A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Carla Maria 18/06/2015

Perfeito!
No meio de espirítos e demônios, fui companheira fiel de Li Lan em sua jornada mais crucial pela Planície dos Mortos. E diante de todos os conflitos e descobertas, a jovem protagonista me encantou com sua determinação e coragem em busca da verdade... Simplesmente me APAIXONEI pela escrita de Yangsze e pelos seus personagens marcantes que deixarão saudades. Uma história envolvente, que promete deixar marcas profundas em seus leitores... Sou fã da Darkside e este livro é a prova de que os melhores estão com a "caveira"... Mais que 5 estrelas, muitooooo maisssss!!!

Com um final SURPREENDENTE, "A Noiva Fanstama" vai te deixar alucinada a cada final de capítulo. Um vício com gostinho de quero mais!

Obs: Não contarei nada sobre a história, porque a cada virar de página, é uma descoberta que te faz desacreditar dos acontecimentos.
Katy 09/04/2020minha estante
Eu n consigo abrir o livro pra lê ;-;

Iramorais 05/05/2020minha estante
Esse livro é simplesmente maravilhoso!

Vicky 09/01/2022minha estante
Ótima resenha!

Baixinha 01/02/2022minha estante
Nao estou conseguindo abri nenhum livro para ler como faço?

Fernanda 06/05/2022minha estante
Vc realmente achou o final surpreendente? Pq eu achei mó previsível... e a pior parte do livro. Parece ter sido feito as pressas

Carla Maria 07/05/2022minha estante
Olá Ymei, eu realmente gostei do final, mas a única certeza que temos é, gosto é gosto e cada um tem o seu, não é mesmo? Toda opinião é válida e você também tem a sua. Espero que você tenha leituras melhores?

Gabi.Siqueira 10/10/2022minha estante
Eu pessoalmente gostei bastante da obra, inclusive o final, mas me entristece o fato de não ver o desenvolvimento do par romântico que foi formado após a decisão final kkkkkkk tipo, bate aquela curiosidade em que você fica "e agora, como será a relação deles?" Aí, sei que eh meio clichê, mas eu fiquei muito satisfeita com a escolha dela e queria que tivesse alguma continuação com as aventuras do casal.

Vanessa 27/09/2020

O que?!?!
Como assim.... nao é que eu não gostei... mas as coisas vão acontecendo e tu fica tipo "não né, isso já é de mais pra mim"... nao rolou....
@Tassiabsouza 27/09/2020minha estante
Esse livro realmente não foi para mim TB

Vanessa 27/09/2020minha estante
Né... eu fiquei bem incomodada com os acontecimentos...

@Tassiabsouza 27/09/2020minha estante
Vc ainda foi boazinha essas 2 1/2 ?

Fernanda309 14/10/2020minha estante
Tive essa sensação também! Achei que elsa enrolou um pouco no meio da história, quando já podia ter resolvido o probelma da menina logo!

Gaby Silva 15/12/2020minha estante
Alguém sabe onde consigo nessa edição?

Erika 06/07/2016

Para crianças
Na sinopse podemos ler que o livro narra a história de um casamento arranjado, onde a noiva está viva, e o noivo, morto. A cerimônia tem como objetivo acalmar espíritos, e esse costume incrivelmente ainda permanece em alguns países do oriente.
Putz, que história! Tem tudo para ser um super livro, e ainda, um filmão! Soma aí um trabalho belíssimo da editora e apenas críticas mega master blaster plus advanced positivas. Opa, demorou! Leio.
Meu... decepção resume. A história começa bem, já direto ao tema do livro. Logo de cara o pai da Li Lan pergunta se ela aceitaria ser uma noiva fantasma. A impressão que tenho é que vai ser arrasador! Arrasou com minha paciência, isso sim. A escrita é totalmente infantil. Os personagens, rasos. Nem a personagem principal ficou definida para mim... a única coisa que ela faz durante o livro inteiro é vagar para lá e para cá, perdidinha da Silva.
A estrela da minha avaliação se deve única e exclusivamente pelo capricho da editora para com seus fãs. Nesse momento estou aplaudindo em pé a equipe de marketing da Darkside. Eles são muito bons! Admiro muito o trabalho deles, mas acredito que antes de uma capa dura e um fitilho vem o conteúdo.
Nynho - @nynho 03/09/2016minha estante
Penso exatamente igual, livro lindos sem conteúdo dispenso com certeza. De longe esse é o pior livro que já li na vida.

