Histórias Curtas

Histórias Curtas Rubem Fonseca

Resenhas - Histórias Curtas

Isabella1982 10/04/2024

O que foi isso, tio Rubem?
A regra é não ter regra, né?
A escrita do Rubem é interessantíssima.
O livro trás contos curtos, com história cotidianas, geralmente atravessadas por situações inverossímeis, fugindo do óbvio, do confortável e do convencional.
Com um toque de humor pérfido, um pouquinho de fatalismo, envoltos em uma escrita fluída, porém nada confortável.

TalesVR 24/02/2024

Quê?
São tantas emoções que nem sei por onde começar. A única regra seguida em Histórias Curtas é a do próprio título: nenhuma historinha passa de 4 páginas, só que dentro dessas 4 páginas o leitor pode esperar QUALQUER COISA, qualquer coisa mesmo. A camisa de força da capa foi bem empregada, são situações absurdas até dentro de um padrão de absurdos. E apesar de nenhuma ser realmente memorável ou extraordinária, algumas você para e fica pensando, tentando digerir o que não dá pra ser digerido, a maioria tem o final em aberto em uma grande degenerescência mental coletiva que identifiquei como um ponto em comum.

É festa estranha com gente esquisita. Só que a gente é a mais esquisita possível da humanidade e a festa é um filme dos Jogos Mortais em um cenário que tá tudo pegando fogo 24h por dia.

Gabrielbneres97 03/12/2023

Contos de Rubem Fonseca
Mais uma leitura de Rubem Fonseca para o ano. A escrita dele é viciante.

Ao contrário de Carne Crua, em que suas histórias começam mais ou menos e vão melhorando com o passar das páginas, Histórias Curtas começa muito bem e, pelo menos para mim, perde o fôlego a partir de certo ponto, deixando a leitura repetitiva, cansativa e chata.

Ainda vale a leitura por ser Rubem Fonseca, mas leia com calma.

SuperCaruso 25/06/2023

Sou fã de Rubem Fonseca
Adorei todos os contos, alguns são tão curtos que parecem quase anedotas. Achei melhor que o outro livro de contos curtos que eu li dele (Amálgama, eu acho). Me deu muita vontade de montar no teatro numa peça com quatro atores, encenando cada história sem alterar o conteúdo.
Pedro 26/06/2023minha estante
Também adoro o autor, tive a sorte da minha primeira leitura dele ter sido os "Contos reunidos" da Companhia das Letra, melhor livro de conto que já li. Já leu esse?

SuperCaruso 27/06/2023minha estante
Esse eu acho que era uma reunião de contos de outros livros, não era? Eu não li esse, mas devo ter lido todos os contos que estão nesse! Adorava as capas da Companhia das Letras, tenho todos até hoje

Pedro 02/07/2023minha estante
isso aí, uma reunião de todos os outros livros de contos até aquela época. Eu prefiro as capas da Companhia, lembra de quais você tem por aí? e apesar do pessoal não gostar muito dos romances dele, eu adoro, gosta deles também?

SuperCaruso 16/07/2023minha estante
Adoro todos os romances dele! E tenho todas as capas da Companhia das Letras. Só as que ele lançou depois de trocar de editora é que não, mas a minha coleção é inteira Cia das Letras

Aline 15/05/2023

Histórias curtas.
Rubem Fonseca sendo Rubem Fonseca em mais um livro. Nesse Histórias Curtas temos várias histórias de varias temáticas diferentes em que personagens, nada convencionais, conseguem sempre te fazer refletir em determinadas situações do cotidiano. Gosto muito do estilo de escrita do autor e sempre recomendo.

Lore 29/05/2022

Razoável
Percebi que Rubem Fonseca tem um estilo interessante, mas acredito que escolhi um péssimo livro para começar.
Histórias Curtas traz alguns contos narrados em primeira pessoa por personagens aleatórios e as histórias não têm ligação entre si (adoraria que tivesse alguma pequena ligação, tornaria tudo mais interessante). Dentre esses contos, alguns são bons, mas eu diria que apenas uns 3, no máximo.
Em outros (maioria) eu fiquei com uma grande expectativa pelo final e simplesmente foi péssimo, morno, sem graça. Tenho que falar dessa forma, não tem outro jeito, realmente achei decepcionante.
Seus temas são pesados, passei a leitura inteira me perguntando se era apenas uma crítica de Rubem acerca da nossa mente ou se ele realmente compactuava de alguma forma com as coisas que disse em suas histórias. Apesar disso, eu gosto muito de livros que não tem filtros para mostrar o que passa na cabeça dos personagens, gosto muito de ver essa podridão nua e isso me lembrou a escrita de Raphael Montes.

luke - among the living. 08/04/2022

Livro curto, contendo cerca de 40 contos breves. Infelizmente, apesar de mirabolantes, não tem nenhum memorável ou marcante.

