O Apanhador de Sonhos

O Apanhador de Sonhos Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Lucas_Callisto 22/01/2023

O apanhador de sonhos captou um pesadelo real.
Eis aqui um livro de invasão alienígena! Tem pontos destoantes dos alienígenas popularmente conhecidos e ao mesmo tempo tem algumas referências a obras famosas e eternizadas na cultura pop, mas O Apanhador de Sonhos conta a história de um grupo de amigos que teve sua infância marcada por um acontecimento que acabou mudando suas vidas, e como isso voltará para o acerto de contas final. Se passa numa região do Maine e é uma história que mescla ficção científica, mistério e, como também não poderia ficar de fora, obviamente tem o horror - explicitamente notável nas cenas de violência.

Esse título é muito mais convidativo e soa bem melhor que Câncer (título pensado pelo King). Além do mais, esse livro é muito inteligente, e os livros escritos a mão pelo Stephen acabaram sendo floridos para mim. Existem obras que não furam a bolha de fãs ou que até mesmo os próprios fãs apontam e criticam em excesso, e isso desestimula vários leitores. O Apanhador de Sonhos definitivamente me surpreendeu bastante, por isso é sempre bom você tirar suas próprias conclusões e não se deixar levar pela opinião alheia (inclusive do King, pois é um dos livros menos preferidos dele).

Apesar de amar ficção científica não sou muito fã de histórias com alienígenas, e desde o início já somos apresentados ao tema principal com um apanhado de notícias do mundo inteiro (inclusive aqui no Brasil, especificamente no Mato Grosso) de avistamento de OVNIs e aparições de luzes estranhas no céu - porém apesar dessa introdução rápida demora um pouco para que eles sejam introduzidos na estória. Tudo inicia muito rápido na primeira parte com um forasteiro relatando algumas coisas estranhas, mas, depois disso, essa espera pode ser um pouco cansativa pois tudo fica meio parado, até a lombra bater.

Foi muito bom revisitar Derry! Eu já sabia que ia ter alguma coisa fazendo referência quando vi no King Universe, mas não pensei que fosse ser da maneira que foi. Levei um susto pois é logo no início da página e eu não estava esperando que fosse naquele momento. It você sempre será lembrado pois é o maioral. E o King foi muito gênio por interligar essas histórias, pois, apesar de seus focos principais serem totalmente distintos, O Apanhador de Sonhos me lembrou situações ocorridas em It: A Coisa (detalhes que não posso escrever pois é spoiler de It).

Ele é dividido em três partes e no início fiquei confuso com a (não) linearidade, pois, do mesmo modo como em It, a narrativa vai se alternando entre o presente e o passado, mas aqui ainda temos os sonhos dos personagens, sendo assim, lá ficou melhor esclarecido para mim. No subconsciente deles o bagulho fica louco, a leitura fica mais lenta e inicialmente me causou um pouquinho de estranhamento, mas independentemente acredito que se você estiver bem inserido na trama vai interpretar bem os acontecimentos, o que talvez, a depender do leitor, não seja um fator tão positivo assim.

Apesar de entender sua essencialidade, não vou mentir que em alguns momentos eu revirei os olhos com o excesso do King novamente. Além dessas partes mais arrastadas, existe também personagens que não são tão legais de acompanhar que vai criando um empecilho no ritmo de leitura. Sei que faz parte da construção da estória, e como já estou acostumado com a polêmica prolixidade do King já não é mais algo que me implica tanto. Portanto, mesmo sentindo talvez um pouquinho de incomodo também sei que eu não teria ficado tão impactado quando tudo foi sendo desenrolado posteriormente.

Eu AMO a ambientação desse livro. É um bosque muito denso e exclusivo somente para a caça anual, o que leva ao que eu não preciso dizer, mas vou, que combinou demais com a descrição estupenda do Stephen. Me deixou tão imersivo que eu senti o frio desse inverno em pleno verão brasileiro (além disso, do Nordeste). A quarentena também, os personagens nem desconfiavam que a caça desse ano seria diferente, e ao decorrer dos acontecimentos eu estava ficando maluco, pois, ele vai te dando perguntas e você tem que manter em mente que as respostas virão, então precisa de mais atenção e paciência.

