Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Daniela.Lopes 14/04/2024

Uma boa surpresa.
Confesso que esperava uma narrativa diferente, mas o livro se apresentou de uma forma muito mais enriquecedora.
O amor em suas várias versões.
Recomendo!

Amanda 13/04/2024

A vida é tão injusta...
"Toda luz que não podemos ver" se trata de uma ficção histórica que retrata a segunda guerra mundial de uma maneira muito interessante.
Nossos personagens principais são de dois países de potências (alianças) rivais, sendo Werner um órfão alemão, e Marie Laurie, uma Fancesa cega.
Foi muito interessante a maneira como o livro foi planejado, vemos periodos antes da guerra, durante a guerra e o no fim da mesma,porém de maneira alternada no livro e não cronologicamente, oque parece confuso, mas na leitura apenas aguça a curiosidade.
Apesar de extenso,o livro não é cansativo, pois tem uma escrita poética e cientifica ao mesmo tempo, carregada de sentimentos, além de os capitulos alternarem entre ponto de vista dos dois pensonagens, e que duram apenas 3 páginas no máximo cada,sempre terminando com um suspense, fatores que alimentam a vontade de continuar lendo para saber o desfecho do capitulo daquele personagem, e de ler só mais um capitulo e continuar em um ciclo vicioso.
Nunca havia parado pra pensar em como é a guerra para alguém que não enxerga, e também qual o lado dos soldados que entram na guerra e matam milhares, muitos sofrem lavagem cerebral,são obrigados ou tem a guerra como único meio de sobrevivência.
O livro não romantisa nada, a todo momento somos lembrados, do quanto a guerra é desumana e causa estragos que nem o tempo é capaz de consertar .
É um livro inteligente e que me deixou extremamente depressiva após o fim. Gostei tanto que assisti diversas video aulas sobre o periodo, após terminar a leitura, para entender melhor toda a situação da época .
Temos adaptação do livro na Netflix, estou ansiosa para assistir.

Samara.Heinzen 13/04/2024

Comovente
Gosto muito de histórias relacionadas a segunda guerra, e esta história além de incrível é diferente do que estamos acostumados. Uma narrativa repleta de sentimentos, que me envolveu demais. Me emocionei.

Wliver 11/04/2024

Uma história envolvente, com personagens cativantes. Achei apenas que o autor em alguns momentos é muito prolixo, e isso trava um pouco a leitura.

Eduarda.Brandes 09/04/2024

Um livro com mais de um ponto de vista, que retrata pessoas em diferentes posições em uma das mais famosas guerras. É possível sentir o que os personagens passam, suas angústias, medos, nostalgias e mínimas alegrias. Uma narrativa muito bem escrita.

Carolina.Perdigão 04/04/2024

Livro bem escrito, um pouco longo demais, com uma trama envolvente que mistura romance e guerra. Deu origem à série da Netflix.

Tamara 01/04/2024

Irrelevante, mas bem escrito
Eu não entendi muito bem para que esse livro foi escrito. Não foi para dar uma outra visão sobre os soldados alemães durante a Segunda Guerra, visto que um dos protagonistas parece apenas flutuar dentro do exército nazista, sem problematizar e repensar a própria posição – o único amigo questionador que o rapaz tem não é bem utilizado.
Também não foi para dar uma outra visão sobre a resistência da população civil em uma terra invadida – a protagonista dessa parte, apesar de se envolver ativamente, parece somente perdida e sem travar um grande debate moral sobre a questão (acho que o tio-avô poderia ser esse personagem que instiga a menina a pensar qual o lado “certo” da história, em como nossas atitudes podem resultar em algo pra além do que a gente imaginou inicialmente, em como há limites morais mesmo dentro de uma guerra etc).
A impressão que esse livro passa é que os personagens dessa história são como os leitores: apenas observando o desenrolar dos acontecimentos sem grande envolvimento na trama. Você não sente que os personagens estão em perigo constante ou se arriscando demais, mesmo os dois vivendo literalmente em uma zona de guerra. Em certo ponto da narrativa, essa falta de ação e questionamento acaba ficando chato e incomodando.
O final é de doer – e não porque é triste, mas porque é ruim. Não faz sentido o que ele faz com os personagens nesse final que, para mim, foi muito abrupto. Nada do que a gente vinha lendo até então nos levou para um final interessante, várias tramas foram jogadas pela janela e me pareceu tudo muito médio. Tem uma cena da irmã do Werner que eu me pergunto PARA QUE. Totalmente desnecessário e fora do tom da história, ficou parecendo jogado apenas para chocar o leitor.
Dei quatro estrelas porque é um livro bem escrito, bem pensado e com um ritmo relativamente bom (apesar de ser muito longo sem justificativa nenhuma pra isso, aliás). Você acaba lendo rápido porque o autor sabe desenhar bem as suas palavras e os capítulos são curtos. É um pouco confuso o vai e volta da trama, ainda mais com a inserção de um outro ponto de vista que acaba sendo completamente irrelevante para a trama inteira, mas a leitura flui até pela curiosidade em saber para onde a história está indo.
Porém, não é um livro que eu ache que todo mundo deve ler. Se você já assistiu/leu qualquer coisa sobre Segunda Guerra – e acho impossível alguém não ter lido/visto algo sobre – você já assistiu/leu esse livro.

