Pedro, o Grande

Pedro, o Grande Robert K. Massie

Resenhas - Pedro, o Grande

Adiel.Guimaraes 31/08/2022

!!!!!
Andrei Nartov, o jovem torneiro com quem Pedro trabalhara quase diariamente em seus últimos anos, declarou: ?Embora Pedro, o Grande, não esteja mais conosco, seu espírito vive em nossas almas e nós, que tivemos a honra de estar próximos a um monarca, morreremos fiéis a ele, e nosso afetuoso amor por ele será enterrado conosco?. Neplyuev, o jovem oficial naval que Pedro havia enviado como embaixador a Constantinopla, escreveu: ?Esse monarca nivelou nosso país com os outros. Ele nos ensinou a reconhecer que somos um povo. Em suma, tudo aquilo que admiramos na Rússia tem suas origens nele, e tudo que for feito no futuro será derivado dessa fonte?.

Kalil 19/12/2020

Li esse livro impulsionado pelo projeto de leitura da youtuber Tatiana Feltrin. O projeto inclui a leitura de 5 livros sobre os Romanov e mais dois sobre a Frida. Eu nunca fui fã de história e sempre tive dificuldade de encaixar os personagens em seus devidos tempos (acredito que isso aconteça com muita gente também). Além disso, tenho a vontade de entender melhor o nascimento da política moderna e por isso, estou buscando entender a revolução russa mais a fundo.

Esse livro é incrível, detalhado e empolgante. Minha vontade após essa leitura é de estudar russo e passar alguns meses viajando por lá. Minha sugestão é que você leia o livro consultando cada palácio e cidade no mapa, isso ajuda muito na construção da narrativa.

Infelizmente Massie nos deixou enquanto eu lia esse livro em dezembro de 2019. No mesmo momento que encontrei um grande historiador, fiquei órfão dele.

Grande obra que entrou na minha lista de favoritos.

Raiany Pereira 04/05/2022minha estante
Também encontrei ele através da Tatiana ?

TiagoHelmer 03/04/2020

Incrível biografia de uma das personalidades mais famosas da história. É uma biografia e um livro de história, mas é tão bem escrito e fluido que parece um romance. Uma reflexão: a vida real pode ser mais fascinante que qualquer história inventada!

O livro não é só a biografia do Czar Pedro I da Rússia, também é a biografia das grandes personalidades do século XVII e XVIII como Luiz XIV da França, Carlos XII da Suécia, Guilherme de Orange da Inglaterra/Holanda e muitos outros. Também tem a descrição das principais cidades da época e culturas como, por exemplo, a do Império Otomano. Tudo em uma linha cronológica da visita de Pedro a tais lugares e presença das personalidades.

A vida de Pedro é descrita com riqueza de detalhes e mostra sua grande energia. Reformar e “ocidentalizar” a Rússia, vencer a Grande Guerra do Norte, combater o Império Otomano, neutralizar conspirações, construir grandes navios com as próprias mãos, fundar a cidade de São Petersburgo, etc. são alguns exemplos de conquistas. Lendo a biografia é possível entender que Pedro era diferenciado em vários aspectos e que se envolveu com pessoas incríveis e competentes para que suas conquistas fossem solidificadas.

Carlos.Rodrigues 29/04/2020minha estante
Boa noite, você leu em formato digital ou físico? Se for digital e tiver interesse em troca, tenho algumas opções que possa te interessar, o que acha?

