A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Conchego das Letras 17/01/2018

Resenha Completa
Yangsze Choo faz parte da quarta geração malaia de descendente chineses. Leitora ávida, teve A Noiva Fantasma como seu primeiro livro publicado internacionalmente.

Acredito que para os chineses ou malaios, Lin Lan era uma garota corajosa, a frente de seu tempo, destemina... Para mim, brasileira nascida no Rio de Janeiro, Lin Lan foi a típica adolescente deslumbrada, movida por impulsos, desejosa de aventura, sempre metendo os pés pelas mãos e precisando de socorro para sair de uma enrascada após a outra (de preferência um homem lindo, forte, poderoso, e que demonstre ser capaz de correr riscos por ela); tudo porque se apaixonou à primeira vista e "por amor, vale correr qualquer risco". Isso não quer dizer, entretanto, que a história foi ruim; que fique claro. Vamos conhecer a história dele, então?

Na Malásia colonial, em 1890, uma jovem está prestes a completar 18 anos ainda sem pretendentes por causa da apatia de seu pai (um homem bom, mas que não conseguiu superar a morte da esposa e perdeu a fortuna após se afundar no ópio) quando, de repente, recebe uma proposta de casamento de uma família muito rica e influente da cidade. O problema? O noivo já morreu.

Lim Tian Ching morreu, mas seu espírito não "descansou" de verdade. Mimado, prepotente e vindo de uma família rica, aproveita da fortuna para tentar corromper os os Oficiais do Inferno, parar conquistar na morte tudo de que foi privado em vida. Uma das coisas que desejava era casar com a moça que havia visto no lago um dia e que descobrira estar prometida a outro, justamente um homem do qual ele tinha grandes ciúmes.

Lin Lan passa então a ser atormentada pelo fantasma de Lim Tian Ching após recusar a oferta feita pela família dele de tornar-se uma noiva fantasma (uma mulher viva que aceitar contrair matrimonio com um espírito para poder acalmá-lo). Em seu desespero, acaba procurando uma médium e tomando mais do que deveria do remédio pela mulher indicado, o que a coloca em um estado comatoso.

Fora de seu corpo, como um "semiespírito", ela resolve aproveitar para tentar descobrir se as acusações de Lim Tian Ching a respeito de Tia Bai (que Tia Bai o havia assassinado), o homem a quem ela descobriu depois que estava prometida, eram reais; enquanto foge de Lim Tian Ching e tenta encontrar uma forma de voltar a seu próprio corpo. Para isso, terá a ajuda da enigmática entidade Er Lang.

O livro é contado em primeira pessoa, todo partindo do ponto de vista da jovem Lin Lan, em uma mistura cultura oriental com fantasia e romance. Para quem quer aprender um pouco sobre a cultura malaia a respeito do mundo do além de forma bem leve, é um prato cheio. Apesar de ter se valido da famosa licença poética para algumas coisas, a autora baseou a maior parte de seus conceitos nas crenças reais do povo.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2018/01/leituras-da-mari-noiva-fantasma-yangsze.html

Bruna.Fabossa 11/01/2018

Quando a morte não é o limite para o amor
Simplesmente amei! O tipo de romance que gosto, porque o livro não foca só no romance, a personagem tem outros desejos e outros problemas, e passa por uma situação muito macabra para crescer, deixar de ser menina, entender o sentido da vida e encontrar a liberdade. Além disso, a forma como o povo antigo da Malásia pensava e tratava a questão da morte é incrível!

Amanda 28/12/2017

A noiva Fantasma
Livro fantástico! Fiz uma resenha detalhada, deem uma olhada no blog www.livrandoacapa.wordpress.com

AB 23/12/2017

A Noiva Fantasma nos leva para dentro de uma cultura chinesa muito interessante, no final do século XIX em Malaia, - hoje Malásia - algumas vezes eram realizados casamentos com pessoas mortas, geralmente quando a pessoa morreu cedo demais, para acalmar seu espírito, - até que a morte nos separe nada kkkk' - então o que acontecia, segundo a cultura e o que podemos ver no livro o morto podia entrar no sonho da pessoa viva e conversar com ela - louco? espera um pouco hahaha' - e esse é só o começo das coisas estranhas dessa cultura.