Erika 05/09/2016minha estante
Nynho, desisti dos livros dessa editora. Chega a doer na alma quando me lembro do desperdício de tempo e dinheiro que uma capinha bonita me causou. Saudades da Cosac...

Nynho - @nynho 06/09/2016minha estante
Pois é Erika, comentei isso com uma amiga. Estava fascinado com os livros dela, depois fui perdendo o encanto. Tem alguns bons sim, mas é muita capa bonita pra pouco conteúdo. Eu prezo pelo conteúdo, se possível aliado a uma capa bonita. Além disso, encontro inúmeros erros ortográficos que considero totalmente inaceitáveis. Mas enfim, ainda pretendo comprar mais algumas continuações que comecei a ler. No entanto, perdi o fascínio que eu tinha por ela.

Erika 14/09/2016minha estante
Sinceramente, eu não consigo pensar num livro deles que tenha me marcado, que fez alguma diferença na minha vida. Eu poderia falar que a editora trabalha com títulos que não atendem ao meu estilo literário, mas eu não tenho preconceito e leio de tudo! Eu não compro mais nada deles, e vou trocar os que tenho no sebo.

Bruna Araujo 21/01/2017minha estante
Penso que o problema está longe de ser com a editora, todos os livros (com exceção deste em questão) que li eu amei.

@clubethebookonthetable 16/08/2016

UM LIVRO PARA QUEM SABE PERSISTIR
É um livro de uma riqueza cultural imensurável. A história se passa em Malaca, atual Malásia e região, século XIX, nos proporcionando uma viagem no tempo e no espaço.

A autora trabalha com toda a crença oriental de vida após a morte, explora bem a questão ritual e cerimonial e evidencia o impacto da superstição nestes povos.

O próprio título do livro é bem incisivo na sua proposta e apesar de sua classificação ser suspense e mistério, eu classificaria como fantasia.

Logo no primeiro capítulo a autora já entra com a chamada - "Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma." - proporcionando uma dinâmica agradável.

A estória tem um bom desenvolvimento, tanto da trama como de seus personagens, muito bem construídos e marcantes.

No entanto, passado a metade até aproximadamente 75% do livro, a leitura torna-se extremamente maçante. A personagem e a trama perde totalmente a dinâmica e por mais que a personagem tenha várias ações, tudo torna-se muito repetitivo. Ponto onde muitos leitores abandonaram o livro.

Foi engraçado ler as notas, pois a autora afirma que justamente esta parte da qual eu classifiquei como extremamente maçante, foi exatamente a parte que ela fantasiou, que ela inventou, a parte que não existe nas crenças orientais.

Mas após esta fase negra do livro, a estória retoma com força total, a personagem começa a mostrar crescimento, maturidade e principalmente, a força que em nenhum momento anterior havia mostrado. Fato que causava antipatia e até um pouco de raiva em relação a personagem.

Quase nos momentos finais do livro, a personagem se vê diante de uma grande decisão. Confesso que surpreendeu as minhas expectativas, e foi nesse momento que a personagem me ganhou.

Valeu muito persistir, o tesouro estava no fim do arco-íris.
@uaitolendo 16/08/2016minha estante
Eu estou justamente nessa parte maçante...um passo de largar o livro

@clubethebookonthetable 16/08/2016minha estante
Mas persista, o tesouro está realmente do fim

Kinha 16/08/2016minha estante
Adorei a resenha, me motivou a comprar kkkk vlw

@clubethebookonthetable 16/08/2016minha estante
Se resistir a esses 25% maçantes vale a pena

Erika 16/08/2016minha estante
Até hoje me pergunto por quê perdi meu tempo lendo esse livro hahahaha...

Taiz 14/09/2016

Péssimo
Leitura infantil, história muito sem graça, não recomendo.
Erika 14/09/2016minha estante
Está entre os piores livros que já li. Isso se não for o pior!