Leonardo.H.Lopes 01/03/2023

Livro grande sobre essa grande figura da história russa e ocidental, essa biografia de Pedro, O Grande, é uma das melhores e mais deliciosas biografias que já li até hoje. Robert. K. massie, historiador, nos conta a história desde os primórdios, passando pelo nascimento, infância, adolescência, juventude, maturidade, morte e legado do primeiro Imperador de Toda a Rússia. Possui muitos detalhes acerca da vida e do mundo no qual Pedro nasceu e cresceu, bem como as mudanças que realizou e que mudariam para sempre a história do vasto território que hoje chamamos de Rússia, bem como sua cultura. Ele fez muitas coisas ao longo da vida, apesar de ter falecido ainda jovem, com 53 anos. Pedro era um visionário, admirava o ocidente e modernizou a Rússia, mesmo que, para isso, tenha usado de força bruta e exercido, em muitas ocasiões, seu poder de forma autoritária, o que não é uma crítica propriamente dita,, haja vista que ele viveu nas eras em que as monarquias estavam no auge do poder absoluta na Europa. Apaixonado por barcos, fez seu país crescer muito sua esfera naval e marítima, bem como fez com que o exército russo fosse respeitado em todo o continente durante e após a exaustiva Grande Guerra do Norte, contra a Suécia, que se arrasta por mais de 20 anos. Pedro também foi a cabeça de muitas reformas no estado e na estrutura sócio-cultural da Rússia, sendo odiado pelos mais conservadores. Sua piedade tinha limite, foi capaz de condenar o próprio filho à morte após uma tentativa de usurpação ou torturar e assassinar mais de mil membros da guarda do Kremlim de Moscou que se envolveram em uma revolta sangrenta. Aliás, o czar tinha aversão à tradicional capital russa, haja vista ter presenciado, quando criança, uma revolta dos guardas do Kremlim quando criança que matou muitos da família de sua mãe. Seu ranço contra Moscou era tão grande que, no limiar da Grande Guerra do Norte, pedro conquistou um território que pertencia à Suécia, dando acesso ao mar, um de suas metas, e neste território fundou São Petersburgo, fazendo desta cidade a cidade de seus sonhos, um ponto de intersecção entre a rússia tradicional e “bárbara” e o ocidente “civilizado”, elevando à capital de seu czarado e, posteriormente, de seu império.

Indubitavelmente, não é pretensão deste singelo texto se tornar uma completa resenha desta biografia. Registro que o livro vai além de Pedro. Massie nos conta a história de tudo o que gravitava o biografado: a corte de Luís XIV; a corte do Império Otomado; detalha a Grande Guerra do Norte; numa real atividade de apresentar o mundo de pedro, o que nos dá uma grande base para entendermos seu contexto e como a humanidade era em seu tempo e espaço. Um livro incrível do qual é apenas o início de uma jornada, haja que Robert K.Massie também escreveu as biografias de Catarina, a Grande e dos últimos czares, Nicolau e Alexandra. Ansioso.

Edna 28/06/2020

Feitos Extraordinários
Uma biografia de uma das personalidades mais famosas da história, com riquezas de detalhes não só sobre a vida de Pedro o Grande como de grandes personalidades do século XVII e XVIII como Luiz XIV o "Rei Sol"da França, Carlos XII da Suécia, na Holanda e sua amizade com Guilherme na Inglaterra e de tantos outros, muitos escritores são citados em São Petersburgo o berço da Literatura Russa.

Uma parte que encanta nesta obra que como em um romance são descrito os cenários de toda a Rússia a Fundação de São Petersburgo, assim como toda a Europa através das viagens de Pedro e sua amizade com grandes monarcas, sua história com Catarina I.

"Um homem cuja infância foi manchada pelo horror, cuja vida pública foi repleta de lutas, e cuja vida familiar passou pela apavorante tragédia do czarevich Aleixo, teve ao menos alguns momentos de felicidade. Em Catarina, Pedro encontrou uma ilha em meio às tempestades." 453

Os maiores objetivos do Czar era ocidentalizar a Rússia, vencer a Senhora do Norte, combater o Império Otomano, neutralizar conspirações e superar as traições, as vezes confessava sua exaustão e se sentia sozinho sem confiança.

