Elena, A Filha da Princesa

Elena, A Filha da Princesa Marina Carvalho

Resenhas - Elena: A Filha da Princesa

Priii Reis 26/02/2023

Todo o "amor impossível" vale a pena? Nesse caso,acredito que não.
Comentários*
O livro é tedioso, narrativa forçada como se feito de qualquer jeito. Realmente não senti o mesmo que pelos outros(opinião pessoal)

Nesse terceiro livro e finalização.
Quem narra é Elena a filha da princesa Ana a Princesa com Alex
E Luka primo de Ana (filho da tia Mariev irmã de Andrej e o gênio do pai Marcos)

Elena estava na Nigéria fazendo trabalho voluntário no ensino das crianças assim como Ana,ela tinha essa grande vontade de mudar o mundo.Quando seu pai liga e avisa que a mãe está grávida de gêmeos e com a idade a gravidez é de risco ele pedr que Elena volte e dê um sossego a mãe.(Já que o trabalho voluntário trazia riscos principalmente nas comunidades que preferiam que seus filhos trabalhassem a estudar.)

Assim que chega tem a recepção digna de uma princesa e sabe que fez o certo,sua ligação com a mãe e agora com os bebês eram muito importantes na sua vida.

Ela não contava que sua prima Luce se casaria no castelo e ficou maravilhada com as escolhas da prima para decoração.Mesmo que ela mesma não fizesse questão nenhuma de tanta pompa.
Luce ao chegar lembra o primo por quem Elena "era" apaixonada Luka e de como por um momento foi a pessoa mais feliz de todas,pois ele a beijou quando ela tinha 14 anos. Um beijo roubado que custou ao garoto um soco e uma ordem expressa do pai de nunca mais o garoto pisar perto de Elena novamente.
______ATENÇÃO_RESUMO_COM SPOILERS_________________________

LUKA sendo também filho de Marcos,puxou o caráter dele e se tornou uma "persona não grata" na família,com uma ficha super suja.

Anos se passaram e Elena acreditou mesmo que não sentia nada mais por Luka.Até ele surpreender a todos indo ao jantar antes do casamento de Luce,após as cenas constrangedoras.Ele deu em cima de Elena sem a reconhecer,e depois que foi lembrado até desanimou,aguentar Alex o pai dela não era nada bom.

Depois de comprar a câmera que queria,sofreu enorme agressão por rebeldes Republicanos.Que não aceitava mais a monarquia,e queria que o governo mandasse país.Foi Luka que chegou a tempo,cuidou de seus ferimentos.Ela está confusa,achou que o sentimento pelo primo tinha passado com os anos mas quando ele se mostra tão diferente de como o condenam ela não sabe o que pensar.

Luka não só está sentindo algo quente por Elena como não para de pensar em como a quer em todas as suas fantasias mentais.Elena não consegue disfarçar o desejo,mas vai dá certo? Luka tem muitas coisas do passado que pesam contra ele,mas parece arrependido e fica evitando a mãe por achar que ela não a trata como ele merece...

O passado de Luka é um segredo que só o infeliz do pai dele parece saber,e pelo fato de ele odiar visitar Marcos parece ser o único a saber.
As palavras tem poder,porque aquilo que se sente sobre si pode ser exaltado para o bem,ou cuspido em forma de coisas ruins.

Claro que Alexander continua tratando Elena como uma adolecente inconsequente e não para de dizer o quanto ela deve ficar longe de Luka,que ele não presta.Que não apoia e vai fazer de tudo pra lembra-la disso.Já a mãe Ana,entende que quando se ama alguém é muito difícil se controlar.
E por mais que não ache que dê certo,a apoia com amor e conselhos.

As manifestações estão cada vez mais tensas e a liberdade de Elena cada vez mais aprisionada. Após um evento que Elena foi obrigada a ir, e foi surpreendida pelo ato de ódio,pela terceira vez quem a salvou dessa situação foi Luka.

