O Talismã

O Talismã Stephen King...

Resenhas - O Talismã

Giulipédia 05/08/2020

Maravilhosa junção do fantástico com terror!!
Depois de quase dois anos sem ler nada de Stephen King, esse livro foi uma boa escolha para se retornar ao universo do terror do mestre, em parceria com Peter Straub, esse livro foi uma junção maravilhosa de aventura, suspense e claro, muita cena de arrepiar os cabelos.
O livro conta a história de Jack Sawyer, um menino de 12 anos que vive com a mãe ex-atriz, Lily Cavanaugh, que está morrendo de câncer. Sem saber o que fazer, Jack conhece Speedy, um velhinho esquisito que lhe dá uma missão que se for cumprida fará com que o menino salve a vida de sua mãe, mas para isso acontecer, ele terá que atravessar os EUA, intercalando por um mundo misterioso, chamado de Territórios, onde lá, uma rainha poderosa também encontra-se doente do mesmo mal que sua mãe, Jack terá que chegar ao extremo oeste atrás de um artefato poderoso chamado de Talismã, somente assim será capaz de salvar a vida de sua mãe e da rainha dos Territórios.
A primeira coisa que eu tenho que dizer sobre esse livro é, Jacky é um super menino, porque pra aguentar passar por tudo que ele passou, coitado, imagino que se fosse comigo, ficaria o resto da vida trancada dentro de casa sem sair pra lugar nenhum nunca mais rs. O livro começa com uma pegada mais fantasia aventura, mas logo o suspense da as caras e consequentemente as partes assustadoras já chegam pra não ficar pra trás. Uma das coisas que mais gostei, foi a lealdade de Jack para com a mãe dele, porque atravessar o continente norte americano assim para salvar alguém, tem que ter muito amor envolvido, e não é porque é mãe, isso também envolve grande coragem e caráter, que esse guri tem de sobra.
O livro tem todo um misticismo, uma cultura própria apresentada a nós nos Territórios, que me lembrou um pouco a Torre Negra, justamente por ser uma obra de mundo fictício.
Depois desse livro também fiquei curiosa para ler algo do autor, Peter Straub, não o conhecia e confesso que agora fiquei interessada em ler alguma obra dele.
No mais, é um livro sobre amor, amizade, lealdade e acima de tudo muita coragem, que gosta de fantasia e quer migrar para o gênero do terror, esse livro é uma boa escolha, pois há uma bela junção dos dois gêneros aqui. E claro, depois desse irei partir para sua continuação, A Casa Negra!
Bart 05/08/2020minha estante
Ôh maravilha, é ótimo saber uma coisa dessas!! Mais um livrinho q vai furar a fila dos que serão lidos! Graças à vossa pessoa!!
Obg novamente!! Já tô instigado por esse aí!!

Celton 06/08/2020minha estante
Comprei a pouco tempo o misery , vai ser o meu segundo livro do mestre do horror !! Estou louco para ler !!

Luiz.Henrique 07/08/2020minha estante
Este ainda não tenho..rsrs. Mas ja vou ficar de olho. ;)

Giulipédia 07/08/2020minha estante
Espero q gostem, eu achei ele c um início um pouco lento, mas logo ele engaja, aí é só pauleira e correria kkkkkk, gostei de ter voltado c esse, o próximo dele vai ser a continuação, já tá na estante me esperando ??

Giulipédia 07/08/2020minha estante
Misery ainda não li, morro de vontade, depois me fala se vale a pena a leitura, te recomendo tbm Escuridão Total Sem Estrelas, um livro de quatro contos dele, bem sinistro, vale a pena a leitura tbm ????

igorteuri 03/07/2023minha estante
Esse livro está entre uma das piores coisas que já tentei ler na vida hahha

Paloma.Rocha 16/05/2021

Aventura pura
Este livro conta a história Jack Sawyer, um menino de 12 anos em busca de um poderoso artefato conhecido como o Talismã. Acredita-se que essa peça é a única coisa que pode curar sua mãe, uma atriz que está morrendo aos poucos devido ao câncer. Mas para consegui-lo, o garoto terá de atravessar não só os Estados Unidos de uma costa à outra, mas também uma dimensão paralela chamada de Os Territórios. Lá, ele descobre a existência dos Duplos, ?versões? de algumas pessoas que conhece em seu mundo. Dentre eles, está a rainha dos Territórios, Laura DeLoessian, que é duplo de sua mãe, e que também está à beira da morte.

Uma das coisas interessantes do livro é que ele faz parte do multiverso de Stephen King, o qual gira em torno da Torre Negra.

