Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

mareghafa 13/12/2021

nessa escuridão não há nenhum guia.
fui correndo ler o livro após ter maratonado a série/animação da netflix, e por incrível que pareça, a adaptação é muito melhor que a obra original.

o livro contém os mesmos elementos da série, os avisos engraçados para as crianças sairem de perto, o narrador constantemente pausando a narração para fazer comentários, mas mesmo assim, as histórias não ficaram tão interessantes e legais de ler, totalmente diferente de como foi assistir.

você nota algumas várias mudanças que a adaptação fez, mas elas apenas melhoraram as canas e as histórias, mantendo aquele suspense saudável e o sombrio tanto comentado pelo narrador, o que fez com que fosse uma das minhas maiores decepções durante a leitura.

as histórias são bem rasas e rápidas, não conseguindo me prender muito. mas fora esses detalhes, as histórias são muito interessantes e legais de ler, e para quem não viu a série e pretende ler o livro primeiro, é surpresa atrás de surpresa.
Vitin00 24/03/2022minha estante
Como vc quer q seja legal se vc ja sabe oq acontece.

Yasmim 09/10/2022minha estante
Melhor livro q já li na minha vida!!! Um terror clássico. Eu amei mto esse livro, é tanta coisa q me deixou chocada!! Td mundo deveria ler, pfto!!! 5 estrelas!!!

Rayra 02/01/2023minha estante
O livro me prendeu bastante, eu amei

bookstef 29/03/2023minha estante
Nem sabia que tinha série kkkk

Mayara693 16/08/2023minha estante
Concordo

Erika580 21/01/2024minha estante
Eu já li 2 vezes seguidas esse livro! Apaixonei na história ???

Sergio 15/05/2015

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
Era uma vez... não, acho que não. Essa frase já é muito batida, altamente clichê, não é mesmo? Há muito tempo atrás, no tempo da monarquia e das colônias, João e Maria nasceram. Os irmãos gêmeos eram filhos reis, viviam cercados de todo o luxo que seus pais poderiam oferecer. Mas, será mesmo que a história deles é como sabemos? Que encontraram uma bruxa malvada no meio da floresta em uma casa feita de doces? Bem, tenho que admitir que não é totalmente assim. Nesse livro fantástico, conhecemos a versão da história (ou a versão mais próxima possível) que os irmãos Grimm idealizaram. Sim, João e Maria eram filhos de reis. Sim, eles encontraram uma casa feita de guloseimas onde uma bruxa do mal residia e blá-blá-blá... mas isso está longe de ser tudo!

Em Um Conto Sobrio dos Grimm, acompanhamos os jovens irmãos em histórias cada vez mais sinistras, sangrentas e até mesmo macabras. O autor, Adam Gidwitz, baseado na história criada pelos irmãos Grimm, nos mostra as peripécias pelas quais João e Maria passaram durante sua jornada. Entretanto, ele vai muito além disso. Conhecemos toda a história que se passou antes mesmo de eles virem ao mundo. Como seus pais se conheceram e como escaparam da terrível maldição que residia sobre o casal.

Para um livro publicado por um selo infanto-juvenil, devo afirmar que o achei pesado. Há muitas passagens sangrentas que, sinceramente, eu não recomendaria nem mesmo para alguns adultos. Entretanto, sei que há crianças hoje em dia com o estômago mais forte que o de muito adulto, então creio que cabe apenas aos pais decidirem se seus filhos estão ou não prontos para ler/ouvir a real versão de João e Maria.

Podemos perceber no final — ou até mesmo no meio de cada conto — uma moral, lição que aprendemos com a história. Ela, é claro, não está explícita, mas fica claro que alguns valores, como defender a família, ser grato, sempre honrar sua palavra e coisas do tipo são altamente difundidos. Conseguimos observar durante a narrativa o amadurecimento dos irmãos, que no começo do livro mostravam-se ingênuos e, no fim, dignos de governança.

Adam Gidwitz consegue ligar todas as pontas que abriu durante o enredo, mas alguns trechos da narrativa ficaram tão "sem sentido" (não encontrei colocação melhor) que fiquei chateado. De toda forma, o brilho do livro não consegue ser apagado por alguns passagens. A edição da Galera Record está impecável. A capa realmente reflete o clima sombrio do livro e as ilustrações internas tornam a leitura mais prazerosa e até mesmo 'divertida' (vale salientar que, de vez em quando, Adam faz alguns comentários ácidos, o que deixa o livro bem mais fluido).

De forma geral, recomendo a leitura. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de livros com suspense, mas ao mesmo tempo repleto de passagens com humor ácido e cenas macabras, digo que este é o livro certo para você!

