O Apanhador de Sonhos

Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

PhoenixStove 28/02/2024

Meu primeiro do Rei
Sempre fui atraído pelo King muito pelo boca a boca de que seus livros são melhores que adaptações de cinema. E O Apanhador de Sonhos foi uma ótima surpresa e uma boa porta de entrada, seguindo a fórmula King do círculo de amigos em dias trágicos (que por sinal dá bastante certo) tem uma pegada de ficção que eu gosto muito, bem do tipo Contatos Imediatos de Terceiro Grau. O ponto forte da leitura é a constante sensação de solidão e urgência que ele te causa (já que a história é num local extremamente remoto), uma atmosfera que faz você sentir o ambiente silencioso e o frio causando certo pânico até (creio que pela prosa muito boa do Rei). O livro também tem referências bem escancaradas de algumas de suas obras, até porque os protagonistas também são de Derry. O ponto fraco é que o livro tem bastante partes com o pretexto de agregar ao contexto de certas situações, mas na verdade são completamente retiráveis, tem bastante mesmo, tanto que mais ou menos já em uns 70% do livro acaba se tornando bem mais arrastado por isso. No mais, é uma ótima leitura, e é uma história que particularmente achei muito bonita, de verdade, e muito triste também, com a mão do Rei que habilmente consegue fazer um pesadelo quase palpável.

Leo 20/02/2024

Top 10 do King
Esperava muito mais, mas foi muito bom.
A infância não foi tão bem explicada quanto eu queria, mas o final foi perfeito.

Regis 19/02/2024

Uma aventura de terror e ficção científica
O Apanhador de Sonhos é uma mistura de Arquivo X, Guerra dos Mundos, Alien: o Oitavo Passageiro e uma pitada de The Last of Us; mas com todas as características inerentes das histórias do King: um grupo de amigos cativantes, alguém iluminado, uma aventura de tirar o fôlego e seres que tranpassam as páginas aterrorizando nossos sonhos.

Os personagens principais são amigos de infância da cidade de Darry no estado de Maine (Cidade fictícia e parte da topografia fictícia do estado de Maine na obra do escritor Stephen King).
Beaver, Beav ou Joseph Clarendon é carpinteiro, Jonesy ou Gary Jones é professor universitário de história,
Pete Moore é vendedor de carro e Henry Develin é psiquiatra. Os quatro amigos possuem um vínculo mental, que, de alguma maneira, torna possível que eles sempre saibam das coisas a respeito de um e de outro quando estão reunidos.
Esse vínculo entre eles torna intrigante muito do que acontece durante a narrativa de "O Apanhador de Sonhos".

Henry, Jonesy, Peter e Beaver formam o quarteto, mas já foram um quinteto; tinha também Duddits ou Douglas Cavell, um menino que nunca cresceria.
Eles estão na casa dos trinta e costumam ir ao acampamento de Beaver na primeira semana da temporada de caça, todo ano no mês de novembro. Fazem isso há 25 anos, mas esse ano talvez sejam surpreendidos por algo completamente assustador e que mudará para sempre suas vidas.

A verdadeira face da relação entre esses quatro amigos vai sendo introduzida, ao longo do livro, de forma tão satisfatória, que não passamos dez páginas sem que elementos desse curioso relacionamento sejam revelados. A narrativa segue oscilando entre momentos da infância e o presente dando um certo dinamismo à história.

E entre os personagens que são introduzidos mais para frente tem Kurtz (chefe de uma grande operação militar): que é, de certa forma, bem interessante. Ele é a antítese do militar carrancudo e firme que só sabe cuspir ordens aos seus subordinados, ele é parcial ou completamente insano, ele transborda uma intensidade satírica e brutal, uma escuridão impenetrável que o liga quase simultaneamente ao seu homônimo, criado por Joseph Conrad em O Coração das Trevas. O ar de desatino cruel do personagem, em determinados momentos, me fez imaginar que ele também era assaltado pelos poderes das trevas que o fez, durante sua carreira militar, atravessar o limiar do que é demasiadamente diabólico e que em um breve instante de sanidade, o ouviria proferir aquelas assustadoras palavras: "O Horror! O Horror!"

Owen Underhill trabalha com Kurtz e o conhece há oito anos, é o segundo em comando da operação e sabe muito bem do que Kurtz é capaz. Ele também é um personagem interessante e que dá prazer acompanhar enquanto segue as ordens de Kurtz, mas sempre opondo-se em pensamentos.