Ele realmente é cansativo, alguns capítulos e passagens são dispensáveis para o contexto geral. Nesse caso, o excesso de informações não agregou ao cenário geral igual como aconteceu no contexto apocalíptico de A Dança da Morte.

Mas é um livro bom. De aventura, suspense e uma boa dose de horror.

Gilberto Alves 26/01/2021

Uma loooonga jornada
Neste livro você acompanha o jovem Jack Sawyer (12 anos) em uma longa jornada (e põe longa nisso), em busca de um talismã para tentar ajudar a sua mãe a se salvar do câncer.
Eu avalio este livro como alguém que gosta de King, que já leu vários livros seus, e que está acostumado com os calhamaços que ele tanto adora.
O livro em geral é muito legal. Trata-se de uma grande aventura pelos territórios (!) americanos. Para vc que busca um livro de aventura mais pé no chão (sem bruxos ou elfos etc), vai na fé que esse livro é bem bacana!

Foi muito interessante ler O Talismã pois encontrei muitos elementos nele que me lembram muito outras obras do King. Ex: se você já leu a séria da Torre Negra, vai encontrar aqui muita coisa semelhante. É como se King estivesse construindo todo um universo em sua mente, que culminou majestosamente naquela saga incrível. E aqui, vemos muita coisa que veremos novamente caminhando com Roland Deschain em busca de sua Torre!

Como já li muitos outros Kings, posso dizer algumas coisas que acho que ele já acertou mais em outras obras. Ex: muito extenso! Você realmente cansa ao longo do livro. Não que se torne chato ao algo do tipo, mas vc se sente caminhando a esmo e o objetivo (talismã) fica de lado.
Algo que também não me agradou muito foram as transições duras entre os episódios. É como se estivesse lendo diversas histórias menores dentro de um único livro. Acho que então poderia ter separado em mais de um volume e desenvolver melhor a jornada como um todo (como aconteceu na Torre Negra). Achei também que o desfecho foi meio fraquinho em vista de todo o sofrimento (do leitor rs) da longa joranada.

Tenho certeza que para quem é americano, os livros dele são fantásticos, pois você literalmente atravessa o país nestas aventuras.

Enfim, o livro é muito bom! Mas no universo King ele passa longe de ser dos melhores.

Gustavo Kamenach 24/09/2023

A busca (interminável) do Talismã...
Enquanto Jack percorria sua jornada em busca do Talismã, eu fazia a minha jornada para terminar esse livro. Entre abandonos e retomadas, desde novembro de 2018 estive nessa luta que enfim venci.

O livro de King com coautoria de Peter Straub é minha primeira decepção com o autor. Aqui sua prolixidade atingiu níveis absurdos. A proposta de viagem em realidades e mundos paralelos foi interessante e as primeiras 100 páginas de apresentação da história e o motivo da busca do Talismã me prenderam. Porém o decorrer da história lentamente e os personagens insuportáveis que iam aparecendo me fizeram desistir pela primeira vez. E retomei mais outras tantas vezes e novas desistências a seguir.
A curiosodade pelo fim e o meu propósito de ler toda bibliografia de King me fizeram persistir... e digo que ao final desses quase cinco anos (haha) foi compensador, o final foi emocionante. Mas certamente daria para ter feito essa história em 400 páginas.
André 24/09/2023minha estante
A continuação é bem melhor!

Gustavo Kamenach 24/09/2023minha estante
Assim espero, André! Vi mtas pessoas dizerem isso!

Diego 25/09/2023minha estante
Demorou pra engrenar minha leitura. Inclusive nem consegui nas duas primeiras vezes, mas acabou virando um dos meus preferidos. E ao contrário do que falam, não curti nadinha a continuação.

MoniQue 28/11/2023minha estante
Quero tanto esse livro!! ?

Bárbara Paradiso 29/10/2021

Amigos imaginários para uma vida toda!
???Que foi isso em, senhores?!

???Amei a maneira como a narrativa se desenrolou! Principalmente como o começo e o final se encaixaram.

???Os personagens são bem construídos, e o ambiente onde se passa a história é maravilhoso, eu simplesmente amei a idéia dos territórios, dos vários mundos e da luta diário de Jack consigo mesmo! Que livrão!

???Levarei comigo alguns personagens deste livro! Se eu tivesse que percorrer uma jornada dessas, com toda certeza ia querer o Speedy e o querido Lobo comigo! Vale a leitura!! ?

Bastos 17/05/2023

O livro até tem uma história interessante, mas sofre de personagens fracos e muita enrolação.