Até mais,
Sérgio H.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Jaii 24/03/2021

João e Maria - Conto dos irmãos Grimm
Não conseguiu me envolver, li por desencargo de consciência, uma história muito exagerada demais, a parte melhor foi as piadas entre um capítulo e outro, mas fora isso é apenas um conto surreal para amedrontar crianças.
Marina.Carolina 24/03/2021minha estante
Eu tb não curti...

~dreamer~ 07/01/2024

Uma história de leitura divertida e leve
"Um conto sombrio dos Grimm" é um livro infantojuvenil, sem dúvidas, mas muito divertido, engraçado e leve de se ler porque até mesmo nas parte que deveriam nos dar medo o narrador nos faz lembrar do quão fantástico são os acontecimentos da leitura.
Ainda sobre o narrador: puxa, eu adorei ele! Ele narra tudo de forma onisciente, fazendo também várias pausas com seus comentários interessantes e até mesmo reflexões profundas.
Enfim, eu queria ter lido esse livro quando eu era mais jovem, pois provavelmente eu teria me divertido mais ainda do que agora; mesmo assim foi bom e o recomendo!

Nicole684 10/06/2023

O melhor conto da face da Terra
Diferente de outros contos claro que é sempre felizes para sempre e toda hora um happy life, e sempre aquela coisa batida, é diferente de tudo que já li, temos suspense, mistério, e muito choque
O melhor conto já escrito, e os suspenses a cada página
Quase
Por pouco
Quase lá

Que perfeição.
Leia se ousar?
pyethra.bernardes 10/06/2023minha estante
amei a resenha, vou ler

Tatiana Patrícia 30/05/2020

Uma versão engraçada sobre uma história de contos de fada!
Leitura super leve.

Josiane.Elias 13/03/2021

É...
Foi uma leitura muito rápida e nem um pouco assustadora.
Bastante maluca e sem noção. Mas ao mesmo assim divertida e gostosa para saber o que ia acontecer.

rebecca 05/05/2022

surpreendente
peguei esse livro na biblioteca da escola pois queria ler uma coisa diferente e me surpreende mt com o livro.

a história de João e Maria é bastante famosa, porém mt rasa, e a forma como o autor contou a história, montou a narrativa ao longo dos contos foi mt bom!!!

li em 3 dias e, apesar da história ser bastante legal, meia nojenta e sangrenta, o final não me agradou mt pois, na minha opinião, se resolveu mt rápido. entretanto, se vc procura uma leitura rápida e legalzinha, recomendo
Thais645 05/05/2022minha estante
Já li que todas as fábulas que conhecemos foram adaptadas desse tipo de história: sangrenta e bizarra. Especialmente as mais conhecidas. Eu já tive um livro em que eram assim, contadas do modo que foram concebidas, e fiquei de cabelos em pé. Eram medonhas, todas.

rebecca 05/05/2022minha estante
pse amg, eu cheguei a ficar com nojo KKKK

Leticia 27/08/2021

???????
Como um belo conto de fadas, esse também é uma versão onde tudo ocorre com muito sangue e muita luta. João e maria são duas crianças vivendo em um castelo, filhos de um rei que toma péssima decisões em relação aos filhos, que ao descobrirem vão em direção ao mundo. Em busca de uma nova história, mas que narra um pouco do conto tradicional, em uma versão com dedos a menos, canibalismo, dragões e pássaros falantes.

Esse foi o primeiro livro que li esse ano, depois de muito tempo sem tocar em um livro. Foi uma história boa, me tiraria de uma ressaca literária.

Mariana113 09/03/2020

O livro traz o retrato original da escrita dos irmãos Grimm, deixando explícito as partes mais ?sangrentas? para crianças mais novas não é recomendo por poder causar aflição, mas ainda assim vale a pena ser contado para elas, talvez mudando alguns fatos pois mesmo com toda essa parte ?pesada?, ainda é uma leitura fluida e que te deixa com mais vontade de ler, quando você perceber, já terá terminado.
Super recomendo.

@Mihleituras 22/04/2020

História bem divertida. Amei

Marshluiz 16/01/2021

O Lado Sombrio dos Conto de Fadas
Uma história envolvente, sobre o conto de fadas "João e Maria". A história começa bem antes deles terem nascido. História com enredo sombrio, cheio de sangue, muita imaginação, rica em detalhes.

BetinhaSilvaa 26/08/2022

MINHA opinião!
Não achei o livro muito interessante,ele é um pouco diferente em si,ao começar sua leitura vc sente q já ouviu a mesma história uma vez,e digamos,isso é um fato,João e Maria é uma das histórias mais famosas mundialmente,adorada pelo público infantil mas n muito valorizada pelo leitor do livro,em minha opinião o livro não muda muito do conto original.O único diferencial em si é q ele propõe um livro com atividades e fatos sombrios ou seja ele se parece com um livro de "terror" se podemos dizer assim.o livro não é tão bom quanto imagine,não o retiraria
de novo.