Nenhuma novidade que o Bad Boy cheio de sarcasmo,safado e sem compromisso com ninguém se apixonaria pela certinha.Colocaram um drama de que o ex a achava sem graça e frigida.... (ninguém merece)a menina independente que virou submissa de macho pq gostava dele desde a infância... (não dá)

Lizia.Yohanna 26/10/2020

Legal
Um livro bom, gostei desenrolar da história de Luka e Helennna e vê mais um pouco da Ana e Alex, mais o final esperava mais, foi corrido e superficial. Mas no geral um bom livro.

Marcia Pimentel 08/02/2024

A princesa e o bad boy
Não li os dois primeiros livros, ganhei esse de presente da minha filha. O bom é que tem um resuminho dos outros livros, contando a história de Ana. Me lembrou bastante O diário de uma princesa. Mas vamos para Elena. Nem a Elena e nem o Luka conseguiram me conquistar. Esperava mais drama sobre a questão dos rebeldes. Pensei que o Luka ou a Elena estaria envolvido com os rebeldes, para apoiar ou descobrir algo. Não sei. Só sei que eu esperava mais ação. Eu sempre espero mais ação. Até agora não entendi o porquê dos rebeldes querer o fim da monarquia, a autora não deu um motivo. O que me incomodou foi a morte da mãe do Luka. Foi algo repentino e fiquei com a impressão de que não se importaram muito com a morte dela. Muitos personagens secundários não tiveram suas histórias desenvolvidas. Alguns aparecem e depois somem. O que aconteceu com Dimitri? Depois que o cara diz que é a favor da república, a Elena o descarta. Mas no começo ela não estava caidinha por ele? Teve alguns pontos bons. Gostei muito da amizade da Elena com a mãe. Gostei também da escrita da autora. Uma narrativa fácil de ler, muito tranquila.

G.M 08/09/2015

Absolutamente exasperador
Não creio que seja necessário descrever o que acontece no livro, pois a sinopse já faz isso muito bem e há diversos resumos da história feitos por outros resenhistas. Minha motivação para fazer essa resenha é a ausência de críticas negativas a esse livro, pelo menos, críticas que eu considere pertinentes.

Esse livro me enfureceu de diversas maneiras. Primeiramente, ele é machista. Muito machista. Grande parte dos homens são retratados de forma irritantemente estereotipada e quase todos eles são (ou apresentam traços de) trogloditas maníacos machistas possessivos e controladores, especialmente os protagonistas. Luka, o 'macho' principal dessa história, deve ser um dos piores personagens que já tive o desprazer de ler, incluindo os vilões. De início, quando tinha acabado de aparecer, ele me pareceu um babaca (nada de surpreendente, visto que 80% dos personagens masculinos de Marina Carvalho são assim), mas logo ele demonstrou ser muito, muito pior. A verdade é que Luka é um porco. Ele é um NOJENTO. REVOLTANTE. ABJETO. Um ser BAIXO e DESPREZÍVEL que NEM os mais SÓRDIDO dos ANIMAIS mereceria ter como companheiro. Ele consegue ser pior que Alexander, e eu já detestava Alexander.

Por pior que o energúmeno seja, no entanto, o que me enfurece mais que tudo, infinitos milhões de infinitas vezes mais que a canalhice de Luka e sua total e cara de pau, é a reação de Elena. Eu não entendo, de verdade. Depois das atitudes de Luka, eu nunca, nunca, nem em infinitos milhões de infinitos anos seria capaz de sentir algo por ele além de desprezo e repulsa. Mesmo considerando que ela já o amasse muito (o que não faz sentido, pois a relação é baseada apenas na atração física), Elena deveria ficar no mínimo irada, sua indignação deveria ser suficiente para fazer seu sangue ferver e não permitir que o calhorda continuasse a zombar dela e agir de maneira tão nojenta. Mas não. Ela não consegue retrucar suas grosserias. Ela permite que ele a trate como se fosse um pedaço de carne sem sentimentos (pois é isso que ela é para ele: apenas um pedaço de carne). Elena não reage. Mais uma vez, uma situação absurda dessas é retratada como normal, romântica até, como se fosse um probleminha irrelevante e eu, como jovem mulher, sinto raiva, indignação e tristeza. É horrível a normalidade com que Elena está lidando com os acontecimentos. Não me sinto representada por ela e, mesmo que ela fosse a mais carismáticas das criaturas, não sou capaz de respeitar uma personagem que não se dá o respeito.