São tantas partes que não agregam em nada que parece que escreveram pra encher linguiça, ao invés de focar nisso podiam ter acrescentado mais momentos do Jack em "Os Territórios". O melhor do livro é o momento que ele encontra o "Lobo" e a parte do reformatório. O vilão principal é bem sem graça, os secundários conseguem ser mais tenebrosos que ele.

Tinha até potencial o livro só que pra mim muita coisa foi desperdiçada. Tomara que o próximo seja melhor.

Diego Rodrigues 13/03/2021

Jack Viajante, você me cansou...
Publicado pela primeira vez em 1983, "O Talismã" é fruto de uma parceria entre os escritores Stephen King e Peter Straub. Mesclando elementos fantásticos com a realidade, aqui vamos acompanhar a saga de Jack Sawyer, um garoto de doze anos, em busca de um artefato mágico que pode ser a chave para salvar a vida de sua mãe, acometida de um câncer. Enquanto mãe e filho tiram férias fora de época em New Hampshire, Jack percebe que não pode ficar ali parado sentindo o luto pela morte do pai, nem lamentando estar longe de seus amigos e da escola, enquanto vê a mãe definhar dia após dia. É hora de partir em busca do talismã e para isso ele vai contar com a ajuda de Speedy, o estranho zelador de um parque de diversões que carrega consigo uma garrafa com um líquido suspeito e fala de coisas malucas como um mundo alternativo, sonhos de olhos abertos, duplos e uma rainha que está doente em algum lugar.
Assim como em "O Mágico de Oz" e "Alice no País das Maravilhas", "O Talismã" também tem o seu mundo mágico e ele é conhecido como "os Territórios". Alternando entre o mundo real e os Territórios, Jack irá descobrir que quando o assunto é perigo o mundo real não está tão distante assim do fantástico, com suas árvore-vivas e lobisomens. A Oatley Tap, a Casa Sunlight e o Campo Prontidão são alguns exemplos do quão longe a ganância, o fanatismo religioso e a sede de poder podem chegar, elementos esses que podem ser tão nocivos quanto qualquer criatura imaginada, ou até pior. "O Talismã" é uma história de fantasia e amadurecimento, aclamada por uns e odiada por outros. Eu faço parte desse segundo grupo e vou explicar o porquê.
O livro parte de uma premissa interessante, mas peca em desenvolvimento. Tem muita coisa que não funcionou pra mim e a lista é grande, a começar pelos personagens. Nem mesmo Jack me cativou, achei ele extremamente adulto para um criança de doze anos. Seu amigo Richard, pior ainda, ganhou uma passagem VIP direto para o hall dos personagens mais chatos da literatura. O vilão é fraco e não dá medo. Pra quem está acostumado com os vilões do King, que costumam ter uma alta carga de complexidade e motivação, esse é uma baita decepção. Os poucos personagens que cativam são mal aproveitados. Outro problema está na narrativa, parece que King e Straub estão disputando pra ver quem consegue ser mais prolixo. O tempo todo somos bombardeados de informações inúteis, como a marca de cigarros que o personagem está fumando ou a marca dos salgadinhos que ele está comendo. O livro tem tantos excessos e dá tantas voltas que a história simplesmente não flui! Toda vez que parece que vai engrenar, voltamos a estaca zero. E para completar, o final é digno de "Sessão da Tarde", previsível e sem graça.
Não sei se o problema foi Straub, se foi King, se foi a ideia de escrever em parceria. Talvez na mão de um único escritor a história fosse mais bem amarrada. Só sei que não consegui me envolver com essa leitura, não consegui me importar com os personagens e não gostei nada desse livro. Essa foi a minha primeira experiência com Peter Straub (que trauma!) e minha pior com Stephen King. Deus me livre e guarde de "A Casa Negra", continuação dessa presepada literária.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Bart 09/09/2020

