A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Ester 22/11/2022

Achei o livro bom e bem divertido. Foi muito interessante aprender mais sobre a cultura de Malaca e como eles enxergam a morte e o pós vida, entretanto não me apeguei tanto a protagonista (embora até que tenha gostado dela) e gostaria de saber mais sobre o Er Lang, já que em grande parte do livro é difícil saber o que ele está pensando.

Mas o casal que eu shippava ficou junto então vitórias ??????

Maria 19/11/2022

um livro que tinha tudo pra ser legal, mas ao decorrer dos capítulos começa uma enrolação sem fim o que acaba fazendo com que o leitor perca o interesse por ler..

may may 14/11/2022

Entrou pros favoritos
Meu Deus não sei nem por onde começar.
Que leitura incrível. Admito que o começo é parado e muitas vezes senti a narrativa maçante, mas valeu a pena continuar essa história incrível e muito bem construída.

Acompanhar a jornada de Li Lan e a evolução dela como personagem, desde o momento onde ela se encontra no mundo dos vivos e em seguida embarca em aventuras no além foi uma experiência muito divertida e com certeza aprendi muito com ela.

A bagagem cultural que esse livro traz é excepcional, por isso recomendo começar essa leitura com a mente mais aberta e ser receptivo em relação aos costumes e as tradições chinesas. Já que o abismo de culturas entre o ocidente e o oriente é grande.

Gostei muito da forma que a autora desenvolveu o romance entre a Li Lan e Er Lang, apesar de eu ser suspeita pra falar porque amo um slow burn e uma pegada mais enemies to lovers. Mesmo eu não sendo muito fã de triângulo amoroso, a maneira como essa "trope" foi colocada no livro não me incomodou em momento algum.

Achei muito interessante a quebra de expectativa que eu tive achando que o par romântico da protagonista seria o Tian Ching, quando na verdade ele se mostrou um dos antagonistas. Eu gostei bastante desse detalhe porque acaba fugindo do clichê.

Essa dinâmica de parceiros contra o crime da Li Lan e do Er Lang foi tão leve e descontraída que a cada interação dos dois era impossível não dar risada.

Com certeza virou um dos meus livros favoritos. Amei aprender mais sobre a cultura chinesa e em específico a Malaia, que eu não fazia ideia ser o nome histórico da Malásia antes da independência. E eu adoraria ler a continuação da história dos dois, porque tenho certeza que eles ainda tem muito o que enfrentar.

Donnriscado 14/11/2022

A Noiva Fantasma
O início é um pouco lento, mas quando a história engata... fica muito bom!

Apesar de achar Li Lan muito ingênua em algumas situações e isso irritar um pouco, sua jornada prende atenção e me deixou ansioso pra saber o que estava por vir.

Achei os mistérios presentes na história bem estruturados e descritos de uma forma que, mesmo já prevendo o que possivelmente aconteceria, me deixavam com vontade de confirmar se o que eu pensava realmente fazia sentido kkkk

A maneira como a cultura é descrita é muito bacana e contextualiza bem os ritos e a forma como os personagens se relacionam o matrimônio e a morte. Gostei bastante desse aspecto!

Thamires.Lustosa 03/11/2022

A noiva Fantasma
Darkside nunca erra. Eu tava com um certo preconceito com esse livro. Julgando sem ler mas no momento que comecei me apaixonei pela Li Lan e a jornada dela no mundo espiritual. Er Lang e seu humor cheio de sarcasmo. Eu u te amo.

Lu Oliveira 03/11/2022

Surpreendente!
Em A Noiva Fantasma conhecemos os costumes da Malaia do séc. XIX - em meio às influências da colonização europeia - principalmente, no que diz respeito às crenças sobre vida após a morte.

Yangsze Choo insere na narrativa elementos histórico-culturais de forma natural, tornando-a bastante verossímil e envolvente.

De escrita leve, o "Terror" na história reside no fato de, a partir da mera possibilidade de se tornar uma noiva fantasma, Li Lan passar a ser assediada pelo tal pretendente e, consequentemente, se ver perdendo o controle sobre si.

Apesar da fragilidade da situação em que se encontra, Li Lan é uma mocinha esperta e ponderada, que reage e sabe reconhecer quando está sendo tola.

O livro é dividido em Quatro Partes e é muito interessante como a história cresce a cada passagem; além do título, aos poucos, ir adquirindo novos e surpreendentes significados.

Foi uma ótima experiência de leitura, que valeu cada detalhe.
Recomendo.

site: https://www.instagram.com/lueseuslivros

Mille Reis 31/10/2022

Bem bom!
Enrolei um monte para ler esse livro, mas quando peguei, não quis mais parar.
Gostei muito, mas esperava um pouquinho mais do final, achei muito corrido, acho q cabia mais umas páginas.

Rah 27/10/2022

Tinha certeza de que não iria gostar do livro, no começo é muito enrolado, e vc acaba dispersando um pouco da leitura, mas depois que a Li Lan vai para o mundo dos mortos a coisa começa a ficar boa, não queria parar de ler.
Saber mais sobre as crenças do chineses, como eles acreditam ser o ?paraíso? ?limbo? sei lá, as superstições da cultura chinesa, muito bom.
E por incrível que pareça só tem duas cenas de amorzinho, mas são perfeitas e era só disso que o livro precisava.

Alice 23/10/2022

Surpresa
Sinceramente estava com medo de odiar o livro, a Lilan em diversos momentos me fez amar e odiar as suas atitudes, mas após passar todo esse tempo acompanhando ela nessa jornada em apeguei e amei cada segundo em descobrir cada vez mais sobre p passado dela junto com ela.
Um livro que me prendeu do início ao fim.

