Star Wars: Provação

Star Wars: Provação Troy Denning

Resenhas - Star Wars

1 | 2 | 3 | 4

Xuia 09/08/2023

Entre os livros do universo Star Wars, este com certeza foi o mais agitado de longe, muitas situações perigosas e cenas de ação super bem descritas. Amei poder rever Luke, Leia e Han mais velhos e ainda assim cheios de vontade de lutar contra o lado sombrio. Recomendado com certeza!!

Di3gao 17/03/2023

A última aventura
Star Wars: Provação se passa 40 anos após os eventos do Episódio VI e mostra o trio lidando com vilões perigosos e a chegada da idade.

A história começa com uma simples trama sobre impedir piratas espaciais, mas à medida que foi se desenrolando ela se tornou bem mais complexa e misteriosa. Em geral, o enredo foi bem construído, todos os arcos dos personagens convergiram e foram importantes, tem uma narrativa envolvente e a conclusão deu um final digno tanto de para a história quanto para a jornada do Luke, da Leia e do Han. Além disso, mesmo que tenha acontecido muita coisa entre o intervalo do sexto filme e desse livro, o autor explicou o essencial e por isso não atrapalha a compreensão da história, ela funciona por si só. Entretanto, o enredo também teve vários problemas: desenvolveu mal alguns pontos, forçou muitas situações para a história conseguir avançar, o autor não conseguiu administrar tantos personagens, demorei para me prender na leitura e a violência é muito exagerada, por exemplo, o trio principal sofria feridas inacreditáveis e fatais em todas as batalhas, mas milagrosamente sobreviviam e eram rapidamente curados.

O autor expandiu bem o universo de Star Wars, mas não conseguiu passar a magia dele. Isso aconteceu, porque os personagens antigos podem ser facilmente substituídos por outros novos por não terem a mesma personalidade dos filmes, não passou um sentimento de estar assistindo aos filmes como outros livros já fizeram e não me senti imerso enquanto lia. Ou seja, parece que o autor criou algo novo e só usou elementos de Star Wars, o que faz parecer que a obra é uma fanfic e não faz parte dessa franquia. Em contra partida, ele fez um ótimo trabalho no desenvolvimento da relação entre os personagens, a escrita é envolvente e os elementos novos foram uma ótima adição.

Portanto, esse livro tem uma história boa e vale a pena ser lido, principalmente pelos fãs, porque conclui a jornada do trio clássico, mostra o que aconteceu após o fim do Império, tem vários fanservices e é impossível não se emocionar com o final.

Sándor 31/01/2023

Meh
O autor escreve muito bem, a leitura é bem fluida e esse é o único ponto bom.

No geral parece uma fanfic, se você trocar o nome dos personagens clássicos de Star Wars por outros nem percebe que está no universo criado por George Lucas.

Se você não é muito vidrado no material Legends, recomendo nem pegar para ler.

SuperCaruso 24/01/2023

Bom, mas não o melhor. Mas bom.
Esse foi o último dos livros que eu comprei na queima de estoque da Aleph depois que ela perdeu os direitos para outra editora e teve que liquidar toda a sua coleção. Os livros estavam sendo vendidos a 10 reais cada um.

Sempre tenho dificuldade com as descrições de cenário nos livros de Star Wars e esse não foi diferente. No entanto, diferente da maioria dos outros livros que eu li da franquia, esse teve muita ação e movimento, com bastante avanço da história a cada capítulo, fazendo com que as descrições confusas ocupassem um plano menor.

Depois de uma breve pesquisa, descobri que esse livro é o encerramento de uma longa jornada de aventuras, muitas delas escritas por esse próprio Troy Denning. Em um determinado momento as citações a eventos passados me deixaram um pouco preocupado. Mas, mesmo não tendo os livros anteriores, consegui acompanhar a aventura sem muitos percalços.

No fim das contas, achei uma boa leitura, bem movimentada. Meu preferido dos que eu li continua sendo Kenobi, mas acho que esse agora ocupa um segundo lugar com louvor.

Adoraria saber a opinião de outros leitores!

Leandro.Lombardi 26/09/2022

Sequência direta do Ep.6
Um livro imperdível pra quem espera uma trama empolgante com um grande final, após os acontecimentos ocorridos em O Retorno de Jedi. Show.

Cristiano 24/07/2022

Muito bom =)
A leitura é bastante fluida, perfeito para quem gosta de trilogia clássica e suas personagens, mas a história é auto explicativa quando precisa ser, então até mesmo quem não conhece a trilogia clássica terá bons momentos de leitura e não ficará perdido com o que está sendo narrado.
Recomendo a qualquer um que gosta de uma boa história.