Grandes feitos o leitor acompanha, como
construção de grandes navios que se empenhava e trabalhava junto com a equipe usando as próprias mãos, a fundação de São Petersburgo que desejei imensamente conhecê-la.
Pode conter algum spoiler >> a partir daqui
Uma obra histórica, conhecer esse homem com idéias inovadoras muito do conhecimento adquirido no Ocidente, que dividiu opiniões mesmo após a sua morte entre os eslavófilos e os ocidentalizadores, incansável nas batalhas contra a Suécia que durou toda a sua vida, cuja objetivo era a conquista da travessia pelo mar Báltico e todo o Progresso que poderia conquistar por esse trajeto, as vezes cruel no tocante à es esposa Eudóxia e ao czarich Aleixo, outras vezes frio com os traidores, foi justo e incansávelmente visionário em favor da Rússia, e na maioria das vezes humilde, gostava de trabalhar com as mãos, era extremamente brincalhão, não gostava de ficar parado, amava jogar xadrez com quem encontrasse, tinha pavor de baratas e sua maior alegria era navegar.

#Bagagemliteraria
#Literaturarussa
#Instalivros
#Classico

Ricardo 28/09/2015

O reinado do Czar Pedro pode ser resumido em: "Enfrentou uma guerra de 21 anos, construiu uma frota naval do zero, uma nova capital, novos portos e canais sem a ajuda de um único empréstimo ou subsídio estrangeiro (de fato, era ele quem pagava subsídios a aliados, como a Augusto da Polônia). Cada copeque foi levantado com o trabalho e o sacrifício do povo russo no espaço de uma geração. Não usou empréstimos internos para que as gerações futuras arcassem. Tampouco desvalorizou a moeda emitindo papel-moeda, como Goertz fez em nome de Carlos XII da Suécia. Em vez disso, lançou todo o peso sobre seus contemporâneos. Eles fatigaram, lutaram, se opuseram, praguejaram. Mas obedeceram".

Pedro foi um dos primeiros russos a maltratar o povo "ignorante" que não queria se modernizar, mas deixou a Rússia como potência europeia no fim de seu reinado. Evidentemente, a um custo alto e contra a vontade de muitos, que não tiveram seus direitos de escolha respeitados.

A personalidade de Pedro foi muito afetada por uma Revolta dos Streltsi, que matou vários nobres e afastou sua mãe Natália. Os Streltsi eram os guardiões do Kremlin e responsáveis pela tradição, e facilmente atacavam o poder constituído quando visse uma perda das tradições russas. Uma segunda revolta, quando Pedro já era czar, foi debelada com um massacre: torturas (engraçado que havia clubes de tortura russos, e os que mais aguentavam eram promovidos. Assim, a tortura foi ineficaz, mas quando tratados com ternura, abriam o bico), execuções diárias...

Pedro era fascinado por questões militares, e principalmente pelo mar. Queria uma saída para o mar e vislumbrou tanto a opção Mar Negro ao Sul como Mar Báltico ao Norte. Um era controlado por Otomanos, o outro pela Suécia, a grande potência da época.

Outro fato marcante foi que Pedro procurou modernizar a Rússia enviando filhos de nobres ao exterior para aprender de tudo. Ele mesmo visitou vários países ocidentais duas vezes, e importou vários estrangeiros para trabalhar na Rússia.

Não só modernizou o exército como atacou os costumes também: a) todos deviam raspar as barbas, exceto camponeses e padres, sob pena de multa; b) todos deviam se vestir à moda ocidental, exceto camponeses, sob pena de multa; c) cunhagem de moedas de cobre, ouro e prata; d) obrigação de selo oficial em contratos, para aumentar renda do governo; e) criação da ordem de Santo André, para economizar nas condecorações; f) mudança do calendário para Juliano.

Pedro passou a maior parte do reinado em guerra com a Suécia, de quem conseguiu tomar os territórios no Báltico onde fundou São Petersburgo. E a Suécia tinha um exército invencível, que Pedro conseguiu destruir via diplomacia (sempre teve aliados para distrair os suecos, como Polônia, Dinamarca e Estados do Norte da Alemanha) e via militar, com seu exército novo em folha e uma nova marinha.

Durante os anos finais de seu reinado, Pedro se concentrou em levar museus, bibliotecas, galerias de arte e até um zoológico para S. Petersburgo. Garantiu que os museus fossem gratuitos para educar o povo, e até oferecia café e vinho em nome e pago por ele.