Taiz 14/09/2016minha estante
Como minha estante não é tão rica quanto a sua Érika, pra mim foi o pior. Rsrsrs

Bruna Araujo 20/01/2017minha estante
Nossa, não sei como ele tem tantas avaliações positivas, esse livro é horrível do começo ao fim, parece que a autora fumou umas ervas. Concordo totalmente!

Taiz 23/02/2017minha estante
Pensei a mesma coisa Bruna. Hahaha

Isa Soares 11/12/2016

Fui trouxa! É tudo que posso dizer sobre o livro A Noiva Fantasma. Tudo parecia levar para um terror básico com uma soma de romance, estilo A noiva Cadáver só que para adultos. E claro, fui seduzida pela maravilhosa edição da Darkside. Porém, o que os olhos muito viram o coração não sentiu.

A premissa básica do livro é contar a história de Li Lan, uma jovem Malaia, que recebeu a proposta de casamento com um morto. É isso mesmo! Muito bizarro. A história se desenrola apartir desse pedido de casamento estranho que leverá essa jovem garota a ter muitas aventuras no imaginário cutural Malaio da morte.

Apesar de ter um enredo muito pouco atrativo e decepcionar no quesito terror, Yangsze Choo consegue muito bem retratar o universo imaginário cutural da Malaia, pode ser congratulada por expandir os costumes orientais de maneira muito boa por aqui no ocidente. A falha só está mesmo na construção da história. Sentimos que várias vezes ela quer nos chamar atenção para algum acontecimento, mas não consegue nos prender. Isso se repete várias vezes até chegar o final com uma grande reviravolta. Mas até lá a leitura é lenta e pouco convidativa.

Recomendo apenas para quem tem interesse na cutura oriental.
Crys 14/12/2016minha estante
eu penso como você, eu achei interessante a parte cultural do livro digamos assim, estava gostando no começo mas até o fim confesso que foi uma leitura arrastada.

Isa Soares 14/12/2016minha estante
Foi difícil, por que eu realmente queria ter gostado desse livro.

Elizabeth 08/04/2018minha estante
Depois de ver tantas estrelas positivas, estava começando a achar que o erro era comigo. Não tá fluindo :/

Isa Soares 09/04/2018minha estante
Fique tranquila Elizabeth você não é a única.

yasmine 13/12/2020

Comecei achando que sabia como seria o enredo e fiquei chocada com a reviravolta que este livro dá. A cultura é riquíssima, os personagens cativantes, a escrita fluída enfim amei. Darklove nunca decepciona.
Indira 13/12/2020minha estante
Tb tô lendo e apaixonada estou

yasmine 13/12/2020minha estante
Ja estou com o lançamento da autora

Indira 16/12/2020minha estante
Pretendo comprar ele tb,gostei muito da escrita dela.

Sani Melo 30/04/2022

Diferente..
Vamos lá, atrasei a resenha desse porque ando meio zuada da cabeça..
Esse livro foi um misto de emoções, eu comecei ele e fiquei de ressaca durante a leitura, então demorei meses para terminar, mas isso não é por causa da história em si.
Eu nunca tinha lido algo tão diferente, adorei conhecer a cultura por trás da vida após a morte, é completamente fascinante.
A leitura em sim é instigante e em alguns momentos você não consegue largar, Li Lan fez a melhor escolha possível final, eu faria o mesmo com certeza.

OBS: Só não dei 5 estrelas porque a Li Lan foi para lá de sonsa em alguns momentos e siceramente eu tenho zero paciência pra isso.. ?
Emilia.Reis 30/04/2022minha estante
agora leia Ecos ??

Sani Melo 30/04/2022minha estante
Lerei!

Emilia.Reis 30/04/2022minha estante
ebaaa

thai 13/02/2020

Bem interessante!
Adorei conhecer (acho) mais sobre os costumes da cultura, mas gente que final foi aquele?
Poli 24/02/2020minha estante
Eu amei o final kkk eu surtei muito o livro todo.

thai 25/02/2020minha estante
eu gostei tbm shsksjs mas eu fiquei whaaaat, foi tipo mta reviravolta, mas tbm achei fofo

Poli 26/02/2020minha estante
O livro todo foi uma reviravolta kk teve de tudo, desde romance até investigação policial kkk

Erica 01/11/2018

Sai pra lá encosto rs...
Taí uma leitura que eu achei que não ia passar nem do primeiro capitulo mas que me surpreendeu pela riqueza da escrita e pela narração fluída, esse é o tipo de livro que você precisa ler sem afobação porque ele traz muita coisa da cultura asiática, eu mesma não manjo nada de nada, então foi uma verdadeira viagem no mundo cultural, espiritual e de “quase morte” da nossa protagonista Li-lan.

