Os Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto Edmund Wilson

Resenhas - Os Manuscritos do Mar Morto

Alexandre663 21/06/2018

Muito pertinente... pra época
O livro é muito bem escrito, pras décadas de 50,60,70 sem dúvida devia ter sido uma ótima leitura inicial pra quem queria se aprofundar no tema . O autor além de nos trazer as primeiras décadas de estudos feitos pelos mais diversos estudiosos do ramo (Judeus, cristãos , céticos) sobre os manuscritos descobertos em 1947, trás também sua visão cética (embora não anti-cristã) e a situação geopolítica tensa de Israel e os vizinhos Árabes nas primeiras décadas do estado de Israel. Já nos dias atuais, sem dúvida já é sabido que os manuscritos corroboram e muito para a autenticidade dos livros do Novo Testamento, mas o livro ainda sim não deve ser descartado de modo algum, já que em sua época era uma leitura bem decente, e é legal ver como a arqueologia pode mudar os "fatos".

Danilo.Veras 03/03/2018

Leitura difícil, mas interessante
O livro contém muitas referências que podem deixar a leitura bem difícil. Trabalha alguns pontos baseados nos achados, como por exemplo, sobre a possível relação de Jesus com os essênios, participantes de uma seita do judaísmo que viviam afastados da sociedade. Relata como foram encontrados os manuscritos e como os relatos dos historiadores da época, como Josefo, se conecta com os do achado.