Fiquei realmente chocada ao não encontrar nenhuma resenha que abordasse esses assuntos, afinal, foi o que mais me marcou. Entendo que essas sejam críticas bem subjetivas, portanto, falarei agora de aspectos mais concretos do livro. O fato é que esse livro não seria bom nem mesmo se tirássemos o machismo dele. Ele me confunde. Seus personagens, além de detestáveis, não são nem um pouco coerentes. Em um momento, Luka é um cafajeste querendo fazer cafajestagem, em outro, e do nada, é protetor e gentil e resolve que não consegue viver sem Elena. Do nada. Sem explicação. O personagem e sua relação com a mocinha não são nem um pouco desenvolvidos. Seus traumas passados são contados rapidamente, e não mostrados. Eu nunca cheguei a entender o amor de Elena pelo cara. O final foi, além de clichê (e bem parecido com o final de De repente, Ana), simplório e mal elaborado. Alguns elementos do livro, como os manifestantes-revolucionários-terroristas-republicanos e a volta de certo personagem, não foram trabalhados e suas resoluções aconteceram literalmente nas 5 páginas do epílogo. Se tais elementos não tinham importância, então por que inseri-los no enredo?

Não sei mais o que dizer. Sinto que não consegui me expressar muito bem. Esse livro me fez sofrer. Lê-lo foi um suplício. Foi desagradável. Desesperador. Os personagens estão entre os piores de minha 'carreira' literária e o enredo é um dos mais rasos dos livros que já li. Essa série, como um todo, foi uma das maiores decepções do ano, se não a maior.
SahRosa 14/09/2015minha estante
Finalmente! Finalmente uma resenha que realmente mostra o que esse livro é! Estou lendo Elena e sofrendo, livro chato, prevísivel e brochante! Um dos piores que li esse ano, sei que cada um tem sua opinião, mas não dá, Elena é uma história simplória, sem um pingo de romance, aonde o desejo carnal fala alto, aonde a mulher é tratada como um simples objeto e gosta disso! Luka é um personagem horrível, mesquinho, Elena finge não ser uma patricinha, mas é, ela é mimada, irresponsavel, como pode aceitar tudo que Luka fez e ainda querer ficar com ele? Eu li Simplesmente Ana e também não gostei, pensei que Elena fosse ser diferente, mas não é; Mesma história, com os mesmo pontos, a autora amadureceu sua escrita, mas sua história continua a mesma, clichê e sem graça e sério, como chupar o sangue de alguém é sexy? Se fosse uma história de vampiros, tudo bem, mas não é...

Michelle Trevisani 01/04/2016minha estante
Olha, também senti muito disse que você escreveu. Não consegui gostar da história.

lary 07/07/2016minha estante
Nossa, sua resenha!
Li os dois primeiros, gostando de alguns aspectos e odiando outros, a escrita e a história são muito boas, e eu tenho o problema de não procurar muita literatura nacional. Só que... Alexander me irritava um pouco demais, o tratamento que ele dava a Ana, o ciúme exacerbado dele e da própria protagonista, afirmando o tempo todo o quanto eles eram maravilhosos e cegos. Achei o relacionamento deles um pouco abusivo, porque ele cobra dela umas coisas que eu fiquei me perguntando se era sério. Além do mais, a justificativa para não ver o Ivan como ameaça não serviu muito ao propósito de diversidade. A ideia de que ex é sempre a louca do relacionamento, apesar de dessa vez ela ter realmente cometido crimes, me deu a impressão de incitar a inimizade das mulheres no que tange esse aspecto. Mas pra mim, quando a Marina diz algo como "loira burra" e depois diz que sabe que soa preconceituoso, mas que naquele caso era justificado, fique "séééério?". E durante a leitura dos livros eu sempre ficava com uma pulga atrás da orelha quando havia algum comentário meio gordofóbico.
Mas enfim, depois disso tudo foi dar uma chance a Elena, antes vim conferir aqui resenhas. E a sua me dissuadiu a tentar.