Não quero revelar muito sobre o tema principal da história, pois foi um imenso prazer mergulhar nesse livro com apenas uma breve noção do que se tratava e me sentir sendo levada pouco a pouco para o meio da avalanche de acontecimentos inesperados e chocantes ao mesmo tempo que o quarteto. As partes da infância dos garotos são as mais maravilhosas, King realmente sabe criar laços de amizade que consegue cativar o leitor.
O livro é recheado de momentos escatológicos, com alguns bem excêntricos, mas a história assusta, causa nojo (as vezes causando até ânsia de vômito), emociona e proporciona uma aventura muito interessante.

O livro se beneficiaria de umas páginas a menos, o final se prolongou um pouco demais, mas devo admitir que adorei os personagens criados pelo autor, mas isso não é surpresa, quase sempre acontece. O principal para mim foi Duddits, que passou a habitar meu coração, com toda sua áurea especial.

Esse é mais um livro de Stephen King que transforma a leitura em uma aventura cheia de mistérios que desejamos imensamente desvendar e personagens que desejamos avidamente proteger, enquanto os seguimos curiosos demais com o destino que o autor dará para cada um deles.

Recomendo, muitíssimo, para todos os apaixonados por aventuras de terror e ficção científica.
AndrAa58 19/02/2024minha estante
Adorei a sua resenha, Régis. Há muito tempo não leio Stephen King... Agora já tenho um para começar a qualquer momento ??

David 19/02/2024minha estante
O começo da resenha já vem com excelentes referências! Muito legal que King guardou mais um personagem no seu coração, Régis. Se criar personagens que toca tantas pessoas não é um superpoder, não sei o que é.

Regis 20/02/2024minha estante
Obrigada, Andréa! Os livros do King são sempre uma boa pedida. ??

Regis 20/02/2024minha estante
Concordo, David. Já estou ficando sem dedos para contar os personagens que ele criou e que se tornaram especiais para mim.

CPF1964 20/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Perfeita. Infelizmente não poderei ler. Não tenho batedeira.......

Léo 20/02/2024minha estante
Nem imaginava que era ficção científica também, adorei a resenha, está execelente. Acho que vou ler depois que terminar a trilogia do Bill Hodges.

Fabio 21/02/2024minha estante
Mais uma bela resenha, querida!!!?
Adorei!???
Esse é um daqueles que me restam do King, que comecei e não terminei, mas depois da sua resenha, vou retoma-lo!?

Obrigada, Caio! ?

Regis 25/02/2024minha estante
Obrigada, Léo! É uma boa ficção científica. ?

Regis 25/02/2024minha estante
Que bom que gostou da resenha a ponto de retomar a leitura, Fábio, espero que goste do livro. ??

CPF1964 25/02/2024minha estante
Resenha Impecável, amiga Régis.

Regis 26/02/2024minha estante
Obrigada, amigo Cassius! ??

HenryClerval 05/03/2024minha estante
Mais uma resenha impecável de um livro do mestre feita pela minha resenhista favorita. ???

Regis 05/03/2024minha estante
Que fofo, Leandro! Obrigada. ???

Tai 27/01/2024

O apanhador de sonhos
Uma história sobre amizade e crescimento ao modo King, só que com aliens. Esse livro não funcionou pra mim, achei bem chato pensei em abandonar várias vezes, mas fui guerreira e terminei.

Gustavo Alberguine 25/12/2023

O livro todo é um pouco confuso, talvez seja pelo meu tempo que li ele, acho que podia ter sido um pouco mais estruturado

Devoradora de livros 09/12/2023

O livro foi escrito em um período complicado para o King, então sinto que em alguns momentos esse sofrimento se reflete bastante nos personagens. O início achei devagar, mas na terceira parte o ritmo fica frenético!

Diego898 02/12/2023

A historia acompanha um grupo de amigos que após um acontecimento na infância, percebem que estão mais conectados uns aos outros do que poderiam imaginar. Anos depois, já adultos, são as principais vitimas de uma invasão alienígena que desencadeia diversas consequências para eles e as pessoas da região.

Ao meu ver, esse livro é de longe um dos menos memoráveis do King. Me prendeu bastante no começo, com o mistério envolto na cabana, mas depois Principalmente quando eram os capítulos sobre o exército e o Kurtz, foi maçante.
Um dos pontos mais fracos é a história tentar ser em volta de Duddits, mas tive a sensação que ele teve pouca influência no desenrolar dela. Claro que ele é uma peça chave pra todos, mas de tanto que falam e falam dele em todas as paginas, no fim pareceu que era um personagem fantasma. Mas novamente é um livro sobre a força da amizade como King trabalhou tão bem em It, onde a infância teve mais destaque, enquanto aqui foi a fase adulta. a história foi se prolongando até demais.

