A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Isabella1509 07/04/2024

A Noiva Fantasma
A Noiva Fantasma foi uma leitura muito interessante. Fui com bastante expectativas nessa história, porém na minha cabeça seria um terrorzão com espíritos, etc. Me deparei com uma história super interessante, onde envolve muita cultura e tradições chinesas. Totalmente diferente do que eu esperava, mas que me prendeu bastante e me fez viajar na ambientação e no submundo junto com a personagem principal.

Mergulhei nessa aventura, fiquei horrorizada com alguns pontos dessa tradição, torci muito para um final feliz para a Li Lan e da metade do livro em diante a história fica ainda melhor.

Mesmo não sendo o que eu esperava no início, eu curti muito essa história. Me surpreendi com tradições que eu nem sabia que existia, a ponto de, no fim, ir pesquisar mais sobre o assunto.

A edição da Darkside está belíssima como sempre. Acho que essa é a primeira edição. Queria muito conseguir fazer os origâmis no final, mas não consegui entender muito bem o passo a passo. Acho que tentarei reproduzir depois, buscando na internet.

Enfim, leiam. Surpreendam-se com os costumes dessa tradição.

??????????????-
QUOTES:

?Eu posso ver fantasmas. Sempre pude, desde garoto. Algumas pessoas nascem assim, outras adquirem essa capacidade através de prática espiritual.?

?Eu não fico procurando por fantasmas. Tento não vê-los ou não prestar atenção neles. É o único jeito de seguir com a vida. Enxergar espíritos é uma maldição, não um talento.?

?O problema com os mortos é que todos eles queriam alguém que os escutasse. Todo fantasma que encontrei tinha uma história prontinha para ser compartilhada. Talvez fosse solitário, no além. Ou talvez os que se arrastavam por tempo demais eram aqueles que não conseguiam se desprender.?

?Porque todos que veem fantasmas e espíritos estão marcados.?

FlaviaB 03/04/2024

Perfeito
Nossa esse livro prende muitoooo!! Eu devorei ele, pq toda hora você vai ficando mais e mais curiosa com a história e como ela vai se desenrolar. Achei o final super bem pensado porque eu tava torcendo por isso desde o meio desse livro então amei tudo e com certeza ele vai para os meus favoritos!

Isabele Cristina 10/03/2024

Eu queria um Er Lang ?
Este livro é uma confusão de sentimentos, através dele consegui compreender muitos sentimentos que tive e não sabiam o que eram. É um romance, mas fala muito mais que isso, fala sobre crenças, confiança nas pessoas, falsidade, sobre que estamos fazendo das nossas vidas, para onde vamos depois da morte e fala sobre família, que família que não são apenas mães e pais, mas sim quem cuida de nós, dia após dia. E sobre se realmente amarmos aquela que escolhemos, ou se já passamos pela nossa alma gêmea e não sabemos.

Com o passar da história, Li Lan teve uma grande mudança desde da primeira página até última, a cada linha ela toma decisões importantes que nenhuma garota de 17 anos pensaria em tomar, mas ela prova que nossa vida pode simplesmente mudar de dia para noite, e que as coisas vão ser difíceis.

Por incrível que pareça, quando peguei ele não tinha muitas expectativas, ele tem uma capa tipo ?só um romancinho?, mas ele me surpreendeu completamente; foi uma explosão de emoção, risadas, queixo caído, e chorando e completamente com raiva.

Alguns pontos a colocar, Er Lang, cara, por favor, imagino ele como o cara que fez Goblin, o Gong Yoo, só faltava ele vir nunca cavalo branco, maravilhoso; Fan, se eu te encontrar algum dia, eu vou lhe meter a porrada, já fica avisado, para você também Lim Tian Ching, eu mato vocês dois. E para duas personagens que são maravilhosas, a Amah e a Titia Três (que vocês vão descobrir quem é, vão ficar chocado), dá vontade de pegar vocês e colocar num potinho e guardar, e dar um monte de carinho e beijinhos, tudo que elas fizerem sentido para esta história, sem elas, esta menina estaria mais perdida.

Só uma questão que não entendi, o que tem haver os origami, fiquei 337 páginas tentando achar as relação do origami com a história mas não achei, falou muito sobre papel, mas o origami que aparece na capa e até mini tutorial atrás, mas não ache o contexto dele.