O Duddits é um dos personagens que mais adorei de todos do Stephen, pois ele tem a iluminação característica de algumas histórias do véio. Além dele, o Sr. Cinza é um vilão muito bom e marcante, serviu como um belíssimo antagonista, visto que o bichão é um alien com poderes apelões e com uma determinação, estratégias e ambições de um líder. Eu amei a ligação entre o grupo de amigos desde sua infância e sua telepatia funcionou muito bem. Além disso, as motivações da invasão, o propósito do apanhador de sonhos, a iluminação dos personagens e todos os outros fatores, tudo funcionou como engrenagens perfeitas para o funcionamento da obra. E o final, louco.

Isto não é a fabricação do mito, isto é o mito! E você também é o mensageiro.

Regis 19/02/2024

Uma aventura de terror e ficção científica
O Apanhador de Sonhos é uma mistura de Arquivo X, Guerra dos Mundos, Alien: o Oitavo Passageiro e uma pitada de The Last of Us; mas com todas as características inerentes das histórias do King: um grupo de amigos cativantes, alguém iluminado, uma aventura de tirar o fôlego e seres que tranpassam as páginas aterrorizando nossos sonhos.

Os personagens principais são amigos de infância da cidade de Darry no estado de Maine (Cidade fictícia e parte da topografia fictícia do estado de Maine na obra do escritor Stephen King).
Beaver, Beav ou Joseph Clarendon é carpinteiro, Jonesy ou Gary Jones é professor universitário de história,
Pete Moore é vendedor de carro e Henry Develin é psiquiatra. Os quatro amigos possuem um vínculo mental, que, de alguma maneira, torna possível que eles sempre saibam das coisas a respeito de um e de outro quando estão reunidos.
Esse vínculo entre eles torna intrigante muito do que acontece durante a narrativa de "O Apanhador de Sonhos".

Henry, Jonesy, Peter e Beaver formam o quarteto, mas já foram um quinteto; tinha também Duddits ou Douglas Cavell, um menino que nunca cresceria.
Eles estão na casa dos trinta e costumam ir ao acampamento de Beaver na primeira semana da temporada de caça, todo ano no mês de novembro. Fazem isso há 25 anos, mas esse ano talvez sejam surpreendidos por algo completamente assustador e que mudará para sempre suas vidas.

A verdadeira face da relação entre esses quatro amigos vai sendo introduzida, ao longo do livro, de forma tão satisfatória, que não passamos dez páginas sem que elementos desse curioso relacionamento sejam revelados. A narrativa segue oscilando entre momentos da infância e o presente dando um certo dinamismo à história.

E entre os personagens que são introduzidos mais para frente tem Kurtz (chefe de uma grande operação militar): que é, de certa forma, bem interessante. Ele é a antítese do militar carrancudo e firme que só sabe cuspir ordens aos seus subordinados, ele é parcial ou completamente insano, ele transborda uma intensidade satírica e brutal, uma escuridão impenetrável que o liga quase simultaneamente ao seu homônimo, criado por Joseph Conrad em O Coração das Trevas. O ar de desatino cruel do personagem, em determinados momentos, me fez imaginar que ele também era assaltado pelos poderes das trevas que o fez, durante sua carreira militar, atravessar o limiar do que é demasiadamente diabólico e que em um breve instante de sanidade, o ouviria proferir aquelas assustadoras palavras: "O Horror! O Horror!"

Owen Underhill trabalha com Kurtz e o conhece há oito anos, é o segundo em comando da operação e sabe muito bem do que Kurtz é capaz. Ele também é um personagem interessante e que dá prazer acompanhar enquanto segue as ordens de Kurtz, mas sempre opondo-se em pensamentos.

Não quero revelar muito sobre o tema principal da história, pois foi um imenso prazer mergulhar nesse livro com apenas uma breve noção do que se tratava e me sentir sendo levada pouco a pouco para o meio da avalanche de acontecimentos inesperados e chocantes ao mesmo tempo que o quarteto. As partes da infância dos garotos são as mais maravilhosas, King realmente sabe criar laços de amizade que consegue cativar o leitor.
O livro é recheado de momentos escatológicos, com alguns bem excêntricos, mas a história assusta, causa nojo (as vezes causando até ânsia de vômito), emociona e proporciona uma aventura muito interessante.