E por falar em It, como essa história também se passa próxima de Derry e os próprios personagens passaram a infância lá, existe muitas referências sobre os acontecimentos da cidadezinha, embora aqui eles não tiveram noção do que os causavam.

A invasão alienígena achei muito legal e bem diferente, as cenas dos planos de dominarem a Terra e principalmente COMO fariam isso, essa parte foi muito estranha, surreal e brilhante. Fiquei meio traumatizado com aquela cena do banheiro da cabana.

Outra melhor parte foram as cenas do Sr. Cinza. Que sensacional ver essa luta entre o dono do corpo e o Sr. Cinza que o controlava, conseguimos distinguir perfeitamente quem era quem. Bem legal também ver que até o mais insensato ser não é imune a sentimentos, desejos e BACON (rs).
O final pareceu corrido, em uma perseguição na neve, mas não parei de ler. No geral, foi bom!

Mariana113 19/11/2023

Meio bagunçado, mas gostei muito
Qnd fui ver as opiniões sobre o livro vi q tinham mtas pessoas falando e mal e já achei "puts me ferrei" só q foi completamente diferente doq eu esperava. Ao contrário das pessoas q falaram q n dava pra entender nada no começo eu consegui compreender o suficiente pra ter uma curiosidade desgraçada sobre como aqlo ia se desenrolar.
Eu ri, chorei, roi as unhas de ansiedade e surtei horrores. O final realmente é um tanto quanto difícil de entender e realmente tem frases q te deixam mto confuso, mas acho q em partes isso é pela tradução pra nossa língua e tb pq acho q o intuito do Stephen era fazer a gnt ficar meio lelé cm isso msm.
Pra finalizar, pra qm gosta de um terror meio psicológico cm uma comediazinha (um toque de tristeza tb) e aliens claro, eu recomendo pq me surpreendeu mto. E acho q dps de ler as opiniões de alguns se eu passei por essas 656 páginas consigo ler todas as obras do Stephen KKKKKKKK.

Lucy 20/10/2023

Seguindo a linha
Achei interessante, apesar de um pouco massante no início, quando kurts foi apresentado eu fiquei bem sem vontade de ler e parei
Depois eu voltei.
São muitos personagens masculinos e cheios de masculinidades e as fuinhas de merda
Não to dizendo que é um livro ruim, mas devido ao dudits ser colocado como heroi, ainda como ferramenta mais que ser humano, talvez tenha me chateado um pouco.
Sério. Acho que esse livro pra mim foi bem dificil de passar.

Talita 15/10/2023

Invasão alienígena
São 5 amigos, um tem síndrome de down e por meio de telepatia, que eles chamam ?ver a linha? ele conecta os outros 4. O livro vai e volta na linha do tempo, eles adultos e depois crianças. Acontece então uma invasão alienígena, no meio da caçada anual dos 4, um tipo de fungo alienígena contamina as pessoas, ripley ou byrus, em alguns casos incubam um ser alienígena carinhosamente chamada pelos humanos de fuinha. O livro é bom, não me demorei, perto pelo final é aquele livro que desperta curiosidade. Diferente das opniões de alguns fãs do King, achei um livro bom.

Vini 08/10/2023

O apanhador de sonhos
Quando comecei a leitura desse livro, tinha uma expectativa diferente sobre o desenrolar da história, principalmente por se tratar de uma trama sobre a temática de invasão.
De qualquer forma, gostei bastante. A primeira parte da história aguçou minha curiosidade e vontade de saber o que aconteceria com os protagonistas, seguindo para uma segunda parte que me deu uma certa ressaca literária.
Por sorte a última parte da história voltou a me deixar interessado, e me fez recordar o porque gosto tanto de King e suas tramas.
E para ciência, o filme baseado na obra segue fielmente o início da história, mas o final nem se compara ao livro.
Leiam. Ler King é sempre muito bom!

Roberto.Vasconcelos 07/10/2023

Sem animação, sem diversão
Taí um livro que achei que me agradaria mais , mas infelizmente não consegui me conectar com a história nem com os personagens.

Aqui tem todos os elementos característicos do mestre, e muitos nomes conhecidos aparecem aqui e ali como, Derry, Shawshank , Jerusalém's lot e por aí vai.
Mesmo curtindo as referências a trama não me envolveu e li sem a paixão costumeira.

Porque um apanhador de sonhos?!
Não entendi porque usar o apanhador de sonhos na história, e o epílogo não ajudou.

Enfim uma história interessante mas que fica no nível mediano.

Emy 22/09/2023

O pior do King até agora, achei a história muito desinteressante, demorei para engatar mas de qualquer forma achei chato demais.