sangrentas e até mesmo macabras. O autor, Adam Gidwitz, baseado na história criada pelos irmãos Grimm, nos mostra as peripécias pelas quais João e Maria passaram durante sua jornada. Entretanto, ele vai muito além disso. Conhecemos toda a história que se passou antes mesmo de eles virem ao mundo. Como seus pais se conheceram e como escaparam da terrível maldição que residia sobre o casal.

Para um livro publicado por um selo infanto-juvenil, devo afirmar que o achei pesado. Há muitas passagens sangrentas que, sinceramente, eu não recomendaria nem mesmo para alguns adultos. Entretanto, sei que há crianças hoje em dia com o estômago mais forte que o de muito adulto, então creio que cabe apenas aos pais decidirem se seus filhos estão ou não prontos para ler/ouvir a real versão de João e Maria.

Podemos perceber no final — ou até mesmo no meio de cada conto — uma moral, lição que aprendemos com a história. Ela, é claro, não está explícita, mas fica claro que alguns valores, como defender a família, ser grato, sempre honrar sua palavra e coisas do tipo são altamente difundidos. Conseguimos observar durante a narrativa o amadurecimento dos irmãos, que no começo do livro mostravam-se ingênuos e, no fim, dignos de governança.

Adam Gidwitz consegue ligar todas as pontas que abriu durante o enredo, mas alguns trechos da narrativa ficaram tão "sem sentido" (não encontrei colocação melhor) que fiquei chateado. De toda forma, o brilho do livro não consegue ser apagado por alguns passagens. A edição da Galera Record está impecável. A capa realmente reflete o clima sombrio do livro e as ilustrações internas tornam a leitura mais prazerosa e até mesmo 'divertida' (vale salientar que, de vez em quando, Adam faz alguns comentários ácidos, o que deixa o livro bem mais fluido).

De forma geral, recomendo a leitura. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de livros com suspense, mas ao mesmo tempo repleto de passagens com humor ácido e cenas macabras, digo que este é o livro certo para você!

Até mais,
Sérgio H.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Tatiana Patrícia 30/05/2020

Uma versão engraçada sobre uma história de contos de fada!
Leitura super leve.

Mariana.Boni 09/03/2020

O livro traz o retrato original da escrita dos irmãos Grimm, deixando explícito as partes mais ?sangrentas? para crianças mais novas não é recomendo por poder causar aflição, mas ainda assim vale a pena ser contado para elas, talvez mudando alguns fatos pois mesmo com toda essa parte ?pesada?, ainda é uma leitura fluida e que te deixa com mais vontade de ler, quando você perceber, já terá terminado.
Super recomendo.

Leh 05/02/2020

Não era o que esperava
Acreditei que era os contos macabros de cada versão.
Mas o foco é João e Maria, tem um pouquinho de macabro, mas nada exagerado.

Milene.Santos 22/04/2020

História bem divertida. Amei

Sarah L.T. 04/02/2020

null
Se quer um livro de contos de fadas com um toque de humor, este é altamente recomendável.
Os contos dos Grimm são originalmente bastante assustadores, com muito sangue e até morte de crianças. Entretanto, o autor conseguiu parodiar o conto de "João e Maria" de forma que tivesse um teor humorístico, mas também o perfil sombrio dos contos originais dos irmãos Grimm. Dessa forma, o livro consegue ser acessível tanto para crianças mais velhas quanto para adolescentes e até mesmo adultos (O autor se comunica com os leitores no decorrer do livro, às vezes avisando para tirar as crianças pequenas da sala, colaborando para o humor.)

Maiah 22/05/2015

Recomendado para os amantes de contos de fadas sombrios!
Eu gostei bastante desse livro! Todos os contos são igualmente bons e as histórias se encaixam muito bem na ordem em que foram dispostas. Os comentários do Adam só deixam o livro ainda melhor, pois são em sua maioria cheios de ironia.
Quem não gosta ou tem medo de livros de terror, nem precisa se preocupar, pois a meu ver, o livro é sombrio, mas de uma maneira leve.

Recomendo bastante esse livro para quem gosta das histórias dos irmãos Grimm e principalmente para quem gosta de contos de fadas sombrios e cheios de sangue, onde nem sempre temos um final tão feliz.

site: http://www.livrosesonhos.com/2015/05/resenha-um-conto-sombrio-dos-grimm.html

Bruna 06/07/2020

DICA DE LEITURA
Resenha, com foto, postada no meu Instagram: @brunamhg
"É a história de duas crianças descobrindo o significado das coisas." – p.: 11
Você conhece a verdadeira história de João e Maria? Acho que não... 😏
🙋🏼‍♀️ O que seria uma leitura super tensa, torna-se algo divertido e inesperado!
Nunca li algo que fosse tão autêntico (apesar de ser a reescrita de um clássico).
Nesse maravilhoso livro, Adam Gidwitz nos mostra os verdadeiros contos dos Grimm.
Eles são originalmente divididos em fábulas, com o objetivo de educar as crianças.
Mas os Grimm não eram muito didáticos... então as histórias costumam ser violentas e bastante sangrentas para gerar medo (uma bela forma de educar... Não?).
Agora você se pergunta: "mas Bruna, por que esse livro é tão bom?"
🖤 Adam, ao reescrever os contos, pausa a história com comentários pessoais, onde ele faz alertas para partes assustadoras, ironiza momentos, tenta (inutilmente) alertar personagens sobre algo... E essa é verdadeira mágica do livro!
😉 no meu Instagram, a segunda foto mostra como esses comentários surgem ao longo das fábulas.
O senso de humor do Adam deixa a leitura sensacional e diferente de tudo que você já leu!
Em meio a isso, é bonita a forma como a moral de cada fábula surge. Porque, apesar de estar dentro do gênero da ficção, há proximidade com a realidade 🙃🤯
✒ O livro também possui ilustrações, que são um charme a parte.
O que diz a crítica:
✔ O livro foi considerado melhor do ano pela Publishers Weekly
✔ Foi escolha do editor pelo New York Times.
✔Um conto sombrio dos Grimm também recebeu resenhas positivas da Publishers Weekly e do School Library Journal.
✔"Um audacioso livro de estreia que é tão inteligente quanto engraçado." – Publishers Weekly
✔ Indicação de Bruna Gonzalez (eu, risos)