Seguiu o conselho de Leibniz, fundou a Academia de Ciências, até hoje a instituição proeminente da Rússia, e fundou a Academia Russa, mesmo que, por ironia, não houvesse escolas de primeiro e segundo grau.

Outro problema grave que Pedro via era o poder da Igreja Ortodoxa em defender a tradição e ficar contra suas reformas modernizantes. Atacou a igreja com uma reforma que aboliu o Patriarcado e o substituiu por um colégio, e "anexou" a Igreja ao Estado. Das palavras de Alexander Soljenítsin: a história da Rússia teria sido "incomparavelmente mais humana e harmoniosa nos últimos séculos se a igreja não tivesse entregado sua independência, mas sim feito sua voz ser ouvida entre o povo, como ela faz, por exemplo, na Polônia". A Igreja ficou tão servil ao Estado que qualquer oposição a ele naturalmente não buscaria a Igreja como aliada, pois ela era o Estado.

Muitas das suas reformas continuaram, até o Estado ser completamente modificado com os bolcheviques.
Manini 05/01/2017minha estante
O livro e escrito em prosa, Tem um pano de fundo ou somente os dados estatísticos da vida dele?

Ricardo 16/04/2017minha estante
As três coisas

Lucas2071 07/08/2023

Palavras ditas por Octávio Augusto em seu leito de morte servem bem ao seu legado, "Vejam que tive Roma como a cidade de barro e agora entrego a vós como a cidade de mármore." É muito forte esta colocação, podem odiar, amaldiçoar e até mesmo esquecer, mas jamais poderão viver em um mundo diferente daquele que foi projetado por certas pessoas. Augusto, César, Napoleão, Bismarck, Carlos Magno e...Pedro.

Pedro Alexeivicht Romanov, ou como a História o tornaria, Pedro, o grande.
Não se pode discutir os conflitos mundiais dos séculos XIX, XX e XXI sem falar da poderosa nação russa. Não falemos da queda de Napoleão, derrota de Hitler ou redesenho da geopolítica mundial sem mencionar o colosso eslavo.
Mas nem sempre foi assim. A Rússia foi um dia uma abstração, uma ideia, um sonho mal sonhado de inúmeros nobres eslavos. Cidades como Kiev, Novgorod e Cazã eram dominantes, havia também um vilareijo às margens de um rio no coração do leste europeu, esse vilareijo cresceu, resistiu e tornou-se o principado de Moscovo. Uma cidade feita de lama e madeira, improvável de se impor ante seus adversários imediatos.
A História da Rússia se confunde com a história de Pedro, nesta obra, Massie entra nos mínimos detalhes de como o jovem czar viveu e entendeu o mundo a sua volta. 1000 páginas apenas sobre a trajetória de um homem? Não, Massie não seria tão cruel. A obra intercala os anos que antecedem Pedro - seu pai Aleixo e avô Miguel - a vida e cultura dos poloneses, alemães, suécos e, meus favoritos, os turcos.

Minha motivação pessoal para ler sobre a vida de Pedro foram minhas leituras dos clássicos russos, a dicotomia entre duas Rússias, o velho e o novo, a terra e o mar, Moscou e São Petersburgo, a Ásia e a Europa. Todos temas recorrentes na literatura nacional russa e que exigem um conhecimento mais profundo das origens dessa emergência russa que parece até hoje não ter se encontrado enquanto uma só.