*Stephen King e Peter Straub*
Editora Suma de Letras
752 pág, 2013.
Mais uma vez, graças à Giulipédia (meu conselho, procure por ela aqui no Skoob, e se prepare p/babar com as resenhas dela!!) eu tive  chance de ler um livrão... (e já estou na continuação ?!!)
Tenho um defeito muito sério, não leio a sinopse dos livros, geralmente vou na capa, indicações dos amigos ou se estão falando bem de tal obra... claro que tem os livros de minha curiosidade ?.
Antes de começar "O Talismã", eu esperava um livro de terror... kkkkkkk, essa parceria de King e Straub, rendeu uma aventura fantástica muito show.
A trama se passa em dois mundos distintos (isso mesmo). E nem pense no " O Mágico de Oz", porque "O Talismã" dá de lavada, mas você pode pensar em Tom Sawyer (você vai entender)... Então, Jack Sawyer é um menino de 12 anos, filho de uma mãe famosa na tv... em nosso mundo é 1981, e ele de repente se vê tendo que achar um talismã que pode ou não,  salvar sua mãe... ela está morrendo de câncer.
Jack é arrastado (e nos leva juntos) numa aventura que não desejo à meu inimigo. Quando ele atravessa a realidade e vai p/o outro mundo, "As Terras do Território", ele se descobre ter uma vida lá também, com outro nome (inclusive o nome dele lá, tem a ver com "viagem, busca")... leia, depois vc diz se concorda ou não... nas Terras do Território sua mãe é uma pessoa muito importante, e em ambas realidades ela precisa de ajuda. Os mundos coexistem mas as pessoas Nem sempre são as mesmas. Calma, existe uma personagem que ganha nas duas realidades com a morte da mãe de Jack, e ele é simplesmente ruim!
O livro é muito bem construído ("powrra" a gente tem duas lendas do terror juntos!!), a trama é crescente, e não deixa nada solto com o lance de "realidades paralelas", mas p/mim teve algo que chamou muito a atenção: Speedy Parker e Lobo (óh lobo kkkkkk, basta ler p/entender) são personagens "secundários" com muito mais carisma e interessantes que o próprio protagonista, prestem atenção neles.
Um excelente livro e uma ótima leitura!! ??????????
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Camijuv 30/12/2023

Talismã é uma obra que é versatilidade em gêneros como terror e fantasia. Apresenta uma vigem pelas lendas do Mundo Médio, com informações que nos permitir entender outros livros. Apresenta uma narrativa épica e emocionante, mas tem problemas com escrita descritiva.

ANDER CELES 13/10/2022

Loooongo além da conta, mesmo para os padrões King
PONTOS POSITIVOS

*História beeeem diferente de qualquer outra do Rei, acho uma coisa boa. Boa pq dá pra gente outro tipo narrativa, que poderia (poderia) conservar mais traços do estilo do autor.

*A aventura é graaande. Isso é bom e ruim. No aspecto bom, a gente se apega muito ao Jack/Jason. Sente muito as sensações dele e torce pelo herói.

*Aqui a gente tem uma possibilidade de ligação entre os universos do King, já que o Talismã dá uma ideia de como essas múltiplas histórias se interligam. Isso é legal, pq explica pq todos esses monstros existem nos livros dele. Isso é verdadeiramente interessante. Falar mais é spoiler.

*A terceira parte do livro traz toda a essência do King! É muito boa mesmo.

PONTOS NEGATIVOS

*O livro é muuuuito longo. Não é problema se tivesse história para tanto. Não tem. Poderia ter. Temos exemplos disso em "It" ou "A Redoma", mas aqui não. São muitas páginas de nada acontecendo.

*Ainda na esteira do tamanho do livro, faltam personagens. Na maioria das vezes, Jack está sozinho. Sozinho. Quando ele está com outros personagens, a história flui muuuito mais. Poderiam ter mais personagens ao longo da história.

*O última parte do livro é beeem difícil kkkk. Vc fica lendo com aquela vontade mortal de acabar logo! Enrola muuuuito mais do que nas outras partes.

CONCLUSÃO

Gostei do livro, sim. Apesar de toda a enrolação. King tem dois tipos de enrolação, e aqui, infelizmente, não foi a boa. Mas o protagonista é cativante. E o autor dá possibilidade de expansão do multiverso dele, e isso é instigante.

Angel 26/05/2021

O Talismã
Jack Sawyer embarca em uma grande jornada em busca do único objeto que pode salvar sua mãe, O Talismã.

Para encontrá-lo ele viajará para outras dimensões e encontrará alguns aliados e muitos inimigos.

??????? ????? ????? ????? ????????? ? ?? ?????? ??? ????? ???????,????. ???? ????????? ? ???? ??????.

Como de costume o livro é cheio de detalhes dos locais onde Jack passa e das situações que vivencia.

Mas esse eu achei meio massante, tem partes incríveis, mas outras ....

É um livro bom, vale a leitura.

Vanessa2056 01/06/2022

Me arrastei, mas terminei.
Tanto o King quanto o Straub são autores super detalhistas e com esse livro eles foram extremamente detalhistas em tudo. Isso tornou a leitura arrastada e a sensação era de ler, ler e ler, mas nunca avançar.
Se tivesse umas 250 páginas a menos, teria sido perfeito.