site: https://www.instagram.com/p/CCRj6vCAL7e/

maddy 31/05/2020

Um livro leve e maravilhosamente gostoso de se ler. A leitura é rápida e a narração acaba dando um tom divertido.

Dede Silva 27/03/2019

Uma saga completa
Aventura, terror e sabedoria. Uma história completa, para adultos e crianças.

ViagensdePapel 22/10/2015

Você com certeza conhece a história de João e Maria. Bom, você provavelmente conhece apenas uma parte dela. Assim como diversos contos antigos que são contados até os dias atuais, João e Maria passaram por muitas adaptações ao longo dos anos. Muitos detalhes sombrios foram sendo pouco a pouco retirados e o que sobrou foram versões mais “softs” que podem ser contadas para todas as idades.

O autor americano Adam Gidwitz, neste livro Um conto sombrio dos Grimm, tenta trazer novamente os aspectos originais de João e Maria, escritos pelos Irmãos Grimm. Além de contar a narrativa por completo, Gidwitz adaptou a linguagem para os dias atuais e escreve alguns comentários pessoais sobre o que achou sobre os diversos capítulos do livro.

Não vou entregar muito sobre o que acontece com os nossos dois protagonistas, pois não quero acabar com a surpresa de ninguém. Porém, alerto aos futuros leitores que esperem de tudo neste livro, menos uma história infantil. Os obstáculos encontrados vãos muito além da “bruxa” na casa de doces. Nas primeiras páginas entendemos que os dois estavam condenados ao sofrimento muito antes de nascerem.

Aliás, ao dar-me conta de quantos fatos foram omitidos ao longo dos anos, fiquei refletindo o quanto o famigerado “politicamente correto” foi tomando conta do nosso cotidiano. Será que hoje realmente somos mais liberais do que as gerações anteriores? Ou será que estamos ficando conservadores demais? Não vejo uma resposta clara para estas perguntas, mas fica aí a reflexão.••.

Voltando à narrativa, apesar do lado macabro, os comentários de Gidwitz tem um lado cômico, quase como se ele estivesse ao seu lado lendo com você. Em vários momentos satiriza a inocência de ambas as crianças e ao mesmo tempo nos ajuda a vê-los não apenas como simples personagens, mas o lado humano de cada um deles.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/08/12/resenha-um-conto-sombrio-dos-grimm-um-conto-sombrio-dos-grimm-1-de-adam-gidwitz/

Jude Melody 02/03/2017

A melhor parte é o narrador
Enquanto eu lia "Um conto sombrio dos Grimm", meu pensamento mais forte era de que a história é realmente bem assustadora, creepy, como dizem em inglês. Não se parece nada com algumas das histórias bonitinhas e cheias de açúcar que contamos às crianças hoje em dia. Mas ela se parece com os contos de fada originais. Acredito que a ideia do autor era justamente esta: trazer de volta a essência desses contos, em um esforço para mostrar que as crianças devem, sim, ter contato com histórias que abordem a maldade do mundo. De certa forma, o livro me fez lembrar os "Contos de Beedle, o Bardo", da J. K. Rowling, que partem da mesma premissa. Eu gostei bastante de alguns dos desafios que os protagonistas João e Maria tiveram de enfrentar. Mas o melhor da obra é, sem dúvida, o seu narrador. Com um humor bastante sombrio, uma sinceridade sem cerimônias e um gosto especial por piadinhas que lembram bastante o estilo do Lemony Snicket (autor de "Desventuras em série"), ele acaba prendendo sua atenção mesmo que você não goste tanto assim da história. Eu gostaria muito de ler a continuação só para me divertir com as palavras dele!

Michelle 17/04/2020

Surpreendente e engraçado
Este é um daqueles livros que você começa a ler sem muito animo, mas a medida que vai lendo não quer parar de ler. Quer saber o que vai acontecer a seguir.
Não tem muita conexão com a história infantil que estamos acostumados e tem uma trama que te envolve e fica imaginando quanta coisa louca acontece e ao mesmo tempo tem uma dose de humor.
É surreal tudo que acontece e nada acontece do que você está esperando.
Gostei muito de ler este livro!

Leh 12/05/2020

Sinopse: João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também! João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Através desse livro inúmeras verdades serão reveladas. São contos cheios de lições, que trabalham com sacrifícios, honestidade, amizade e muito companheirismo.

Ro15 25/11/2018

UM LIVRO NECESSÁRIO
Exatamente tudo que eu esperava desse livro maravilhoso ...humor negro e o sinistro bem contado?