Wanderlei 20/07/2016

Livro incrível! Altamente recomendado!
Este, sem dúvida é um dos melhores livros que já li. Massie traz à vida uma das maiores figuras da história.
Pedro, o Grande, era um personagem complexo, até mesmo contraditório. O livro apresenta os fatos históricos de uma forma clara e concisa e o mais importante, representa Pedro como ele era. Um homem violento, por vezes, e quando as circunstâncias exigiam era brutal, mas sempre com um propósito, não com loucura de Ivan IV. Tudo isso com detalhes de sua energia ilimitada, a sua ambição incrível e seus sucessos surpreendentes.
Embora seja um livro longo, você não consegue parar de ler. Você segue a vida deste grande homem de seus turbulentos anos como uma criança, para suas campanhas contra os turcos, sua guerra contra a Suécia e, finalmente, suas reformas, que mudaram para sempre a Rússia.
Massie conta a história magistralmente, passo a passo, tecendo em todos os tipos de detalhes fascinantes. Mas, como ele reconhece, no final, Pedro tem sido e continuará a ser uma figura controversa.

“Ele era uma força da natureza – e talvez por esse motivo jamais se chegue a um julgamento final. Como alguém poderia julgar o movimento eterno do oceano ou o enorme poder do furacão?”

“A história pode caminhar em um ritmo mais lento, mas ela nunca anda para trás.”’

Esse termo da época achei muito engraçado:
“viciada em galantaria”.

ClaudioLucchesi 22/03/2017

Altamente recomendado! Um livro básico para se compreender a Rússia!
Discordo da resenha da Amazon, profundamente facciosa. Pedro não tinha "pendor para a tortura" - o autor deixa claro que a tortura era então considerada parte normal dos procedimentos de todo Estado europeu (da Suécia à Inglaterra), e apenas suas "técnicas" variavam. Chamá-lo também de "bárbaro" é historicamente errado, e revela apenas um preconceito até hoje arraigado entre alguns sobre a Rússia.
Para sua época, Pedro foi de um visionarismo e de uma postura revolucionária extraordinários - surpreendendo a realeza européia da época, passou cerca de 3-4 meses trabalhando num estaleiro da Holanda, como funcionário braçal, pois desejava que a Rússia tivesse uma Marinha (foi o fundador da Marinha Russa). O autor muito meritoriamente, subintitula sua obra de "Sua Vida e Seu Mundo", fazendo questão de destacar o quanto certas ações e mesmo hábitos do Czar, que hoje podem parecer chocantes, eram absolutamente "normais" em sua época histórica.
Pedro revolucionou a Rússia, transformou profundamente o seu país, e com isso, transformou toda a geopolítica - não só da época, mas até os nossos dias.
Mesmo para os padrões atuais, traz lições de liderança e governança.
Não acho que seja um livro para se entender "a Rússia de Putin", mas para se entender a Rússia - e o mundo de hoje.

Vanessa.Brizola 12/07/2018

De longe um dos melhores desse ano, quiçá da vida!
Gente, pensa num livro que é biografia, romance histórico e aula de História tudo junto. Agora imagine um soberano forte, expansionista, engajado, mão de ferro, mas, ao mesmo tempo, justo e visionário. Então pense em acompanhar todos esses elementos contados na vida desta personalidade mítica que foi o primeiro czar russo a tirar seu país da era medieval. Assim, sem exagero, afirmo que o livro Pedro, o Grande é tudo isso!

Mesmo se você não se arrisca em livros de não ficção, talvez este seja o ponta pé para entrar nessa outra área da literatura, tão rica e que nos enche de conhecimento.

A história da Rússia nunca me foi tão interessante como sobre os olhos – e as pesquisas extensas – do autor Robert K. Massie. Ele faz um brilhante trabalho de reconstrução da vida e império de Pedro, o czar que governou o país de 1682 a 1725. Vamos conhecer desde a infância até os últimos dias desse governante completo, certamente o primeiro a tirar a Rússia dos costumes antigos da Europa e inseri-la na era contemporânea. Entretanto, o autor não foca apenas em Pedro. Para toda narração de um evento marcante na vida e nos feitos do czar existe um embasamento sobre o painel histórico daquele momento e, por ser escrito com tanta leveza e fluidez, nos transporta para aqueles tempos. A moscóvia antiga, o brilhantismo do rei Sol, a guerra infindável entre Carlos XII da Suécia e Pedro, o papel da mulher numa sociedade absolutamente patriarcal, o grande amor do czar, seus dramas em tentar firmar um sucessor à sua altura e tantos outros temas discutidos com riqueza e competência!