O livro se beneficiaria de umas páginas a menos, o final se prolongou um pouco demais, mas devo admitir que adorei os personagens criados pelo autor, mas isso não é surpresa, quase sempre acontece. O principal para mim foi Duddits, que passou a habitar meu coração, com toda sua áurea especial.

Esse é mais um livro de Stephen King que transforma a leitura em uma aventura cheia de mistérios que desejamos imensamente desvendar e personagens que desejamos avidamente proteger, enquanto os seguimos curiosos demais com o destino que o autor dará para cada um deles.

Recomendo, muitíssimo, para todos os apaixonados por aventuras de terror e ficção científica.
AndrAa58 19/02/2024minha estante
Adorei a sua resenha, Régis. Há muito tempo não leio Stephen King... Agora já tenho um para começar a qualquer momento ??

David 19/02/2024minha estante
O começo da resenha já vem com excelentes referências! Muito legal que King guardou mais um personagem no seu coração, Régis. Se criar personagens que toca tantas pessoas não é um superpoder, não sei o que é.

Regis 20/02/2024minha estante
Obrigada, Andréa! Os livros do King são sempre uma boa pedida. ??

Regis 20/02/2024minha estante
Concordo, David. Já estou ficando sem dedos para contar os personagens que ele criou e que se tornaram especiais para mim.

CPF1964 20/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Perfeita. Infelizmente não poderei ler. Não tenho batedeira.......

Léo 20/02/2024minha estante
Nem imaginava que era ficção científica também, adorei a resenha, está execelente. Acho que vou ler depois que terminar a trilogia do Bill Hodges.

Fabio 21/02/2024minha estante
Mais uma bela resenha, querida!!!?
Adorei!???
Esse é um daqueles que me restam do King, que comecei e não terminei, mas depois da sua resenha, vou retoma-lo!?

Obrigada, Caio! ?

Regis 25/02/2024minha estante
Obrigada, Léo! É uma boa ficção científica. ?

Regis 25/02/2024minha estante
Que bom que gostou da resenha a ponto de retomar a leitura, Fábio, espero que goste do livro. ??

CPF1964 25/02/2024minha estante
Resenha Impecável, amiga Régis.

Regis 26/02/2024minha estante
Obrigada, amigo Cassius! ??

HenryClerval 05/03/2024minha estante
Mais uma resenha impecável de um livro do mestre feita pela minha resenhista favorita. ???

Regis 05/03/2024minha estante
Que fofo, Leandro! Obrigada. ???

Amanda.Ripoll 13/07/2023

King realmente é King
Quero iniciar dizendo que Stephen é um gênio muito a frente de seu tempo. Que escrita meus amigos.

A obra contém um enredo muito interessante, apesar de enrolado em alguns momentos (o que, particularmente, não me permitiu avaliar com 5 estrelas).

Apesar do tema proposto logo nas primeiras páginas (onde, aliás, é mencionado um caso brasileiro), o livro se trata de amizade, assim como outros títulos do autor.

Desenvolvida em presente e passado, a narrativa é sentimental e dramática em vários momentos, apesar de também conter mistério e a pegada sombria que King carrega.

A ligação com Pennywise foi absolutamente perfeita! Stephen sabe que venceu na vida com esse personagem.

A leitura é incrível, recomendo muito.

Contém gatilhos como depressão, ideações suicidas, vício, bullying e agressão.

Rahrt 26/08/2020

Os sonhos envelhecem mais depressa que os sonhadores
Apesar de uma temática que eu não gosto (extraterrestres), o livro me prendeu. É incrível e a riqueza de detalhes me fez ficar pensando em algumas partes da história por dias e dias antes de dormir. É uma história e tanto! Super indico!