A trama é digna de adaptação para os filmes de animação do Tim Burton, pensa você ter um pretendente obcecado pela sua pessoa e de repente teu pai solta que o abençoado já morreu! Pois bem, Lim Tian Ching (o falecido) era um homem que em vida era extremamente mimado, invejoso e possessivo, claro que em morte o bendito não virou santo kkkk... A história é basicamente uma perseguição pois a todo custo Li-lan tenta fugir de casar com esse encosto e gente vale tudo pra escapar e isso inclui até morrer rs

Eu gostei muito do livro, ele é uma mistura de fantasia e terror light, tem um romance de fundo que é o amor que Li-lan sente pelo seu ex-prometido Tian Bai, que por sinal é primo do morto invejoso e tem toda uma aventura pra ela quebrar esse compromisso com o defunto e cair esparramada nos braços do seu verdadeiro amor, confesso que achei meio platônico o amor dela mas tudo bem.

A história se passa por volta de 1890, os fatos ocorrem na Malaia (Malásia) e ela é contada em primeira pessoa pela protagonista, no desenrolar temos alguns personagens do além, incluindo alguns demônios com cabeça de boi, semiespíritos, fantasmas famintos, médiuns, enfim...tudo no contexto da cultura asiática e foi justamente isso que eu achei legal, pois realmente foi uma leitura bem diferente de tudo que eu li e me agregou conhecimento de algumas lendas e práticas locais, por exemplo, quem casa com morto? Na Ásia era algo normal e tem todo um por que nisso.

Se você quer sair um pouco da sua zona de conforto eu recomendo bastante a leitura, não é simplesmente um livro de fantasia, envolve muitas crenças e mitologia do povo malaio, a história é lenta mas de forma alguma é arrastada, tem vários cenários, pra mim foi super válida a leitura, gostei bastante apesar de ter achado alguns acontecimentos previsíveis :)

OBS: Eu amei o Er Lang!
Alcione13 01/11/2018minha estante
Amei.Subiu várias posições na fila.

Erica 01/11/2018minha estante
Alcione acho que vale a pena insistir, é uma leitura diferente do que estamos acostumados mas é agradável ;)

Alcione13 01/11/2018minha estante
Anotado. E lerei,sim. Obrigada.

Vanessa 30/12/2020

A Noiva Fantasma
Adorei esse romance sobrenatural, cheio de aventuras, bem diferente de qualquer romance que já li, bom conhecer culturas diferentes, vale muito a pena ler!
Cássia 30/12/2020minha estante
Que bom que gostou, vanessinha ??????

Vanessa 01/01/2021minha estante
Adorei ????

Natália Tomazeli 28/05/2020

Um outro modo de ver o "Além"
"Nas histórias da China que havia lido, as relações entre humanos e espíritos eram sempre terrivelmente mal resolvidas. A ninfa do crisântemo era podada, a princesa abelha retornava à colmeia, e mesmo a felicidade do vaqueiro com sua noiva celestial durava pouco.Não eram casais feitos para durar: os assim chamados romances eram todos tragédias."

Apesar do título e da capa com esse ar sombrio e meio tenebroso, na verdade essa leitura se trata de uma fantasia. Espíritos, demônios, seres encantados e universos paralelos, digamos assim, são os elementos fantásticos chave da história de Yangsze Choo.

Eu não sabia muito bem pra onde esse livro queria me levar quando comecei a leitura. Inclusive achei o início super lento e parado, bem ok. Só depois da metade que a história começou a me prender e chegando no final, não consegui parar de ler de jeito nenhum! Vão acontecendo uns babados que eu nem esperava acontecer e a história ganha uma trama de intrigas muito instigante. Li esse livro em uma leitura coletiva e terminei ele muito antes do cronograma de leitura estabelecido, o que me surpreendeu porque no início eu estava custando a seguir esse cronograma.