A edição que possuo, da Amarilys, tem um acabamento ótimo, diagramação confortável, papel de qualidade e é repleta de mapas, diagramas e imagens para melhor entendimento. Minha única ressalva é na revisão, encontrei um bocado de erros de digitação.

Terminamos esta leitura querendo conhecer muito mais sobre a Rússia, seu povo, seus costumes e locais. Quando cheguei ao final fiquei um bom tempo refletindo acerca da aventura que foi acompanhar figura tão emblemática e doida de vontade de conhecer São Petersburgo. Ah, você nunca mais se esquecerá desta cidade!

@ALeituradeHoje 06/12/2018

Pedro o Grande
Não sei vocês, mas eu amo uma boa história. E se essa história conta um fato que realmente aconteceu... Ah! Ela me conquista de verdade.
Assim foi com a biografia de Pedro, O Grande. O autor não somente falou sobre o grandioso (realmente grandioso, em termos de tamanho físico e de conquistas) personagem, mas ele nos contou uma história. Uma bela história.
Uma das belezas do livro está na forma como Robert K. Massie construiu o desenrolar da história. Ele fala sobre o contexto do mundo em que Pedro nasceu, fala sobre os governos da Europa na época, sobre o que era e como estava a Rússia antiga (ou Moscóvia) naquele momento do século.
Entre 1682 e 1721, Pedro foi o Czar Russo, terceiro Romanov e o governante que ocidentalizou o país que vivia em seu próprio mundo, com costumes fortemente cravados. Essa mudança que custou a Pedro uma intensa luta dentro e fora do seu pais, foi em alguns momentos empurrada “goela abaixo” na população. Em um determinado momento, por exemplo, o escritor descreve como Pedro obrigou seus conterrâneos a cortarem as barbas e como aplicou multas em quem permanecesse com elas. Isso foi uma afronta. Usar barba na Moscóvia era um status, um símbolo único. Todo homem TINHA que usar barba. E quanto maior mais respeitado ele era. E Pedro mandou/obrigou cortar.
Com atitudes as vezes grandiosas, e as vezes nem tanto (como o episódio da barba), Massie parece nos colocar fisicamente dentro da cabeça de Pedro ou nas ruas de Moscou ou São Petersburgo (que foi construída por Pedro, em meio a lamaçais).
O único ponto cansativo para mim, foram os momentos das guerras. Pedro lutou grandes batalhas para empurrar uma Russia morro acima. E o escritor com toda a sua grandiosidade expõe as lutas com um cuidado minucioso. Isso as vezes me deixava entediada. Mas é por um motivo bem particular que é o fato de não gostar de descrição de batalhas. Já para quem gosta de táticas e de conhecer mais sobre um exército de época (e como Pedro fez para moderniza-lo) vai amar. E daí sim, Robert K. Massie para você terá sido perfeito em todas as frentes.
Enfim, para os apaixonados por história (como eu) um prato cheio.
Cris @c.lerounaoler.oficial 07/12/2018minha estante
Acabei abandonando, mas pretendo voltar.

@ALeituradeHoje 13/12/2018minha estante
Ele fica cansativo na questão das guerras, eu patinei um pouco. Mas as partes históricas, eu me perdia no tempo... tão rápido ele passava

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Pedro, o Grande: Sua Vida e Seu Mundo" é uma biografia escrita por Robert K. Massie e publicada em 2015 pela editora Manole. Com 1080 páginas e escrita em português, a obra narra a vida de Pedro I, imperador da Rússia, desde sua infância até sua morte.

Dividido em três partes, o livro apresenta uma narrativa detalhada e envolvente sobre a vida e a obra de Pedro I. A primeira parte, intitulada "O Menino Zar", descreve a infância de Pedro, sua educação e sua ascensão ao trono da Rússia, bem como a influência de sua mãe, Natalia Narishkina, e de seus conselheiros na formação de sua personalidade e em suas decisões políticas.