Mas vale a leitura.

Iagne 08/02/2022

Histórias Curtas (Rubem Fonseca)
Vigésimo oitavo livro de Rubem Fonseca, décimo quinto livro de contos. Nesse livro Rubem Fonseca reúne 40 contos (A luta contra o preconceito racial; Coma; Devaneio; Eles; O peido; Incorpóreo; Humilhação; A preferida; O pudico; Netinho querido; Viver; O amputado; O mundo é nosso!; Jardim de flores; O reencontro; A noviça; Televisão; Andar é preciso; Bola ou búrica?; Cem anos; Regime; Olhares e sussurros; Animal de estimação; O roedor de ossos; Justiça; Atração; Suzy; Quem vê cara não vê coração; O brinco de pérola; O colecionador; O que há em um nome?; Condição insólita; Deus e diabo; Folie à deux; Ouvir; Um bom trabalho; Hóstias; Fazer as pessoas rirem e se sentirem felizes), todos muitos curtos, alguns bem interessantes, outros intrigantes, todos com o toque especial de Rubem Fonseca.
Iniciando com 'A luta contra o preconceito racial', um conto que mostra de forma irônica uma maneira diferente de combater o preconceito racial, achei engraçado o final, mas as motivações do protagonista são válidas, o conto funciona como uma baita crítica. Passa pelo conto 'O brinco de pérola' que mostra uma situação inusitada, que o marido ao pensar em suas ações para conquistar uma amante, percebe a infidelidade da esposa. Encerrando com o conto 'Fazer as pessoas rirem e se sentirem felizes', que mostra a vida de um palhaço que aprendeu o ofício ao ser ensinado pelo Pai, mesmo sem ter identificação com a profissão. Esses são apenas alguns dos vários bons contos do livro, o problema é que todos são curtinhos, dessa forma o leitor não fica muito preso a leitura. Mas ao que se propõem, Rubem Fonseca, acerta novamente.

Mello 06/06/2021

Rápido e fácil
Contos curtos e fluidos bem rápido de ler. Quando vi já tinha acabado. Gostei da facilidade de leitura e das viagens dos contos.

Ramalho 13/01/2021

Familiar e absurdo
Revela o que há de mais sombrio nos desejos das pessoas, pessoas essas que vemos todos os dias, na fila da loterica, no onibus, na Igreja, no mercado...pois esquecemos que cada um é diferente. O livro tem uma palidez rovaz de sua narrativa grotesca e cotidiana, beirada ao absurdo e mesmo assim familiar. Algumas histórias são muito interressantes e marcantes, outras nem tanto, mas de fato uma constante amargura e sabiamento na hora de contar a história...o autor já se mostra com uma dominancia muito grande sobre a figura humana moderna e principalmente da linguagem.

@jana450 12/08/2020

Angustiante como amo
Os que mais me marcaram foram: a doença por roer ossos, cortar um dedo humano para esse fim foi muito aterrorizante.
Gostar mais de mulheres casadas é semelhante uma piada até o seu final.
O Folie a Deux foi no mínimo engraçado, mas o brinco de pérola foi muito pesado.

Beatriz.Barbosa 22/04/2020

Apesar de ser um livro que te prende (por pura curiosidade pra ver qual a próxima loucura que vai ser contada) e tem algumas histórias que se relacionam, não é meu tipo de literatura. Creio que seja o tipo de várias pessoas, que nem nariz. A narrativa realmente faz jus ao titilo, são histórias curtas.

O Leitor 07/04/2020

Sensacional
Historinhas de pessoas malucas kkkk
raonypimentel 08/04/2020minha estante
Acho que vou colocar esse nas minhas próximas leituras...

Aline 25/03/2020

Vale a pena conhecer
Alguns contos são bons, outros nem tanto, porém gostei da experiência de leitura desse livro.