Acho que a melhor parte da história fica com certeza com a questão cultural do livro. Para quem já assistiu "Viva, a vida é uma festa" vai notar certas semelhanças no modo pelo qual o povo da Malaia/Malásia vê a morte e o pós-vida. Lá há um culto aos antepassados e uma importância bem maior com eles. Isso contrasta demais com a nossa cultura do ocidente, onde a morte meio que é o fim de tudo e a gente só lembra de quem já morreu no dia dos finados. Na cultura do livro, os mortos são lembrados quase que diariamente pelos vivos e inclusive continuam levando uma vida (não necessariamente de descanso, como a gente idealiza na nossa cultura) normal, muitas vezes agitada e com aspectos muitos semelhantes pelos quais levavam quando vivos. Acho que só por isso já vale a pena a leitura desse livro, porque acaba questionando nossa cultura (que eu acho desleixada e simplista) para com os falecidos e para com a morte em si.

Sobre a escrita, a autora acerta em cheio na descrição dos cenários e dos personagens pois consegue passar para o leitor a singularidade daquele ambiente, o que para quem não está familiarizado, pode ser um desafio. Não vou dizer que eu sou uma total leiga, afinal sou muito apaixonada pela cultura japonesa e alguns aspectos já tinha mais ou menos visto antes nas coisas que eu consumo dessa cultura, mas para quem realmente nunca teve o contato com nada igual, não precisa se preocupar porque a autora soube muito bem como transmitir isso na história. Inclusive acho que o tanto que eu gostei da história está ligado com o fato de eu já ter uma tendência a curtir demais as coisas das culturas asiáticas (o que não quer dizer que quem não curta não vá gostar do livro, mas para mim, foi um fator a ser levado em conta).

Não sei se foi o que eu mais gostei na história, mas foi uma parte que eu quero comentar aqui: o final.
Comecei o livro pensando "nossa, como que vai terminar essa história?" e no fim, ela acabou de um jeito que eu adorei. É realista e esperançoso, ao mesmo tempo que não foge da linha inicial de raciocínio. Coerente e satisfatório, ao mesmo tempo que imperfeito e confortável. A vibe foi muito parecida com os finais dos filmes do "Studio Ghibli" do qual eu amo de todo o coração! Fiquei bem satisfeita!

"Eu havia conhecido um mundo escondido que, por mais que fosse aterrador, também era fonte de puro encanto. Deitada em minha cama, recordava dos espíritos de luz desabrochando na escuridão, como rios e quietos fogos de artifício; das criaturas místicas que se reuniam pelas ruas de Malaca e que ainda agora estariam tratando, toda noite, de seus próprios negócios incomuns. E pensava em um rosto infinitamente belo, que eu vira uma vez ao luar."
Paty 28/05/2020minha estante
Amei a resenha! Eu estava de olho nesse livro e ver sua resenha me fez lembrar de colocá-lo nos desejados suahuhaushuashuahusha a DarkSide está se esforçando para me falir auhsuashsushauahsuy

Natália Tomazeli 28/05/2020minha estante
Ela se esforça para falir todos os leitores, pelo visto heuheuehueh
Obrigada!

@uaitolendo 18/08/2016

A Noiva Fantasma
Livro com um riqueza de cultura Malaca;atual Malaia.Narracao em primeira pessoa. Conta a historia de Li Lan,que recebe um convite de casamente,ate ai normal,mas o convite foi feito pelos familiares do noivo,noivo que ja havia falecido. A familia de Li passa por problemas financeiros e um casamento com alguem rico poderia ser a solucal de todos os problemas,mas com alguem morto??? Li comeca a sonhar com seu pretedente, nao sonhos comuns,sonhos realistas;eles interagem nesses sonhos. Ate que em desespero ela procura uma medium,e dias depois o inesperado acontece;Li tem uma experiencia fora do corpo. Infelizmente e nessa parte da historia que o enredo fica maçante. A Planice dos Mortos é interessante mas a autora se arrasta demais;deixando cansativa a historia. Li me saiu muito estabanada no mundo do alem,destrambelhada igual eu. No fim,Li teve uma enorme surpresa na Planice dos Mortos e uma maior ainda quando voltou para o mundo dos vivos. E bacana conhecer a cultura do povo do Malaca,no que eles acreditam. Eles acreditam em fantasmas,que eles tem necessidades como os vivos,eles tem que se alimentar,tem que ter dinheiro e um meio de transporte,mas tudo isso ten que ser oferecido por mim vivo.Aaahh, e o fantasma precisa descansar,durmi. Vem viajar tamben!!
@clubethebookonthetable 19/08/2016minha estante
Rs... Spoiler! Mas tá lindo!