Ana Claudia 17/10/2022

Li Lan é uma garota que pertence a uma família falida. Quando sua mãe morreu, seu pai passou a acumular muitas dívidas e ser ausente em sua vida. Uma família bem rica da região está de olho nela e procura o pai com uma proposta de casamento. Isso enche os olhos dele porque traz vantagens financeiras e a oportunidade de resolver todos os problemas da família.

No entanto, quando Li Lam descobre as condições desse casamento ela não aceita. Isso porque o noivo, Tian Ching, está morto. Casar-se com um morto faz parte da tradição malaia e a mãe do noivo quer realizar seu desejo de vê-lo casado com uma moça direita.

Ela não aceita a proposta. Quando vai visitar a família do noivo, Li Lam começa a ter sonhos com Tian Ching, mas ela acredita que esses sonhos são consequências de sua curiosidade sobre ele. Com o passar do tempo, os sonhos vão ficando mais reais assustando cada vez mais Li Lam.

Tian Ching consegue entrar na mente de Li Lam e a ameaça e, com medo, ela aceita o pedido dele de que ela precisa descobrir quem o matou. À medida que Li Lam começa a ir atrás das informações da morte de seu noivo, ela reencontra pessoas de seu passado.
Jocasta | @curtaleitura 17/10/2022minha estante

? VALETE (FIGURANTES) 13%
?? COPAS (CENÁRIO) 20%
?? ESPADAS ( TRAJETÓRIA PROT.) 20% +4%= 94%

* ESSA PARTE É ONDE EU VOU COLOCAR DE 0 a 20 % em cada categoria. *
* O livro pode ganhar até 5 pts a mais se a leitura fluir bem durante toda a história
* O OURO A ESCOLHA É MINHA, O PERSONAGEM QUE ( EU ) MAIS GOSTEI *

CRITERIO DE ESTRELAS DIFERTE PARA CADA PLATAFORMA (SKOOB E GOODREADS)

** TABELA VÁLIDA A PARTIR JULHO DE 2022*
* Opinião própria, se você gostar é por que é o seu gosto, cada um tem seu gosto então respeite a minha opinião. *

Ass. Ás ??

Bruna 02/10/2022

Saí da minha zona de conforto
Esse livro foi uma indicação que eu relutei muito pra aceitar mas ainda bem que eu aceitei! Que livro incrivel! A construção da historia me prendeu de uma forma que eu não conseguia parar de ler. Toda a questão cultural foi fascinante e foi o que mais me prendeu.
Só não dei 5 estrelas pq o final não foi exatamente o que eu esperava, mas com certeza recomendo esse livro. Tem uma série na netflix que é bem diferente do livro mas eu também gostei.

Ale 27/09/2022

Resenha A Noiva Fantasma
Uma das minhas leituras do mês de agosto, faz parte de um desafio pessoal de ler diferentes autores. Estava "passeando" pelo instagram quando me deparei com o grupo LiterÁsia que tem como proposta ler autores asiáticos.

O continente asiático tem ao todo quarenta e nove países, ou seja, tem muito autor por aí...

Minha primeira leitura do clube, já estava na minha listinha infinita e foi uma leitura deliciosa, riquíssima...Yangsze é uma romancista malaia e lógico que durante a leitura vamos conhecer um pouco das tradições e nos surpreender com essa cultura tão diferente da nossa.

Nessa história vamos encontrar um pouco de tudo, romance, fantasia, drama...Nossa protagonista divide os holofotes com personagens secundários, que vão amarrando a trama, deixando a história fechada, mas, prontinha para um segundo volume...

" Certa noite meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma..."

Vamos conhecer a jovem Li Lan, uma jovem malaia...Sua família antes gloriosa, esta passando por grandes dificuldades financeiras, tudo começou com a morte da mãe, seu pai para fugir da tristeza viciou-se em ópio, contraindo inúmeras dividas... Tudo isso coloca o futuro de Li em uma grande roubada, pois, seu pai vai prometer a sua mão a um jovem de família poderosa, riquíssima, mas, esse jovem já morreu...

Proposta absurda, mas, acreditem isso era real ou é real...Faz parte da cultura asiática, o casamento era oferecido para tranquilizar o espirito enfurecido e também servia para dar garantia a esposa, que talvez como Li Lan estava em decadência, sem perspectivas de um futuro...

A história é dividida em três partes: A primeira parte teremos uma história de fantasma. Li Lan será assombrada em sonhos pelo seu futuro noivo. Na segunda vez o amadurecimento da nossa protagonista e a terceira nossa protagonista irá lutar para salvar sua alma, seu espírito, decisões importantíssimas, que podem afetar sua família também...

Preocupada com o pai, Li Lan resolve conhecer a família do suposto noivo...O estranho é que após essa visita, Li Lan será assombrada em seus sonhos pelo seu futuro noivo....Assustada, Li acha que esta enlouquecendo...

Resolve contar para Amah, uma espécie de dama de companhia. Amah supersticiosa ao extremo, fica desesperada e juntas vão procura uma vidente, na esperança que essa faça algo para que o fantasma deixe sua menina em paz...

Minha opinião:

Adorei a leitura, foi uma imersão na cultura Malaia do século XIX, diferente de tudo o que costumo ler...

Vou continuar participando do grupo, curiosa para conhecer outros autores e saber se essa mistura de tradições, superstições é uma características desses autores...

E você Tá Lendo?

site: https://blogtalendo.blogspot.com