Bom, Li Lan como vemos na sinopse não tem muita esperança de se casar com um cara legal devido a falência de sua família, e seu pai estar muito absorto no seu próprio mundo para se preocupar em arranjar um casamento bom para a filha. Então, quando o pai a faz essa pergunta um pouco agourenta, ela recusa - óbvio - mas fica um pouco assustada, quem não ficaria não é?

O problema, é que depois dessa proposta Li Lan começa a ter uns pesadelos - muito loucos - com o morto que queria casar com ela - que aliás vinha de uma família muito rica - e começa a ficar intrigada com o porque de ser justo com ela. E é a partir dai que essa menina começa a se meter em encrencas, pobre Li Lan.

Mas já vou dizendo, não tem nada de terror, um pouco de suspense, mas nada que seja tenso ler a noite haha' e outra coisa, o livro é meio devagar, pelo menos pra mim foi, passei quase o ano passado todo lendo ele de pingo em pingo kkk' mas devo dizer que o final compensa, eu amei o final, mesmo.

E além de um final excelente, essa cultura é muito fora da realidade, você conhece todo o "mundo dos mortos", para quem gosta de fantasias do tipo, é muito interessante. E ah, a história do livro é muito ampla, não é só focada no tal casamento fantasma, aliás tem coisas muito melhores.

E fica tranquilo que tem personagens pra se apaixonar e talvez trocar de preferido durante a leitura, eles vão te conquistando e quando você vê já tá torcendo por ele e nem percebe. O livro é muito bem escrito, não tenho do que reclamar a esse respeito.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2017/01/resenha-noiva-fantasma.html

Biahh da silva 24/11/2017

A Noiva Fantasma de Yangsze Choo
Ler A noiva Fantasma foi uma experiência totalmente diferente de todas as leituras que realizei justamente pelo tema do livro:uma jovem Li Lan descobre que foi prometida para um homem de uma família muito rica e poderosa, um detalhe apenas ele está morto.
E no desenrolar da história vemos como ela encara toda essa questão desse casamento, ainda mais quando está apaixonada pelo primo dele que está vivo, a ligação que ela passa a ter com a planície dos mortos e o mundos dos mortos e teve um final que me surpreendeu e gostei bastante. Esse livro me fez questionar sobrs muitas coisas que acredito e penso o que penso que foi algo muito bom.

Assim como no final do livro a autora que é própria da região que se passa o livro Malaca como eles chamavam conta alguns detalhes da história, da crença chinesa de casamentos fantasmas e mais que deu um complemento muito bom ao livro. *Se o ritmo do livro desde o início tivesse sido mais rápido acredito que a leitura teria sido melhor ainda porque para mim pelo menos até a metade do livro e um pouco mais que a metade foi bem arrastado e ainda mais, por conta dos detalhes que nos é dado na história, mas o final a quem goste e quem não goste eu gostei e achei bom por ser o primeiro livro da escritora. E o meu personagem favorito e o único que consegui gostar e me apegar foi o Er Lang.

site: https://biahhysilva.wordpress.com/2017/11/30/a-noiva-fantasma-yangsze-choo/

Portal JuLund 11/11/2017

A Noiva Fantasma, Editora Darkside Books!
Faz muito tempo que desejava este livro da Editora Darkside Books, pois o que me chamou a atenção é exatamente o aspecto cultural de ter “noivas fantasmas” e queria ler mais sobre. O livro foi muito mais do que eu esperava e me envolveu do inicio ao fim. A leitura para mim não foi em nenhum momento lenta, pois a cada final de capítulo eu desejava saber o que aconteceria em seguida.
Tudo começa quando o pai de Li Lan fala sobre uma proposta de uma família muito rica, eles desejavam casar Li Lan com seu filho Lim Tian Ching, o problema era que ele morreu com uma febre e assim ela seria uma noiva fantasma. Não era seu desejo e seu pai avisa que não vai fazer esse acordo. Outro problema é que a família de Li Lan está com problemas financeiros, depois da morte de sua mãe seu pai ficou mais recluso e os problemas se acumularam, então se ela aceitasse ser noiva de Lim Tian esses problemas seriam resolvidos e teria uma vida confortável, assim como seu pai. Quem cuida de Li Lan é sua Amah, uma senhora que também cuidou de sua mãe, mas ela também tem amizade com o cozinheiro da casa.

“Não era exatamente isso que alguém gostaria de ouvir como primeiro pedido de casamento.”