@uaitolendo 19/08/2016minha estante
Spoiler? Eu dei?

Juliana 14/04/2020

Um universo diferente e encantador
Eu fiquei realmente feliz ao terminar essa leitura. Fazia tempo que eu não gostava tanto de um livro de fantasia, e A Noiva Fantasma tem o adendo de se passar longe do cenário USA/UK, nos apresentando a uma cultura diferente.
Toda a ambientação do livro é muito bem feita, tanto os costumes da época quanto a pluralidade de culturas que coexistem na Malaia, e até mesmo a alimentação dos personagens, a autora cuidou para que fosse bastante fidedigna. Quanto aos personagens, confesso que Li Lan não tem nada demais, é uma mocinha comum de fantasia, e toma algumas atitudes bastante estúpidas e eu gostaria que o personagem Er Lang tivesse aparecido mais, porque ele é o que tem a personalidade mais interessante da história.
Mesmo assim, A Noiva Fantasma um é livro diferente, interessante e mágico que com certeza vale a pena ler!
Adriany.Sabrina 14/04/2020minha estante
Já pretendia comprar, mas agora depois dessa resenha me passou mais confiança

Juliana 14/04/2020minha estante
Ah que bom! Eu recomendo muito, é uma fantasia muito rica.

Marisa 19/08/2015

Um dos melhores romances sobrenaturais!
Nunca pensei que a vida após a morte (ou quase isso) fosse tão assustadoramente interessante!
Isso é o só o começo desta história surpreendente do primeiro romance de Yangsze Choo - A Noiva Fantasma. É um livro lindíssimo, a começar pela obra de arte da editora Darkside, em capa dura, arte de capa e interior belíssimos e até papel de origami para fazer "tsuru", que não dá coragem de tirar!
Mas acompanhar os acontecimentos da vida - terrena e espiritual - de Li Lan é a parte mais emocionate com certeza. Li Lan é uma jovem de Malaia, cuja família está passando por sérios problemas financeiros, e acaba recebendo uma proposta um tanto sombria: ser uma noiva fantasma. Ou seja, se "casar" com um noivo que já está...morto! Lógico que ninguém iria querer ter um destino tão desafortunado, inclusive Li Lan. Porém, através de meios muito sinistros, ela acaba indo parar no mundo espiritual. Isso mesmo, a personagem faz a passagem desta vida que conhecemos para a outra, o pós-vida, o Além! Como? Você terá que ler o livro para descobrir!
O que posso adiantar é que o leitor vai ficar surpreso a cada página virada, acontecimentos que parecem totalmente aleatórios, de repente, se conectam e se transformam em algo inacreditável. Você será surpreendido a todo momento, e nada é o que se imagina.
A parte romântica, que provavelmente o leitor vai pensar que será uma coisa bizarra, na verdade, é muito fofo, aquele tipo de romance que só se vê em novelas asiáticas. Mas o foco mesmo é a jornada de Li Lan num mundo desconhecido e que é a parte mais interessante. A autora nos mostra como é a visão do mundo após a morte sob o ponto de vista da cultura oriental, não é apenas morreu e acabou ou ficar flutuando em uma nuvem, mas ter uma Vida de verdade, tendo que comer, ter uma casa e trabalhar!
Gostei demais, queria continuação, porque acabou muito rápido!
Ficou mais a fim de ler? Então, leia! Não tem como se arrepender, este livro é recomendadíssimo - 5 estrelas! Um dos meus favoritos de 2015!
Mick 21/08/2015minha estante
Fiquei com vontade de ler... Noiva Fantasma se enquadra em qual categoria? Terror, drama, romance, suspense?

Marisa 12/09/2015minha estante
Olá, Mick!
Noiva Fantasma é excelente!
Na verdade é um romance sobrenatural, sobre o Além mesmo! Leitura muito recomendada!