Mariana 29/04/2018minha estante
Vim aqui, sem conseguir terminar a leitura, pra ver se era só eu que estava sentido isso ou se realmente eu estava lendo uma história tão nojenta e opressora. VOCÊ DESCREVEU TUDO O QUE EU SENTI ATÉ A GORA LENDO ESSE LIVRO! Eu estou tão impressionada e chocada que eu não consigo entender como é possível que tem mulher gostando dessa merda toda. Mano, Luka é MUITO machista, chega a ser surreal. Eu fiquei pensando "Será que a autoria pretende mostrar como são os relacionamentos abusivos? No final deve ter algum esclarecimento, não é possível!". Sério, a Elena é mostrada como uma cordeira que vai muda ao matadouro por vontade própria. Ela fica muda na presença de Luka, e o que dizer quando ela mesma fala "ele pôs a mão no meu queixo e me obrigou a olhar pra ele" como se fosse a coisa mais normal do mundo (e isso se repete em várias ocasiões). Eu me sinto mal só de pensar nas diversas meninas lendo isso e achando que ter um namorado como o Luka é normal, ou que a atração física compensa todas as outras merdas.

Marli.Santos 09/06/2018minha estante
O primeiro já achei bem ruim,personagens sem graça.TEnto ler novas autoras brasileiras, mas é tanta puxação de saco, com resenhas sempre positivas e na maioria das vezes mentirosas.

Anna 27/05/2023

Vamos lá.
Elena, a filha da princesa

????????

Amei o livro, é um enemies to lovers e slow burn, o problema é que é slow demais é o burn é bem burn. Leitura gostosinha e rápida, explora bastante o passado dos personagens e consegue justificar os traumas, em alguns momentos você fica impressionado com alguns trechos (vários), mas é uma leitura que super vale a pena! Descobri que a autora escreveu ?azul da cor do mar?, fiquei mais animada com aleitara, juro muito bom.
Bruna1345 27/05/2023minha estante
Amooo ??

tezinhasilveira 20/05/2022

Que livro fofo!
Eu achei uma gracinha esse livro, uma leitura leve e descontraída, infelizmente não li os anteriores,porém, amei esse livro. História leve e descontraída.
Me surpreendi por ser um livro nacional, amei o envolvimento do país no meio e achei incrível a escrita da autora. Irei investir mais em livros nacionais depois desse.

Laiana 20/04/2021

Amei !
Esse é o último livro de uma trilogia nacional.
Os dois primeiros livros são muito bons, mas não sabia que o terceiro iria virar o meu favorito.

ELOISA 04/05/2021

Fã desse casal
Super curti a história....
Amei ver a evolução de Elena ? e Luka se tornar Homem e um verdadeiro príncipe ?(o qual Elena sempre mereceu ter)....

Adorei ver uma família, que apesar de passar por traumas e ter de conviver com segredos obscuros, em prol do bem estar e respeito a seus entes, exala proteção e acolhimento, mesmo aqueles que não são dignos a isto....

Adorei ver a amizade linda entre mãe e filha ???

Adorei a energia entre os integrantes da família, que moram todos juntos

?Por coincidência comprei o livro, sem me atentar que se tratava de uma LITERATURA NACIONAL. Ameeiii! Mesmo tendo destaque na história, a Krósvia (origem da família Markov e Acetti) a autora descreve pontos do nosso amado país.

?Temas: Romance proibido e picante, família, reencontro, amizade, problemas pessoais, traumas, segredos, paixão, ressignificação.

?Apesar da fonte ser um pouco cansativa de ler, por ser pequena (a história compensa, ou melhor, o casal da história compensa), amei a capa e a estética do livro.

?Querendo muito ler SIMPLESMENTR ANA - livro 1 da trama

t0xitng 13/12/2022

De início foi extremamente fácil ficar focada no livro e mergulhar na história. No entanto, a medida que foi se encaminhando para o final, me senti um pouco distante dos personagens.

MiCandeloro 06/04/2015

Roubou meu coração!
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers de Simplesmente Ana e de De repente, Ana. Leiam por sua conta e risco!