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/noiva-fantasma-editora-darkside-books

Nicole 07/11/2017

Livro encantador!
Nossa, como eu estou surpresa com esse livro. Ele começa com uma atmosfera bem distante da nossa realidade, passada em um tempo e espaço completamente diferente do que estamos habituados. Senti uma estranheza ao decorrer da primeira parte do livro, a leitura é bem densa, pois precisa introduzir toda uma cultura de crenças, superstições, hábitos, etc. Achei um livro de leitura lenta, eu lia em média umas 30 páginas e sentia a necessidade de parar para absorver um pouco do que eu li.
Não tinha certeza se eu ia gostar muito desse livro, mas fui pega de surpresa. O livro vai te apresentando a história, e de inicio você se sente estranha no meio de todo esse mundo diferente, você vai lendo... e de repente vai se acostumando sem nem perceber. Você só percebe o quanto você se acostumou e se apegou com a atmosfera do livro quando em determinada parte da história, isso é tirado de você. Senti uma nostalgia tremenda, e uma ansiedade descontrolada para terminar a história e saber o que ia acontecer!
Que história linda, me apaixonei!

Nota: A história me lembrou muito de a Viagem de Chihiro! Não por semelhança no enredo, mas o desenrolar, o clímax da história e algumas outras coisinhas que quem leu vai entender! hahahaha

Cássia 04/11/2017

Li muitas críticas negativas sobre esse livro, e por isso demorei tanto para começar. Porém, me surpreendeu de forma bastante positiva.
É um leitura lenta, mas não cansativa. Gostei muito do desenrolar da história, e o final é surpreendente. Não esperem um livro de terror, pois ele não é, mas garanto que é um história que não se vê/lê todos os dias...
Dani 05/11/2017minha estante
Gostei muito desse livro também!

Jess 23/10/2017

Que delicia de romance sobrenatural.
É com imensa felicidade que inicio o mês de outubro com um livro da linha Darklove, e que delícia foi essa leitura.

Essa obra foi uma das que mais me surpreenderam neste ano, iniciei imaginando que seria semelhante aos romances nos quais estou acostumada, mas não foi nada do que eu esperava.

A nossa protagonista é Li Lan uma garota de 17 anos que possui uma educação diferente das meninas da sua idade, todas são preparadas desde cedo a se tornar uma boa esposa, enquanto Li Lan fica no escritório de seu pai lendo.

Ela mora na Malaia (atual Malásia) juntamente com seu pai, e sua amah, no ano de 1893.
Mas sua familia esta passando por problemas financeiros e seu pai com medo de sua filha não conseguir um bom marido a pergunta sua opinião a respeito de um casamento fantasma.

Segundo a cultura asiática é necessário se realizar um casamento fantasma para os que partiram poderem viver em paz no mundo espiritual, junto com esses casamentos é oferecido casas, dinheiro e pessoas em miniaturas.

Neste romance sobrenatural nos encantamos com esse estranho mundo espiritual, aprendemos suas crenças e nos emocionamos com o final.

Sou suspeita para falar, já que sou fã da caveirinha desde que li Ed e Lorraine Warren- Demonologistas, mas confesso que iniciei a leitura sem nenhuma expectativa, mas agora, quero todos os títulos da darklove para mim..

O livro é lindo, a história cativante e edição magnífica, que motivos mais você quer para começar a ler ele agora?

Lady Sweetroll 16/10/2017

Uma grande surpresa
Este foi um livro que eu comprei apenas para completar a coleção Darklove, mas como acabei ficando sem ter o que le resolvi dar uma chance. E amei o livro, quando você teoriza sobre o que vai acontecer o rumo da historia muda e você se surpreende, e isso acontece mais de uma vez. Uma verdadeira prova de que você não pode controlar os seus sentimentos, não basta querer amar alguém, você precisa amar e se entregar completamente a pessoa.

vivi/mybookstation.com.br 06/10/2017

Bonito
É um livro diferente, que você não consegue ler em uma sentada. São muitas informações e muito confuso em um determinado momento. Mas, muito bonito. Vale a Pena. Confira a resenha no site
www.mybookstation.com.br e aproveite para passar por outras resenhas também!!! ?
Andy Souto 22/10/2017minha estante
undefined

Cláudia - @diariodeduasleitoras 06/10/2017

A noiva fantasma
Quem estava esperando um livro de terror para hoje, sinto decepcionar rsrsrs. Embora o nome e a capa sejam sugestivos, o livro é um romance que mistura o sobrenatural com costumes e cultura do povo Malaio.

"Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma..."

A história se passa em 1893, o local é Malaca, atual Malásia, e envolve todas as crenças do povo malaio juntamente com a cultura chinesa. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

O livro é dividido em partes, a primeira parte é praticamente introdutória. Nela conhecemos parte dos personagens e o contexto da história. A partir da segunda parte é que mergulhamos na história de Li Lan. ?A Noiva Fantasma? tem um nível de complexidade maior ao tratar de temas como dever e honra. A protagonista procura sempre agir de acordo com os seus princípios e valores. Temos uma forte personagem feminina. Li Lan é decidida e foge do padrão de mocinha em busca do amor clichê. Em muitas ocasiões a personagem poderia ter ficado triste/apavorada, esperando que alguém a salvasse. Mas isso não aconteceu; e ela tomou em suas mãos a decisão do que fazer com sua vida.

Mesmo a autora sendo descendente de Malaios, o domínio empregado na construção do cenário, das tradições e da mitologia malaca é fenomenal. Choo nos conta sobre os costumes, a comida, as roupas, a educação e palavras chinesas. E mesmo sendo necessária algumas notas de rodapé, em poucas páginas eu já me senti em casa. No final do livro, temos algumas páginas para serem destacadas e instruções para que o leitor possa fazer origami (claro que fracassamos com sucesso rsrsrs). Se você adora histórias peculiares, e ainda conhecer culturas diferentes, leia essa obra.

Ah! E esse tipo de casamento com os mortos não só é real, como AINDA acontece.

Jade Ricieri 24/09/2017

Passeando pelo mundo dos mortos!
O livro A Noiva Fantasma narra um romance sobrenatural, que se trata sobre a vida após a morte, porém nada apavorante e muito menos assustador, na verdade a história foi totalmente diferente do que eu imaginava e isso me surpreendeu muito, sem falar que superou todas as minhas expectativas, portanto se tornou um ótimo livro e uma leitura maravilhosa.

A história se passa no ano de 1893 em Malaia, na China, quando a mesma ainda era apenas uma colônia britânica, e envolve todas as crenças do povo malaio juntamente com a cultura chinesa.

A trama aborda o casamento fantasma, a devoção dos vivos às pessoas mortas e a existência de uma segunda chance após a morte, esses são os pontos chaves que dão desenvolvimento na obra de Yangsze Choo.

Li Lan, uma jovem que mora com o pai, seu único parente vivo e que há muito tempo deixou de se dedicar a cuidar da casa e até mesmo dela, devido ao seu vício por ópio que a cada dia fica mais forte, levando o próprio a falência sem que ele ao menos percebesse. Desse modo, Li Lan vê suas chances de se tornar uma mulher de respeito, bem de vida e adquirir um ótimo casamento cada vez mais longe. Devido a esses fatos, a jovem passa a ser cortejada por uma família, cujo filho e possível noivo está morto. Se chegar a aceitar o casamento e vir a se tornar uma noiva fantasma, ela terá proteção, conforto e luxo garantido pelo resto da vida. Porém o que não estava em seus planos era começar a ter sonhos com Lin Tian Ching, o noivo falecido, sonhos que são um mais atormentador que o outro. Se sentindo exausta e querendo mais do que tudo se livrar desses sonhos ela passa a tomar remédios e poções para se livrar do espirito, exagerando na dose um certo dia, chegando quase a morrer. Sua alma se desprende de seu corpo e vai para o outro lado, o mundo dos mortos. E é aí que começa a aventura.

Realmente é uma história fascinante, o que descrevi não chega nem perto de um terço de todo encantamento e mistério que envolve a trama, na verdade como já disse, tudo começa a ficar empolgante quando a personagem passa para o lado dos mortos, coisa que não irei contar mais, pois sou daquelas que prefere não dar spoiler. Mas já adianto que eu amei e amei muito todo o livro, sua fantasia, a cultura dos chineses, aprendi muitas coisas com a leitura, coisas que levarei para a vida. Recomendadíssimo!

Maria 27/08/2017

Muito bom.
Gostei a leitura me surpreendeu, é uma aventura e tanto. Foi bom saber sobre a cultura e costumes do povo Malaio, achei bem diferente.