Qed-A Estranha Teoria da Luz e da Matéria

Resenhas - Qed-A Estranha Teoria da Luz e da Matéria

Truga 22/06/2022

Livro para estudo
Resumo:

Livro é um compilado de 4 palestras que o Feynman deu na UCLA. Então é escrito em 1ª pessoa, e tem várias figuras (93) que eu fiquei na dúvida se são reproduções dos slides que o Feynman eventualmente tenha usado durante as palestras ou se foram adicionadas posteriormente ao longo do processo editorial.

Feynman vai te mostrar como os efeitos de larga escala quanto os efeitos fenômenos em pequena escala são produzidos pela interação dos elétrons e dos fótons, descritos em última análise pela QED.

Alguns dos exemplos no livro: funcionamento de alguns experimentos (ex: como podemos detectar um único fóton), reflexão parcial da luz (tipo na superfície da água, no vidro), sobre o ângulo de incidência ser igual ao da reflexão, separação das cores da luz

1º cap: reflexão parcial da luz através do método de “combinar flechinhas” que são as amplitudes de probabilidade. Este método é o diferencial do livro, e que ele vai continuar utilizando até o final. Nunca tinha ouvido falar, achei curioso e útil.

2º cap: ângulo de incidência = reflexão.

3º cap: começa com experimento da fenda dupla para depois discutir a interação do fóton com o elétron, usa muito dos diagramas que ficaram conhecidos como diagramas de Feynman e revisita os casos comentados no cap 1 e 2.

4º cap: é um fechamento, ele fala de alguns dos problemas teóricos/experimentais que envolvem a QED e depois como que ela ela se relaciona com o resto da física (de partículas, no caso)

IG literário: @trugaindica

site: https://www.instagram.com/trugaindica/