Nove meses se passaram desde o casamento da princesa Ana com Alex, e eles logo tiveram a mais bela surpresa: Ana estava grávida, de uma menina. Alex ficou radiante, mas bastou a hora do parto chegar para ele ficar completamente apatetado, sem saber o que fazer. Porém, ao ver o rostinho de Elena pela primeira vez, Alex soube que estava diante do seu sol, que iluminou ainda mais a sua vida e, a partir de então, passou a chamar a filha carinhosamente de Slinko.

Elena cresceu em meio à realeza, aprendendo desde cedo as suas obrigações como princesa, mas herdando da mãe e da tia o espírito humanitário e a vontade de ajudar os outros. Assim, aos 19 anos, se mandou para a Nigéria e foi trabalhar como voluntária em regiões de pobreza extrema. Sua missão era ensinar inglês às crianças e apresentá-las ao mundo da leitura. Seus pais bateram o pé, tinham medo que Elena se arriscasse, mas a garota foi irredutível.

Entretanto, certo dia, Elena recebeu um telefone de Alex que a fez repensar seus planos. Ana já havia desistido de ter outros filhos, os médicos disseram que a probabilidade de uma nova gestação era nula, mas, para a alegria de todos, se descobriu grávida, aos 43 anos, e ainda por cima de gêmeos. O problema é que a sua gravidez era de risco, e Alex queria muito que Elena estivesse por perto para apoiar a mãe. Não precisou pedir duas vezes, Slinko rapidamente voltou para casa e chegou em meio a uma festividade.

Luce, filha da tia Marieva, estava prestes a se casar, e isso significava reunir toda a família para a cerimônia. Quando Elena descobriu que Luka estava de volta em Perla, entrou em pânico. Luka foi o primeiro amor de Elena, em quem a garota deu o primeiro beijo e teve sua primeira decepção amorosa. Luka a abalava, por mais que ela não quisesse admitir, e isso a deixava imponente, porque no fundo Elena sabia que eles nunca teriam nada sério e que ele não era um homem para casar. Para piorar a situação, além de serem primos, Luka era 8 anos mais velho que ela e Alex o odiava. Bom, pode-se dizer que ele tinha os seus motivos.

Quando Elena e Luka se reencontraram, fogos de artifício explodiram no céu, de tão carregado que o ar estava. Luka ficou hipnotizado pela beleza da princesa, mas, para a infelicidade de Elena, ele não a reconheceu, já que fazia tanto tempo que não a via. Desde este momento, Luka não conseguiu mais ficar longe de Elena, que por sua vez, tentava de tudo não cair na lábia da ovelha negra da família.

Mas em meio a problemas familiares, intrigas, jogatina política e muita confusão, Luka e Elena vão descobrir que o amor é impossível de controlar, e terão que decidir se abrem seu coração e se entregam a uma ardente paixão, ou se deixam esse sentimento intenso e inexplicável lhes corroer o peito.

***

Elena: A Filha da Princesa, é o terceiro e último livro que relata a história da família real que tanto amamos, os Markov. Para quem já acompanha o trabalho da Marina Carvalho, vai adorar saber o que houve com Ana, Alex e com os outros personagens. Para quem nunca leu nenhum livro da série, podem sem problemas se entregar apenas à leitura deste, pois conseguirão ter um belo apanhado de tudo o que já houve nessa trama.

Quando Marina me procurou para tirar algumas dúvidas sobre direito de família e herança e me explicou sobre o que se tratava, simplesmente enlouqueci. Então a história de Ana teria um desfecho, e seria num enfoque completamente distinto?! Ao sentarmos para conversar sobre o argumento de Elena: A Filha da Princesa, fiquei embasbacada com o rumo que a história havia tomado. Nem em mil anos imaginei que Marina fosse fazer o que fez. E quando comecei a ler o livro, capítulo por capítulo, na medida em que Marina os escrevia, a emoção foi tomando conta de mim, que pude presenciar o nascimento daquela obra que, de certa forma, muito humildemente, ajudei a conceber.