Thiago.Nunes 15/04/2022

Uma pena ser apenas uma lenda
Definitivamente Star Wars, ou guerra nas estrelas, como era chamado quando eu era pequeno cresceu muito para além das telonas. Parece que foi a pouco tempo que o primeiro livro que não era apenas uma novelização saiu. Foi o "Herdeiros do império" e agora temos essa bela aventura. Uma aventura que traz, simplesmente o nossos personagens queridos em outra época de suas vidas. Trazendo consigo tudo por que lutaram e o que passaram.

O livro é uma aventura bem no estilo de SW dos livros, ou seja, bem mais fantasiosa que os filmes, mas igualmente empolgante. Como pode ser visto na capa neste filme temos uma palinha do poder da mestra Leia Solo, que a essa altura já havia dado a luz há 3 descendentes de Anakin Skywalker, mas ainda era a esposa querida de Han solo, amiga fiel de Lando e irmã do grão mestre jedi Luke Skywalker.

Mesmo quem nunca universo expandido, vale a pena dar uma olhada. Principalmente se alguns desses personagens que eu citei são seus favoritos.

Esse livro se passa já na era da nova república, logo não há nada de império, então se é isso que procuram, é melhor partir para outro leitura. É uma aventura do grupinho principal e jedi. E como nos tempos da velha república, com 2 jedi.

Recomendo a todos e não se preocupem tem luta de navinha sim. Que a força esteja com vocês.

Vinicyus B 04/10/2021

Provação é concluir esse livro.
Começa estranho já da capa nacional. Claramente usaram como referência a imagem dos atores masculinos maduros, semblantes semelhantes aos atuais deles na época dos filmes IX/X, mas por algum motivo ficaram com vergonha de usar a Carrie Fisher para representar a Léia. Mulher não pode envelhecer.

O livro não é legal para quem não leu um bocado de outros materiais. Muitos personagens e muitos acontecimentos são referenciados, nem sempre dá para se localizar e quando dá e muito cansativo.

Mas o final. Meu Deus, as últimas 80 páginas. Que coisa sem noção. Sem sentido. Sem construção. Nada indicava um final desses, ignorando todos os personagens e ações até ali. Que desgosto.

Leitora 18/09/2021

O livro conta a história muitos anos depois do final do filme 6, com Luke, Leia e Han mais velhos e com filhos. A escrita é muito boa e da pra ler bem rápido. Tem uma história bem fluida e empolgante de ler

Reinaldo 14/06/2021

Gostei, é bom ver o Luke sendo o "Jedi" mais temido do universo, uma pena q ele tem coisas de um livro q não foi publicado aqui no Brasil onde o filho dele se torna um temido Sith, é com certeza nunca será.

@solitude_e_books 23/05/2021

Meu Instagram Solitude_e_books
Provação é um romance que se passa quase quarenta anos após os acontecimentos de Star Wars - Episódio Vl, aqui reencontramos grandes personagens que tanto amamos e que marcaram gerações como os velhos amigos, Lando Calrissian, Han Solo, Leia e Luke. Mesmo sendo esse um livro massacrado pela crítica confesso que foi um dos melhores que li até então, isso se pensar que este é um livro não canônico ou seja não respeita os acontecimentos dos filmes, séries e animações, faço questão de frisar isso pois até eu fiquei cheio de dúvidas quanto a vários acontecimentos narrados aqui.

Ao contrário dos outros livros que li aqui o inimigo não se trata do império e sim de dois irmãos gênios capazes de propagar um verdadeiro genocídio para concretizar seus ideais e isso passa por uma vingança pessoal contra Han Solo devido a acontecimentos de infância dos irmãos. Eles não vão parar por nada, para controlar o lucrativo comércio de mineração da Orla Exterior - e finalmente toda a economia galáctica, mas em seus caminhos se encontra nada mais que Lando Calrissian que não os dará vida fácil nessa empreitada.

Foi uma leitura agradável no geral, eu recomendaria para fãs novos e antigos.

Nota no Skoob 4.0/5.0
Mireille 24/05/2021minha estante
Eu gostei muito desse livro tb!

@solitude_e_books 28/05/2021minha estante
Bem ousado

Maciel 12/04/2021

UMA ÚLTIMA AVENTURA PARA HAN, LUKE E LEIA. STAR WARS: Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS ? Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantag

1 | 2 | 3 | 4