A história também se passa nos Territórios, aqueles mesmos de A Torre Negra. O Jack, um garoto de 12 anos, vai encarar muitos desafios, e descobrir segredos do passado do pai, com o objetivo de salvar a vida da mãe.

É um livro com muiiiiita fantasia. Premissa maravilhosa, mas o que realmente estraga é o detalhismo absurdo dos autores.

A sequência desse é o A Casa Torta, também escrito com a parceria entre os dois.

Júliah 02/05/2011

Simplesmente magnifico.

Jack Sawyer só pode ser Jack Chambers... ainda mais pq Jack Chambers em O Pistoleiro diz para Roland: então vá, há outros mundos além desse!

Ele sabia... agora ficou mesmo confirmado pra mim que são a mesma pessoa, a mesma fibra, força, determinação e coragem.

Nossa é um livro que não dá pra parar de ler. O lobo é tao doce e tão bonzinho, o Morgan é mesmo um vilã terrível, Speedy Parker tão legal e passa tanta segurança, são personagens que cativam e deixam um vazio quando o livro termina. Ainda bem que eu já vou ler a continuação A Casa Negra e espero que seja tão boa quanto o Talismã.

Valeu muito a pena!
Marcelino 16/07/2012minha estante
Lobo oh Lobo! até o momento cheguei na parte que ele esta nos Territórios americanos com o Lobo, que dó que dó! Curtindo muito o livro!

Ádila 17/10/2012minha estante
Tem continuação, tipo uma série de livros?
São quantos livros, então?

Júliah 18/10/2012minha estante
Ádila ele tem uma continuação que é A Casa Negra, não é tão boa quanto o Talismã, mas tb é boa!!! Dizem que terá um 3 livro, mas por enquanto é só especulação. Mas leia que vale a pena, aliás, vale a pena ler quase tudo que o SK escreveu!!!

Leila.Cavalcante 24/08/2013minha estante
Poxa, eu tive a mesma impressão sobre o Jack Sawyer/Chambers, realmente, muito semelhantes! Ainda estou na metade do livro, é praticamente impossível largar.

Brendo Santos 25/04/2014minha estante
Ádila, tem continuação sim! o segundo livro se cama A casa negra.

Ana Paula Sinueh 16/01/2015minha estante
Nossa, que revelação! "A Casa Negra" foi o primeiro livro do Stephen King que eu li na vida, isso há uns 10 anos atrás, senão mais. Nunca imaginei que era a segunda parte de uma história!

Rafael 29/03/2015minha estante
Não é Jack Chambers, é Jake Chambers. Eles apresentam grandes semelhanças.

brunoog33 12/05/2020minha estante
Não é possível que seja o mesmo livro que eu li...

Milene Wi 29/09/2021

O Talismã
Gosto muito da maneira como Stephen King descreve os ambientes nos seus livros, mas achei que a quantidade de detalhes em algums momentos de O Talismã o deixaram bem arrastado. Então , de repente, a estória pegava ritmo, ficava envolvente para então voltar a se arrastar. Apesar disto, gostei do livro , fiquei curiosa para ver como se encerraria a aventura de Jack Sawyer.

LucasTheReal 25/05/2022

Cansativo
Jack precisa salvar a mãe, que a cada dia que passa vai ficando mais e mais doente. E o único jeito de conseguir salvar ela é o talismã. Para Jack conseguir o talismã, eu precisará fazer uma longa viagem nos Territórios.

Essa sinopse que eu fiz não entrega nada, mas é essa a estória.
Acompanhamos Jack que vai viajar do oeste pro leste.
Esse livro muitas vezes foi muito cansativo; acontecia coisas surpreendentes em um capítulo, pra no outro ser um descrição chata de Jack andando por aí.
Isso é o que estraga o livro e não é uma, duas ou três vezes que isso acontece, É TODA HORA. Esse livro tem altos e baixos, mas os baixos beiram à canseira e os baixos nunca são relevante pra narrativa.
Eu li mais 700 páginas de uma estória que não precisava disso; no mínimo, 400.
Sei que tô falando bastante mal, mas tem a parte boa: a construção de personagens. É algo muito bem feito (pois se não conseguisse ser feito em 700, falharia na parte principal e essencial); obviamente, tem um personagens chato. Richard me fez querer socar a tela do Kindle umas trezentas vezes. Ele era igual ao lobo, só que o medo do lobo era justificado.
Mesmo com tudo isso, ainda quero ler a continuação.