Este livro é totalmente diferente de tudo o que vocês já leram sobre Ana e Alex. Ok, a escrita da Marina continua formidável, cativante e muito bem elaborada, a narrativa permanece intercalada entre os protagonistas e o universo real da Krósvia continua o mesmo. Mas aqui, além de termos a inserção de novos personagens, que vieram para enriquecer a história, temos uma mudança no estilo de escrita da autora.

Pela primeira vez, Marina ousou a escrever um New Adult, e se saiu muito bem, obrigada. Em Elena, não nos deparamos apenas com os dramas amorosos vividos por Elena e Luka, temos também uma forte carga emocional e sexual no texto, com direito a cenas picantes e de tirar o fôlego, protagonizadas pelo casal.

Elena é uma jovem doce, mas de bobinha não tem nada. Além de ser determinada e teimosa, também tem um gênio muito forte que a faz, por diversas vezes, bater de frente com quem se meter no seu caminho. Mas não pensem que ela é santa. Por isso Elena me cativou tanto, porque, assim como todos nós, ela não é perfeita.

Luka, por sua vez, roubou meu coração. Já adianto meninas, ele é de longe o meu bad boy favorito de todos os New Adults que já li. Luka é um cara ferrado, que já fez muita besteira na vida e que fica tentando se boicotar, se privando de alegrias por não se sentir digno de ser feliz. Mas ele não é um cara mau, e Elena percebe isso. A relação que se cria entre os dois não é apenas amorosa, é muito mais profunda. Elena passa a ser o catalisador que falta na vida de Luka para que ele consiga ter a chance de se livrar do seu passado negro e seguir em frente. Mas nem tudo é tão fácil quanto se pressupõe.

Apesar de o enredo ser focado em Elena e Luka, claro que também temos um pouco de Ana e de Alex, já que estão sempre presentes na vida da filha, e de Andrej e companhia, até porque Marina não se preocupou apenas em escrever apenas mais uma história de amor, a autora foi além, utilizando-se do cenário da Krósvia e da atual condição monárquica para discutir questões políticas e o futuro do Governo. Portanto, preparem-se, tem uma revolução vindo por aí que irá decidir o futuro da família real.

Não tenho palavras para dizer o quanto amei esse livro. Para mim, Marina Carvalho chegou ao seu ápice na carreira de escritora. Através de suas palavras, me apaixonei e chorei demais, porque aqui, a autora não teve receio de mexer com nossos sentimentos e nem poupou certos personagens que nos são tão queridos, criando determinadas cenas que partiram meu coração, mas que foram essenciais para o desenvolvimento da história.

Para quem ainda não sabe, Elena: A Filha da Princesa, será lançado mês que vem pela Editora Galera, que tratou de caprichar na diagramação da obra e nos presentou com uma capa belíssima. Mal vejo a hora de ter o meu exemplar autografado por essa autora que tanto admiro.

Só tenho uma coisa a dizer para vocês, deem uma chance a Elena, vocês irão se surpreender!

site: http://www.recantodami.com/2015/04/resenha-elena-a-filha-da-princesa.html
May 06/04/2015minha estante
Uaaau, que resenha! Já estava com vontade de ler esse livro, pois adoro a Marina. Depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda! Adorei! Não vejo a hora de ler!

MiCandeloro 06/04/2015minha estante
Fico feliz em saber. Bjs

Raquelzinha : ) 29/08/2021

????
"O que vejo entre eles é um amor tão grande que desconfio ser único, impossível de haver outro igual, mesmo para mim."

"O perdão não isenta nossas faltas, mas permite que a gente conviva melhor com as culpas."

Achei o romance superficial, os dois não se conheciam muito bem. E eles conviveram tão pouco tempo juntos ....