Mas tenha paciência com a história, as palavras são difíceis de acompanhar, eu fiz 30 páginas por dias, mas mesmo assim demorei, mas vai valer cada palavra.

Vai uns dos meus trechos favoritos:

Encarei-o, ciente de meu cabelo desarrumado, da sujeira em minha roupas e das lágrimas escorridas em meu rosto encardido. ?E daí??
?Bem, se você for pega espionando o Mestre Awyoung, ajudaria estar mais apresentável.?
?Você está planejando que eu seja interrogada por ele também??
?Poderia ser muito útil.?
?Odeio voce?, falei, sem poder me conter.
Ele pareceu sinceramente surpreso. ?A maioria das mulheres diz que me ama.?

nishiyama0 06/03/2024

[...] "Diga, você acha uma benção ver os mortos?" [...]
Pense em uma família que provavelmente estaria no casos de família e inúmeros plot twists muito absurdos que estariam no programa do joão kleber. é a definição desse livro.
achei o livro desmasiadamente interessante. os ritos funerários, o sobrenatural atrelado ao nosso mundo. fico aqui agora pensando em como funciona o pós-vida cristão, mas acima de tudo, são as INÚMERAS reviravoltas que o livro traz. sério. por pouco não fiz uma árvore genealógica só pra me manter informado.
também achei fascinante personagens secundários terem uma trama.
e para minha maior surpresa (positiva), foi a escolha da protagonista em relação ao interesse amoroso. entendo que muitos acham estranho escolher alguém que foi apresentado posteriormente, mas é totalmente plausível, não apenas pelas condições mas porque, de fato, ela passou mais tempo com ele, especialmente em momentos tão delicados.

uma das melhores leituras desse ano, com certeza.

Laila.Esteffany 09/02/2024

Um espetáculo de imersão cultural em meio a uma aventura+
+fantasmagórica (perdão pelo trocadilho).

Eu simplesmente amei esse livro. No começo, eu senti que foi um pouco mais lento, mas, com o passar das páginas, a narrativa vai se construindo de uma forma muito instigante, bonita e muito sensível.

Eu adoro a temática de usar elementos da cultura chinesa, sua mitologia e entidades, e construir uma fantasia muito singular, é de um capricho impressionante. Há uma atmosfera diferente quando você abre o livro e é carregado pelas palavras, história, acontecimentos e ações. Claro que, muito isso se dá devido a sua ambientação fantástica!

Um pouco sobre do que se trata o livro: a família Pan está a beira da falência e, um dia, o patriarca da família faz a seguinte proposta para sua única filha: se ela aceita ser uma noiva fantasma.

Eu gosto da protagonista, Pan Li Lan, gosto da sua jornada de amadurecimento, entendo as suas escolhas e, mesmo havendo alguns aspectos que me incomodavam, eu conseguia saber de onde vinham aquelas escolhas e atitudes.

Acho que tem alguns personagens que funcionam mais do que outros, alguns são mais interessantes e outros, menos. Mas, há um personagem que é simplesmente incrível e me conquistou facilmente pelo seu carisma e personalidade singular. Eu não vou dizer quem é, para não comprometer a narrativa, mas vou dar uma dica: ele usa um grande chapéu de palha chinês.

Enfim, fiquei muito contente de ter lido essa história e recomendo muito que outras pessoas leiam também. É muito interessante, principalmente porque sai do eixo EUA-EUROPA de livros, então, vale a chance por isso, também.

PS: recomendo que leia com um instrumental chinês tradicional, é maravilhosamente imersivo.

Dede 08/02/2024

Diferente e interessante
Eu amo conhecer novas crenças e culturas, então achei esse livro incrível! Super interessante ver o jeito que "o mundo dos mortos" é representado e a conexão que as almas mantém com suas famílias. Sobre o romance em si, achei o conflito meio chatinho, houve algumas reviravoltas interessantes mas que demoraram muito para se iniciarem, o que deixou a leitura meio lenta e me desanimou um pouco. Sobre o final, achei bem "aleatório" mas gostei bastante, já estava torcendo para isso acontecer desde que ele surgiu na história.

Caikoski 15/01/2024

Entre História e Mitologia
Yangsze é imperdível, A Noiva Fantasma é facilmente minha ficção favorita, o modo como a autora constroi a narrativa incluíndo elementos reais da história da Malásia e elementos folclóricos sempre me surpreende, bem como as reviravoltas que acontecem ao longo da história.