Lais Furtado 31/03/2024

Não imagino o motivo de tanta demora para concluir a leitura, envolve duas leituras que amo: romance e guerra.
Não vou colocar a culpa no livro, acho que foi momento de vida!!
Livro maravilho, intercala entre infância e adolescência de Marie, que morava na França e ficou cega quando criança, e Werner um jovem alemão órfão que tinha um amor por rádios.
A luz que realmente importa é aquela que não podemos ver, aquela que está dentro de nós, de como sentimos a vida?

Reclamei da demora, mas amei!!

Ana Gandolfi 29/03/2024

Lembra um romance (filme) francês. É bem parado e detalhista mas a história prende v bastante a atenção.
Ketley7 29/03/2024minha estante
Nossa concordo super

Vitoria Britto 29/03/2024

Ao final dessa leitura, só posso reforçar, mais uma vez, que esse autor tem o dom da escrita. À profundidade que ele deu aos seus personagens me surpreendeu. A Marie, apesar de não conseguir enxergar, via muito além de pessoas que tem a visão perfeita. Que personagem corajosa, inteligente e resiliente. Werner com sua bondade, que mesmo sendo forçado a fazer coisas da qual não concordava e não se orgulhava, não conseguiu suprimir seu senso de justiça, seu caráter e sua humanidade. Salvou a vida de uma garota que mal conhecia e também se apaixonou por ela. Não foi fácil ler esse livro. A Guerra se mostrou cruel para cada um dos personagens construídos por Antony. Mas eu te garanto, vale cada página!

Andreia Guida 27/03/2024

"Algumas vezes, eu me apanho encarando o mar e me esqueço de minhas tarefas. Parece grande o suficiente para conter qualquer coisa que as pessoas possam sentir..."
Lindo, triste, de se indignar em algumas cenas - uma constante quando se trata de guerra - de se encantar com algumas passagens, singelo em alguns momentos, genial em outros. Livro belíssimo.

Aria 26/03/2024

O peso do vazio.
Livros sobre a Segunda Guerra sempre mexem comigo. Como uma espiral de sentimentos, girando até o fundo, talvez sentimentos não dessa vida, talvez sejam luzes que não podemos ver.

É uma leitura muito delicada. Não é objetiva, o sentimento precisa ser sentido para deixar a história te tocar. E, agora que terminei, consigo ver os detalhes.

"O mar de chamas", talvez seja uma maldição real, talvez não seja. Mas o autor fez pequenas referências à ela, e se agarrou à mesma para a vida de Marie. Talvez uma metáfora dolorosa, mas o suficiente para nos fazer sentir.

As mortes não me assustaram, mas sim a crueldade dela com a vida. Tão encrustrada e podre dentro dos alemães, capazes de ferir a alma do outro por tão pouco. A parte difícil é entender que é apenas ficção, e que na vida real a crueldade ultrapassa tudo que a mente humana é capaz de criar na arte. Mas Anthonny conseguiu, sutilmente, cavando fundo na parte mais delicada da guerra: as vidas comuns.

Que o espírito dos torturados se cure.