Ana Luí­sa 26/05/2015

Atenção, aqui tem ‪#‎Spoilers‬ (e muitos!!!)
É até difícil falar da narrativa da Marina, já que quando eu pego um livro dela eu não consigo simplesmente ler, eu devoro o livro (ou ele me devora, não sei ao certo). As histórias são sempre tão envolventes que quando percebemos deixamos trabalho, estudo, noites de sono, tudo de lado, para ler "só para um parágrafo". É sempre assim e com Elena não foi diferente.
Sei que muitas pessoas já comentaram por aqui, mas vou correr o risco de soar repetitiva só para ressaltar o que, para mim, foi o ponto alto do livro: a abordagem new adult. Há tempos eu esperava por um livro do gênero com essa leveza, sem palavrões, sem exageros e como dizem por aí "sexy sem ser vulgar", rs. Elena é naturalmente new adult, consegue fazer a transição do "teen" para o universo adulto sem ser nadinha apelativo e isso é algo raro!
Outro ponto forte é a própria Elena, uma personagem segura, madura, humana, nada como as mocinhas frágeis e manipuláveis que às vezes encontramos por aí. E o que falar da amizade entre Ana e Elena? Uma das relações entre mãe e filha mais lindas! E amei também ver o bom e velho Alex, super protetor e ciumento, mas que no final, por trás de toda a casca grossa, mostrou sensibilidade para entender o que era melhor para a filha.
Luka, por outro lado, me despertou sentimentos ambíguos, e acho que foi exatamente essa a intenção do livro. Tive raiva dele em alguns momentos, mas o achei extremamente fofo em outros (e ele ficaria muito bravo com essa designação de fofo, rs.). Ele não é e nem pretende ser nenhum Sr. Darcy, mas acho que ele inaugurou uma categoria nova de "mocinhos". Gostei muito de ver que, apesar de todas os defeitos que ele possui, quando ele se apaixonou, se entregou completamente. Mais um ponto pra Marina nisso, já que sempre os bad boys custam a se assumir apaixonados e vão fazendo um monte de m***a no relacionamento até que a ficha custa a cair e só lá pro final é que eles se descobrem apaixonados e lutam pelo amor (ou simplesmente passam metade do livro se achando indignos de amar e ser amado pela mocinha e fazendo m... pra manter a pose) - e isso não me cativa, já que sou uma romântica incurável. Nisso o Luka foi perfeito, ele não estava nem ligando para os obstáculos e a tentativa de afastar a Elena não durou meio segundo, ele abriu o jogo pra ela, colocou logo todas as cartas na mesa e assumiu todos os riscos de peito aberto. E Elena foi incrível compreendendo e encarando tudo com ele e por ele. Amei que no fim das contas o Luka fez o certo, não cedendo às chantagens do pai e buscando a ajuda do Andrej para despachá-lo de vez.
Estou aqui tentando lembrar mais coisas para comentar, mas só sei que foi tudo muito perfeito, desde Lilo & Stitch como carro abre-alas trazendo uma citação que eu não conhecia, mas já salvei aqui no meu caderno de quotes: "Ohana quer dizer família, e família quer dizer nunca mais abandonar ou esquecer". Emoticon heart
Ri muito, me emocionei (RIP Tia Marieva), me encantei e quase invadi o livro para defender o Andrej no referendo (a Nova Era definitivamente não conhece os políticos brasileiros ou não reclamariam do Andrej, que é um querido). Foi muito bom rever a Krósvia e eu simplesmente não estou preparada para deixá-la, então espero que a Marina escute nossos suplícios e continue nos guiando até lá, afinal, ainda temos que conhecer mais do Hugo, do Antônio, da Luiza, da Giovana, da Luce, enfim, de toda a dinastia Markov...
Só pra encerrar, já que eu acabei falando demais, Elena é uma leitura deliciosa, cativante e só tenho que parabenizar e agradecer a Marina por mais esse presente para nós, fãs.

Thaysa41 03/11/2020

Adorei!
Li muitas resenhas negativas desse livro, então peguei pra ler sem pretensão alguma e me surpreendi porque acabei amando. Já tinha amado os dois últimos livros (o primeiro mais que o segundo) mas me identifiquei muito com esse.

Bela 01/09/2020

Ruim
Tipo, MUITO RUIM. Não percam o tempo de vocês lendo esse livro
Thay 20/02/2021minha estante
Exatamente

Cami ð 06/03/2021minha estante
Falou TUDO amiga, concordo plenamente KKK acabei de fazer uma resenha falando a mesma coisa