Uma história de aventura e romance pela mitologia budista e pela Malásia do século XIX. Recomendo A Noite do Tigre também, ambos são sensacionais.

E a Darkside arrasou na edição.

Lu Salles 15/01/2024

Simplesmente uma leitura incrível, onde autora conseguiu trazer um livro tão cheio de sentimento e cultura. Amei as referências e até pesquisei pra saber se descobrir sobre os assuntos. Livros que te fazem querer buscar sobre as suas referência são ótimos. A história é muito boa e a jornada da personagem é muito surpreendente. Super recomendo!

Michelle.Possani 14/01/2024

De aquecer o coração muito fofo e romântico 😍🤗
Conta a história de Li lam uma menina da cidade de malaca hoje a atual Malásia.
A história se passa no ano de 1893.
Li lam se vê prometida para um noivo da família mais rica da região família Lim o noivo é o lim Chiang,detalhe ele já é falecido.Pratica comum na época para acalmar e deixar felizes espíritos. E também dar segurança a mulheres e famílias.
Uma das partes mais interessantes do livro e saber sobre essas culturas e costumes.
Também é prática da época queimar oferendas para que essas cheguem aos espíritos como por exemplo queimar um carro desenhado em papel ele chegaria no além para o morto ao qual foi ofertado.entre outras curiosidades.
Gostei demais dessa leitura super indico.
Voltando a história sem spoiler rsrs
Em determinado momento a Lilian que fica muito impressionada por ter sido prometida em casamento a um morto adoece. E fica em uma espécie d coma o seu espírito sai do corpo e ela não consegue voltar d imediato ,então vai viver algumas aventuras e decifrar problemas e enigmas nesse mundo espiritual.....
Super recomendo amei ......

site: Leitora apaixonada canal you tube

Bia~* 10/01/2024

Cansativo
Li o e-book. Várias vezes vim conferir quantas páginas tem a edição física, porque era inacreditável esse livro ter menos de 500 páginas e não render desse jeito. Lia muito, e parecia que não saía do lugar.
A história é interessante. Apresenta a visão de uma cultura oriental sobre a morte e a vida após, com toques de criatividade da autora. Um longo conto de fantasmas e superstições.
Mas eu pensei que fosse ser mais fixo na realidade - já que as noivas fantasmas são uma tradição real de países do Estreito, embora bastante raras. Achei que fosse ser uma história meio Herdeiras do Mar. Então me frustrei um pouco.
O texto não é muito visual na maior parte e quando descreve situações de ação, por exemplo, dá uma ênfase que faz momentos curtos parecerem longuíssimos, ou ressalta coisas que a personagem principal pensa que nunca mais vão acontecer como se, para sempre, realmente não tivessem mais ocorrido. É difícil até de explicar o que me incomodou. Pode ser, ainda, falha de tradução - o que seria uma pena!
Enfim, penso que há histórias muito melhor delineadas e mais prazerosas de acompanhar. Mas também não tiro o mérito de originalidade e certa criatividade, então não é de todo ruim. Não sei se recomendo, acho que não.

Gabi 25/12/2023

GRITOS INTERNOS.
Foi uma releitura. A 1a vez que li, não achei tao bom como achei da 2a. Tudo nesse livro tem uma aura mágica e fantasmagórica. Até no final você tem dúvidas do que realmente vai acontecer e de como vai acabar.
Li Lan, a protagonista, no começo é meio bobinha, mas você percebe que ela vai adquirindo a inteligência das ruas, sabe?! Até porque ela passa muito tempo vagando no mundo dos mortos.
Enfim, é gostoso acompanhar a evolução dela, os amores indo e vindo, as emoções, as descobertas, as decepções.
Ela sai transformada da jornada, e nós também ???

floramarya 21/12/2023

A noiva? Correu do altar.
Que sabor delicioso, esse livro comprei no aeroporto, paguei horrores mas valeu cada centavo. A cosmologia do leste asiático com o romance, meudeus, que coisa mais linda. Não consegui assistir a série da Netflix pois sinto que foge demais do livro e o livro pisa muito. O livro tem plot até da roupa que a personagem usa, surpresa pra todo lado e eu amei!