Thaisa 15/03/2021

Prepare-se para uma jornada completamente inexplicável
Jonesy, Henry, Pete e Beaver são melhores amigos que cresceram juntos na cidadezinha de Derry, ao lado de Duddits, um garoto com Síndrome de Down que conseguiu, a medida em que os anos passavam, manter o grupo unido.
Agora, uma vez por ano, os quatro amigos se reúnem no inverno para caçar. Mas, além de dividirem memórias da infância das quais não mais se lembram, cada um deles possui um dom muito especial e único.
Mesmo que cada um esteja enfrentando um demônio pessoal (como Jonesy ter sido atropelado recentemente e quase ter morrido, Pete ser alcoólatra e Henry cogitar diariamente tirar a própria vida), tudo isso se torna fútil quando alienígenas invadem a Terra, começando seu domínio exatamente por onde esses amigos estão passando suas férias...
Entre conflitos com o exército americano e complexas ligações mentais, apenas eles poderão impedir que o nosso planeta seja totalmente tomado por esses seres extraterrestres.
Pode parecer uma premissa estranha e até meio boba, mas se engana quem pensa isso: este é um livro lotado de camadas profundas que exploram a mente humana, a vida em sociedade, a doença, o poder e a loucura.
Stephen King também coloca muito de suas experiências pessoais neste enredo, como seu atropelamento e o vício em remédios para a dor - o que fica bem explícito quando analisamos o quão doido é esse livro.
Para os fãs de "It - A Coisa", esta leitura será um bálsamo, resgatando acontecimentos em Derry e trazendo revelações sobre a história anterior.
Os personagens são bem construídos, com trajetórias reais mesmo no meio do terror sobrenatural e da magia da iluminação tão característica de King.
E, mais uma vez, o principal tema desse livro é a amizade - tanto a que se fortalece com o tempo quanto a que é deixada de lado ao longo dos anos.
No fim, "O Apanhador de Sonhos" é, de fato, uma jornada louca e confusa, mas completamente extraordinária e digna de ser apreciada pelos fãs não apenas do horror e da ficção científica, mas também de uma boa história.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Heymands 16/04/2021

O Apanhador de Sonhos: Um Alvoroço Mal Explicado
Seguimos a jornada de Pete, Beav, Jonesy e Henry, um grupo de amigos que possuem algumas habilidades extraordinárias, como, por exemplo, descobrir aonde está aquela bendita coisa que você não sabe onde colocou ou saber que você colou em uma prova.

Tais capacidades foram, de certa forma, transmitidas a eles por Duddits, um amigo de infância que não veem há algum tempo, ele é a alma do livro, o personagem mais importante para o decorrer da trama.

Durante a temporada de caça resolvem se reunir no casebre de sempre para caçar, porém, um estranho chega agindo de forma estranha, dizendo coisas estranhas, e expelindo cheiros estranhos. A partir deste ponto o livro se torna uma batalha entre forças extraterrestres e a humanidade.

O início do livro é maravilhoso, possui personagens cativantes e mistérios intrigantes, porém, a história se torna maçante a partir do ponto que alguns personagens são inseridos, mas não muito bem desenvolvidos e algumas situações acontecem, mas não vejo esforço em serem explicadas.

Sofri com a morte dos meus dois personagens favoritos logo no início da leitura, e na minha concepção eram os mais carismáticos do enredo, os que mais me instigavam a continuar a ler.

O antagonista, o Sr. Gray, foi uma ótima jogada do King, mas não foi bem desenvolvido, ficamos um tanto perdidos com sua real motivação, e o porque um dos personagens o interessava e amedrontava tanto.

Além de ficar ainda mai confuso quando começam as cenas de flashback e outras que não sei nem como classificar de tão confusas que são.

O final foi decepcionante, sei que o King não é muito bom com finais, mas este foi exposto num diálogo tão raso que a sensação que fica é de perder tempo correndo atrás de respostas durante a leitura e sair de mãos vazias.

A história é sim interessante, alguns personagens são bem desenvolvidos, mas tio Stephen perdeu a mão, tornando a leitura maçante, confusa e deixando o leitor boiando em muitos momentos.

Ainda recomendo a leitura, mas se você não gosta de se sentir cada vez mais confuso, este livro só vai te decepcionar.