A segunda parte, "O Reformador", aborda a transformação da Rússia sob o reinado de Pedro, incluindo as reformas administrativas, militares e culturais que ele implementou e a luta contra as resistências internas e externas. Nessa parte, Massie também destaca a construção da nova capital da Rússia, São Petersburgo, e a relação complexa de Pedro com a Europa ocidental.

A terceira e última parte, "O Soberano", retrata o fim da vida de Pedro I e a luta por sua sucessão, além de abordar o legado deixado por ele à Rússia e à Europa. Massie apresenta um retrato minucioso do caráter complexo e contraditório de Pedro, bem como de suas realizações, conflitos e relacionamentos pessoais.

A obra é fruto de uma pesquisa extensa e aprofundada em fontes primárias e secundárias, o que confere grande credibilidade à narrativa. Massie utiliza uma linguagem clara e acessível, tornando a leitura envolvente e acessível, mesmo para quem não é especialista em história.

"Pedro, o Grande: Sua Vida e Seu Mundo" é uma obra de grande importância histórica, que oferece uma visão ampla e detalhada sobre a vida e obra do grande líder russo. Massie é um escritor talentoso e habilidoso em transformar a história em uma narrativa emocionante, tornando o livro uma leitura indispensável para quem deseja entender a Rússia e a Europa dos séculos XVII e XVIII.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Edu 17/09/2017

A biografia definitiva
Uma das biografias mais interessantes, complexas e completas que já li. Robert Massie é um dos melhores biógrafos que já tive a oportunidade de ler.

Pedro o Grande foi o maior Czar da história da Russia, um reformador que mudou pra sempre os rumos da vida de um povo que sempre esteve, de certa forma, atrasado em relação a outros países da Europa, como Alemanha, Inglaterra e França.
Uma personalidade cativante e ao mesmo tempo excêntrica. Um visionário que estava muito a frente de seu tempo, e aproximou a Russia dos costumes e da cultura Européia, bem como avançou muito a infra-estrutura do país, além de conquistar territórios importantes para o desenvolvimento do mesmo.
Um grande Pai e ao mesmo tempo autocrata feroz, que moldou sua personalidade entre traumas de infância e um desejo sem limites por conhecimento.

Sua curiosidade e interesses deixaram uma herança valiosíssima para a Russia, que até a época das revoluções o via como o maior de todos os czares.
Angela.Lopes 18/09/2017minha estante
Interessante!!! Vou procurar

Gabs 01/03/2018

Um trabalho excepcional de Robert K. Massie
Pedro, o Grande foi um czar da Rússia. Ele foi da terceira geração dos czares Romanov, dinastia que governou a Rússia por cerca de 3 séculos. Pedro foi o responsável por elevar o patamar da Rússia no cenário europeu: ela deixou de ser uma nação isolada do resto para se tornar um país respeitado e capaz de vencer guerras. Durante o reinado de Pedro, a Rússia venceu uma guerra importantíssima contra a Suécia, a chamada Grande Guerra do Norte, na qual ele conquistou, entre outros territórios, a saída da Rússia para o Mar Báltico, lugar onde ele construiu a cidade de São Petersburgo.

A biografia é um trabalho extremamente cuidadoso de Robert K. Massie, contendo diversas citações de cartas e depoimentos e detalhes da vida de Pedro. Ele merecidamente ganhou o Prêmio Pulitzer por esse livro.

É uma leitura pesada, um livro extenso e com diversas informações, mas mais do que recomendado para quem deseja aprender um pouco sobre a dinastia dos Romanov.

site: https://alemdaquartacapa.wordpress.com/2018/03/01/pedro-o-grande-sua-vida-e-seu-mundo-robert-k-massie/

Danielle 13/02/2021

Que aventura!
Adorei acompanhar a vida dessa figura tão ilustre que através de seus modernizou a Rússia e o tornou tão famoso até os dias de hoje!

Orgulho de vê-lo desbravando a Europa, principalmente a Holanda, que é o país em que vivo.