Ted 22/09/2021

Soube desse livro do Stephen somente há alguns meses e a sinopse me deixou tão interessado a ponto de priorizar ele dentre muitos da minha lista.
As primeiras páginas foram muitíssimo confusas, mas aos poucos a a história vai se desenrolando e começando a fluir, e ele não faz cerimônia, a carnificina e banho de sangue rolam soltos logo na primeira parte, e isso me chocou porém de forma positiva.
Pra quem conhece os trabalhos do Stephen já sabe que ele não polpa detalhes e insere diversos fatos e flashbacks nas histórias, e nessa aqui não é diferente. As vezes é meio cansativo pois certas passagens não agregam em nada a trama, e convenhamos que poderia ser menor, pois são quase 700 páginas, que poderiam facilmente ser apenhas 400.
Confesso que fiquei muito animado com o iniciar fervoroso e sangrento, mas a segunda parte fica bastante morna. Mas no geral foi uma leitura boa principalmente pela curiosidade para saber o desfecho.
A terceira parte vem com gás novamente e o final foi bem fechado, gostei bastante.

Duda 09/05/2021

Doideira
Eu não consigo nem ao certo classificar esse livro, por isso a avaliação. Foi meu primeiro contato com a escrita do King e como iniciante no mundo do autor eu não recomendaria esse livro pra quem quer começar também.
Ele tem muita informação e algumas delas ainda estão perdidas na minha cabeça, terminei a história com a sensação de que perdi um capítulo importante sabe? Kkkk
Foi uma experiência difícil, espero que as próximas superem essa primeira

Bernardo Luiz 15/02/2022

Um livro complexo, mas mesmo assim um bom livro!!
O apanhador de sonhos é um livro complexo, e bastante prolixo, mas para quem segue firme até o fim, nos entrega uma boa história, que só mesmo o Stephen King p/ conseguir contar.

Temos a história de 4 Jovens amigos, que quando eram apenas crianças, flagraram uma cena de bullying e violência contra um menino com síndrome de down, todos olhando para aquele ato perverso, foram inundados por uma vontade de justiça e empatia, e sem pensar duas vezes, partiram para salvar o pequeno menino. Depois desse dia, o quarteto, se torna um quinteto, o pequeno menino com síndrome de down era uma criança especial com poderes, e todo seu dom se espalhou entre os meninos, tornando-o os capazes de compartilhar seus pensamentos e sonhos entre si involuntariamente pela mente, criando uma amizade regada a lealdade e muita empatia um pelo outro.

Anos se passaram e chegamos no momento atual, 2001, Os 4 jovens amigos iniciais estão numa semana de caça a animais selvagens em uma floresta no interior do estado. Uma tradição que já dura a anos entre eles, sempre nessa mesma época do ano. E decorrente à esses dias de caça, A região foi invadida por criaturas alienígenas, causando morte e terror por onde tem passado, se espalhando e proliferando por todo o território. E por azar do destino chega até onde os 4 rapazes se encontram e cada um lida com as consequências desses eventos de forma diferente, mas uma coisa é certa para todos, a vida de ambos nunca mais será a mesma, a partir desses acontecimentos.

Como disse no início, O Apanhador de sonhos , não é um livro fácil, é um verdadeiro teste de paciência e dedicação, mas que nos brinda com uma ótima história no fim das contas, pra quem é fã do mestre, acho que vale a pena e recomendo.

Francisco 10/11/2022

Alienígenas, telepatia e amizade
Henry, Beaver, Pete e Gary Jones (Jonesy entre os seus amigos e familiares) são amigos desde a infância vivida em Derry nos anos 1970 quando livram Douglas Cavell, conhecido como Duddits, um garoto portador de Síndrome de Down de um garoto mais velho que o está humilhando e torturando. Após tal acontecimento tornam-se todos grandes amigos de Duddits.

Após décadas dessa velha amizade, todos os amigos, com exceção de Duddits reunem-se para uma caçada a cervos em uma região florestal do Maine. Durante essa caçada entramem contato com seres alienígenas hostis invasores de corpos que almejam destruir a raça humana. Então deverão utilizar os laços da velha amizade com Duddits para por um fim à essa ameaça à raça humana.

A história inteira tem um ritmo bastante moroso e é construída de muitos "flashbacks" dos personagens em diversos momentos de suas respectivas vidas à medida que enfrentam grandes problemas com a raça de alienígenas, a que intitulam "Srs. Cinza". Aqui encontramos uma união de "A Coisa" (um livro de sua autoria que considero genial) e um outro livro seu não tão bom assim, "Tommyknockers", uma história sobre alienígenas chegados à uma pequena cidade do Maine.

Apesar de estar habituado a ler King, posso dizer que a história como um todo (inclusive o péssimo final) não me agradou de forma alguma. Por essa razão, após a leitura consultei a avalia desse livro no Goodreads e percebi que muitas pessoas também não gostaram. A razão para King não ser o King que conhecemos nesse livro talvez seja pelo fato de que o próprio autor estar recuperando-se de seu famigerado acidente em 1999 sob efeito de poderosos analgésicos enquanto escrevia esse livro (vide "Sobre a Escrita"). Portanto, recomendo apenas a leitores mais habituados ao autor.

booksgioh 13/10/2022

Sr.cinza
Sou fã do King mas esse livro não funcionou por vários motivos: É MUITO arrastado, tem muito aspectos misturados que não fazem sentido e só foram jogados na história, várias coisas ficaram se desfecho, alienígenas misturado de apanhador de pesadelos, guerra, governo, viagem no tempo??? Vários momentos fiquei sem entender o que acontecia e teve um momento que simplesmente parei de tentar.

As 2 estrelas vão para a tentativa e a proposta no livro, que infelizmente falharam.

Shyvver 08/01/2021

O famoso LLI ( Longo, Louco e Impressionante ) xD.
Sinceramente mesmo, é um dos títulos de Stephen King o qual eu menos aprecio. A narrativa, como de costume, é um pouco mais lenta do que o habitual padrão de algumas pessoas como eu, o que não é ruim, toda a lentidão inicial, compensa pela extrema e exorbitante riqueza de detalhes.

Não é novidade que em todo livro de Stephen, a exploração dos personagens, do ambiente, da trama, é SEMPRE bem colocada e pontuada a todo momento. Pouquíssimos escritores que eu conheço conseguem deixar as coisas tão claras e precisas como na escrita do King, ele não tem só a paciência, como faz parecer que cada frase de seus livros, não foi meramente pensada naquele mesmo momento em que escrevia.

A sensação que tenho sempre que leio esse livro novamente é a de que ele escreveu o primeiro capítulo em tal ano, e cinco anos depois, escreveu os três capítulos seguintes, pois não parece algo comum, algo que seria imaginado em um, dois ou três dias, é algo tão puramente original, que te faz pensar que ele se dividiu em oito partes, e cada uma com sua própria personalidade, escreveu a página seguinte.

Stephen King é um gênio, e por mais que esse livro não seja tão precioso para mim quanto IT A Coisa, ele continua sendo um título muito bom para aqueles que tem o que é necessário para acompanhar a longa narrativa.

Janaine.Mioduski 20/04/2020

Marcante e visceral, mas beeeem enrolado.
Este fui um livro em que ao final tive sentimentos conflitantes. Não tenho dúvida de que os personagens ficarão gravados na minha memória por muitos anos, de tão bem construídos que são. E para mim, isto já um ponto que recomenda a sua leitura. Porém, leitor afoito, tenha consciência que este livro poderia ter algumas páginas a menos, muitas eu diria, talvez uma centena. A sensação geral é de que o King prolongou a história, esticando ações durante longos capítulos para que nos prendesse e nos obrigasse a passar a noite em claro, não funcionou para mim, porém. Na maior parte do tempo eu só queria que ele desenrolasse logo o nó e passasse para outro personagem.
Um outro ponto, é que a história se passa em núcleos diferentes, em geral um capítulo para cada. Então, o ápice de um evento normalmente é o final daquele capítulo e o próximo é sobre outra parte da história. Lado bom, você quer saber o final daquilo, então vai continuar lendo. Lado ruim, é uma P* quebra de expectativa, mais 30, 50 páginas para você saber o que aconteceu. Depende do leitor, mas eu particularmente não gosto muito dessa estrutura, apesar de a achar instigante.
Resumo da ópera (pois sim, às vezes parece uma ópera, sobre alienígenas, amizade, a arrogância da humanidade, a insanidade e uma boa dose de gore), é um bom livro, com personagens marcantes, porém, se você está iniciando no universo do King, não recomendo. A história se prolonga além do necessário, além de deixá-lo numa expectativa frustante muitas vezes. Entretanto, para quem já é fã do Mestre, recomendo. É ver uma nova faceta desse velho autor safado.